Tecnologias e educação na Sociedade Contemporânia

Description

Simulado Online
Nicolas Bernardino
Quiz by Nicolas Bernardino, updated more than 1 year ago
Nicolas Bernardino
Created by Nicolas Bernardino about 9 years ago
1147
12

Resource summary

Question 1

Question
São definições de tecnologias e educação a distância. EXCETO.
Answer
  • Conjunto de conhecimento e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, á construção e á utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade...
  • Tecnologia é o estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais.
  • A Tecnologia não se resume a aparelhos eletrônicos, tais como: televisão, rádio. um eletrodoméstico, computadores, note-book, tablet, celular, smartphone, e outros aparelhos eletrônicos.
  • A Tecnologia não se resume as redes digitais, como a internet e sua interface gráfica, a web. Nem mesmo as suas formas de utilização e de comunicação como o Skype, Twitter, Facebook e outros que surgem a cada momento. Segundo Kenski (2003, P. 18).
  • Tecnologia são os aparelhos eletrônicos, tais como: televisão, rádio. um eletrodoméstico, computadores, note-book, tablet, celular, smartphone, e outros aparelhos eletrônicos.

Question 2

Question
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre tecnologia.
Answer
  • O homem constrói equipamento em um determinado tipo de atividade, esses equipamentos ou ferramentas são utilizadas para a sobrevivência e necessidades.
  • O homem constrói equipamento em um determinado tipo de atividade, esses equipamentos ou ferramentas são utilizadas para a sobrevivência e necessidades. essas ferramentas precisão ser ser pesquisadas, planejadas, construídas e criadas e ainda estar ao alcance e a disposição para seu uso e exige uma forma ou maneira de ser utilizada.
  • Ás maneiras, os jeitos ou ás habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo chamamos de técnicas. podemos chamar de TECNOLOGIA todo esse conjunto, istoé, as ferramentas e as técnicas correspondestes ao uso em cada época.
  • AS produção tecnológica atenda ás necessidades de cada época. As tecnologias por si só não agem como motor de modificação social e não têm esse poder. O que promove as mudanças é o uso que se faz das tecnologias em favor das mudanças sociais, ou seja seu uso na comunicação e na educação e em todos os setores da sociedade.
  • Se considerarmos que o homem produz tecnologias em sua época, contatamos que elas sempre existiram em nossa história e a evolução da tecnologia confunde-se com a própria história do homem, assim não podemos dizer que as TICs favorecem a democratização do acesso a informação, ao conhecimento e á educação.

Question 3

Question
Mediante a percepção da sua ação ou da interação com a natureza, o homem criou e desenvolveu gradativamente diversas estratégias, recursos, utensílios, ferramentas e outros itens que visavam auxiliar o seu cotidiano e sua sobrevivência tanto no aspecto alimentar como da sua segurança. Podem ser considerados exemplos de tecnologias em sua época de criação. EXCETO.
Answer
  • Galhos, ossos, pedras, fogo.
  • A linguagem oral e a escrita, os livros
  • A escrita alfabética e a invenção da imprensa
  • Máquinas mecânicas e avanços tecnológicos como o telégrafo até chegar aos smartphones e internet.
  • N.D.A

Question 4

Question
Buscando situar historicamente as tecnologias, Lévy (200) descreve três tipos de tecnologias no campo da vida, indique o EXCETO.
Answer
  • Seleção TECNOLÓGICA, As invenções do homens, gradativamente selecionam os que adptan-se as mudanças e as novas tecnologias de produção.
  • Seleção NATURAL, tecnologia que a vida aplica a si mesma produzindo modificaçoês para adaptar-se ao ambiente.
  • Seleção ARTIFICIAL, onde os homens passam a interferir domesticando e criando.
  • BIOTECNOLOGIA, atua na forma e funções dos organismos por meio da manipulação dos genes ou moléculas (transgênicos, céluas tronco etc.).

Question 5

Question
No contexto da educação, o avanço tecnológico também ocorreu em fases que foram sendo modificadas a fim de atender ao uso e modificar as tecnologias de cadaépoca. Demo (2011, p.16) aponta cinco fases de transição midiática no contexto escolar: EXCETO
Answer
  • - Comunicação simples face a face, ecoando os primórdios da comunicação humana, desde pelo menos os diálogos de Sócrates.
  • - Introdução da representação simbólica (linguagens escrita), representações matemáticas e gráficos.
  • - Introdução de ferramentas comunicativas, telefone, rádio, tv.
  • - Introdução das redes de computadores
  • - Surgimento da infraestrutura cibernéticas com suas tecnologias participativas
  • - Computador quântico; O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável, como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transístores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.

Question 6

Question
Sobre educação e tecnologias marque a afirmativa incorreta.
Answer
  • As tecnologias da informção e comunicação estão aí e ficarão por muito tempo, estão transformando o mundo e deve-se considerá-las no terreno da educação.
  • As tecnologias da informação e comunicação não são neutras. Estão sendo desenvolvidas e utilizadas em um mundo cheio de valores e interesses que favorecem toda a pulação. Além de considerar que um grande número de pessoas sem acesso ás aplicações das TIC em um futuro próximo, deve-se embrar que os processos gerados pela combinação dessas tecnologias e das práticas politicas e econômicas denominantes nem sempre é positivo para os indivíduos e a sociedade ( Sancho et al., 2006, p. 18)
  • A lógica das redes sociais digitais influencia e promove mudanças nas organizações, essas novas possibilidades apresentam-se, estabelecendo ritmos e combinações diferenciadas. Essa nova sociedade nos impõe novas formas de agir e pensar.
  • O avanço das mídias suscitam mudanças na educação e na própria forma de se relacionar e comunicar na sociedade, mas as tecnologias não são neutras, pertencem a um mundo carregado de valores e interesses que não favorecem igualmente a toda a população.
  • Essa nova sociedade do conhecimento desobriga ou liberta os homens de adquirir novas competências e novas atitudes, pois indivíduos atuantes, pensantes, pesquisadores e com autonomia intelectual são substituídos pelo conhecimento em redes ou arquivos digitais precisos e corretos.

