Você sabe se a notícia é fato ou é fake?

Description

Recebeu uma mensagem via redes sociais ou WhatsApp e ficou em dúvida se aquela história é verdade? Antes de compartilhar, vale dar uma checada rápida e, assim, evitar que as notícias falsas se multipliquem por aí...
Regina  Rodrigues
Quiz by Regina Rodrigues, updated more than 1 year ago
Regina  Rodrigues
Created by Regina Rodrigues almost 5 years ago
122
0

Resource summary

Question 1

Question
Para saber se a mensagem é verdadeira é necessário ler a mensagem completa. Mensagens falsas geralmente têm poucos detalhes, um texto vago e genérico, repleto de adjetivos e trechos em maiúsculas, que termina com um acontecimento trágico/dramático e muitos erros de português.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
Para saber se a notícia é verdadeira é necessário verificar a data da notícia?
Answer
  • Sim, é necessário porque boatos não costumam ter a data de quando o pretenso fato aconteceu. Há também quem divulgue notícias reais, mas que aconteceram há anos e hoje não fazem mais sentido, como informações referentes a epidemias que não existem mais e decisões de governos antigos.
  • Não é necessário porque todos os meios de comunicação são bem precisos na divulgação de suas matérias, não deixando circular notícias falsas ou antigas.

Question 3

Question
Marque a alternativa que é uma ação correta para evitar a divulgação de fake news.
Answer
  • Se você está na dúvida se a notícia é verdadeira é só seguir aquele recado que vem ao pé de quase todo boato (“Na dúvida, estou compartilhando”) e passe a informação adiante.
  • Sempre confira a fonte da matéria. Boatos nem sempre citam quem é o autor da informação e, às vezes, mencionam alguma fonte conhecida, mas não incluem links que confirmem isso. Há também sites que disseminam informações falsas que clonam páginas de portais de notícias e têm um nome parecido com o destes portais. Parecidos, mas não são os originais. Vá até os originais e cheque se a informação foi publicada realmente.
  • Não dê atenção aos sites que fazem checagem de boatos de forma profissional. Nunca confiram informações em sites como Agência Lupa, da plataforma colaborativa Aos Fatos, do Fato ou Fake do G1 e do UOL.

Question 4

Question
Se você desconfiar da veracidade de alguma foto, não se preocupe, isso é comum em imagens encontradas em notícias divulgadas pela internet. Não é necessário verificar nada porque na internet não existem montagens falsas.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Recebeu uma mensagem via redes sociais ou WhatsApp e ficou em dúvida se aquela história é verdade? Antes de compartilhar, vale dar uma checada rápida e, assim, evitar que as notícias falsas, ou fake news, se multipliquem por aí.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba