Simulado II- Biomas I e II - Primeira Etapa

Description

Segundo simulado da Primeira Etapa: Biomas I e II
Mariana  Professora
Quiz by Mariana Professora, updated more than 1 year ago
Mariana  Professora
Created by Mariana Professora about 9 years ago
128
0

Resource summary

Question 1

Question
De acordo com nossos estudos sobre a Caatinga, podemos afirmar que
Answer
  • Na Caatinga, tanto a vegetação quanto a fauna têm suas características adaptadas para o clima quente e árido. Nos animais, a pele mais grossa como a dos calangos, por exemplo, serve como uma proteção contra os raios solares. Nas plantas, a perda das folhas faz com que ocorra a diminuição da transpiração e, consequentemente, a diminuição da perda de água, um elemento escasso neste bioma.
  • Certas espécies de copas altas e densas, em geral as plantas herbáceas, se adaptam também às condições de aridez, realizando todo o seu ciclo. A perda das folhas acontece, porque o solo é pobre em nutrientes.
  • A Caatinga é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Floresta Amazônica. Isso acontece, porque a região Nordeste é extensa. Na Caatinga, o clima árido faz com que algumas espécies não sobrevivam, porque não há escassez de chuvas. Mesmo durante o inverno o clima é muito quente, facilitando a evaporação da água.
  • Na Caatinga há uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, mesmo apresentando clima árido. Durante os verões chove bastante, porque as plantas aproveitam o período úmido para transpirar, favorecendo assim a formação de chuvas.

Question 2

Question
Parque Nacional de Serra da Capivara Flora O Parque Nacional Serra da Capivara situa-se no Domínio Morfo-Climático das Caatingas, mas se passearmos pela região poderemos verificar que ele é uma verdadeira área de transição. As plantas da caatinga têm adaptações específicas para a seca, porque, mesmo durante a curta estação de chuva, faz muito calor durante o dia, os recursos em água são reduzidos, a evaporação e transpiração das plantas são intensas. Os vegetais devem também resistir a vários meses, às vezes anos, de seca. Várias adaptações morfológicas, anatômicas ou fisiológicas se combinam para permitir esta resistência. As mais aparentes são as relativas à forma exterior das plantas, ou seja, as morfológicas. Elas procuram, na maior parte dos casos, limitar a superfície em contato com o ar ambiente para reduzir as perdas de água. Assim, as folhas têm superfícies reduzidas, ou se reduzem a espinhos, limitando a evapo-respiração, ou seja, a quantidade de água que uma planta perde por evaporação e por respiração. As plantas com tubérculos, ou outros tecidos capazes de armazenar água, que é o caso das plantas chamadas suculentas, também são frequentes. A psicologia das plantas da caatinga também é particular: nas horas mais quentes do dia, as folhas ficam penduradas, obliquas em relação aos raios do sol; os estômatos essas minúsculas aberturas na superfície das folhas, que permitem as trocas com atmosfera em volta, permanecem abertos muito pouco tempo. Certas espécies, em geral as plantas herbáceas, se adaptam também às condições de aridez realizando todo o seu ciclo, desde a germinação até a frutificação durante a estação úmida. Depois, elas permanecem presentes no solo, no estado de grãos esperando as primeiras gotas de chuva para germinar. Mas o caráter mais aparente da caatinga é a queda das folhas, quando começa a estação seca, outra maneira de reduzir a perda de água. O Parque Nacional da Serra da Capivara pode ser considerado
Answer
  • uma unidade de conservação, porque possui uma grande área de vegetação, onde apesar de serem permitidas atividades recreativas, é proibida a exploração de seus recursos naturais.
  • uma Resex, porque é uma área habitada por moradores que extraem, de forma sustentável, os recursos da região.
  • uma reserva biológica, porque permite apenas a entrada de pesquisadores.

Question 3

Question
As afirmativas abaixo sobre o bioma “Pampas” estão corretas, EXCETO.
Answer
  • Entre todos os biomas brasileiros é o menos pesquisado.
  • É um bioma que abrange oito países, além do Brasil.
  • É um bioma exclusivo do estado do Rio Grande do Sul.
  • O bioma Pampas também é conhecido pelo nome de Campos.

Question 4

Question
De acordo com nossos estudos, o bioma Mata Atlântica
Answer
  • É um dos maiores biomas brasileiros, porém tem sido atingido pela ação positiva de ONGS como a WWF e o Greenpeace, que objetivam conscientizar as pessoas a respeito da importância da exploração exagerada dos recursos que o bioma oferece. Desta maneira, todos poderão usufruir da fauna e da flora da Mata Atlântica.
  • É o bioma brasileiro que mais está ameaçado de extinção, porque possui apenas espécies endêmicas que são importantes para a manutenção da água e da vida no planeta.
  • Está situado entre os trópicos do planeta e é um dos biomas brasileiros mais ameaçados, pois desde o período da colonização brasileira tem seus recursos naturais explorados de forma predatória, através do extrativismo ilegal de madeira, principalmente. Antes de 1500, a região da Mata Atlântica estendia-se do Norte ao Sul do Brasil, e era ocupada por indígenas que, apesar de viverem da caça, da pesa e da coleta de frutos, retiravam da natureza apenas aquilo que era necessário e essencial à sua sobrevivência, sem o objetivo de lucrar com a extração desses recursos.
  • Infelizmente está ameaçado de extinção, pois mesmo sendo o maior bioma brasileiro, sofre com a caça e a pesa predatórias e também com a biopirataria que já existia o Brasil, mesmo antes do período colonial. É chamada de floresta tropical, porque está situada entre os trópicos do planeta.

Question 5

Question
Estão listadas abaixo características do Manguezal, EXCETO.
Answer
  • Vegetação pouco diversificada.
  • Água salobra
  • Presença de plantas e animais aquáticos e terrestres.
  • É um bioma associado à Mata Atlântica.

Question 6

Question
Entre as principais consequências relacionadas à frequente degradação dos biomas estão.
Answer
  • A extinção de espécies animais e vegetais, o que inclui a nossa possível extinção também, já que o aquecimento global e a poluição, por exemplo, diminuem a vegetação que é essencial para a manutenção do ciclo da água e também para a produção de oxigênio. A água também é fundamental para a agricultura e a pecuária, de onde sai o nosso alimento, inclusive a matéria-prima para alimentos industrializados. Sem alimento, sem água e consequentemente sem ar não sobreviveríamos.
  • A extinção de espécies animais e vegetais, mais os maiores prejudicados com a destruição dos biomas são os animais aquáticos, porque sem água eles não podem sobreviver, o que impede com que todo um ciclo de reprodução das espécies aquáticas seja prejudicado.
  • A extinção de espécies vegetais, que necessitam de outros seres vivos microscópicos para sobreviverem. Quando falamos em extinção, não podemos nos esquecer que existem microorganismos que são essenciais para a manutenção da vida no planeta, porque são responsáveis pela cadeia alimentar que pode manter ou não a nossa sobrevivência na Terra.
  • Diminuição do desmatamento, investimento no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas), utilização de biocombustíveis (etanol, biodiesel.

Question 7

Question
Estão listadas abaixo características do Cerrado, EXCETO.
Answer
  • Funciona como uma floresta invertida, porque suas raízes longas são como uma esponja, absorvendo água da chuva e abastecendo nascentes.
  • Árvores com troncos retorcidos.
  • A copa das árvores é maior do que suas raízes.
  • Está presente, principalmente na região Centro-Oeste do Brasil.

Question 8

Question
No bioma Pantanal.
Answer
  • Existem diversas ações que estão ameaçando este bioma como, por exemplo, a extração de pau-brasil e de outras madeiras que provocam o assoreamento dos rios e dos lagos, fonte de água para a população pantaneira.
  • Além dos prejuízos causados à vegetação pantaneira e aos rios, a caça e a pesca predatórias ameaçam a fauna, porque muitos animais, como a onça pintada e o jacaré, por exemplo, têm a pele valiosa e são comercializadas de forma ilegal, simplesmente por uma questão de estética, já que a pele desses animais poderia ser substituída por materiais sintéticos e que não causariam qualquer prejuízo ao meio ambiente.
  • É exclusivo da região pantaneira, que abrange o Sul do Brasil, passando pelo Mato Grosso do Sul e estendendo-se até o Mato Grosso do Norte. Infelizmente este bioma está sendo constantemente ameaçado, porque possui muitos animais silvestres e uma flora e fauna endêmicas, o que faz com que muitos caçadores clandestinos procurem o local para manter o comércio ilegal de peles de animais, valiosas no mercado negro.
  • Sua vegetação, apesar de não ser muito diversificada, está constantemente ameaçada pela caça ilegal e pela pesca em períodos de reprodução (piracema). Estudos indicam que, se o ritmo dos desmatamentos continuar da mesma maneira, o Pantanal estará devastado até o ano de 2050.

Question 9

Question
Observe a charge ao lado e marque a opção CORRETA.
Answer
  • Na charge, um animal silvestre recolhe de volta sua pele, utilizada por uma ambientalista, provavelmente de uma ONG contra a crueldade com os animais.
  • Na charge é possível perceber que, assim como jacarés, que têm sua pele comercializada, as raposas sentem-se indignadas por serem escalpeladas para servirem como casacos durante o inverno. Isso mostra que os animais também sentem dor e frio, por isso merecem o nosso respeito.
  • A charge está relacionada aos nossos estudos sobre os biomas, de uma maneira geral, pois há biomas que estão ameaçados pelo comércio e pela caça ilegal de plantas e animais silvestres. Alguns desses animais, cuja pele tem um alto valor comercial, são abatidos para se transformarem posteriormente em casacos, bolsas e sapatos, muitas vezes, simplesmente para satisfazer a vaidade de escravas (os) da moda.
  • Na charge é possível perceber a indignação da raposa ao ter que recuperar algo que é seu por direito: sua pele. Infelizmente, diariamente muitos animais são ameaçados de extinção, porque sua pele tem um grande valor comercial. O comércio de peles, mesmo de animais em extinção, é algo permitido por lei, porque em alguns países faz muito frio e apenas a pele de animais como onças e chinchilas podem manter nossos corpos aquecidos por mais tempo, evitando a hipotermia. Por isso o uso é justificado.

Question 10

Question
Marque a opção CORRETA. O Xote Das Meninas Luiz Gonzaga “Mandacaru quando fulora na seca É o sinal que a chuva chega no sertão Toda menina que enjoa da boneca É sinal que o amor já chegou no coração...”
Answer
  • A música mostra como a flor do mandacaru, planta característica da Região Norte do Brasil, simboliza a seca, e como todos os sertanejos desejam a chuva para irrigar suas plantações no sertão.
  • Os espinhos do mandacaru mostram que o cacto é uma planta que armazena muita água, e por isso tem espinhos para que nenhum animal possa “roubar” sua água, já que ela é essencial para que a planta sobreviva no clima semiárido.
  • A flor do mandacaru é característica do semiárido brasileiro e floresce mesmo durante os períodos de seca, mostrando que esta espécie está adaptada para qualquer tipo de clima, seja ele seco ou úmido. A flor indica que a chuva está chegando ao sertão Norte. A flor do mandacaru tem um aroma peculiar e pode ser utilizada como matéria-prima na fabricação de cosméticos.
  • O mandacaru é uma planta característica do bioma Caatinga. Seus espinhos são uma forma de adaptação ao clima árido desta região, porque a falta de folhas diminui a quantidade de água que a planta perde durante o processo de transpiração. Na música, o compositor Luiz Gonzaga lembra que no Sertão, quando o mandacaru floresce (sua flor apresenta uma aroma muito agradável), é sinal de que a chuva se aproxima. A chuva é um elemento escasso no semiárido brasileiro, porém de grande importância para a sobrevivência de todas as espécies, portanto a flor simboliza chuva, fonte de água e a água, por sua vez, é fonte de vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Tipos: Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Glossário de Biologia Geral
Échelem Machado