Question 7

Question
Sobre EAD (Educação a Distância) e TICs ( Tecnologias da Informação e Comunicação) podemos afirmar. EXCETO.
Answer
  • TICs ( Tecnologias da Informação e Comunicação), é o termo utilizado para se referir a todas as tecnologias que fazem a inferência e mediação dos processos informacionais e comunicativos dos indivíduos na sociedade.
  • EAD (Educação a Distância), modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos divertidos (Brasil, 2005).
  • Na Educação a Distância o professor, além de fornecer múltiplas fontes de informação, mediar um processo de aprendizagem que privilegie a construção de conhecimento do aluno e uma avaliação formativa, de oportunizar e explorar os diferentes contextos e experiências dos aprendizes, estar atento a sua participação nos ambientes educacionais virtuais e acolhê-lo, entendendo que o aluno a distância encontra-se, evidentemente, distante, muitas vezes "solitário" com dificuldades.
  • É necessário destacar que esse avanço tecnológico ocasiona mudanças apenas no setor tecnológico, sem interferir na vida das pessoas e da sociedade, na forma de agir, de se relacionar, de se comunicar, de se comportar, de pensar e de ser.
  • A computação nas nuvens consiste em uma forma de armazenamento de dados nas redes da internet, podendo se acessados em qualquer lugar e independente de plataforma, e não apenas de seu próprio computador.

Question 8

Question
Sobre tecnologias não podemos afirmar:
Answer
  • teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).
  • Técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular. Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado negativo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam pior nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que gera um contínuo e rigoroso descontrole controle.
  • Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
  • As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
  • A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta. As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.

Question 9

Question
A cerca da Sociedade da informação não afirmamos:
Answer
  • Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exatas. Assim, assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autônomo, sem necessitar de ser controlado pelo homem (o seu criador). Ou como mais recentemente a ciência nos afirma: “o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar”.
  • Um dos primeiros a desenvolver o conceito de sociedade da informação foi o economista Fritz Machlup. Em 1933, Machlup começou estudando o efeito das patentes na pesquisa. Seu trabalho culminou no importante estudo "The production and distribution of knowledge in the United States" em 1962. Este livro foi amplamente considerado e foi traduzido para o russo e japonês. O problema da tecnologia e seu papel na sociedade contemporânea tem sido discutido na literatura científica usando uma série de rótulos e conceitos. Ideias de um conhecimento ou informação econômica, sociedade pós-industrial, sociedade pós-moderna, revolução da informação, capitalismo da informação têm sido debatidas nas últimas décadas.
  • Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias designações, entre elas a Sociedade da Informação.
  • Novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.
  • Adaptação do homem aos antigos paradigmas de troca de informação nas sociedades e assenta num modo de desenvolvimento social e econômico. Desestimula a criação e transmissão de novos conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Question 10

Question
As tecnologias modificaram a sociedade? Assinale o EXCETO.
Answer
  • o surgimento e a evolução de técnicas e tecnologias modificam as sociedades em seus mais variados segmentos, como a cultura, a visão de mundo, a economia, a ciência, as relações afetivas e sociais etc. Dessa forma, a história da humanidade está entrelaçada com a criação e o desenvolvimento dessas técnicas e tecnologias, que visam facilitar e potencializar as atividades humanas.
  • Criadas para facilitar e aperfeiçoar a comunicação e a troca de informações, as TICs são recursos tecnológicos que possibilitam, por intermédio de hardwares, softwares e das telecomunicações, a criação, a troca e o armazenamento de mensagens e informações. O surgimento e evolução das TICs estão intimamente ligados ao advento da informática. A tendência hoje, é que todas as tecnologias da informação e da comunicação sejam compatíveis e possam ser produzidas e acessadas por uma única mídia, a chamada hipermídia. Os meios de comunicação sofreram várias alterações ao longo dos anos. Com a transformação das diferentes formas de acesso aos conteúdos (textos, imagens, sons, dados, gráficos, voz, etc.) em bits, eles passam a fazer parte de um mesmo ambiente, onde todos “falam a mesma língua”, originando um novo fenômeno. É a chamada convergência digital, ou seja, quando as três grandes áreas das tecnologias da comunicação e da informação (computadores, comunicações e conteúdos) se fundem, possibilitando um amplo leque de alternativas. É o advento da Internet e de suas múltiplas possibilidades.
  • Os jovens nascidos em meio às tecnologias digitais não alimentam mais o mesmo gosto que seus pais boomers tinham pela TV. Para a maioria deles, o ato de assistir TV é uma atividade passiva. (TAPSCOTT, 1999). Esses jovens são atraídos por características que a TV que seus pais conheceram não oferecia, por exemplo, a interatividade. Essa nova geração de jovens é chamada de Geração Net, ou N-Gen, e corresponde às pessoas que em 1999 tinham entre 02 e 22 anos de idade (TAPSCOTT, 1999) e, portanto, hoje tem entre 12 e 32 anos. Ainda podemos incluir nessa faixa os nascidos a partir do século XXI. Cercados por computadores, videogames, câmeras digitais, celulares 3G, iPods, tocadores de MP3, Internet e todas as tecnologias digitais, os jovens N-Gen são completamente diferentes das gerações anteriores. Isso se reflete em seu modo de se comunicar, de ver e interpretar o mundo, de aprender, de se divertir, de formar sua personalidade. A Geração Net não se conforma em ser apenas espectadora dos acontecimentos. Ela cria, modifica, personaliza, expressa sua opinião, critica, analisa, simula, constrói, desconstrói o mundo ao seu redor e em tempo real. Ao contrário dos seus pais boomers, acostumados a sentar e receber informações, seja pela TV ou na escola, os nativos digitais estão acostumados a buscar pelas informações que lhes interessam e a interagir com quem disponibilizou tais informações, a conferir mais de uma fonte, a investigar mais profundamente sobre um assunto que os interessem. Além disso, também constroem informações e as transmitem. Essa geração, ao contrário das anteriores aprendeu a interagir com o mundo e não a receber informações de forma “acabada”, seja através dos MCM, das Instituições Sociais ou mesmo das pessoas. “A essência da cultura N-Gen é a interatividade.
  • Tapscott (1999) aponta oito mudanças no aprendizado decorrentes das tecnologias digitais: 1) O aprendizado linear é substituído pelo aprendizado hipermídia; 2) A instrução pela construção e descoberta; 3) O professor sai do centro e entra o aluno; 4) A absorção da matéria é substituída por “aprender a aprender”; 5) O aprendizado que era apenas escolar, agora é vitalício; 6) A aula que tinha “um-tamanho-para-todos” passa a ser mais individualizada; 7) A escola vista como tortura passa a ser vista como diversão; 8) E o professor transmissor de conhecimento, torna-se um facilitador no processo de aprendizado.
  • As tecnologias pouco modificaram a sociedade, o conhecimento, apesar de acessível a todos, é deixado de lado pelos jovens que usam as tecnologias da comunicação na propagação de péssimos estilos musicais, filmes, linguagens e imagens inadequadas. A mídia distorce os fatos e impõe suas ideologias, destrói a cultura e assim como a internet faz traz o pior do ser humano para as telas digitais. O intenso uso da tecnologia leva as pessoas a viverem num mundo virtual e irreal já explicado a mais de 3.000 anos por Platão através do Mito da Caverna.

Question 11

Question
Que mudanças o avanço tecnológico trouxe? EXCETO:
Answer
  • Somos representados por máquinas e podemos realizar muitas atividades através delas: comprar produtos sem sair de casa, conversar com parentes e amigos distantes, ter acesso a informações e a literaturas de todas as partes do mundo.
  • Os avanços tecnologicos torna o trabalho mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais. Nos últimos anos do século XX, o lado negativo do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas sociedades industrializadas, que se voltaram para a busca de métodos alternativos menos agressivos ao meio ambiente. Assim a o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos cientificamente determinados que se aplica especialmente à atividade industrial, com vistas à produção de bens mais eficientes e mais baratos precisa ser repensado e substitido. O conceito de tecnologia engloba, portanto, todas as técnicas e seu estudo. Assim, entende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, à coleta, fabricação, armazenamento, transporte etc. de bens, cujos resultados sejam melhores do que os obtidos anteriormente usando trabalhadores e gerando. Hoje a tecnologia elimina o trabalhador substituindo-o por máquinas, robotizando a indústria. Pode-se definir tecnologia também como a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática.
  • O homem do período neolítico conheceu uma série de transformações sociais e tecnológicas: aprendeu a domesticar animais, descobriu que as sementes silvestres podiam ser plantadas e que a irrigação era benéfica às áreas cultivadas. Desse período datam as culturas de trigo, milho, arroz e alguns tubérculos. A produção de excedentes de alimentos contribuiu para o desenvolvimento da armazenagem de grãos e da preparação de bebidas fermentadas, como a cerveja. Também começaram a surgir as técnicas da fiação, da tecelagem e da cerâmica.
  • Depois da criação da máquina a vapor por James Watt, em 1769, as técnicas que dependiam da energia evoluíram rapidamente e trouxeram benefícios imediatos para a indústria têxtil e o setor de transportes, com o surgimento das ferrovias. Em seguida, teve especial importância a invenção de geradores e de motores elétricos, aplicados de imediato à geração de calor e à iluminação. Os estudos sobre motores conduziram ao descobrimento da máquina de combustão interna, que inaugurou a era dos combustíveis derivados do petróleo. Surgiu então o protótipo do automóvel. As técnicas de aproveitamento da energia, que favoreceram a exploração de novos recursos, tiveram grande repercussão não só para a indústria, mas também para a sociedade do século XIX. Na metalurgia, com a invenção dos fornos de fundição Bessemer e Siemens-Martin, realizaram-se importantes conquistas na indústria do ferro e do aço. As inovações na química, com a identificação dos compostos orgânicos, influíram no desenvolvimento da indústria têxtil e da agricultura, paralelamente a uma revolução na medicina, originada pelo reconhecimento da origem bacteriológica de numerosas doenças, e à fabricação de vacinas. A engenharia civil, com a construção de enormes estruturas de ferro para pontes e edifícios; os transportes, com novos projetos de trens e navios a vapor; e as comunicações, favorecidas pelo surgimento do telefone, do telégrafo e do rádio, representam uma síntese da acelerada evolução tecnológica do século XIX.
  • A explosão das primeiras bombas atômicas, em 1945, foi o marco divisor das duas metades do século XX. Na primeira, não houve alteração nas fontes de energia usadas no século anterior, mas desenvolveu-se a aplicação da eletricidade à indústria. As principais inovações tecnológicas desse período foram a descoberta de substâncias antiinfecciosas, como a penicilina e demais antibióticos, a obtenção de novos materiais de construção, como o concreto armado, e têxteis, como as fibras sintéticas, além da criação de uma grande variedade de materiais plásticos. Ampliaram-se os conhecimentos nos ramos de agricultura, alimentação e técnicas de conservação de alimentos. Ao fim da primeira metade do século, o avião e o automóvel já se tinham imposto como meios de transporte, e no setor bélico estavam em uso os mísseis de longo alcance. Os estudos sobre a energia atômica de fissão procedente do urânio e do plutônio, iniciados durante a segunda guerra mundial, desencadearam, a partir da década de 1950, uma acelerada corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética, com repercussões globais sobre o desenvolvimento tecnológico. As décadas seguintes se caracterizaram pela busca de combustíveis alternativos ao petróleo, com vistas a reduzir a poluição ambiental causada por sua queima e precaver-se contra o fim das reservas; pela fabricação de materiais novos, como a fibra de vidro; pelo progresso das técnicas de refrigeração e outros sistemas de conservação de substâncias; e ainda pelo uso intensivo dos produtos da recém-surgida indústria de computadores, que desencadeou a era da informática. Também representaram conquistas de extrema importância o descobrimento de poderosos produtos farmacêuticos e das técnicas de transplante de órgãos humanos, a engenharia genética e os projetos de exploração espacial. Ao final do século ampliavam-se, com a fabricação de novas cerâmicas, as perspectivas de aplicação prática de materiais supercondutores.

Question 12

Question
A Sociedade do Conhecimento. refexões. EXCETO
Answer
  • As formas tradicionais de transmissão do conhecimento estão sendo questionadas, constrangendo a busca por novos atributos culturais. Na denominada sociedade da informação e do conhecimento, "a escola perdeu seu monopólio de transmissão do saber". As fontes são diversas, onde buscam e encontram informações.
  • Como o uso da informática e das redes de comunicação, as informações são transmitidas com grande eficácia. Os novos processos comunicacionais produziram percepções e construções diferentes quanto a socialização do conhecimento historicamente acumulado. Não basta prescrever maneiras de trabalhar com programas e aplicativos que estão na internet. Trata-se de trabalhar com o computador como objeto social. E isto faz questionar os modelos mais "fechados" de escolarização, que ignoram a aproximação de mídias variadas, introdutoras de novos códigos e linguagens que precisam serem atendidos até para serem mais bem aproveitados.
  • Questões de ordem mais sócioafetiva, de interação, de motivação e de integração dos conhecimentos às experiências de vida são assuntos que influenciam, mais e mais o ideário educativo - formativo. Portanto, recriar o cenário escolar. O fato de valorar a mediação no processo do conhecer traz a cena outros conceitos. Assim a interação e interatividade aparecem como complementares ao ensinar/aprender. Mais que formação, exige-se a mobilização de conhecimentos que possam ser transformados em ação, compreendidas agora como "competência". Estas competências são entendidas como "capacidade" de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação, entre os quais os conhecimentos adquiridos para responder às diferentes demandas das situações de trabalho. A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura e também no sistema educacional. Nesse contexto o conhecimento ganha cada vez mais importância, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento.
  • A sociedade como um todo está interligada pela rede de uma maneira geral, pessoas de diversos lugares do mundo, podem se comunicar, compartilhar interesses de forma instantânea. É inquestionável que a velocidade gerada devido ao avanço das tecnologias, em especial, a internet, foi advinda de diversas conquistas e transformações. Analisando desde uma sociedade agrária, onde podíamos etiquetar as pessoas por níveis hierárquicos extremamente rígidos, podemos estabelecer qual relação essas pessoas teriam não entre si e analisar da mesma forma a transformação do mundo e das relações interpessoais variadas nos dias de hoje. Centrando-se na sociedade Industrial, um exemplo crucial é o filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos. No filme mostra-se extremamente clara a evolução do trabalho do homem e de sua complexidade. De trabalhos manuais e mecanicistas para a mudança de uma sociedade pós-industrial marcada por trabalhos mais complexos e variados onde os trabalhos manuais passam a ser cada vez mais elaborados por máquinas, enquanto o homem utiliza seu trabalho intelectual. Um dos marcos na sociedade foi a mudança da necessidade e importância do trabalho do homem, advindo assim grandes conquistas devido a este fator intelectual. O homem foi capaz de criar os equipamentos mais incríveis possíveis no mundo, sendo um exemplo, o computador, a rede digital e tudo que está interligada a ela, nosso ponto em evidência do texto. Outro contraponto da sociedade industrial para a pós-industrial seria o rápido crescimento no setor de serviços, em oposição ao manufaturado, aumento da tecnologia de informação, conhecimento e criatividade como pontos essenciais para as relações econômicas, políticas.
  • As mídias, em especial a digital e sua influência para a sociedade. Mídia essa que traz inúmeras transformações na forma não só de se comunicar, mas também de se refletir sobre variados assuntos entre eles, a política, a economia. A importância de estudar o comportamento de uma sociedade, - no caso, âmbito digital, - é que dessa maneira podemos compreender e estudar sua evolução e anseios para o futuro. Há a liberdade de se discutir diversos assuntos, como políticos, econômicos, sociais, englobando também temas polêmicos, como drogas, sexualidade, corrupção; encontrar diversos pontos de vista e informações sobre abordagens específicas; como a possibilidade de encontrar textos acerca da evolução da sociedade desde a época industrial até os dias atuais, juntamente com a opinião de diversos historiadores; os erros e acertos; as características principais.
  • A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos tecnológicos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.

Question 13

Question
São contribuições da EaD para a educação e para a sociedade no contexto atual. EXCETO.
Answer
  • A Educação a Distância (EAD) é considerada, segundo o decreto Decreto-Lei n° 2.494, de 10/2/1998 como, “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados (...)”. A legislação em EAD, atual, mostra avanços significativos, mas não temos a intenção de acompanhar o crescimento histórico da presente modalidade de ensino, e sim, perceber através, de práticas uma superação de valores, atitudes dando significado ao fazer Educação a Distância.
  • O cenário atual da EAD vem passando por transformações a partir de um contexto de mudanças de valores, em que a diversidade cultural é presente, tendo um significado maior em sua contextualização, de saberes e conhecimentos, assumindo um papel importante na sociedade vigente, na qual a globalização gera uma necessidade de comunicação e informação sem fronteiras.
  • A educação à distância surge no contexto atual como uma forma alternativa de se fazer educação, haja vista as mudanças nos estilos de vida que as pessoas vêm sofrendo e a exigência da sociedade em se ter um curso superior. Na realidade a educação à distância provém de tempos remotos, mas a grande expansão se deu a partir da revolução tecnológica ocorrida nas últimas décadas, principalmente com o advento do computador ligado em rede. A figura de alunos sentados, observando atentamente as aulas de um professor está sendo substituída por modelos de alunos virtuais, que buscam o conhecimento de forma autônoma, mas fazem isso se relacionando com o professor e colegas de curso através de ferramentas tecnológicas.
  • O advento das tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxe novas perspectivas para a educação a distância, devido às facilidades de design e produção sofisticados, rápida emissão e distribuição de conteúdos, interação com informações, recursos e pessoas. Assim, universidades, escolas, centros de ensino e organizações empresariais oferecem cursos a distância através de recursos telemáticos, os quais podem assumir distintas abordagens. (ALMEIDA, 2003, p. 01)
  • O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) provocou mudanças significativas em fazer EAD, logo foi criando corpo, hoje, está presente em todos os setores, em particular, sua presença no sistema educacional faz com que reflitamos sobre pontos inerente à educação, como: didática, metodologia, avaliação, planejamento, dentre outros pontos relevantes.
  • Qualquer estratégia, para atingir suas finalidades deve disponibilizar e gerenciar os conhecimentos de forma crítica, priorizando a educação para trabalhar os conteúdos de forma significativa, criando todas as condições à formação de indivíduos gestores da informação. A escola ainda não esclareceu as dúvidas que possui sobre a utilização da tecnologia como fator fundamental para melhorar o desempenho dos alunos, ou até aprimorar a qualidade da educação. A qualificação do corpo docente continua sendo sempre a primeira prioridade. A utilização das tecnologias como recurso didático trouxe à tona uma série de desafios tais como: a seleção dos diferentes tipos de textos elaborados e/ ou produzidos para um curso , a articulação dos núcleos temáticos, interdisciplinaridade, coordenação didático-pedagógica, renovação metodológica dos docentes, fundamentos teóricos de aprendizagem e do processo de avaliação.

Question 14

Question
A EaD possibilita a democratização de educação? ASSINALE O EXCETO.
Answer
  • Possibilidades para a formação de indivíduos que buscam uma educação de qualidade e que muitas vezes não dispõe de tempo para cursar a modalidade de ensino presencial. A modalidade de Ensino a Distância (EaD) é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados fisicamente, porém, há uma interação, uma troca de conhecimentos e experiências. Esta modalidade de ensino possibilita que pessoas que não dispõe de tempo, e até mesmo de condições financeiras para ter uma formação acadêmica, tenham acesso ao conhecimento. Quando se trata de "ensino a distância" o professor é o mediador do conhecimento, contudo, esse conhecimento não acontece sem que haja interesse por parte do aluno. O aluno nesta modalidade de ensino deve pesquisar, buscar informações, socializar conhecimentos com colegas, possibilitando uma aprendizagem significativa. Em relação a Educação a Distância, no ensino superior, percebe-se um aumento de interessados em dar continuidade aos seus estudos e as ferramentas tecnológicas possibilitam que várias pessoas ao mesmo tempo, de diferentes classes sociais, de diversos lugares do país tenham acesso a educação superior. Na EaD, faz-se necessário conhecimento tecnológico, para bem utilizar os recursos disponíveis, há também uma necessidade de socialização de saberes, interação e colaboração entre alunos e professores.
  • Em pleno século XXI, não podemos ignorar essa evolução da educação, pois a EaD veio com o intuito de possibilitar o conhecimento às pessoas que não puderam freqüentar um curso de graduação na modalidade presencial. A procura de cursos de EaD pelo público jovem vem crescendo gradativamente, deixando desta forma de ser atrativa apenas para os mais velhos, que não tiveram oportunidade de estudar no passado. A EaD tem como objetivo levar a educação superior de qualidade às regiões distantes e possibilitar às camadas sociais acesso à Educação. É importante que a EaD seja tratada como uma modalidade educacional eficiente e apropriada tanto quanto a modalidade presencial.
  • Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtualpresencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando períodos de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderemos fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, idéias. (MORAN, 2002)
  • A Educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social. Dessa forma, a evolução da Educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. Gadotti (1999) coloca que a prática da Educação é muito anterior ao pensamento pedagógico. Este que surge com a reflexão sobre à prática, pela necessidade de sistematizá-la e organizá-la em função de determinados fins e objetivos. Inserido nesse contexto, o professor é um dos principais agentes que possui meios para transformar a Educação através de uma prática pedagógica consciente e renovadora, com metodologias coerentes com a realidade dos educandos.
  • A EaD é adequada para ao aluno que tem pouca disponibilidade para horários fixos, não tem a possibilidade de se ausentar de seu local de trabalho, sente-se inseguro para manifestar-se verbalmente, mas consegue se expressar por meio de textos. Busca diminuir custos, pois diminui também a migração para outros Estados, há a oportunidade de estudo e de escolha de curso em seu próprio Estado. É um fator de crescimento na educação no Brasil. Para Niskier (2000 p.16), segundo a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, “a educação à distância é um dos únicos mecanismos do qual o país pode lançar mão para diminuir as diferenças sociais e dar dignidade a seu povo”.

Question 15

Question
Leia a analise o texto: A produção das tecnologias atende ás necessidades de cada época. O homem cria a função de sua sobrevivência individual e social, bem como de suas necessidades. Por outro lado, o produto de sua criação, as tecnologias, lhe impõem novas formas de agir, trabalhar, pensar, comunicar etc. Essas, por conseguinte, promovem novas criações, constituindo um círculo ininterrupto e que se renova constantemente. Com base no texto, assinale a alternativa incorreta sobre a tecnologia e educação.
Answer
  • Tecnologia consiste no conjunto de ferramentas e técnicas que o homem constrói e utiliza em cada época, para atender as suas necessidades pessoais e as da sociedade em geral.
  • O Homem produz as tecnologias conforme necessidades de cada época, isto é, cria, em função de sua sobrevivência individual e social, bem como de suas necessidades.
  • Ao mesmo tempo que cria as tecnologias, ela impõe ao homem novas formas de agir, trabalhar, pensar, comunicar etc. Essas, por conseguinte, promovem novas criações, constituindo um círculo ininterrupto e que se renova constantemente.
  • A tecnologia se reduz a aparelhos eletrônicos, tais como televisão, o rádio, um eletrodoméstico, computadores, notebook, tablete, celular, smartphone e outros

Question 16

Question
Leia e analise o texto:” meu nome é Edileusa e eu trabalho na escola estadual Paulo Freire com uma turma de 6° ano. Minha escola recebeu do projeto PROINFO um laboratório de Informática com 30 computadores e acesso à internet. A partir desse mês, a direção da escola solicitou que todos os professores inserissem nas aulas em suas turmas a utilização do laboratório. Eu já realizei quatro aulas no laboratório e confesso que não sei mais o que fazer pois os alunos ficam apenas navegando e brincando na internet. Gostaria de solicitar uma ajuda para saber como devo proceder para melhora essa situação e, realmente, utilizar os computadores e a Internet para auxiliar em minhas aulas”. Com base no depoimento da professora, assinale a alternativa que indica a resposta correta:
Answer
  • A escola não pode mais negar a existência das tecnologias, tampouco permanecer alheia às mudanças que têm ocorrido na sociedade em função das tecnologias. É preciso incorpora-las a educação e rever seu papel, concedendo um novo paradigma educacional. Olá prof. Edileusa, o bom uso do laboratório de informática está atrelado ao seu planejamento. Por isso, quando for confeccionar seus planos de aula, procure articular o conteúdo com pesquisas virtuais, uso de softwares, produções de textos no computador e os aplicativos da Internet, como as redes sociais. Assim, suas aulas ficarão mais dinâmicas e explorará mais essas tecnologias.
  • Olá prof. Edileusa, É preciso inovar. Vá até uma livraria ou até mesmo um supermercado e compre aqueles CDs com joguinhos virtuais. Com certeza os alunos irão adorar e vão participar.
  • Olá Prof. Edileusa, a questão é de autoridade. Você precisa estabelecer com seus alunos certa ordem. Para isso, crie você mesma regra para a utilização no laboratório e penalize quem as descumprir. Isso certamente resolverá o problema.
  • Olá prof. Edileusa, procure um técnico e peça para instale um programa de gerenciamento de atividades que proíba o uso da Internet. Assim, seu problema estará resolvido.
  • Olá prof. Edileusa, seus alunos têm problemas de comportamento. Procure a direção. Convoque os pais. Faça uma reunião e solicite que os pais exijam que seus filhos se comportem. Com o auxílio dos pais, tudo mais fácil.

Question 17

Question
As tecnologias avançam em função das necessidades cunhadas pelo homem, isto é, de sua própria criação. Por si só, não preserva nem modifica a natureza e a sociedade, mas, a influência e é influenciada por ela. Assinale a alternativa correta sobre as tecnologias e a educação.
Answer
  • O avanço tecnológico ocasiona mudanças somente no setor tecnológico, mas não na vida das pessoas, pois não tem esse poder. Assim, pode-se dizer que as tecnologias somente modificam a vida em comunidade.
  • As tecnologias são neutras, ou seja, embora pertençam a um mundo carregado de valores e interesses que possibilita que todos a utilize igualmente, não fazendo diferença de cor, raça, gênero, classe social ou outra.
  • As tecnologias são carregadas de intenções, valores, interesses, que representam querer do próprio homem e sempre causam impactos negativos, sendo responsável pelo desaparecimento de algumas profissões.
  • A sociedade do conhecimento coloca aos homens novas competências e novas atitudes, sendo que requerem indivíduos atuantes, pensantes, pesquisadores, e com autonomia intelectual. Compete à educação formar para atuar nessa sociedade.
  • Apesar das tecnologias como o computador apresentarem novas possibilidades e estabelecerem ritmos e combinações diferenciados, a escola necessita conservar sua forma de ensinar, visto que essa tecnologia avança rapidamente.

Question 18

Question
EaD é uma modalidade de educação que tem crescido muito no contexto atual, fortalecida pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Possui características próprias e diferenciadas do ensino presencial. Propostas de Educação a distância(EaD) Têm sido disseminadas em todo o Brasil, após a promulgação, LDB 9394/96 que a contemplou em seu artigo em seu artigo 80, possibilitando e experiências inovadoras e significativas. Partindo do texto, assinale a alternativa correta sobre a EaD no Brasil.
Answer
  • Na EaD o professor assume papel de facilitador da aprendizagem e do aluno de autônomo, que aprende sozinho e sem a interferência do outro, sendo sua aprendizagem assegurada apenas pela boa organização de um bom material digital.
  • Na EaD a interatividade e a comunicação são garantidas pelas ferramentas tecnológicas que se utiliza. Assim, uma boa tecnologia assegura um bom curso e proporciona a aprendizagem desejada e compartilhada.
  • São as tecnologias que asseguram um bom curso a distância e não o modelo pedagógico que se usa. Para isso, é necessário desenvolver um projeto de curso que explore todos os recursos que as tecnologias oferecem.
  • Para se organizar um curso à distância, basta transpor para ele o modelo presencial, pois a EaD não constitui um modelo de ensino diferenciado, mas, o mesmo curso apoiado no uso do computador e suas ferramentas tecnológica
  • Na EaD os papeis de professor e do aluno são modificados, envolvendo ainda outras necessidades como um modelo de tutoria, material dialético e outros aspectos necessários ao bom desenvolvimento do curso.

Question 19

Question
A sociedade mudou. O mundo mudou. A Educação mudou. O aluno mudou. Assim, precisamos de uma nova escola. Para isso, precisamos rever o projeto pedagógico, adotando uma postura crítica de ensino e integrando as tecnologias, configurando um novo paradigma educacional. Para adotar um novo paradigma é preciso abandonar o velho. Analise as afirmativas sobre os paradigmas educacionais assinale a correta.
Answer
  • As tecnologias influenciam a escola, estabelecendo um novo paradigma no qual são utilizadas apenas como recurso de ensino para tornar a aula mais atraente. No novo paradigma, a televisão, o computador, a Internet e outros são utilizados para repassar conhecimentos e tornar a aula mais atrativa.
  • No novo paradigma, os recursos de ensino são estáticos, repetitivos e utilizados como complementação dos procedimentos de ensino. Cabe ao professor selecionar, preparar e comandar a utilização de recursos tecnológicos, empregando as tecnologias como complementares no repasse do conteúdo e como auxiliares para fixação do conteúdo.
  • A mudança de paradigma envolve a alteração do papel do professor, que passa de autoritário, de centro do ensino para mediador entre o conhecimento ao aluno. Alteram-se as relações e as funções de cada um, assim como os conteúdos, a metodologia e a avaliação.
  • A sociedade atual requer mudança no sentido de superar um modelo educacional alicerçado na transmissão do conhecimento, com um professor transmissor do conteúdo e envolvido com o processo de aprendizagem do aluno.
  • Os paradigmas educacionais foram mantidos ao longo da história da educação, conservando práticas educacionais conteudistas e tradicionais que permaneçam inalteradas com a associação das tecnologias à educação.

Question 20

Question
Quanto as gerações "baby-boomers e geração X, Y, e Z marque a alternativa falsa.
Answer
  • A Geração Baby Boomers abrange as pessoas nascidas no final da década de 1940. Explosão de Bebês. Em geral, a atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que durante a guerra houve uma explosão populacional. São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z. Comportamento: Os baby boomers surgiram na época da globalização, marcada por fatos como: a ida do homem à lua, o capitalismo e o consumismo, o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social ,os movimentos pela paz, a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade. Tais fatores influenciaram o modo de pensar e agir dessa geração, que é contestadora e marcada pelas lutas por seus direitos. A geração Baby Boomers trouxe ao mercado de trabalho valores como a preocupação com a qualidade de vida, o inconformismo, a busca de autonomia e a lealdade a si mesmo e com a organização. Esta foi uma grande revolução no entendimento da força de trabalho que foi modificada em escalas nas gerações sucessoras. Nos dias atuais, os Baby Boomers estão em fase de mudança, revendo suas carreiras e pensando no seu pós-carreira. A grande revolução desta fase é que estão vivendo mais e não estão interessados em “relaxar”, ao contrário, querem continuar produzindo já que são pessoas saudáveis e bem dispostas. O conhecimento acumulado e a experiência que tal geração detém devem ser compartilhados e não podem ser desperdiçados. As empresas buscam aproveitar toda essa disposição e experiência em sua gestão do conhecimento, transformando o que ainda é tácito em explicito. 1.2 Características: As principais características da Geração de Baby Boomers que se pode determinar são: Possui renda mais consolidada; Tem um padrão de vida mais estável; Sofre pouca influência da marca no momento da compra; Valoriza a experiência; Apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade; Prefere qualidade a quantidade; Não se influencia facilmente por outras pessoas; Não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo; É firme e maduro nas decisões; Um dos principais conflitos entre a geração Baby Boomers com as demais é aceitar se subordinar a gerações posteriores, pois o poder e o saber são fatores importantes para estes.
  • Características da Geração X. (nascidos entre 1965 e 1983) ,chamada assim por não possuir uma denominação muito apurada. No entanto, suas características são bastante interessantes e relevantes. As principais particularidades se intercalam com a vida pessoal e a profissional, enumeradas da seguinte forma: busca um equilíbrio entre os âmbitos profissional e pessoal; Não visualiza carreira extensa numa mesma empresa; empreendedores muito independentes e centrados; altamente pragmáticos, gostam de praticar a teoria; tem como principal competência a liderança; na carreira possui como meta os novos desafios; apreciam o trabalho em equipe; primeira geração que domina e gosta de lidar com computadores e equipamentos eletrônicos; desprendido quanto a grande formalidade no ambiente de trabalho; não se fidelizam às organizações; quando determinam um objetivo, trabalham com entusiasmo; esperam sempre por um feedback; fiel aos ideais pessoais, distinto dos objetivos organizacionais; indiferente às questões políticas, se mantém expectadores dessa área social; individualista sem perda da convivência em grupo; maturidade preferência por produtos de qualidade; exige com mais rigor os seus direitos; busca incessante pela liberdade.
  • Adultos nascidos a partir de 1980: a chamada Geração Y. Sucederam a Geração X. Jovens nascidos imersos num ambiente virtual. No Brasil, estão representados por aqueles que cresceram durante os anos 90 à frente do videogame, conviveram com a internet, o computador doméstico, o celular e um vasto conjunto de aparatos tecnológicos. jovens da Geração Y são: - Multitarefas: fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Estudam, ouvem mp3, escrevem no messenger e veem TV, ao mesmo tempo. - Organizam-se em comunidades físicas e virtuais: esses adolescentes têm comportamentos coletivos e também tem valores coletivos. Basta ver quantas comunidades no Orkut falam de escolas, professores e outros alunos. - Valorizam o nível de atualização das informações. Por isso, não basta utilizar vídeos ou acessar a internet como recurso de apoio pedagógico. É preciso que esteja claro que as informações são as mais recentes. - Relacionam-se com a informação de forma abrangente, mas pouco profunda. São restritivos aos temas que não lhes agradam. A falta de aprofundamento é uma questão séria - daí a dificuldade de ler jornais, por exemplo. - Pedem retornos constantes e querem resultados imediatos. Se acham que não estão evoluindo em determinada matéria ou assunto, logo abandonam. Demandam atenção, pois cresceram assim. - Julgam constantemente - e vão julgar seus professores, também, a todo momento. - Frequentemente, fogem de suas responsabilidades. Tendem a ficar na casa dos pais e acham que as soluções dos problemas do mundo estão na mão de outras gerações, não nas deles. - São individualistas, mas não necessariamente egoístas. Costumam ser empáticos, pois estão habituados à vida em comunidade. Essa Geração também é marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte. A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais, pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante. chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa...), escutarem pouco e falarem menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes.
  • Geração Z (nascidos nos anos 90). Interação com a tecnologia desde o nascimento - quem nunca viu um bebê que mal anda mexer com a maior naturalidade num smartphone? Eles parecem muito mais inteligentes do que nós. "Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes". Pode ser uma evolução da espécie mesmo. E, junto com essa enorme mudança, vem uma revolução da educação, tanto nas escolas quanto nas atitudes dos pais, e um futuro difícil de enxergar. As tendências são de um ensino mais customizado, escolas com material feito sob medida para os alunos. É isso mesmo. Nas escolas, a tendência é que o foco deixe de ser o conteúdo para se tornar o aluno. Ele é quem estará no centro. Os especialistas acreditam que o professor será um mentor, as aulas serão baseadas em projetos, as classes vão misturar crianças de idades e perfis diferentes. Tudo isso dito no futuro porque essas ideias estão apenas começando a brotar nas escolas brasileiras. Em casa, a educação já está mais horizontal, menos hierárquica e estabeleceu-se uma relação de troca entre pais e filhos. "A gente ainda é a figura de autoridade, mas isso não quer dizer autoritarismo. Temos que passar valores, ética", disse Fernanda. A geração Z vive um momento em que se preza a diversidade e a espontaneidade. Não é necessário ter um papel definido, cada um tem suas "subidentidades". "Essa geração vai aproveitar o que chamamos de 'slash' ou 'barra': você pode ser jornalista / escritora / blogueira / mãe". Para as crianças, tudo isso que elas estão vivendo é natural, nós é que estamos assustados e nem sempre sabemos lidar com tantas mudanças. A geração de pais também está deslumbrada com a tecnologia e publica coisas muito pessoais na rede, sem saber as consequências. Como orientar uma criança se nem a gente sabe fazer direito? A pergunta ainda está no ar.
  • Geração Z. Nasceram entre 1990 e 2005. Uma das características da Geração Z é que cada pessoa tem sua TV, seu celular, seu computador e outros equipamentos. Por isso, cada um fica no seu canto ou no seu quarto, o que geralmente impede as conversas em casa, com os pais, irmãos e demais familiares. Características: individualismo, a baixa expressão de afeto e a criação de um mundo paralelo, o virtual”. Seu mundo é tecnológico e virtual. Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo. Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo. obsolescência é algo bastante comum nos membros desta geração. A rapidez com que os avanços tecnológicos se apresentam atualmente acabaram por condicionar os jovens a deixar de dar valor às coisas rapidamente. Isso começa bem cedo, quando crianças esperam o ano todo para ganhar um brinquedo e depois de dois dias ele já está largado em um canto. problemas de interação social. Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal, o que acaba por causar diversos problemas principalmente com a Geração Y, anterior a sua. Essa Geração também é marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte. A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais, pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante. chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa...), escutarem pouco e falarem menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes.

Question 21

Question
Analise a questão do Enade. A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos de século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do iluminismo viam como principal motor de progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na comunidade de ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir ao todo; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamentos por meio de computadores e a expansão da internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as idéias do texto acima, a cibercultura:
Answer
  • Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
  • Constitui negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do iluminismo.
  • Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
  • Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação
  • Incorpora valores do iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimento.

Question 22

Question
Analise e responda a questão do Enade. Os professores que lecionam Matemática e Ciências na escola Brasil resolveram ministrar suas aulas em um Laboratório de informática utilizando atividades preparadas na abordagem Construcionista, com o auxílio de softwares. O laboratório não tem computadores suficientes para todos os alunos de uma turma. Os professores desejam também praticar a avaliação formativa. Nessa perspectiva, avalie se as situações descritas a seguir atenderiam aos anseios desses professores. I. Propor aos estudantes a realização de atividades em duplas nos computadores, construídas a partir de situações problema; realizar avaliação processual com intencionalidade educativa. II. Basear o processo ensino-aprendizagem em tutoriais que são comuns em softwares educacionais; avaliar com o objetivo de classificar e premiar os melhores estudantes. III. Utilizar o computador como instrumento de transmissão da informação; observar o comportamento dos estudantes enquanto manipulam o software para priveligiar na avaliação aqueles que conversarem menos com os colegas durante as atividades. IV. Preparar atividades que devam ser realizadas individualmente nos computadores, mesmo que seja preciso separar a turma em dois grupos para usarem o laboratório em horários distintos; tomar a auto avaliação como correspondente a 90% da avaliação final dos estudantes. É coerente com os propósitos dos professores apenas o que se descreve em
Answer
  • I.
  • IV.
  • I e II.
  • II e III.
  • III e IV.

Question 23

Question
Analise e responda a questão do enade. Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
Answer
  • Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para a próxima aula.
  • Desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
  • Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento, será objeto de avaliação.
  • Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
  • Impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.

Question 24

Question
A Internet acrescenta novas oportunidades à escola, aos alunos e aos professores. Quando estamos conectados à Internet, é possível acessar uma infinidade de informações que estão disponíveis na própria Internet. Com relação à importância da Internet na educação, analise as seguintes afirmativas: I. A Internet e o computador limitam a capacidade da criança, prejudicando sua educação. II.A escola conectada à Internet passa a ter acesso a um grande número de bibliotecas. III. A sala de aula, conectada à Internet, pode formar indivíduos ativos, críticos e atualizados. IV. A Internet constitui-se num recurso pedagógico irrelevante dentro a realidade atual.
Answer
  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • As afirmativas I e III estão corretas.
  • As afirmativas II e IV estão corretas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso