GLOBALIZAÇÃO, SOCIEDADE E MUNDO CONTEMPORÂNEO

Description

SIMULADO COMPOSTO DE 10 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA A RESPEITO DA GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO CONTEMPORÂNEO.
eder.israel
Quiz by eder.israel, updated more than 1 year ago
eder.israel
Created by eder.israel almost 9 years ago
1461
7

Resource summary

Question 1

Question
(UERJ) Observe a imagem a seguir. As mesmas forças produtivas engajadas no desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo produzem tanto a integração como a fragmentação. As muitas variações de formas sociais de vida e de trabalho, compreendendo grupos e classes, etnias e minorias, nações e nacionalidades, religiões e línguas, são frequentemente recriadas. (Adaptado de Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1999.) A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre:
Answer
  • a) polarização e dispersão econômica
  • b) elitização e popularização financeira
  • c) homogeneização e diversidade cultural
  • d) especialização e flexibilidade profissional

Question 2

Question
(UFF) A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha. (Folha de São Paulo, 03/07/2010, p. D-28. Adaptação.) Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela
Answer
  • a) representa a flexibilização do mercado de trabalho na União Europeia.
  • b) mostra a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.
  • c) dificulta os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.
  • d) expressa o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.
  • e) reflete a falta de programas sociais para a juventude alemã desportiva.

Question 3

Question
(UFF) Leia o fragmento a seguir. EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA “A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De referência, para lugar nenhum.” (Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.) Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de
Answer
  • a) nomadismo urbano.
  • b) densificação urbana.
  • c) segregação espacial.
  • d) exploração demográfica.
  • e) migração sazonal.

Question 4

Question
(UEG) Um dos grandes desafios do século XXI para tornar o mundo melhor é o de aprender a conviver com os outros, aceitar e respeitar os que são diferentes na cultura, na religião, nos costumes, na sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos, as discriminações e o racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
Answer
  • a) o princípio de que todos os seres humanos são iguais, independentemente de sexo, cor da pele, orientação sexual, local de nascimento, valores culturais, existe de direito e de fato nas sociedades democráticas.
  • b) o racismo consiste numa tendência a desvalorizar certos grupos étnicos, sociais ou culturais, atribuindo-lhes características inferiores e manifesta-se na segregação e rejeição de valores culturais.
  • c) os neonazistas, os carecas, os arianos, entre outros, são grupos organizados que visam combater os preconceitos, sobretudo contra migrantes pobres.
  • d) a xenofobia e a homofobia atingem em maior grau os indígenas, os negros e a mulher, considerados inferiores em determinadas sociedades.

Question 5

Question
(UERJ) Cada um, de cada lugar do mundo, tem de assinalar em seu endereço eletrônico o país onde mora e de onde fala (.br, .ar, .mx, etc.); aquele que fala a partir dos EUA não precisa apor .us ao seu endereço e, assim, é como se falasse de lugar-nenhum, tornando familiar que cada qual se veja, sempre, de um lugar determinado, enquanto haveria aqueles que falam como se fossem do mundo e não de nenhuma parte específica. (Adaptado de Carlos Walter Porto-Gonçalves In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Buenos Aires: CLACSO, 2005.) O texto acima contém uma reflexão acerca de um aspecto importante das redes mundiais de produção e circulação de conhecimento. Segundo o autor, essas redes são marcadas pelo conceito de:
Answer
  • a) pluralismo
  • b) autoritarismo
  • c) nacionalismo
  • d) etnocentrismo

Question 6

Question
(UFJF) Leia a informação a seguir, veiculada pelo jornal Correio do Brasil. Roma se começa a conhecer pelo Gueto Apesar de ser o centro do mundo cristão, vamos começar pelo Gueto. Isso mesmo, pelo Gueto. Por mais extraordinário que pareça, os judeus estão em Roma desde o século II a.C., é a comunidade mais antiga da Europa. Por volta do séc XVI, papado de Paulo IV, começaram a ser perseguidos, tendo início a construção das muralhas que isolariam a área por eles habitadas, que no fascismo ficou conhecido como Gueto judaico. (Disponível em < http://www.correiodobrasil.com.br/coluna.asp?c=141563 >. Acesso em 01/11/2008.) Com a globalização, à medida que aumenta a mobilidade humana, aumentam os muros e as divisões visíveis e invisíveis, aumentam os guetos. O gueto é
Answer
  • a) uma área definida como o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano.
  • b) um estado não-independente e subordinado, até certo grau, a um poder externo ou estrangeiro.
  • c) um bairro de uma cidade, onde vivem os membros de uma etnia ou outro grupo minoritário.
  • d) um território nacional autônomo totalmente cercado por um território estrangeiro.
  • e) uma região geográfica que forma uma unidade distinta em virtude de determinadas características.

Question 7

Question
(UFMG) Considerando-se os reflexos das migrações internacionais na organização do espaço mundial, é INCORRETO afirmar que, na atualidade, há
Answer
  • a) um aumento de ações decorrentes da xenofobia que caracteriza parcela da população dos países receptores de imigrantes.
  • b) um crescimento do contingente de imigrantes ilegais, o que tem favorecido a criação de leis que dificultam e criminalizam a presença deles nos países receptores.
  • c) uma plena integração cultural e socioeconômica, no país receptor, das gerações posteriores de imigrantes, tornadas cidadãos nacionais.
  • d) uma tendência à mudança do perfil étnico, nos países receptores, em razão do número de imigrantes recebidos e de seu comportamento demográfico diferenciado.

Question 8

Question
(UFG) Leia o trecho do artigo de Demétrio Magnoli. As etnias hutus e tutsis foram inventadas pelo poder colonial europeu, que encontrou uma sociedade organizada em torno de um rei de caráter sagrado, cuja autoridade se baseava numa aristocracia de proprietários de rebanhos (os tutsis) que subordinava a massa de camponeses (os hutus). Toda sociedade ligava-se por laços de dependência pessoal, que asseguravam certa coesão. Tudo começou com o censo, que registrou as duas “etnias”. Em 1926, o governo colonial emitiu documentos de identidade com rótulos “tutsi” e “hutu”. Manuais vulgares repetem, até hoje, narrativas históricas que opõem as etnias, usando, para tanto, razões científicas. (MAGNOLI, D. O país das cotas e do genocídio. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2005. Ilustrada. [Adaptado].) O autor discute a relação entre os dois grupos envolvidos no conflito ocorrido em 1994, em Ruanda. Sobre a emergência desse conflito contemporâneo, pode-se afirmar que
Answer
  • a) o desacordo era anterior ao colonialismo, pois historicamente tutsis e hutus disputavam a posse da terra.
  • b) a distinção entre tutsis e hutus reforçou a oposição ao domínio colonial europeu.
  • c) o discurso histórico desqualificou a sacralidade da figura real, induzindo os grupos à rivalidade.
  • d) a exploração dos proprietários de rebanhos sobre os camponeses definia as relações étnicas.
  • e) as identificações étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o massacre.

Question 9

Question
(UFC) Em tempos neoliberias, o processo de globalização, que interliga lugares, através da movimentação de pessoas, de valores, de capitais e de mercadorias, pode ocasionar situações que expõem a humanidade a condições de risco. Entre as mais graves e/ou sobre as tentativas de evitá-las, é possível destacar, de modo correto:
Answer
  • a) a difusão de preconceitos contra estrangeiros, pela crença de que as pessoas e os produtos vindos de fora são os responsáveis pelas crises da economia e pelo desemprego.
  • b) a transferência de doenças degenerativas pelos continentes, como as neoplasias, as doenças cardíacas, o Mal de Alzeimer, entre outras, até há poucos anos, típicas de países desenvolvidos.
  • c) a repercussão das crises, nas bolsas de valores, provocadas por conflitos armados, que têm efeitos semelhantes entre países ricos e pobres e entre pessoas de diferentes condições sociais.
  • d) a carência de água, provocada pelo seu consumo inadequado, que levou o mundo a adotar como forma de controle a racionalização e a privatização do seu uso.
  • e) o desequilíbrio na distribuição da população mundial, solucionável através da transferência de populações, possibilidade assegurada pelas políticas migratórias internacionais.

Question 10

Question
(FGV) Em 2004 a UNB instituiu um programa de política de ação afirmativa em seu vestibular. Posteriormente, também a UERJ inaugurou um programa semelhante e colocou este tema em evidência no debate nacional. Indique o item abaixo que melhor caracteriza uma política de ação afirmativa.
Answer
  • a) Política afirmativa consiste apenas na adoção de quotas de acesso a universidades, com o objetivo de eliminar a pobreza em determinadas regiões das áreas metropolitanas.
  • b) Uma política de ação afirmativa consiste em um tipo de seleção apoiada em critérios não discriminatórios e especialmente baseada no mérito acadêmico ou no desempenho escolar.
  • c) Política de ação afirmativa resume-se na adoção de cotas para o ingresso em universidades ou outras instituições de ensino, com o objetivo de garantir o amplo acesso de jovens negros às escolas públicas ou privadas.
  • d) Política de ação afirmativa consiste na adoção de critérios de seleção para o ingresso a instituições de ensino e postos de trabalho, com a finalidade de promover maior diversidade entre os alunos, especialmente com respeito a gênero, raça, origem social, orientação sexual e deficiência física.
  • e) Política de ação afirmativa resume-se à adoção do sistema de quotas. Tal sistema refere-se à definição de 30% das vagas universitárias para minorias e grupos étnicos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor
Quiz sobre globalização.
Idle Delilah
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Simulado Geografia
Marina Faria
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop