Prova de Custos Logísticos no Comércio Exterior

Description

Prova Custos Logísticos no Comércio Exterior Quiz on Prova de Custos Logísticos no Comércio Exterior, created by IMAPOR on 27/11/2015.
IMAPOR
Quiz by IMAPOR , updated more than 1 year ago
IMAPOR
Created by IMAPOR over 8 years ago
93
1

Resource summary

Question 1

Question
1. A logística tem grande importância na economia mundial e, numa escala global, forma bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida em países desenvolvidos. Isso se dá devido a diversos fatores, dentre eles
Answer
  • A) vantagem competitiva que alguns países têm em sua produtividade maior que outros, devido a alguma especialidade produtiva ou mesmo pela eficiência logística que ele pode aproveitar aumentando, assim, sua concorrência em relação a seus competidores.
  • B) a relação custo x benefício não, necessariamente, ser um fator-chave de estímulo ao comércio devido a logística.
  • C) maior sofisticação de seu desenvolvimento torna livre a troca de mercadoria.
  • D) igualdade produtiva entre países garante sistemas de transportes e armazenagem adequados.

Question 2

Question
As operações logísticas, quando se integram fortemente e sendo consideradas competências - chave, podem servir como base para obtenção de vantagens estratégicas. Entretanto, somente com a integração entre as áreas da empresa e entre estas e outras empresas, dentro do objetivo dos processos logísticos, levam ao melhor desempenho da logística.
Answer
  • A) Coordenação Inter organizacional, com planejamento e condução próprios de cada empresa participante do processo logístico.
  • B) Empresas prestadoras de serviço como armazenagem e transporte utilizando métodos próprios, não se submetendo a certos níveis de controles gerenciais.
  • C) A estrutura organizacional formal é suficiente para garantir o desempenho logístico integrado.
  • D) As operações logísticas fortemente integradas e com um desempenho integrado produzem melhores resultados que funções gerenciadas individualmente.

Question 3

Question
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals norte - americano, a logística é “(...) o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor(...)”. Considerando esses serviços e informações de forma associada, com foco na logística integrada, é CORRETO afirmar que
Answer
  • A) As funções da logística são combinadas entre as áreas operacionais de distribuição física, estoque e a fonte de informações.
  • B) Os ciclos de atividades são a principal unidade de análise da logística integrada, fornecendo perspectiva básica da dinâmica, interfaces e decisões combinadas para a criação de um sistema operacional.
  • C) Para se obter uma integração interna, devem ser coordenados somente os fluxos de gastos e informação entre as áreas.
  • D) Na logística moderna, busca-se a otimização global dos resultados, redução de custos e racionalização dos processos com foco na estocagem.

Question 4

Question
A logística integrada despontou no começo da década de 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionada principalmente pela revolução da tecnologia da informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição, consequência principalmente dos movimentos da produção enxuta e JIT. Pires e Musetti (2000) apresentam a logística integrada baseada em três visões: a visão estratégica, a visão gerencial e a operacional. Com base no exposto, é CORRETO considerar que essas visões num contexto de logística integrada buscam:
Answer
  • A) Destacar a integração dos processos, o comprometimento entre as gerências de logística e marketing/vendas e o inter-relacionamento entre as áreas financeira e contábil.
  • B) Integrar o abastecimento, a produção e a distribuição, comprometendo as gerências financeira e de produção.
  • C) Integrar os processos de abastecimento, distribuição e produção, dentro de uma visão gerencial de comprometimento entre as gerências de logística e de pessoal, destacando o negócio logístico e o estabelecimento de uma missão e inter-relacionamento somente entre as áreas operacionais.
  • D) Integrar processos de abastecimento, distribuição e produção com o comprometimento, numa visão gerencial, entre as gerências de logística e marketing/vendas, destacando o negócio logístico e seu relacionamento com a cadeia de suprimento.

