1º Simulado INSS 2016

Description

Atenção!!! A prova terá início às 14 horas (horário de Brasília) e término às 18 horas (horário de Brasília). A prova contém 60 questões com duração de 4 horas. Cada questão só possui uma alternativa válida. Preencham o cartão resposta e encaminhem ao organizador do simulado.
Andressa Mattos
Quiz by Andressa Mattos, updated more than 1 year ago
Andressa Mattos
Created by Andressa Mattos over 8 years ago
212
8

Resource summary

Question 1

Question
Língua Portuguesa Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto abaixo. No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza. A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, centros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?” Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, a cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global − a cultura-mundo − que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradi- ções e línguas que lhes são próprias. Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet. Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes. O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford. A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura. (Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook) 1- Possuem os mesmos tipos de complemento os verbos grifados em:
Answer
  • a. (...) nossa época produz milagres todos os dias. // (...) o mito de que as humanidades humanizam.
  • b. Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio (...) // Um deles é o de Gilles Lipovetski (...)
  • c. A pós-modernidade destruiu o mito de que (...) // (...) nossa época produz milagres todos os dias.
  • d. Essa cultura de massas nasce com o predomínio (...) // (...) e nem sempre contribui para (...)
  • e. (...) as ciências podem prosperar nas proximidades (...) // A pós-modernidade destruiu o mito de que (...)

Question 2

Question
2- Depreende-se corretamente do texto:
Answer
  • a. A menção ao que seria cultura em sentido estrito estabelece uma diferença entre a noção de cultura de que parte o autor e aquela estabelecida pelo pensador Gilles Lipovetski.
  • b. A asserção de que o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo estabelece, no parágrafo, noção de finalidade.
  • c. Os pontos de interrogação das perguntas feitas no segundo parágrafo podem ser suprimidos por se tratar de perguntas retóricas.
  • d. A afirmação de que nossa época produz milagres todos os dias encontra respaldo no fato de que haveria hoje o predomínio da imagem e do som sobre a palavra.
  • e. O mito de que as humanidades humanizam justifica-se a partir do fato de que nem todas as classes sociais possuem acesso à tecnologia moderna, como a internet.

Question 3

Question
3- O autor do texto discorda dos pensadores citados ao afirmar que :
Answer
  • a. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes (...). (4º parágrafo)
  • b. (...) a publicidade e as modas (...) são um obstáculo à criação de indivíduos independentes. (5º parágrafo)
  • c. (...) o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo (...). (1º parágrafo)
  • d. Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra (...). (4º parágrafo)
  • e. Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas (...). (2º parágrafo)

Question 4

Question
4. (...) apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias. (3º parágrafo) (...) levando-os a todos os países... (4º parágrafo) ...os produtos deste são fabricados... (7º parágrafo) Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:
Answer
  • a. indivíduos − filmes − tempo presente
  • b. diferentes tradições e línguas − filmes − entretenimento de hoje
  • c. diferentes tradições − países − passado
  • d. línguas − Hollywood − entretenimento de hoje
  • e. indivíduos − países − passado

Question 5

Question
5- Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, está em:
Answer
  • a. Não se consideraria, nos dias de hoje, como sendo cultura, aqueles produtos culturais que não sejam divertidos.
  • b. A crença de que um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades seria garantido por uma educação liberal é sustentada por muitos filósofos otimistas.
  • c. Dado os custos destrutivos do progresso, o mito segundo o qual as humanidades humanizam foi destruída pela pós-modernidade.
  • d. As características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica, procurou se definir em numerosos trabalhos.
  • e. Um individualismo extremo fora desenvolvido pela cultura planetária, embora as modas impostas pelos produtos culturais de nosso tempo configure-se como obstáculo a indivíduos independentes.

Question 6

Question
6- Substituindo-se o elemento grifado pelo que se encontra entre parênteses, o sinal indicativo de crase deverá ser acrescentado em:
Answer
  • a. ... que uma educação liberal, ao alcance de todos... (dispor de todos) (2º parágrafo)
  • b. ... por meio dos quais se transmitem as humanidades... − (ciências humanas) (2ºparágrafo)
  • c. ... a todas as camadas sociais. − (qualquer classe social) (4º parágrafo)
  • d. ... se nos referimos a coisas completamente diferentes... − (uma coisa completamente diferente) (6º parágrafo)
  • e. ... são um obstáculo a indivíduos independentes. (criação de indivíduos independentes) (5º parágrafo)

Question 7

Question
7. Sem que nenhuma outra modificação seja feita, mantêm-se a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, substituindo-se
Answer
  • a. amiúde por “mormente” (1º parágrafo)
  • b. Contudo por “dado que” (5º parágrafo)
  • c. Mas por “Embora” (1º parágrafo)
  • d. ao passo que por “enquanto” (7º parágrafo)
  • e. Tal por “Tamanha” (5º parágrafo)

Question 8

Question
Para responder a questão considere o texto abaixo. Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo. A janela iluminada noite adentro isola o leitor da realidade da rua, que é o sumidouro da vida subjetiva. Árvores ramalham. De vez em quando passam passos. Lá no alto estrelas teimosas namoram inutilmente a janela iluminada. O homem, prisioneiro do círculo claro da lâmpada, apenas ligado a este mundo pela fatalidade vegetativa do seu corpo, está suspenso no ponto ideal de uma outra dimensão, além do tempo e do espaço. No tapete voador só há lugar para dois passageiros: leitor e autor. O leitor ingênuo é simplesmente ator. Quero dizer que, num folhetim ou num romance policial, procura o reflexo dos seus sentimentos imediatos, identificando-se logo com o protagonista ou herói do romance. Isto, aliás, se dá mais ou menos com qualquer leitor, diante de qualquer livro; de modo geral, nós nos lemos através dos livros. Mas no leitor ingênuo, essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse pelo livro como obra de arte. Pouco importa a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor. Quer divertir-se, esquecer as pequenas misérias da vida, vivendo outras vidas desencadeadas pelo bovarismo da leitura. E tem razão. Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas que, não encontrando desimpedido o caminho estreito da ação, tentam fugir pela estrada larga do sonho. Assim éramos nós então, por não sabermos ler nas entrelinhas. E daquela primeira fase de educação sentimental, que parecia inevitável como as espinhas, passava quase sempre o jovem monstro para uma crise de hipercrítica. Devido à necessidade de um restabelecimento de equilíbrio, o excesso engendrava o excesso contrário. A pouco e pouco os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas. Dava-se uma verdadeira subversão de valores na escala da sensibilidade e a fantasia comprazia-se em derrubar os antigos ídolos. Formava-se muitas vezes, coincidindo com manifestações mórbidas que são do domínio da psicanálise, um pedantismo da clarividência, tão nocivo como a intemperança imaginosa ou sentimental, e talvez mais ingênuo, pois refletia um ressentimento de namorado ainda ferido nas suas primeiras ilusões. (Adaptado de: MEYER, Augusto. “Do Leitor”, In: À sombra da estante, Rio de Janeiro, José Olympio, 1947, p. 11-19) 8- Infere-se, corretamente, que o autor do texto
Answer
  • a. exemplifica os modos de ler um livro mediante as reações que diferentes enredos provocam nos leitores, de maneira a nos fazer compreender a harmonia da arte entre dois extremos de conduta.
  • b. compara duas fases do leitor a duas fases da adolescência, ressaltando a ingenuidade que caracteriza ambas, pois, cada uma a seu modo, não se atêm a características artísticas do livro.
  • c. descreve, mediante metáforas e comparações, as reações dos leitores que se debruçam, um de modo crítico, outro ingênuo, sobre os aspectos artísticos de romances da mesma natureza.
  • d. traça o amadurecimento do leitor que, de ingênuo e romântico, passa a perceber nos livros os componentes afeitos à realidade e, assim, a preferir os de maior aprimoramento artístico.
  • e. mostra a importância da arte na formação de leitores que, por seu intermédio, tornam-se capazes de distinguir aspectos fantasiosos de outros mais realistas, o que passa a interferir diretamente em seu juízo crítico.

Question 9

Question
9- O segmento que expressa causa está sublinhado em:
Answer
  • a. Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas que, não encontrando desimpedido o caminho (...). (3º parágrafo)
  • b. Dava-se uma verdadeira subversão de valores na escala da sensibilidade (...). (4º parágrafo)
  • c. (...) éramos nós então, por não sabermos ler nas entrelinhas. (4º parágrafo)
  • d. E daquela primeira fase de educação sentimental (...) passava quase sempre o jovem monstro (...). (4º parágrafo)
  • e. Isto, aliás, se dá mais ou menos com qualquer leitor, diante de qualquer livro (...). (2º parágrafo)

Question 10

Question
10. Na frase “Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo”, os elementos sublinhados têm, respectivamente, a mesma função que os sublinhados em:
Answer
  • a. (...) um ressentimento de namorado ainda ferido nas suas primeiras ilusões.
  • b. (...) os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas.
  • c. (...) essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse(...)
  • d. (...) o excesso engendrava o excesso contrário.
  • e. (...) de modo geral, nós nos lemos através dos livros.

Question 11

Question
11. Atente para as seguintes afirmações. I – Em “Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas que, não encontrando desimpedido o caminho estreito da ação (...)” (3º parágrafo), as formas verbais “Há” e “encontrando” têm o mesmo sujeito. II – Na frase “Pouco importa a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor” (3º parágrafo), o verbo pode, indiferentemente, ser flexionado no singular ou no plural. III – Em “Formava-se muitas vezes, coincidindo com manifestações mórbidas (...)” (4º parágrafo) pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após “Formava-se”, sem prejuízo para a correção e o sentido. Está correto o que consta APENAS em :
Answer
  • a. I e III.
  • b. I e II.
  • c. III.
  • d. II e III.
  • e. II.

Question 12

Question
12. No segmento “(...) procura o reflexo dos seus sentimentos imediatos, identificando-se logo com o protagonista ou herói do romance” (2º parágrafo), de acordo com o contexto, pode-se substituir a expressão sublinhada por:
Answer
  • a. porque se identifica
  • b. caso se identifique
  • c. à medida que se identifica
  • d. posto que se identifique
  • e. de modo a identificar-se

Question 13

Question
13. O segmento que pode ser transposto para a voz passiva encontra-se em:
Answer
  • a. “(...) de modo geral, nós nos lemos através dos livros.”
  • b. “O leitor ingênuo é simplesmente ator.”
  • c. “Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas (...).”
  • d. “(...) educação sentimental, que parecia inevitável como as espinhas (...).”
  • e. “De vez em quando passam passos.”

Question 14

Question
14. (...) esquecer as pequenas misérias da vida (...) Quero dizer que, num folhetim ou num romance (...) (...) os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas. Com as alterações necessárias, na ordem dada, os complementos verbais dos segmentos acima são corretamente substituídos por pronomes em:
Answer
  • a. esquecer-lhes − dizê-los − perdiam-no
  • b. esquecer-lhes − dizer-lhes − perdiam-lhes
  • c. esquecê-las − dizê-lo − perdiam-no
  • d. esquecê-la − dizê-los − perdiam-nos
  • e. esquecê-las − dizer-lhes − perdiam-no

Question 15

Question
RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Considere verdadeiras as afirmativas: Se não fui ao mercado, então não fiz compras. Comprei creme e sabonete. Ou comprei queijo ou comprei iogurte. Comprei cereal ou comprei pão. A partir dessas afirmações, pode-se concluir que :
Answer
  • a. fui ao mercado e comprei sabonete.
  • b. não comprei nem queijo nem iogurte.
  • c. não fui ao mercado.
  • d. só comprei creme.
  • e. não comprei cereal nem pão.

Question 16

Question
2. “Se vou ao shopping, então faço compras”. Supondo verdadeira a afirmação anterior, e a partir dela, pode-se concluir que :
Answer
  • a. só posso fazer compras em um lugar específico.
  • b. sempre que vou ao shopping compro alguma coisa.
  • c. para fazer compras, preciso ir ao shopping.
  • d. posso ir ao shopping e não fazer compras.
  • e. somente vou ao shopping.

Question 17

Question
3. O número que corresponde ao resultado da expressão numérica é igual a:
Answer
  • a. 7/18.
  • b. 5/9.
  • c. 13/36
  • d. 3
  • e. 1.

Question 18

Question
4. Um investidor inicia seus negócios com um valor x. Após um mês, faz a 1ª apuração e verifica que perdeu 20% de seu valor inicial. Após outro mês, faz a 2ª operação e verifica que perdeu 30% do valor da 1ª apuração. Após o 3º mês, faz a 3ª apuração e verifica que havia recuperado 10% do valor que tinha no momento da 2ª apuração. Após esses três meses, no momento da 3ª apuração, esse investidor verificou que já perdera, em relação ao valor inicial x, uma parte correspondente, em %, a :
Answer
  • a. 60.
  • b. 40.
  • c. 56.
  • d. 61,6.
  • e. 38,4.

Question 19

Question
5. A idade do irmão mais novo está para 3, assim como a idade do irmão mais velho está para 4. A idade do irmão mais velho está para 2, assim como a idade do pai está para 11. O pai tinha 36 anos quando nasceu o filho mais velho. essa maneira a diferença de idade entre esses dois irmãos é, em anos, igual a :
Answer
  • a. 1.
  • b. 5.
  • c. 3.
  • d. 2.
  • e. 4.

Question 20

Question
6. O primeiro múltiplo de 7 que é maior que 1000 é também múltiplo de :
Answer
  • a. 11 e de 19.
  • b. 19 e de 13.
  • c. 11 e de 13.
  • d. 19 e de 23.
  • e. 23 e de 11.

Question 21

Question
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Nos termos da Lei n. 8.666/1993, as obras, serviços e compras efetuadas pela Administração pública serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala. O Estado do Rio Grande do Sul pretende executar obra, parcelada nos termos da afirmativa anterior. Nesse caso, a cada etapa ou conjunto de etapas da obra, há de corresponder
Answer
  • a. uma única licitação, obrigatoriamente na modalidade tomada de preços.
  • b. licitação distinta, sempre na modalidade tomada de preços.
  • c. uma única licitação, obrigatoriamente na modalidade concorrência.
  • d. uma única licitação, preservada a modalidade pertinente para a execução do objeto.
  • e. licitação distinta, preservada a modalidade pertinente para a execução do objeto.

Question 22

Question
2. Moisés, servidor público federal, praticou ato administrativo por delegação, sendo o ato originalmente de competência de seu superior hierárquico, o servidor público federal Robson. Robson delegou a prática do ato por ser conveniente, em razão de circunstâncias de índole jurídica. Nos termos da Lei n. 9.784/1999, o ato administrativo considerar-se-á editado por :
Answer
  • a. Moisés.
  • b. nenhum dos servidores, e sim pelo órgão a que pertencem.
  • c. nenhum dos servidores, e sim pela pessoa jurídica a que pertencem.
  • d. Robson.
  • e. quaisquer dos servidores.

Question 23

Question
3. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a Juliano, servidor público federal ocupante de cargo efetivo, licença para o trato de assuntos particulares pelo prazo de três anos, sem remuneração. No curso da aludida licença, especificamente durante o período de um ano, Juliano participou da gerência de sociedade privada. No desempenho das atividades de gerência, foi devidamente observada a legislação sobre conflito de interesses. Nos termos da Lei n. 8.112/1990, a conduta de Juliano é :
Answer
  • a. admissível, apenas, no caso de participação no conselho de administração de empresa em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social.
  • b. vedada, pois a gerência em questão deve ser exercida pelo prazo máximo de seis meses.
  • c. admissível na situação narrada no enunciado.
  • d. vedada, pois a lei expressamente proíbe, em qualquer hipótese, a gerência de sociedade privada por servidor público federal.
  • e. vedada, sendo possível, apenas, na hipótese de licença por motivo de doença em pessoa da família.

Question 24

Question
4. Considere: I – Convocação de Ministro de Estado por Comissão do Senado Federal para prestar, pessoalmente, informações sobre o tema da demarcação de terras indígenas. II – Controle administrativo sobre órgãos da Administração Direta. Acerca do Controle da Administração pública, os itens I e II correspondem, respectivamente, a controle
Answer
  • a. legislativo de natureza política e controle administrativo interno decorrente do poder de tutela da Administração pública.
  • b. legislativo de natureza política e controle administrativo interno decorrente do poder de autotutela da Administração pública.
  • c. administrativo de natureza política e controle administrativo interno decorrente do poder de tutela da Administração pública.
  • d. legislativo de natureza financeira e controle administrativo externo decorrente do poder de autotutela da Administração pública.
  • e. administrativo de natureza política e controle administrativo externo decorrente do poder de tutela da Administração pública.

Question 25

Question
5. Em determinado pregão, foi declarada vencedora do certame a empresa “W Construções S.A.”. No entanto, a aludida empresa, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrou o respectivo contrato. Nesse caso e nos termos da Lei n. 10.520/2002,
Answer
  • a. o pregoeiro examinará as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma oferta que atenda ao edital, sendo então o respectivo licitante declarado vencedor.
  • b. deverá ser contratada, por inexigibilidade de licitação, a empresa que detém a proposta mais vantajosa ao interesse público.
  • c. o pregoeiro deverá anular a licitação e promover um novo certame, respeitando-se, assim, os princípios que regem as licitações, sobretudo, o princípio da competitividade.
  • d. deverá ser contratada, por dispensa de licitação, a empresa que detém a proposta mais vantajosa ao interesse público.
  • e. o pregoeiro deverá intimar coercitivamente a empresa “W Construções S.A.” a fim de celebrar o contrato, sendo-lhe imposta, desde já, sanções administrativas pelo ocorrido.

Question 26

Question
6. Tales, servidor público federal, praticou ato administrativo discricionário. Felipe, administrado, inconformado com o aludido ato, interpôs recurso e o ato está sob apreciação da autoridade hierarquicamente superior a Tales. Entretanto, após a interposição do recurso, Tales decide revogar o ato praticado. Na hipótese narrada, Tales
Answer
  • a. ou seu superior podem revogar o ato, independentemente do recurso interposto por Felipe.
  • b. poderá revogar o ato a qualquer tempo, sendo o único competente para tanto.
  • c. poderá revogar o ato até o momento imediatamente posterior ao julgamento do recurso.
  • d. não poderá revogar o ato, pois já exauriu sua competência relativamente ao objeto do ato.
  • e. jamais poderá revogar o ato, pois atos administrativos discricionários não são passíveis de revogação.

Question 27

Question
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Determinada entidade da Administração pública federal mantém, em sua estrutura, órgão de controle interno, com a finalidade, entre outras, de comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da entidade. No exercício de suas atribuições, os integrantes do referido órgão de controle deparam-se com irregularidade na execução de um contrato específico de prestação de serviços, da qual é dada ciência ao Tribunal de Contas da União (TCU), que, a seu turno, determina, de imediato, a sustação da execução contratual. Nesta hipótese, considerada a disciplina constitucional da matéria,
Answer
  • a. o órgão de controle interno poderia, efetivamente, possuir atribuição de avaliação de atos e contratos quanto à legalidade e eficiência, conforme expressa previsão constitucional, mas seus integrantes não possuem legitimidade para dar ciência de eventuais irregularidades ao TCU.
  • b. o órgão de controle interno não poderia possuir atribuição de avaliação de atos e contratos quanto à legalidade e eficiência, por se tratar de critérios restritos ao sistema de controle externo, exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do TCU.
  • c. os integrantes do órgão de controle interno não poderiam ter dado ciência da irregularidade ao TCU, dado que somente possuem legitimidade para tanto partido político, associação ou sindicato.
  • d. o TCU não poderia ter determinado a sustação da execução contratual, por se tratar de ato de competência do Congresso Nacional, a quem compete, ademais, solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.
  • e. os integrantes do órgão de controle interno deveriam, efetivamente, ter dado ciência da irregularidade ao TCU, sob pena de responsabilidade solidária, possuindo, de fato, o TCU competência para determinar de imediato a sustação da execução contratual.

Question 28

Question
2. Considere as seguintes situações: I – Após sete anos de exercício da função, em primeiro grau, um juiz perde o cargo, mediante sentença judicial transitada em julgado. II – É determinada a remoção de certo magistrado, contrariamente à sua vontade, por motivo de interesse público, conforme decisão do voto da maioria absoluta do tribunal a que pertence. III – Determinado magistrado, membro de Tribunal de Justiça estadual, sofre redução em seu subsídio mensal, a fim de que este seja adequado ao valor fixado para o do Governador do Estado. Seria incompatível com a Constituição da República, por infringir garantia que esta expressamente outorga aos juízes, o que consta em
Answer
  • a. I, II e III.
  • b. I, apenas.
  • c. I e II, apenas.
  • d. II e III, apenas.
  • e. III, apenas.

Question 29

Question
3. Nos termos da Constituição da República, exige-se ordem judicial para
Answer
  • a. extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.
  • b. efetuar a prisão de alguém em flagrante delito.
  • c. utilização, no processo, de provas obtidas por meios ilícitos.
  • d. entrar na casa de um indivíduo, sem seu consentimento, exceto para prestar socorro.
  • e. quebra do sigilo das comunicações telefônicas, para fins de investigação criminal

Question 30

Question
4. Possui previsão constitucional expressa a regra do processo legislativo segundo a qual
Answer
  • a. as leis complementares serão discutidas e votadas em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovadas se obtiverem, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
  • b. a matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante requerimento da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.
  • c. a Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • d. caberá à comissão mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão conjunta, pelas Casas do Congresso Nacional.
  • e. o veto do Presidente da República a projeto de lei será apreciado pelo Congresso Nacional, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto.

Question 31

Question
NOÇÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1. O motorista da empresa Della S/A chocou seu veículo contra um automóvel particular da família Santos, tendo lhe causado ferimentos e afastamento do serviço. A cuidadora de criança, que estava sentada no banco traseiro do veículo particular da família Santos também se feriu no acidente. O motorista e a cuidadora de crianças requerem à autarquia previdenciária, o benefício do acidente de trabalho. Neste caso,
Answer
  • a. a cuidadora de criança tem direito apenas ao benefício da assistência social.
  • b. ambos, o motorista e a cuidadora de criança, têm direito ao benefício, pois são segurados obrigatórios da Previdência Social.
  • c. ambos, o motorista e a cuidadora de criança têm direito ao benefício, pois o acidente foi enquadrado como sendo por culpa recíproca.
  • d. somente a cuidadora de criança tem direito ao benefício, pois está a serviço de uma família.
  • e. somente o motorista tem direito ao benefício, pois é empregado da empresa Della.

Question 32

Question
2. Maria Cipriana já pagou mais de 120 (cento e vinte) contribuições mensais, ininterruptas, à Previdência Social. Encontra-se cadastrada no órgão próprio do Ministério do Trabalho e Emprego. Maria está desempregada de forma involuntária há dezoito meses. Em face desta situação, Maria Cipriana
Answer
  • a. deverá contribuir por mais 3 meses para continuar na qualidade de segurada.
  • b. não ostenta mais a qualidade de segurada da Previdência Social.
  • c. continua na condição de segurada por mais 18 meses.
  • d. continua na condição de segurada por mais 36 meses.
  • e. deverá contribuir por mais 6 meses para continuar na qualidade de segurada.

Question 33

Question
3. Nelmar da Silva apresentou, junto à autarquia previdenciária, pedido de aposentadoria por invalidez, sob o fundamento de incapacidade permanente e insuscetível de reabilitação. No entanto, incorreu na interrupção da contribuição previdenciária, por 7 anos, antes do início da alegada incapacidade, porque parou de trabalhar e de contribuir para a previdência. Neste caso, para que Nelmar tenha direito ao benefício da concessão da aposentadoria por invalidez,
Answer
  • a. não é necessária nenhuma contribuição, pois Nelmar não perdeu a qualidade de segurado.
  • b. são necessárias contribuições individuais por 12 meses.
  • c. são necessárias contribuições individuais por 8 meses.
  • d. são necessárias contribuições individuais por 6 meses.
  • e. são necessárias contribuições individuais por 4 meses.

Question 34

Question
4. Sobre as Leis n. 8.213/1991 e 8.212/1991, considere: I – Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho. II – A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social e, entre seus princípios, encontra-se seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. III – Equipara-se ao empregador rural pessoa física o consórcio simplificado de produtores rurais, formado pela união de produtores rurais pessoas físicas, que outorgar a um deles poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para prestação de serviços, exclusivamente, aos seus integrantes, mediante documento registrado em cartório de títulos e documentos. IV – A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas. V – O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo máximo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente. Está correto o que consta APENAS em:
Answer
  • a. I, II, III e IV.
  • b. I, III e IV.
  • c. I, II, IV e V.
  • d. III, IV e V.
  • e. II e III.

Question 35

Question
5. Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
Answer
  • a. universalidade da cobertura e do atendimento, de modo.
  • b. prevalência dos benefícios e serviços às populações rurais.
  • c. seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
  • d. irredutibilidade do valor dos benefícios.
  • e. equidade na forma de participação no custeio.

Question 36

Question
6. No tocante à Previdência Social, é correto afirmar que
Answer
  • a. é organizada sob a forma de regime especial e observa critérios que preservem o equilíbrio financeiro.
  • b. é descentralizada, de caráter facultativo.
  • c. tem caráter complementar e autônomo.
  • d. baseia-se na constituição de reservas que garantam o benefício contratado.
  • e. é contributiva, de caráter obrigatório.

Question 37

Question
7. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá a I – proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário; II – proteção à maternidade, não incluída a proteção a gestante, paternidade e a infância; III – cobertura de eventos de doença, invalidez, morte excetuada a idade avançada; IV – salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de qualquer renda; V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
Answer
  • a. as assertivas I e III estão corretas.
  • b. as assertivas III e V estão corretas.
  • c. as assertivas II e IV estão corretas.
  • d. as assertivas II e V estão corretas.
  • e. as assertivas I e IV estão corretas.

Question 38

Question
8. Nos termos da Constituição Federal, são objetivos do Poder Público, ao organizar a seguridade social, exceto:
Answer
  • a. Equidade na forma de participação no custeio.
  • b. Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
  • c. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas, rurais e indígenas.
  • d. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
  • e. Irredutibilidade do valor dos benefícios.

Question 39

Question
9. Assinale a opção correta entre as assertivas abaixo relacionadas à organização e princípios constitucionais da Seguridade Social.
Answer
  • a. Diversidade da base de financiamento é objetivo da Seguridade Social.
  • b. O valor dos benefícios pode ser diminuído gradativamente.
  • c. Pode haver benefícios maiores para a população urbana em detrimento da rural.
  • d. A gestão da Seguridade Social é ato privativo do Poder Público.
  • e. Os serviços previdenciários devem ser sempre o mesmo, independente do destinatário.

Question 40

Question
10. A saúde é de relevância pública e sua organização obedecerá a princípios e diretrizes, na forma da Lei n. 8.212/1991. Assinale a alternativa correta no que se refere a esses princípios e diretrizes.
Answer
  • a. Participação da iniciativa privada na assistência à saúde, obedecidos os preceitos constitucionais.
  • b. Centralização, com direção única na esfera do Governo Federal.
  • c. Participação da comunidade na gestão, no acompanhamento e não na fiscalização das ações e serviços de saúde.
  • d. Provimento das ações e serviços através de rede nacional e hierarquizada, integrados em sistema único.
  • e. Atendimento seletivo e parcial, com prioridade para as atividades preventivas.

Question 41

Question
11. Tendo em vista os princípios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção incorreta.
Answer
  • a. Diversidade da base de financiamento.
  • b. Universalidade da cobertura e do atendimento.
  • c. Equidade na forma de participação no custeio.
  • d. Irredutibilidade do valor dos benefícios e serviços.
  • e. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Question 42

Question
12. (ESAF/ AUDITOR DO TRABALHO/ 2009) A saúde integra o tópico da Constituição Federal que trata da Ordem Social. A saúde é um direito de todos e dever do Estado. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. Sobre a saúde, é correto afirmar que
Answer
  • a. lei federal disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, vedada a previsão de piso salarial nacional.
  • b. o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias são previstos na Constituição. Tais regimes e regulamentações são suficientes para garantir as prerrogativas das duas classes, por tratar-se de um comando normativo constitucional autoaplicável.
  • c. lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.
  • d. lei complementar disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, vedada a previsão de piso salarial nacional.
  • e. os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sem processo seletivo público, nas condições previstas na Constituição Federal, avaliando-se as circunstâncias, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para a sua atuação.

Question 43

Question
13. No âmbito da Seguridade Social, com sede na Constituição Federal/88 (art. 194), podemos afirmar:
Answer
  • a. A seguridade social compreende um conjunto de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos à saúde, à vida, à previdência e à assistência social.
  • b. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência, à vida e à assistência social.
  • c. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
  • d. A seguridade social compreende um conjunto de ações dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
  • e. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos constituídos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e a assistência social.

Question 44

Question
14. Segundo dispõe o art. 196, da CF/88, a saúde é direito de todos e dever do Estado. Diante dessa premissa, assinale a opção que está correta.
Answer
  • a. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, sem a participação da comunidade.
  • b. O acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação constitui garantia constitucional.
  • c. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, da CF/88, com recursos exclusivamente do orçamento, da seguridade social, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
  • d. As ações e serviços de saúde não são de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, com a execução inclusive através de terceiros.
  • e. Independe de lei complementar a instituição de normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.

Question 45

Question
15. Em que pesem os inúmeros avanços alcançados após a promulgação da Constituição Federal de 1988, especialmente com a estruturação do modelo de seguridade social, o Brasil mantém, ainda, resquícios de desigualdade, que podem ser observados, por exemplo, pela existência de benefícios distintos para os trabalhadores urbanos em detrimento dos rurais.
Answer
  • True
  • False

Question 46

Question
16. A seguridade social brasileira, apesar de ser fortemente influenciada pelo modelo do Estado do bem-estar social, não abrange todas as políticas sociais do Estado brasileiro.
Answer
  • True
  • False

Question 47

Question
17. A instituição de alíquotas ou bases de cálculos diferentes, em razão da atividade econômica ou do porte da empresa, entre outras situações, apesar de, aparentemente, infringir o princípio tributário da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da equidade na forma de participação no custeio da seguridade social.
Answer
  • True
  • False

Question 48

Question
18. A grande preocupação com os hipossuficientes tem sido característica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alteração, no texto constitucional, de garantias para inclusão dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho doméstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuição, alíquotas e prazos de carência inferiores.
Answer
  • True
  • False

Question 49

Question
19. As gerências executivas são órgãos descentralizados da estrutura administrativa do INSS; entretanto a escolha e a nomeação dos gerentes executivos são feitas diretamente pelo ministro da Previdência Social sem necessidade de observação a critérios especiais de seleção.
Answer
  • True
  • False

Question 50

Question
20. A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros - SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros - permanecem a cargo do INSS.
Answer
  • True
  • False

Question 51

Question
ÉTICA 1. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integrar à vida particular de cada agente público, que é entendido como aquele que
Answer
  • a. cumpre estágio probatório, ocupa cargo estável, efetivo ou cargo em comissão da Administração Direta.
  • b. exerce atividade pública remunerada na Administração Direta e Autarquias.
  • c. por força de lei ou por qualquer ato jurídico preste serviço permanente, temporário, eventual ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, para a Administração Pública
  • d. exerce atividade pública remunerada na Administração Pública, exceto nas empresas de economia mista e empresas públicas.
  • e. exerce atividade pública remunerada pelo erário na Administração Pública.

Question 52

Question
2. Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A respeito da ética, considere: I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o serviço público. II – O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. III – A moralidade na Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, não devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. IV – A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. V – O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, embora, como cidadão, seja parte integrante da sociedade. Está correto o que se afirma APENAS em:
Answer
  • a. I, II e IV.
  • b. I, III e IV.
  • c. II, III e IV.
  • d. II, IV e V.
  • e. III, IV e V.

Question 53

Question
3. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim terá que decidir principalmente entre
Answer
  • a. o oportuno e o inoportuno.
  • b. o conveniente e o inconveniente.
  • c. o justo e o injusto.
  • d. o ilegal e o legal.
  • e. o honesto e o desonesto.

Question 54

Question
4. O código de conduta da alta administração pública dispõe que:
Answer
  • a. os padrões éticos da autoridade pública são exigidos na relação entre suas atividades públicas e privadas, de modo a prevenir eventuais conflitos de interesse.
  • b. a autoridade pública pode participar de seminários, congressos e eventos semelhantes, mantendo sigilo a respeito da sua eventual remuneração.
  • c. as divergências entre autoridades públicas serão resolvidas publicamente, proporcionando total transparência sobre os fatos a que tenham dado motivo.
  • d. após deixar o cargo, a autoridade pública poderá, sem período de interdição, prestar consultoria a sindicato ou entidade de classe.
  • e. a boa imagem e reputação do administrador público devem ser divulgadas externamente pelas chefias e mantidas em qualquer circunstância.

Question 55

Question
5. Ao Deputado acusado de alguma das infrações tipificadas no Código de Ética Parlamentar é assegurado um procedimento disciplinar no qual será respeitado o contraditório e a ampla defesa. No caso de perda do mandato por perda ou suspensão de direitos políticos será aplicado o Procedimento Disciplinar
Answer
  • a. Ordinário.
  • b. Especial.
  • c. Sumário.
  • d. Simplificado.
  • e. Extraordinário.

Question 56

Question
NOÇÕES DE INFORMÁTICA 1. No Microsoft PowerPoint 2010, em português, no modo de visualização Normal é mostrado um painel à esquerda onde são exibidos os slides em miniatura, enquanto no centro da janela, aparece o slide atual em edição. As opções para inserir novo slide, duplicar slide ou excluir slide estão disponíveis clicando-se
Answer
  • a. com o botão direito do mouse sobre um dos slides em miniatura no painel da esquerda.
  • b. no grupo Opções da guia Slides.
  • c. no grupo Gerenciador de Slides da guia Ferramentas.
  • d. com o botão direito do mouse sobre o slide em edição no centro da tela.
  • e. na guia Página Inicial.

Question 57

Question
2. As apresentações feitas em PowerPoint ou programa equivalente utilizam
Answer
  • a. projetor multimídia.
  • b. flip chart.
  • c. retroprojetor.
  • d. televisão.
  • e. diapositivos.

Question 58

Question
3. Quando há a necessidade de se fazer a impressão de uma apresentação elaborada com o Microsoft Power Point, há diferentes opções no que se refere ao Intervalo de Impressão. Uma dessas opções é
Answer
  • a. Último slide.
  • b. Slide atual.
  • c. Primeira metade.
  • d. Primeiro slide.
  • e. 4 Primeiros Slides.

Question 59

Question
4. O nome de domínio indica o grupo de computadores que será acessado por intermédio daquele nome. É correto afirmar que, de modo geral, o URL tem no seu formato
Answer
  • a. Nome do Arquivo – Protocolo – Browser.
  • b. Protocolo – Tipo de Servidor – Nome de domínio.
  • c. Protocolo – Browser – Endereço de IP.
  • d. Nome de domínio – Nome do Arquivo – Extensão do Arquivo.
  • e. Nome do Diretório – Nome do Arquivo – Extensão do Arquivo.

Question 60

Question
5. Compartilhar uma impressora requer algumas etapas. Primeiro deve-se ativar o compartilhamento de arquivos e impressoras e, em seguida, será necessário compartilhar a impressora. No sistema operacional Windows 7, em dispositivos e impressoras o procedimento correto para adicionar uma impressora é clicar em
Answer
  • a. Personalizar uma impressora, depois em Personalizar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth e clicar na impressora compartilhada/Avançar.
  • b. Instalar uma impressora, depois em Instalar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth, clicar na impressora compartilhada/Avançar.
  • c. Configurar uma impressora, depois em configurar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth e clicar na impressora compartilhada/Avançar.
  • d. Adicionar uma impressora, depois em Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth e clicar na impressora compartilhada/Avançar.
  • e. Iniciar uma impressora, depois em Iniciar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth e clicar na impressora compartilhada/Avançar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado INSS 2016
r.zimmermann
Questões - Direito Constitucional
Bruno Santos
Direito Administrativo-Bloco 01-Quiz
Jack Learner
TJDF - 2019
Beatriz Almeida
Língua Portuguesa...
Flávio Lugan
Prova Raciocínio Lógico e Matemático PCDF 2021
BOTE FÉ NA MATEMÁTICA
Penal - 11.343/2006 - Lei de Drogas
Felipe Reinaldo
Conhecimentos Específicos - 2008
marcelofr
Teste de redação CESPE
Thiago Ferreira
Simulado
Alla'n Camargo
Gestão de TI da CESPE 02
Diego Souza