Você propaga ou extermina Fake News?

Alexander Corradi
Quiz by , created 5 months ago

Responda este Quiz e descubra. Se você acertar até 2 questões, é um propagador de Fake News; Se acertar até 4, você não é tão vulnerável; Se acertar acima de 4, Parabéns! Você é um Exterminador de Fake News.

77
0
0
Alexander Corradi
Created by Alexander Corradi 5 months ago
Como a escola pode ajudar no combate às Fake News?
Jaqueline Soares
Compartilhar ou não compartilhar?
getulio costa
Como a escola pode ajudar no combate às "Fake News"
Nize Stuart
Biology- Genes, Chromosomes and DNA
Laura Perry
New Possibilities with ExamTime's Flashcard Maker
Andrea Leyden
Fake news : Aborto
Submerso G
Fake ou news
Marina Rocha
Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula
Ruben Pimentel
Notícias falsas e Redes Sociais - Melhor checar antes de enviar!
Marilene Terra
Condições de Elegibilidade
Elias Prado

Question 1

Question
Numa eleição para Presidente do Brasil, você recebe notícia encaminhada por um amigo, sobre ato de determinado candidato pelo aplicativo WhatsApp, a notícia confirma completamente suas convicções políticas, daí, sua atitude é replicar para seu grupo de amigos/ familiares, sem conferir a veracidade do conteúdo.
Answer
  • Sim, é exatamente isso que faço.
  • Não, antes de qualquer compartilhamento ou divulgação, vou primeiro verificar a fonte da notícia e certificar se não é uma Fake News.

Question 2

Question
Dá um pouco de trabalho checar a veracidade de um conteúdo, mas vale a pena incorporar este cuidado ao seu dia a dia para que você não se transforme, inadvertidamente, em um vetor de notícias falsas.
Answer
  • A afirmativa está correta, o cuidado na verificação de uma notícias, quer seja alinhado a minha crença ideológica ou não, é essencial no combate a Fake News.
  • Esta afirmativa não faz o menor sentido, se recebo informações de um amigo ou familiar, não há necessidade de conferir a fonte, eles já fizeram isso por mim.

Question 3

Question
São cuidados essenciais ao receber uma notícia:
Answer
  • A notícia me causou uma reação emocional muito grande, portanto, vou logo compartilhar para amigos e familiares, desta forma evito que sejam pegos de surpresa.
  • Se a notícia se alinha ao meu pensamento político, econômico ou social, devo logo compartilhar, pois se trata de uma responsabilidade cidadã.
  • Parar e pensar sobre ela, tomar os cuidados de prudência, é meu dever não acreditar na notícia sem verificar a autenticidade, portanto, não devo compartilhar o texto imediatamente.

Question 4

Question
A notícia está pedindo para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes ou dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração. A frase acima destaca o dever de prudência na avaliação de uma notícia, e por isso ela está:
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
“Se muitas pessoas compartilham uma ideia, outras tendem a segui-la. É semelhante à escolha de um restaurante quando você não tem informação. Você vê que um está vazio e que outro tem três casais. Escolhe qual? O que tem gente”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42243930. É exatamente isso que acontece com as notícias, são compartilhadas à medida que apresentam verossimilhança, não necessitam portanto, de qualquer verificação prévia.
Answer
  • A última afirmativa está correta, notícias que são muito compartilhadas passam pelo filtro dos aplicativos, e por isso, são verdadeiras.
  • A última afirmativa está completamente equivocada, essa é uma das armadilhas que disseminam as Fake News, acreditar apenas na verossimilhança da informação e não conferir sua fonte.

Question 6

Question
Viu um post em uma famosa rede social, nela havia o relato de alguém que afirmava que o candidato de determinado partido político seria o responsável pela distribuição, em creches, de mamadeiras cujo bico imita o formato de um órgão genital masculino. Qual sua reação?
Answer
  • Como bom cristão que sou, devo imediatamente replicar aos amigos e familiares, assim, contribuo em zelar pela moral e bons costumes da família brasileira.
  • Procuro verificar se a mensagem foi retirada de um site da internet, se for, como existe monitoramento governamental do espaço cibernético, imediatamente encaminho aos meus contatos.
  • Utilizo do dever de precaução, consulto a informação, busco as fontes, se consta de algum periódico de grande relevância, ou seja, procedo a todos os cuidados necessários a descobrir se a informação é falsa, e portanto, uma Fake News.

Question 7

Question
Essa pergunta será seu prêmio, pois eu precisava lançar a referência, portanto a resposta correta é: "Referência bibliográfica para aprofundamento nos estudos sobre fake news". Grande abraço a todxs! Referências BRASIL, um paraíso para as fake news eleitorais. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/brasil-um-paraiso-para-fake-news-eleitorais/, acesso em 28.07.19; ELEIÇÕES 2018: Como telefones de usuários do Facebook foram usados por campanhas em 'disparos em massa' no WhatsApp, Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45910249, acesso em 28.07.19.
Answer
  • Referência bibliográfica para aprofundamento nos estudos.
  • Referência bibliográfica para aprofundamento nos estudos sobre fake news.