Unidade 2 Interação Humano-Computador

Philip Rodrigues
Quiz by Philip Rodrigues, updated more than 1 year ago
Philip Rodrigues
Created by Philip Rodrigues over 5 years ago
1847
2

Description

uniasselvi
Tags

Resource summary

Question 1

Question
1. Organização Internacional de Padronização (ISO) tem como função promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. Nesta esteira, surge a ISO 9241-11, que pode ser aplicada tanto como guia de orientação de projeto quanto ferramenta para avaliação de usabilidade. Acerca da ISO-9241-11, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Answer
  • Contexto de uso visa a demonstrar exclusivamente as características das atividades a serem executadas pelo usuário para alcançar um objetivo dentro do seu ambiente físico e social de trabalho.
  • Dentre as medidas de usabilidade propostas pela ISO, a mais complicada de ser mensurada é a satisfação, já que atua sobre fatores subjetivos, como: nível de conforto do usuário ao utilizar a interface, aceitação na forma de alcançar seus objetivos entre outros.
  • As características do usuário, como seus objetivos e tarefas, ambiente no qual exerce suas atividades, são fatores importantes para a especificação dos requisitos globais do produto.
  • Pela definição de ISO , a usabilidade de uma interface pode ser mensurada através da capacidade de usuários específicos alcançarem seus objetivos com eficácia, eficiência e satisfação dentro de um contexto de uso.

Question 2

Question
2. A definição do público alvo deve ser uma das principais preocupações do designer ao projetar uma interface gráfica. A observação das características , como faixa etária, localização geográfica, formação educacional, e aspectos culturais, pode influenciar diretamente no uso do sistema. Neste sentido, é importante definir, por meio de um estudo multidisciplinar, como a teoria da cor e forma, semiótica e interação usuário-sistema, critérios de uso de cores nas interfaces com o objetivo possibilitam uma maior compreensão das mensagens veiculadas. Acerca da teoria das cores, analise as sentenças a seguir:
Answer
  • A cor, muito embora não tenha influência direta na qualidade da interface, é um fator que contribui na usabilidade de uma interface computacional.
  • A partir da utilização das cores, é possível acrescentar sensações a uma interface, determinando um estado de espírito, representando associações simbólicas e auxiliando na identificação de estruturas e processos, tornando consequentemente a informação mais eficaz.
  • A construção das interfaces, deve levar em consideração alguns fatores, como, por exemplo, a utilização da cor vermelha, responsável por deixar o usuário em estado de alerta, devendo, assim, ser utilizada em situações de perigo.
  • A cor-luz trata-se da substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determina sua denominação.
  • Leonardo da vinci foi o primeiro a demonstrar, da forma experimental , que o branco é composto pelas demais cores, e afirmava “ O branco não é uma cor, mas o composto de todas as cores.”

Question 3

Question
3. A avaliação heurística é uma forma estratégica cognitiva utilizada para avaliar interfaces com usuários e diminuir a complexidade dos processos de tomada de decisão, tornando os julgamentos mais simples e imediatos, o qual pode se dar através de um conjunto básico de heurísticas pré-definidas. Diante disso, analise a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a heurística a ser avaliada:
Answer
  • Visibilidade do status do sistema.
  • Compatibilidade do sistema com o mundo real.
  • Controle e liberdade do usuário.
  • Prevenção de erro.

Question 4

Question
4. A avaliação heurística consiste em um pequeno conjunto de avaliadores, examinando a interface e julgando suas características em face de reconhecidos princípios de usabilidade, dentre os quais se destacam o conjunto de princípios propostos por Nielsen. Acerca destes princípios classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Answer
  • A visibilidade do estado do sistema prevê que as instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis, quando necessário.
  • A flexibilidade e a eficiência de uso dizem respeito à utilização de teclas de atalho, comando de escritas por fala, que, embora não perceptíveis aos usuários inexperientes, aumenta a velocidade de interação entre os usuários experientes.
  • A heurística, denominada de consistência e padrão estabelece que o sistema necessita ser previsível; portanto, deve seguir padrões para terminologia, cores, posicionamento, além de manter coerência ao longo de toda a interface.
  • A compatibilidade do sistema com o mundo real estabelece que o sistema deve informar aos usuários sobre tudo o que acontece, ou seja, estes precisam saber o caminho que percorreram, enquanto navegam pelas telas do sistema.

Question 5

Question
5. Um dos principais problemas identificados com relação às novas ferramentas desenvolvidas na área da informática está efetivamente relacionada à forma como se processa a interação homem-computador. A falta de compreensão dos designers acerca da importância da ergonomia de software geram situações estranhas, em que um sistema computacional, ao invés de facilitar as tarefas a serem executadas, acaba trazendo maiores transtornos devido à sua dificuldade de interação. Concernente às práticas ergonômicas a serem adotadas pelo designer de software, analise as sentenças a seguir:
Answer
  • Atualmente, os designers contam com uma quantidade imensa de fontes(famílias tipográficas), mas a escolha desta deve sempre levar em consideração letras e caracteres sem serifa e a distância relativa entre usuário e signo, a fim de garantir maior visibilidade e legibilidade das palavras.
  • É ideal que as interfaces, além de apresentarem recursos visuais legíveis e agradáveis, faça uso dos recursos auditivos, principalmente a fim de alertar ao usuário sobre erros na execução de uma tarefa.
  • Atualmente, diante do grande número de pessoas fazendo uso de smartphones e tablets, grande parte da interação humano-computador se dá através do sentido do tato, já que a interação é realizada com toques na tela.
  • O projeto ergonômico da interface deve levar em consideração funções práticas, estéticas e de usabilidade, sendo capaz de atender às necessidades dos usuários e se apresentar de maneira mais eficaz e eficiente.
  • A utilização de ícones nas interfaces tem por objetivo representar um conteúdo – grupo de informações – auxiliando, consequentemente, na navegação do usuário na interface. A falta de compreensão de seu significado pode acarretar sérias dificuldades de usabilidade de uma mídia digital.

Question 6

Question
6. A avaliação em IHC tem por objetivo analisar os aspectos cognitivos e funcionais relativos à realização de tarefas apoiadas pelo sistema, como, por exemplo: É fácil de aprender ? É ágil ? Posso confiar? Consigo corrigir os erros facilmente? Para tanto, existem diversos métodos e técnicas de avaliação que auxiliam na resolução destes questionamentos, sendo que uma das técnicas consiste na observação dos usuários em laboratório ou em seu ambiente de trabalho. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a metodologia descrita:
Answer
  • Diagnóstica.
  • Prospectiva.
  • Definitiva.
  • Provisório.

Question 7

Question
7. Constantemente o ser humano se depara com novos recursos tecnológicos que prometem facilitar o seu dia a dia. As interfaces são desenvolvidas para levar em consideração as condições de utilização do software por seus usuários, o que acaba prejudicando a interação usuário/computador. A fim de minimizar tais problemas, a ergonomia de software é uma técnica que auxilia as avaliações de IHC e verificação de possíveis falhas. Acerca de ergonomia de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Answer
  • Dentre os critérios estabelecidos pela ergonomia, a condução prevê que a interface deve conduzir o usuário na interação do sistema, visando favorecer principalmente o aprendizado e a utilização do sistema por usuários novatos.
  • Um dos critérios importantes a ser observado no desenvolvimento de interfaces para os portadores de necessidades especiais é a adaptabilidade da interface, a qual possibilitará, por exemplo, a inserção de dados de diferentes maneiras(digitação, seleção ou voz)
  • A exclusão de dados do sistema sempre deverá ser precedida de mensagens claras sobre os riscos da ação a ser tomada, sendo que o botão destrutivo deve estar setado como padrão, a fim de agilizar o processo.
  • A interface sempre deve estar preparada para atender aos mais variados tipos de usuários, por isso é importante apresentar na forma concomitante as mensagens em diferentes idiomas.
  • Ao executar uma rotina que terá um tratamento demorado. Faz-se necessário que o sistema forneça um feedback imediato do que está ocorrendo, garantindo, consequentemente, ao usuário a segurança que a tarefa está sendo executada normalmente.

Question 8

Question
8. O método de avaliação de comunicabilidade visa a qualificar a recepção dos artefatos de metacomunicação no sistema por parte dos usuários, ou seja, a compreensão por parte do usuário acerca das mensagens fornecidas pelo designer para a melhor manipulação do sistema. Diante disso, classifique V para as setenças verdadeiras e F para as falsas:
Answer
  • A interpretação dos dados obtidos a partir do teste de comunicabilidade deve ser etiquetada conforme as expressões emanadas pelos usuários.
  • A expressão “E agora?” utilizada pelo usuário ao navegar em uma interface demonstra que ele não sabe o que fazer em determinado momento para concluir a tarefa e buscará elementos que lhe auxiliem a decidir o próximo passo.
  • A consolidação dos resultados se dá com a interpretação da etiquetagem e com a elaboração do perfil semiótico, em que são identificados os problemas e apresentadas as considerações.
  • A recusa de affordance trata-se de um problema de interação no qual o usuário não compreende as propriedades fundamentais que determinam como este artefato pode ser utilizado, e desta forma acaba realizando a tarefa de uma forma mais complicada.

Question 9

Question
9. O desenvolvimento de um software deve seguir algumas diretrizes, as quais auxiliarão na definição de aspectos físicos importantes, tais como apresentação visual, entrada de dados, controle de sequência etc. A aplicação adequada das diretrizes depende, em termos, do conhecimento do designer acerca do domínio do problema, dos usuários e das atividades nesse domínio. Com o objetivo de refinar estas diretrizes, alguns critérios de qualidade podem ser aplicado. Acerca dos critérios de qualidade, analise as sentenças a seguir:
Answer
  • Uma interface prestativa conduz o usuário na sua interação, fornecendo mecanismos que facilitam a entrada de dados, como por exemplo, indicando o formato adequado e os valores aceitáveis em determinado campo.
  • Ao executar um processo demorado, a interface deve mostrar informações sobre o estado do processamento ( barra com percentual, tempo de conclusão etc), isto se traduz em confiança ao usuário.
  • Ao informar algum erro ao usuário, as mensagens exibidas devem ser de caráter pessoal, repreendendo o usuário sobre ação realizada, a fim de não incorrer novamente no erro.
  • A legibilidade da interface está relacionada às características visuais das informações apresentadas, as quais poderão facilitar ou dificultar a leitura da informação, tais como contraste da letra com o fundo, o alinhamento do texto, entre outros.
  • O designer não deve preocupar-se com o número de passos necessários para realizar uma seleção por menus, já que isso demonstra que o sistema está bem organizado e consequentemente, facilitará a localização das ações que o usuário deseja tomar.

Question 10

Question
10. Há diversos métodos de avaliação que podem ser aplicados na identificação dos problemas de usabilidade em uma interface, contudo métodos que fazem uso da interação do usuário mais mais completos e possibilitam uma visão mais ampla do cenário a ser avaliado. Acerca da interação do usuário nas avaliações de IHC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Answer
  • O método de avaliação realizado a partir de ensaios de interação ou testes de usabilidade visam a examinar a adequação à tarefa com o atendimento às necessidades do usuário, à facilidade de uso e também à facilidade de aprendizado.
  • Os ensaios de interação devem obrigatoriamente ser realizados no ambiente normal de trabalho. Desta forma será possível avaliar os diversos elementos prejudiciais à usabilidade da interface.
  • A utilização de softwares espiões facilita a obtenção de informações acerca da usabilidade da interface, já que o usuário estará atuando naturalmente em seu ambiente de trabalho, sem a sensação de estar sendo vigiado pelo avaliador.
  • Os testes focados na usabilidade têm por objetivo coletar as informações de desempenho, em que os avaliadores estabelecem um conjunto de questões associadas a dados mensuráveis, que ocorram com frequência e objetivamente registrados durante a interação, como por exemplo: quantidade de tarefas concretizadas; tempo despedido para a execução de uma tarefa, entre outras.
Show full summary Hide full summary

Similar

PHILIP SELZNICK (1919-2010)_1
gipsy_lobo
Nouns & Definite Articles Notes
Selam H
9 History- The Treaty of Versailles
melgallagher
GCSE REVISION TIMETABLE
Joana Santos9567
Phrasal Verbs
Felipe Veintimilla
1PR101 2.test - Část 9.
Nikola Truong
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
ESTEFANI YAJAIRA AMAYA MENDOZA
DESARROLLO DE COMPETENCIAS
damary acevedo
Clasificacion de los Indicios
Valery Villa Lora
máquinas y estructuras
Agustina Moyano
Mapas mentales con GoConqr
JEAN CARLOS BOLA�OS MENDOZA