Independência dos EUA

Description

Vestibular História Quiz on Independência dos EUA, created by Sandro Vital on 14/03/2019.
Sandro Vital
Quiz by Sandro Vital, updated more than 1 year ago
Sandro Vital
Created by Sandro Vital about 5 years ago
1144
2

Resource summary

Question 1

Question
(UFU MG/2013) Desafio o mais acalorado defensor da reconciliação a apresentar uma única vantagem que este continente possa colher da sua ligação à Grã-Bretanha. Repito e desafio: não se tira disso uma só vantagem. O nosso trigo receberá o seu preço em qualquer mercado da Europa, e as nossas mercadorias importadas terão de ser pagas, compremo-las onde quer que queiramos. Os homens de espírito passivo encaram com certa leviandade as ofensas da Grã-Bretanha e são capazes de exclamar: “vinde, vinde, seremos novamente amigos apesar de tudo”. PAINE, Thomas. Senso Comum. In. WEFFORT, Francisco Correia (org.) Os Pensadores. Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Adaptado) Escrito em fevereiro de 1776 na Filadélfia, o panfleto Senso Comum revela
Answer
  • a prevalência dos conflitos internos que inviabilizaram a independência neste período.
  • a tentativa empreendida por Paine de promover o desenvolvimento econômico das colônias.
  • a desvantagem, para as colônias, dos princípios liberais expressos no pensamento inglês.
  • a existência de projetos políticos divergentes em relação ao futuro das 13 colônias.

Question 2

Question
(UFU MG/2002) Sobre o processo histórico da emancipação política das colônias hispano-americanas, é correto afirmar que: I– Influenciados pelas idéias iluministas, os movimentos de independência na América hispânica definiram-se ideologicamente pela implantação de sociedades democráticas, em que o voto universal, a liberdade e igualdade de todos foram garantias para o fortalecimento das repúblicas federativas em todo o continente. II– As populações indígenas, que constituíam o campesinato escravizado pelos espanhóis, viram esses movimentos como libertação da exploração a que eram submetidas. Por isso, foram a principal base de sustentação dos movimentos de independência liderados pelos criollos. III– no México, o caráter social e étnica, assumido inicialmente pelo movimento de independência, deve-se à organização e mobilização das populações camponesas e indígenas, que lutaram para eliminar os privilégios da aristocracia criolla e espanhola. IV– A independência política das colônias hispano-americanas está relacionada à invasão da Península Ibérica pelas tropas de Napoleão Bonaparte, que depuseram o rei espanhol, criando, assim, um vazio de poder. Esse vazio de poder foi preenchido pelas Juntas Governativas, que assumiram o direito de autogovernar-se. Assinale a alternativa correta.
Answer
  • Apenas III e IV
  • Apenas I e II
  • Apenas II e IV
  • Apenas II e III

Question 3

Question
(UFU MG/1996) Sobre a história norte-americana nos séculos XVIII e XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
Answer
  • A Declaração de Independência norte-americana de 1776, representou a concretização dos ideais iluministas em defesa dos interesses burgueses (direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade).
  • A Independência dos Estados Unidos é considerada a primeira revolução americana. Ela foi um marco na crise do Antigo Regime porque rompeu a unidade do sistema colonial.
  • Na base do conflito da Guerra de Secessão (1861–1865) estava a questão da escravidão. No conjunto, tratava-se de um verdadeiro choque de civilizações entre o Norte, industrializado, protecionista e o Sul, essencialmente rural, dominado por uma aristocracia de ricos plantadores.
  • a Marcha para o Leste (1830–1860) reuniu imigrantes japoneses e ingleses, além de trabalhadores americanos insatisfeitos com a lei do direito de propriedade e tinha como objetivo a busca de pedras preciosas e terras virgens.

Question 4

Question
(PUCCamp SP/2016) Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...) (ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432) A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto
Answer
  • da aprovação da Reforma Bourbônica nas colônias hispânicas, instituindo leis que reforçavam o pacto colonial e o poder da igreja, por meio da Companhia de Jesus, causando, assim, revoltas populares cujo alvo era a figura do Rei da Espanha.
  • da imposição da Lei do Chá, nas Treze Colônias (atuais Estados Unidos), coroando uma sequência de leis consideradas intoleráveis pelos colonos por restringirem a liberdade de comércio e aumentarem a taxação de impostos.
  • da instituição de uma monarquia independente na Nova Espanha (atual México) por sua própria metrópole, a fim de manter elos coloniais sob nova roupagem e sem a interferência da Igreja, causando violenta reação popular.
  • de medidas segregacionistas de cunho racista em Saint Domingue (atual Haiti) pela França, cujo governo censurou os ideais da Revolução Francesa nessa sua colônia caribenha.

