GeoQuiz 10 - 3º ANO 01

Description

GeoQuiz 10 - 3º ANO 01
Ivan"s Melo
Quiz by Ivan"s Melo, updated more than 1 year ago
Ivan"s Melo
Created by Ivan"s Melo over 8 years ago
2190
0

Resource summary

Question 1

Question
(CEDERJ) A GEOPOLÍTICA DO ESTADO Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas. Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado. Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:
Answer
  • Projeto Calha Norte.
  • Zona Franca de Manaus.
  • Programa Grande Carajás.
  • Rodovia Transamazônica.

Question 2

Question
(UFPE) A Zona da Mata nordestina foi palco, desde os primórdios do processo de colonização do país, para o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar o que persiste até os dias atuais. Que fatores contribuíram marcantemente para que essa atividade agrícola tenha se tornado tão importante na área? ( ) A parte oriental do Nordeste brasileiro era o espaço geográfico da colônia que se situava mais próxima da metrópole, facilitando assim o comércio marítimo. ( ) Essa zona fisiográfica possui um clima tropical úmido com chuvas de outono e de inverno que favorecem o cultivo desse produto agrícola. ( ) A existência local de uma floresta latifoliada subperenifólia contribuiu para o fornecimento de madeira destinada às construções urbanas e como fonte de energia. ( ) A área possui vastos espaços dominados por solos litólicos, excessivamente férteis, favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar e às lavouras de subsistência. ( ) Os rios volumosos e de caráter sazonal intermitente favoreciam o transporte fluvial para Olinda e Recife, de onde partiam os navios com o produto para a Europa.
Answer
  • V F V V F
  • F V V V F
  • V V V F F
  • F F F V V
  • V V V F V

Question 3

Question
(CEDERJ) OS QUATRO BRASIS Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades. SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado. A descrição dos aspectos geográficos mencionados individualiza o complexo regional denominado:
Answer
  • Centro-Sul.
  • Meio Norte.
  • Amazônia.
  • Nordeste.

Question 4

Question
(UERJ) (adaptado) O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca de melhores condições de vida. A existência de retirantes está associada fundamentalmente à seguinte característica da sociedade brasileira:
Answer
  • crescimento desordenado das áreas metropolitanas
  • disparidade econômica entre as regiões nacionais
  • retração produtiva dos setores industriais
  • expansão acelerada da violência urbana

Question 5

Question
(PUC-SP) Leia com atenção: “[...] todo espaço regional é fruto de uma história geológica, geomorfológica, pedológica e hidrológica, modificado por sucessivas formas de atividades antrópicas, às vezes bastante perturbadoras.” (Aziz Ab'Sáber. Escritos ecológicos. São Paulo: Lazuli Editora, 2006. P. 34) Segundo o autor, vários são os processos que formam o espaço regional. A partir do que ele diz, pode-se perceber, nas realidades regionais, que
Answer
  • a história dos processos naturais, embora marcada pelos tempos longos da natureza, tem menor importância na determinação dos quadros regionais.
  • uma região condensa em suas características a complexidade tanto dos fenômenos naturais, como da produção social do espaço.
  • por serem perturbadoras, especialmente quando mal planejadas, as ações humanas terminam dando o tom principal das características de uma região.
  • ações humanas como a urbanização e a modificação do curso dos rios, por exemplo, somente são importantes na forma de uma região, se forem perturbadoras.
  • numa região tropical, as ações humanas juntamente com os fenômenos geológicos são os principais elementos na constituição do perfil da região.
Show full summary Hide full summary

Similar

GeoQuiz 10 - 3º ANO 02
Ivan"s Melo
GeoQuiz 10 - 3º ANO 03
Ivan"s Melo
Regionalização brasileira
Matheus Cardoso8528
Região Sudeste
profmarceloabs
Geopolítica, Regionalização e Integração
Marcos Augusto
Quiz Território Brasileiro 7º ano
Carolina Foganholo
ApoGeo 10/11 - 3° Ano
Ivan Souza de Melo
Introdução ao pensamento geográfico
monyque bonadiman
As cinco principais categorias da geografia.
livia silva
Américas
Sofia Ayumi
Capítulo 1 Espaço, Um Conceito Chave da Geografia (Roberto Lobato Corrêa)
Katarina Praxedes