Fake ou news

Description

É quase hora do almoço, você pega seu celular pra checar as horas e vê que tem 99 mensagens não lidas no grupo da família. Quando você abre o aplicativo vê uma foto de pessoas peladas e uma curta frase "se for esse tipo de ensino nas faculdades federais, é melhor cortar 90% das verbas educativas". E depois, mensagens de todos os seus parentes com reações raivosas. Toda essa emoção te envolve também? Será que é verdade? Faça o teste a seguir e descubra se você consegue se desviar das fake news.
Marina Rocha
Quiz by Marina Rocha, updated more than 1 year ago
Marina Rocha
Created by Marina Rocha almost 5 years ago
94
0

Resource summary

Question 1

Question
É verdade que Manuela D’Ávila teria ligado para o agressor de Bolsonaro? Dica:se não há nenhuma citação de fonte ou autoria da notícia, pesquise antes e não compartilhe!
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
Verdadeiro ou falso? “O governo japonês decidiu se livrar de todos os fornos de microondas do país antes do final do ano. Todos os cidadãos e organizações que não cumpram este requisito enfrentam penas de prisão de 5 a 15 anos, dependendo da gravidade do crime. A razão para a proibição de microondas na terra do sol nascente é uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Hiroshima, que descobriu que as ondas radioativas causaram mais danos à saúde dos cidadãos durante os 20 anos com o uso do forno de microondas que o bombardeamento nuclear de aviões americanos em setembro de 1945. De acordo com os resultados dos especialistas, os alimentos aquecidos em um forno de microondas apresentam vibrações adversas, em desacordo com os ritmos universais. Todos os principais fabricantes de fornos de microondas no Japão já fecharam suas instalações de fabricação. Em 2021, a fabricação de fornos de microondas será anunciada na Coréia do Sul. A China planeja abandonar esse tipo de tecnologia em 2023. Envie para as pessoas que você ama. Faça isso, porque bondade não custa nada …” Dica: Sempre pesquise os fatos que a suposta notícia afirma serem validadas por alguma instituição. Se for verdade, outros veículos de informação estarão dizendo a mesma coisa.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
Verdadeiro ou falso? Dica: Faça uma pesquisa em sites confiáveis, como as plataformas governamentais e blogs escritos por médicos e cientistas da área.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Uma foto viralizou no Facebook com a legenda “vejam como o pessoal do campus da UFMG tirou a manhã de hoje para protestar contra o Bolsonaro”, em referência ao protesto #elenão, que ocorreu em 29 de setembro de 2018. Essa notícia é verdadeira ou falsa? Dica: Notícias inventadas são feitas para causar, em alguns casos, grande surpresa ou repulsa. É possível fazer uma busca "reversa", por meio da imagem e verificar em que outros sites ela foi reproduzida, o que pode dar pistas de sua veracidade. Salve a foto no seu computador e suba ela no seu mecanismo de busca ou cole o url dela nesse navegador: https://images.google.com/
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Em março de 2019, após o massacre que aconteceu em uma escola na cidade de Suzano (SP), muitas pessoas receberam a seguinte mensagem via Whatsapp: Melhor texto que já li sobre o acontecimento de ontem Autor: Padre Fábio de Melo “Cansado e perplexo com tantas baboseiras e falsas justificativas pras atrocidades que ainda nos surpreendem todos os dias… Os meninos não mataram porque o porte de arma é um projeto do atual governo. Os meninos não mataram porque jogavam jogos violentos.Os meninos não mataram porque a escola foi omissa. Os meninos não mataram porque sofreram Bullying… Eles mataram porque as famílias estão desestruturadas e fracassadas, porque não se educa mais em casa, não se acompanha mais de perto, a tecnologia substitui o diálogo, presentes compram limites, direitos e deveres e não há o conhecimento e respeito a Deus. Precisamos parar de nos omitir, de transferir culpas. A culpa é minha, é sua, de todos nós! “A violência é o desdobramento de carências afetivas, da necessidade de ser visto e notado, ainda que da pior maneira” As armas não matam, o que mata é a ausência de AMOR!!!" Essa mensagem foi escrita pelo Padre Fábio de Melo? Dica: Para verificar se alguma pessoa realmente disse algo, pesquise na internet a veracidade do texto antes de compartilhar. Desconfie de notícias e mensagens bombásticas no calor do momento.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
Em julho de 2018 circulou uma notícia de que um adesivo contendo medicamento seria distribuído pelo SUS como forma de tratamento para o Alzheimer. Essa notícia é falsa ou verdadeira? Dica: Para confirmar essa notícia, pesquise na internet e veja se diversos sites confiáveis, com autoria especializada, divulgam a mesma informação.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
Circulou nas redes sociais a informação de que a bula em inglês da vacina Tríplice Bacteriana diz que ela causa autismo. Essa informação é verdadeira ou falsa? Dica: Procure em sites confiáveis, como plataformas governamentais nacionais e internacionais, procure a opinião de especialistas e não compartilhe sem antes verificar a veracidade da informação.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
Circulou pelas redes sociais a foto abaixo, mostrando o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, andando pelo hospital com a mesma camisa que usava quando sofreu o atendado em Juiz de Fora (MG). Junto à foto, a legenda instigava: "Bolsonaro chegando ao hospital andando, sem cortes, sem perfurações, sem sangue. Alguma coisa está errada nessa história". Essa informação é verdadeira ou falsa? Dica: Desenvolva o hábito de pesquisar, mesmo que aquela informação apoie sua ideia. Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes ou documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
O ex-presidente Lula nunca saiu dos holofotes. Muitas imagens e informações envolvendo-o circulam pelas redes sociais. Uma das mais recentes foi essa. É verdadeiro ou falso? Dica: Pergunte para quem te enviou a mensagem se ela verificou a informação antes de compartilhar. Procure saber sobre o suposto autor. Há muitos sites de verificação de fatos na internet, se eles ainda não averiguaram alguma informação, peça a eles.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
Circula pelas redes sociais uma foto em que o presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva contemplam uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um totem de um museu nos Estados Unidos. Verdadeiro ou falso? Dica: Quando receber uma imagem, quer ela seja a favor ou contra suas convicções, faça uma busca pelo Google Imagens para verificar se trata-se de uma montagem ou uma imagem real.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
A imagem acompanhada de textos indignados surgiram em publicações no Facebook e Whatsapp no começo de março de 2018. De acordo com o texto, a universidade de Londrina estaria dando aos seus alunos uma matéria onde todos estudariam pelados e toda essa “pouca vergonha” teria sido amparada pelo Governo. Essa notícia é verdadeira ou falsa? Dica: Em épocas de decisões polêmicas de governo (por exemplo, corte de verbas para educação) é comum aparecerem imagens e textos que desmoralizem instituições, a fim de terem maior apoio popular. Antes de compartilhar, verifique se a imagem não está fora de contexto, se corresponde ao que está sendo informado e se não se trata de montagem.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Retrospectiva de abril 2017
Luís Felipe Mesiano
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Atualidades
Larissa Guimarães
Atualidades Brasil e Mundo
Alessandra S.
Atualidades
GoConqr suporte .
Atualidades Vestibular Enem 2
GoConqr suporte .
ATUALIDADES
Graciela Dias
Atualidades Enem e Vestibular - 1
GoConqr suporte .
Temas de Redação
Marina Faria
Marco Civil da Internet
Alessandra S.
MUNDO MARKETING DIGITAL PARA AFILIADOS
Adilio Costa