Question 5

Question
(FGV/2014) (...) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, 04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60) Segundo o documento, é correto afirmar que
Answer
  • a separação das 13 colônias inglesas da metrópole foi ilegítima, uma vez que os sagrados laços coloniais não foram rompidos, isto é, o Antigo Sistema Colonial assimilou os princípios iluministas.
  • o rompimento dos laços políticos e econômicos com a metrópole baseou-se nos princípios iluministas e deu às ex-colônias o direito de serem Estados livres, com o consentimento dos governados.
  • a quebra das relações entre as 13 colônias e a metrópole tem a sua legitimidade baseada nos princípios do Antigo Sistema Colonial, isto é, na Igualdade, na Liberdade e na Felicidade.
  • os princípios iluministas fundados na Vida, Liberdade e procura da Felicidade sustentam os novos Estados livres e independentes com o consentimento da elite da metrópole.

Question 6

Question
(Mackenzie SP/2013) A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir. I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole. II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira. III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados. IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos. V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial. Estão corretas
Answer
  • III e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • I, III e IV, apenas.
  • I e IV, apenas.

Question 7

Question
(UNIUBE MG/2013) Leia o fragmento com atenção: “Nós, o povo dos Estados Unidos, com vistas a formar uma união mais perfeita, ordenamos e estabelecemos a presente Constituição para os Estados Unidos da América. Artigo I Secção I – Todos os poderes legislativos concedidos pela presente lei serão confinados a um Congresso dos Estados Unidos, que se comporá de um Senado e duma Câmara dos Representantes. Artigo II Secção I – O poder executivo é conferido a um Presidente dos Estados Unidos da América. Ficará em funções durante um período de quatro anos, e será eleito (...) Artigo III Secção I – O poder judicial dos Estados Unidos será confiado a um Tribunal e aos tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer (...)” Constituição dos Estados Unidos da América. In: FREITAS, Gustavo. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano Ed. 1976, v.III, p.64. O fundamento da divisão de poderes da Constituição dos Estados Unidos da América é:
Answer
  • Teoria do Direito Divino dos Reis
  • Teoria dos Poderes Neutrais
  • Teoria do Jusnaturalismo
  • Teoria dos Três Poderes

Question 8

Question
(FGV/2012) “Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.” A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53. Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Answer
  • Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social.
  • O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América.
  • Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa.
  • Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados.

Question 9

Question
(PUC RJ/2012) Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi alocada pelo tráfico negreiro nos territórios americanos que se encontravam sob o controle dos impérios europeus. Por causa dessa imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias da América inglesa, 1,6 milhão para a América espanhola e 3,6 milhões para a América portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, chega-se a um total de 10 milhões de pessoas. Sabe-se, entretanto, que a escravatura sobreviveu ao mundo colonial e ajustou-se às formas de governo que, com a independência, dois Estados americanos politicamente soberanos – Estados Unidos e Brasil – adotaram para si. Analise as afirmativas abaixo que relacionam escravidão e estado-nação independente. I. Embora a República norte-americana, por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, modificações sutis feitas na Carta Constitucional de 1787 expressaram os arranjos políticos entre os estados escravistas e os estados livres. II. No Brasil, a escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros, mas o poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se suficiente para mantê-la até o final do Segundo Reinado. III. Ordem monárquica ou ordem republicana importaram pouco para os escravos naquelas sociedades e para os libertos, que continuaram sendo segregados pela cor e tiveram sua mobilidade social igualmente dificultada. IV. A aceitação da existência de “diferentes condições de gente” pela Monarquia brasileira e a manutenção de privilégios para alguns cidadãos, contribuíram para tornar a escravidão fenômeno naturalizado aos olhos de muitos contemporâneos. São afirmativas corretas:
Answer
  • I, II, III e IV.
  • III e IV, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I e IV, apenas.

Question 10

Question
(UNIRIO RJ/1996) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à
Answer
  • adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia da Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
  • intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
  • proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763)
  • sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes