Período Vargas

Description

Quiz on Período Vargas, created by Natalia de Carvalho on 26/08/2019.
Natalia de Carvalho
Quiz by Natalia de Carvalho, updated more than 1 year ago
Natalia de Carvalho
Created by Natalia de Carvalho over 4 years ago
735
0

Resource summary

Question 1

Question
O meme faz referência a que prática ocorrida no brasil durante a primeira república?
Answer
  • Ao voto de cabresto, em que o coronel "comprava" o voto do eleitor.
  • Ao voto de cabresto, pois ao final da eleição todos os que haviam votado ganhavam almoço
  • Á prática de campanha política, já que na época não existia televisão.

Question 2

Question
A imagem é retrata o presidente Getúlio Vargas ao lado de duas crianças. ela foi retirada de uma Cartilha que era distribuída nas escolas com o objetivo de ensinar aos alunos a cidadania. Assinale a alternativa INCORRETA:
Answer
  • Fazia parte do projeto de Governo de Vargas as propagandas que incentivassem o nacionalismo, a formação de cidadão que amassem o Brasil.
  • Vargas é retratado como um líder simpático e gentil com as crianças, com o objetivo de divulgar sua imagem como um bom presidente.
  • Além das propagandas pró-vargas, Durante o Estado Novo houve Censura à imprensa, sendo proibidas musicas, reportagens e propagandas que fossem contra os ideais do governo.
  • Assim como mostrado na imagem, Vargas foi um presidente afastado da população, que não simpatizava com o presidente e queria sua saída do poder.

Question 3

Question
A imagem retrata, respectivamente, Adolph Hitler, Getúlio Vargas e Stalin, governantes de três países diferentes. Pode-se afirmar que, apesar das diferentes ideologias abordadas pelos governos, os três utilizavam da propaganda para difundir sua imagem como um líder querido e próximo ao povo.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
A imagem é uma propaganda do Movimento Integralista Brasileiro. Ele foi inspirado em que movimento europeu?
Answer

Question 5

Question
A imagem retrata uma homenagem à Quatro jovens, que morreram na guerra entre Getúlio Vargas e o Estado de Minas Gerais, conhecida como revolução constitucionalista de 1932.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
Analise as imagens referentes á revolução constitucionalista de 1932 e assinale a correta:
Answer
  • A população do estado de São Paulo queria a Volta do presidente Juscelino Kubstichek para substituir Getúlio Vargas.
  • As propagandas convocando a população à participar da revolta eram destinadas tanto a homens quanto à mulheres, de acordo com a posição culturalmente reservada para cada um dos gêneros na época.
  • Homens e mulheres foram convocados à lutar na guerra ou a ajudar a cuidar dos feridos, sem diferenças de gênero para cada função.
  • A revolução de 1932 contou com o apoio do governo do Brasil, que enviava homens para combater. Por isso, a população do Estado de são Paulo só precisou ajudar com medicamentos.

Question 7

Question
O trecho a seguir foi retirado de uma reportagem de revista feminina de 1950, e dá dicas para as mulheres sobre o que fazer quando seus maridos chegarem em casa. Leia e responda: https://awebic.com/cultura/guia-boa-esposa-1950/ 1. Tenha o jantar sempre pronto. Planeje com antecedência. Esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com sua necessidades. 2. A maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, e esperam por uma boa refeição (especialmente se for seu prato favorito), faz parte da recepção calorosa. 4. Seja amável e interessante para ele. Seu dia foi chato e pode precisar que o anime e é uma das suas funções fazer isso. 6. Durante os meses mais frios você deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. Seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. Afinal, providenciando seu conforto, você terá satisfação pessoal. 8. Minimize os ruídos. Quando ele chegar desligue a máquina de lavar, secadora ou vácuo. Incentive as crianças a ficarem quietas. 9. Seja feliz em vê-lo. O receba com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. Ouça-o. 11. Nunca reclame se ele chegar tarde, sair pra jantar ou outros locais de entretenimento sem você. Em vez disso, tente compreender o seu mundo de tensão e pressão dele, e a necessidade de estar em casa e relaxar. 14. Não reclame se ele se atrasar para o jantar ou passar a noite fora. Veja isso como pequeno em comparação ao que ele pode ter passado durante o dia. 17. Não faça-lhe perguntas sobre suas ações ou que questionem sua integridade. Lembre-se, ele é o dono da casa e, como tal, irá sempre exercer sua vontade com imparcialidade e veracidade. Você não tem o direito de questioná-lo. Apesar de atualmente as mulheres terem ganhado muito espaço no que tange à igualdade por direitos, nos anos 50 o papel da mulher da classe média era cuidar da casa e dos filhos, sem questionar as ações do marido.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
Analise a imagem e assinale a alternativa INCORRETA
Answer
  • O voto feminino só foi permitido com a constituição de 1934
  • Além do voto, as mulheres puderam ter acesso à participação como candidatas aos cargos políticos.
  • A imagem é uma propaganda política de uma senhora que foi uma das pioneiras a lutar pelo voto das mulheres no Brasil.
  • Apesar de conquistarem o direito ao voto, poucas mulheres se envolveram de fato na participação política.

Question 9

Question
As imagens fazem referência à ANL, a Alinaça Nacional Libertadora; A ANL foi um grupo político existente durante o governo de Vargas que era inspirado no comunismo e defendia a reforma agrária, e a nacionalização de empresas estrangeras. Assinale a alternativa INCORRETA
Answer
  • Pode-se perceber a defesa pela reforma agrária pela propaganda da ANL que diz: "Pão, terra e Liberdade."
  • A partir das imagens pode-se perceber que o líder da ANL foi Luís Carlos Prestes.
  • Luís Carlos Prestes fez poucas coisas enquanto liderou a ANl, ficando pouco conhecido no país e no exterior.
Show full summary Hide full summary

Similar

Atoms and Reactions
siobhan.quirk
Concepts in Biology Final Exam
mlszala
Economics
Emily Fenton
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
NEW: ExamTime's Mind Map Maker
Andrea Leyden
GCSE AQA Biology 1 Cloning & Genetic Engineering
Lilac Potato
Physical Geography
clongworth25
Unit 3 Business Studies
Lauren Thrower
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
Bay of Pigs Invasion : April 1961
Alina A
French Revolution quiz
Sarah Egan