Question 5

Question
Segundo Ballou (2000), “(...) a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam a facilitar o fluxo de produtos”. Considerando esta definição, temos como um dos papéis da logística nas empresas
Answer
  • A) Vencer o hiato de tempo/espaço entre matéria - prima, e seu transporte, com o foco na rentabilidade do cliente e seu bem - estar.
  • B) Visar a melhoria do nível de rentabilidade, sem integração de processos e controles efetivos.
  • C) Vencer tempo e distância por meio da otimização do transporte, estoque e armazenagem de produtos.
  • D) Disponibilizar as mercadorias na fábrica, economizando transporte e melhorando seu fluxo produtivo.

Question 6

Question
Segundo Arnold (1999) “(...) se o suprimento satisfizesse exatamente a demanda, haveria pouca necessidade de manter estoques. As mercadorias poderiam ser produzidas na mesma velocidade da demanda e nenhum estoque iria se acumular.” Sendo o propósito básico dos estoques o de separar o suprimento da demanda, é CORRETO afirmar que o estoque serve como um armazenamento intermediário entre:
Answer
  • A) Demanda dos vendedores e produtos semiacabados, produtos em processamento e a compra de componentes, exigências de uma operação e resultado da operação anterior.
  • B) Oferta e demanda, produtos acabados e a disponibilidade de componentes, peças e materiais necessários ao início da produção e fornecedores de materiais.
  • C) Demanda de clientes e produtos acabados, administração de processos, produtos estruturados e disponibilidade de compra de insumos.
  • D) Exigência de uma operação e início da operação anterior, custo e investimentos, demanda de clientes e produtos acabados.

Question 7

Question
“(...) O transporte logístico é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço do Cliente. (...) As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível” (FLEURY, WANKE, FIGUEIREDO, 2000, p.126). Na maior parte das indústrias, a atividade de transporte representa um dos elementos mais importantes na composição do custo logístico. Assim, a contratação de serviços de transporte deve buscar eficiência e qualidade com base em relacionamento de parceria. Considerando que um dos fatores de ganhos em competitividade é selecionar o modal de transporte, é CORRETO afirmar que
Answer
  • A) o melhor modal de transporte é aquele que atenda à escolha do vendedor, conforme sua disponibilidade e capacidade produtiva.
  • B) ao escolher o modal de transporte, deve ser considerado o tempo de produção, a urgência de escoamento e, principalmente, a proximidade com portos e pontos de fronteira.
  • C) a escolha do modal de transporte deve ser feita observando-se questões geográficas, obstáculos impostos pela natureza, disponibilidade do serviço de transporte e seus custos.
  • D) os tipos de equipamentos disponíveis na indústria e seu espaço de armazenagem são fatores decisivos para escolha do melhor modal de transporte.

Question 8

Question
A atividade de obtenção tem papel fundamental na logística, por sua grande representatividade no quesito de custos, visto que, se essa atividade não funcionar bem, poderemos ter um aumento expressivo no custo de aquisição o que poderá representar redução imediata da margem ou, caso a aquisição seja realizada em quantidades superiores as necessárias, teremos um aumento do custo de estoque. Ela é também essencial na manutenção dos níveis de serviço ao cliente, pois a demora ou a impossibilidade de aquisição de um item poderá gerar uma ruptura no estoque que causará o não atendimento do cliente no momento desejado. Considerando essas informações sobre a obtenção, é CORRETO afirmar que
Answer
  • A) A atividade de obtenção tem como grande missão planejar e programar as quantidades a adquirir, selecionar as fontes de suprimentos adequadas quanto às condições comerciais, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido e sistematicamente avaliar os processos de previsão, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • B) A atividade de obtenção tem como grande missão adquirir as quantidades necessárias, proveniente das fontes de suprimentos mais próximas à planta, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • C) A atividade de obtenção tem como grande missão planejar e programar as quantidades a adquirir, selecionar as fontes de suprimentos adequadas quanto às condições comerciais, qualidade e quantidade, preocupando-se em fazer o acompanhamento da entrega esporadicamente, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • D) A atividade de obtenção tem como grande missão adquirir as quantidades conforme o espaço em seu armazém, selecionar as fontes de suprimentos adequadas independentemente de condições comerciais, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido e avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.

Question 9

Question
O constante lançamento de novos produtos no mercado tem criado certa desordenação no meio produtivo, levando a canais de distribuição cada vez mais complexos. O Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento) busca a coordenação dos canais, interligando-os por meio de trocas de informações e cooperação, fato que só ocorre devido à boa utilização dos avanços dos meios de telecomunicações. Dentre as funções do SCM, é CORRETO destacar:
Answer
  • A) Atendimento ao cliente, administração de fluxo produtivo, desenvolvimento de novos produtos.
  • B) Administração de demandas, atendimento de pedidos, compras e suprimentos.
  • C) Administração de fluxo produtivo, compras e suprimentos e sistemas informacionais.
  • D) Redução de custos operacionais, a melhoria da produtividade e a diminuição dos tempos de ciclo.

Question 10

Question
(BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ª Ed.) A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços. Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição. PORQUE II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
  • E) As asserções I e II são proposições falsas.

Question 11

Question
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte da empresa. O frete, na maioria dos casos, absorve cerca de dois terços do gasto logístico e entre 9 e 10% do produto nacional bruto para a economia americana como um todo. Considerando este cenário, um perfeito sistema de transportes deve contribuir para:
Answer
  • A) Aumento da competição no mercado, gasto em escala na produção e competição no preço das mercadorias.
  • B) Aumento da competição no mercado, economia de escala na produção e redução dos preços das mercadorias.
  • C) Aumento da competição no mercado, produtividade variável e alta nos preços das mercadorias.
  • D) Aumento da competição no mercado, alto custo no processo produtivo e preços pouco competitivos.

Question 12

Question
“(...) O atual ambiente de negócios exige operações logísticas mais rápidas e de menor custo, capazes de suportar estratégias de marketing, gerenciar redes de fornecedores e clientes, e viabilizar práticas como Just-In-time. O fundamento básico do Cross-Docking é o roteamento dos produtos que vêm dos fornecedores para os consumidores sem estocagem. Por definição, o Cross-Docking é uma operação na qual os produtos são roteados aos seus destinos tão logo são recebidos em um armazém ou centro de distribuição”. Dentre as vantagens do Cross-Docking podemos citar:
Answer
  • A) Gerência nem sempre possui uma visão holística e orientada da cadeia de suprimentos e medo de stock-out pela ausência de estoque de segurança.
  • B) Requer sincronização entre os fornecedores e demanda, e diminuição do turn-over no CD.
  • C) Incremento da complexidade das entregas nas lojas e redução de custos.
  • D) Redução da área física necessária no CD e aumento do turn-over no CD.

Question 13

Question
Como o canal de distribuição que trata dos fluxos de produtos e informações na distribuição física, temos o canal de suprimento. As atividades identificadas no canal de suprimento são fundamentais para a administração de materiais, pois afetam a economia e a eficácia do movimento de materiais. Dentre as tarefas executadas pelo canal de suprimento, podemos considerar:
Answer
  • A) Transporte dos carregamentos até o local de destino da mercadoria e preservação de estoques.
  • B) Inicialização e transmissão dos pedidos de compras, recebimento dos materiais e manutenção dos estoques na planta.
  • C) Finalização dos pedidos de compras e transporte dos carregamentos até o local da fábrica.
  • D) Preservação dos estoques e finalização dos pedidos de compras.

Question 14

Question
Estabelecer os níveis de estoque e sua localização é parte do problema global do planejamento logístico. O objetivo do controle de estoque é otimizar o investimento em estoque, aumentando o uso dos meios internos da empresa, diminuindo as necessidades de capital investido. É importante destacar que todas as decisões tomadas sobre um dos tipos de estoque influenciarão os outros tipos. Dentre os objetivos a serem alcançados para melhoria do controle de estoque, é CORRETO destacar:
Answer
  • A) Balanceamento de custos de manutenção de estoques, de aquisição e de faltas, e objetivos de nível de serviço.
  • B) Balanceamento de compras de matéria prima, terceirização de estoques e aumento da disponibilidade de estoque conforme necessidade da área de marketing.
  • C) Previsão de demanda e das incertezas para buscar maiores quantidades de pedidos.
  • D) Objetivos de estoque e incremento dos custos de aquisição e manutenção dos estoques.

Question 15

Question
A especificação de um produto exige a coleta de informações que o definam totalmente: o seu conceito global, o seu pacote e o processo pelo qual o pacote será criado. As ideias para a geração do conceito global do produto podem ser originadas de fontes internas ou externas. São exemplos de fonte externa as
Answer
  • A) Análises das necessidades dos consumidores
  • B) Sugestões dos clientes
  • C) Sugestões do pessoal de vendas
  • D) Ideias do pessoal de P&D
  • E) Ideias do pessoal de atendimento ao consumidor

Question 16

Question
(Petrobras – técnico em Administração e Controle Junior) - Uma empresa produtora de motores tem de fazer uma previsão de compras de um componente cujas utilizações na produção dos últimos 6 meses foram, respectivamente, de 450, 500, 550, 500, 400 e 450 unidades. Que quantidade desse componente deve ser comprada para atender a demanda do próximo mês, levando-se em conta a inexistência de estoque e o método de média móvel quadrimestral?
Answer
  • A) 500
  • B) 550
  • C) 487
  • D) 475
  • E) 450

Question 17

Question
Uma empresa fabricante de peças para a indústria de petróleo, pelo histórico de fabricação, sabe que o nível de consumo da peça (XY-200) mantém uma oscilação média. Esse fabricante utiliza em suas previsões o cálculo da média ponderada exponencial e, por experiência própria, aplica um coeficiente de ajustamento de 0,3. No ano de 2008, a previsão de consumo era de 250 unidades e em 2009 o consumo foi de 220 unidades. Utilizando-se para os cálculos a expressão PP = [(Ra x @) + (1-@) x Pa)], onde Pa indica a previsão numa determinada época, Ra corresponde ao consumo num período determinado e @ representa o ajustamento exponencial, a previsão de consumo para o ano de 2010, em unidades por ano, está entre:
Answer
  • A) 210 e 220
  • B) 240 e 250
  • C) 270 e 280
  • D) 290 e 300
  • E) 310 e 320

Question 18

Question
O ponto de pedido de um determinado item de estoque é de 20.580 unidades, seu tempo de reposição é de 18 dias do consumo. O estoque de segurança é de 1.107 unidades. Calcule o consumo mensal deste produto, assinale a única alternativa correta.
Answer
  • A) 30.211/pç.
  • B) 33.045/pç.
  • C) 32.455/pç.
  • D) 31.358/pç.

Question 19

Question
A Cia. Distribuidora de Peças Ltda. distribui peças para oficinas de reparo de automóveis localizadas em grande área metropolitana. Embora se trate de um mercado competitivo, a Cia. Alonso gostaria de oferecer níveis de estoque adequados às oficinas atendidas, ao mesmo tempo em que deseja maximizar seus lucros. Ela é sabedora de que, à medida que aumenta a percentagem média de atendimentos aos clientes (nível de serviço), maior é seu custo de estoques. A fim de determinar a influência dos níveis de estoque no percentual de atendimento aos clientes, a Cia. fez um levantamento dos principais itens de seu estoque nos últimos seis meses. A partir dos dados apresentados nessa tabela, pode-se concluir que o maior lucro ocorrerá quando o nível de serviço for equivalente a:
Answer
  • A) 80%
  • B) 85%
  • C) 90%
  • D) 95%

Question 20

Question
Um Técnico de Suprimentos calculou os custos de reposição, de estoque e totais para um determinado item e montou a tabela a seguir.De acordo com a tabela, conclui-se que o Lote Econômico de Compra é:
Answer
  • A) 50
  • B) 400
  • C) 600
  • D) 800
  • E) 1000
Show full summary Hide full summary

Similar

KEE2
harrym
The Rate of Photosynthesis
Evangeline Taylor
GCSE Statistics
Felix Ulrich-Oltean
STUDY PLANNER IGCSE
Felixus
Psychology Exam review
emaw757
EEO Terms
Sandra Reed
Business Studies - KEY TERMS
Dani Whitrick
GCSE REVISION TIMETABLE
rebekahanne11
1PR101 2.test - Část 10.
Nikola Truong
Diseño de Software
Verny Fernandez
Účto Fífa 3/6
Bára Drahošová