Questionário - Dietoterapia

Description

ENADE Dietoterapia Quiz on Questionário - Dietoterapia, created by Questões Nutrição on 03/02/2016.
Questões  Nutrição
Quiz by Questões Nutrição, updated more than 1 year ago
Questões  Nutrição
Created by Questões Nutrição about 8 years ago
536
1

Resource summary

Question 1

Question
A desnutrição proteico-calórica, problema comum em pacientes portadores de câncer, eleva as taxas de complicações e mortalidade. Tumores do trato digestório, tais como o câncer colorretal (ou do canal anal), levam a obstruções que interferem na absorção de nutrientes, resultando perda ponderal. Entre os sintomas do câncer colorretal estão dores, sangramentos e diarreia. Nesse contexto, o tratamento radioquimioterápico pode ser recomendado. Todavia, esse tipo de tratamento pode agravar o estado nutricional do paciente induzindo o surgimento de náuseas, vômitos, diarreia e fibrose do canal anal. Dessa forma, faz-se necessária a utilização de dietas pobres em resíduos, a fim de prevenir a impactação fecal, reduzir a frequência e esforço nas evacuações e o volume fecal, com vistas a evitar a piora do quadro clínico. Considerando o texto e as condutas nutricionais a serem adotadas com pacientes acometidos de câncer colorretal, avalie as afirmações a seguir: I. O uso de fórmulas com baixo teor de resíduos e com aporte calórico e proteico que complemente a dieta artesanal com pouco resíduo (in natura) parece ser mais indicado para evitar o agravamento da depleção nutricional em pacientes com tumor colorretal tratados com radioquimioterapia associada. II. A dieta líquida artesanal, com alimentos in natura e com baixo teor de resíduo, não atinge as recomendações nutricionais preconizadas para um paciente adulto com câncer colorretal e desnutrição proteico-calórica instalada. III. A dietoterapia para pacientes com câncer colorretal deve incluir cereais integrais, leites e derivados, para se garantir um aporte energético e proteico mais adequado, favorecendo a melhora do quadro nutricional. IV. Os pacientes devem ser estimulados a receber dietas pela via enteral, através de sonda nasogástrica, pois essa é a forma fisiológica de alimentá-los e estimulá-los a contribuir para o seu tratamento, dado o efeito psicológico positivo que ela causa. V. A terapia nutricional no paciente oncológico deve prevenir ou tratar a desnutrição, modular a resposta orgânica, controlar os efeitos adversos do tratamento e melhorar a qualidade de vida. É correto apenas o que se afirma em:
Answer
  • I, II e V.
  • I, III e IV.
  • I, III e V.
  • II, III e IV.
  • II, IV e V.

Question 2

Question
A Síndrome Metabólica (SM), alvo de muitos estudos nos últimos anos, pode ser caracterizada por um grupo de fatores de risco (FR) inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular e(ou) diabetes do tipo 2. São considerados como FR: dislipidemia aterogênica (hipertrigliceridemia, níveis elevados de apolipoproteína B e de LDL-C e níveis baixos de HDL-C), hipertensão arterial, hiperglicemia e estado pró-inflamatório e pró-trombótico. Os critérios clínicos e laboratoriais para o diagnóstico da SM são: 1. Glicemia de jejum: ≥ 100 mg/dL; 2. HDL-C: Homens: < 40 mg/dL; Mulheres: < 50 mg/dL; 3. Triglicerídios: ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para hipertrigliceridemia; 4. Circunferência da cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres e 5. Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): ≥ 130 x 85 mmHg ou em tratamento medicamentoso para HAS. O número de alterações maior ou igual a três pode configurar o diagnóstico da SM. Third Report of the National Cholesterol Education Program Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults - NCEP-ATPIII. Disponível em: <www.nhlbi.nih.gov>. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado). Considerando os aspectos explicitados referentes à SM, analise as afirmações a seguir: I. Alimentos como gema de ovo, vísceras, queijo tipo cheddar e camarões têm influência insignificante sobre os FR que aumentam a incidência da SM e, por conterem aminoácidos essenciais, importantes para a manutenção da massa magra nos pacientes com SM, podem ser consumidos à vontade. II. Os altos níveis da proteína C reativa (envolvida em eventos cardiovasculares), do fator inibidor da ativação do plasminogênio (PAI-1) e do fibrinogênio caracterizam estado pró-inflamatório e pró-trombótico e estão associados à incidência da SM. III. O excesso de peso corporal influi no desenvolvimento da SM, pois a obesidade contribui para hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol total, baixos níveis de HDL-C e hiperglicemia. IV. A resistência à insulina tem papel fundamental na gênese da SM, uma vez que a ausência deste hormônio contribui para a incidência de diabetes insipidus V. A ingestão elevada de carboidratos (acima de 60% do total de energia) pode contribuir para hipertrigliceridemia, que é um dos FR da SM.
Answer
  • I, III e IV.
  • I, II e IV.
  • II, III e V.
  • III, IV e V

Question 3

Question
A crescente incidência das doenças cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, obesidade e dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com a mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável. Com base no texto e considerando um plano alimentar cujo objetivo é diminuir os fatores de risco que possam contribuir para o aumento de ocorrência das DCV, avalie as afirmações a seguir. I. O consumo de fibras alimentares insolúveis resulta em benefícios diretos para a redução das DCV, por diminuir as concentrações séricas da LDL-C, melhorar a tolerância à glicose e controlar o diabetes tipo 1. II. O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos III. A carência de minerais - como potássio, cálcio e, possivelmente, o magnésio - associada ao excesso de sódio na alimentação, pode estar relacionada a níveis mais altos de pressão arterial. IV. O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para DCV, por sua ação antioxidante na LDL-C e da modesta atividade antiplaquetária e anti-inflamatória. É correto apenas o que se afirma em:
Answer
  • I e II.
  • I e III.
  • III e IV.
  • I, II e IV.
  • II, III e IV.

Question 4

Question
A doença renal crônica (DRC) caracteriza-se pela perda lenta, progressiva e irreversível da função renal. Sobre esta doença, é incorreto afirmar:
Answer
  • Dentre seus principais sintomas, encontram-se: fadiga, anemia, arritmia, anorexia, osteodistrofia e hiperparatireoidismo.
  • Em indivíduos com DRC em tratamento conservador (taxa de filtração glomerular inferior a 30ml/min) menores de 60 anos e sem diabete melito, a recomendação calórico proteica é de 30kcal/kg/dia e 0,8g/kg/dia, respectivamente.
  • Dentre os fatores que contribuem para a anorexia na DRC, estão: inflamação crônica, uremia e ingestão de grande número de medicamentos.
  • A restrição de proteínas é uma das principais orientações nutricionais no tratamento conservador.
  • Em pacientes com DRC na fase dialítica pode ocorrer hiperfosfatemia, hipercalemia e edema.

Question 5

Question
A respeito da doença hepática crônica, é incorreto afirmar:
Answer
  • Quanto à alimentação adequada nas doenças hepáticas, deve-se evitar alimentos com elevada concentração de gordura saturada, carboidratos simples e xenobióticos.
  • Dentre os fatores condicionantes da desnutrição em pacientes com DHC, estão: anorexia, perda de peso, náusea e hipermetabolismo.
  • Em vigência de ascite, a ingestão máxima de sódio deve ser de 2000mg/dia.
  • É altamente recomendada a restrição proteica na profilaxia ou tratamento da encefalopatia hepática.
  • Para pacientes com cirrose hepática compensada, recomenda-se ingestão calórica entre 35 e 40kcal/kg/dia e 1,2 a 1,5g/kg/dia de proteína.

Question 6

Question
Com relação às doenças inflamatórias intestinais (DIIs), é incorreto afirmar:
Answer
  • Glutamina, arginina e ácidos graxos ômega-3 são nutrientes que podem exercer funções importantes nas DIIs.
  • Na fase aguda das DIIs é recomendada dieta antifermentativa, pobre em leite e derivados e rica em fibras solúveis e insolúveis.
  • Na Doença de Crohn, a inflamação pode acometer qualquer parte do trato alimentar, mas envolve predominantemente o íleo terminal e cólon.
  • Diarreia, enteropatia perdedora de proteínas, supercrescimento bacteriano e sangramento gastrintestinal são fatores relacionados à deficiência nutricional nas DIIs.
  • Na retocolite ulcerativa inespecífica, a inflamação é delimitada à mucosa do cólon, sendo a diarreia suamanifestação mais comum

Question 7

Question
De acordo com os requisitos exigidos para a Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) vigentes na Portaria no. 272/MS/SNVS, de 8 de abril de 1998 é incorreto afirmar:
Answer
  • O nutricionista é o profissional responsável pela prescrição da nutrição parenteral.
  • A nutrição parenteral (NP) deve ser acondicionada em recipiente atóxico, apirogênico, compatível físicoquimicamente com a composição do seu conteúdo.
  • Imediatamente após o preparo e durante todo e qualquer transporte, a nutrição parenteral deve ser mantida sob refrigeração (2 a 8º.C), exceto nos casos de administração imediata.
  • O controle do paciente em TNP deve contemplar: ingressos de nutrientes, tratamentos farmacológicos concomitantes, sinais de intolerância à NP, alterações antropométricas, bioquímicas, hematológicas e hemodinâmicas, assim como modificações em órgãos e sistemas cujas funções devem ser verificadas periodicamente.
  • Todas as superfícies das áreas de manipulação devem ser revestidas de material resistente aos agentes sanitizantes, lisas, impermeáveis e não devem ser usadas portas corrediças.

Question 8

Question
A DPOC caracteriza-se pela presença de obstrução das vias aéreas devido à bronquite crônica e/ou enfisema. Uma das características importantes da doença é a sua associação com a desnutrição energética e protéica. A intervenção nutricional no paciente com DPOC e desnutrido deve:
Answer
  • Ser normocalórica com distribuição dos macronutrientes de 25 a 30% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 50 a 60% de lipídeos.
  • Ser hipercalórica com distribuição dos macronutrientes de 25 a 30% de carboidratos,15 a 20% de proteínas e 50 a 60% de lipídeos.
  • Ser hipercalórica com aumento de 500 a 1000 kcal ao dia com distribuição dos macronutrientes de 50 a 60% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 25 a 30% de lipídeos.
  • Ser normocalórica e hiperprotéica com distribuição dos macronutrientes de 30 a 40% de carboidratos, 20 a 25% de proteínas e 25 a 30% de lipídeos.
  • Ser hipercalórica e hiperprotéica com aumento de 500 a 1000 kcal ao dia com distribuição dos macronutrientes de 30 a 40% de carboidratos, 20 a 25% de proteínas e 25 a 30% de lipídeos.

Question 9

Question
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis para doença cardiovascular e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Com relação ao tratamento não farmacológico é preconizado:
Answer
  • Manter o índice de massa corpórea entre 22 a 27 kg/m2; reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; diminuir a ingestão de cálcio e magnésio; realizar exercício físico pelo menos duas vezes/semana, com duração de 30 minutos
  • Manter o índice de massa corpórea entre 18 a 27 kg/m2; reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; diminuir a ingestão de cálcio e magnésio; realizar exercício físico pelo menos duas vezes/semana, com duração de 30 minutos
  • Manter o índice de massa corpórea entre 22 a 27 kg/m2; reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; elevar a ingestão de potássio; assegurar ingestão de cálcio e magnésio, realizar exercício físico duas vezes/semana, com duração de 15 minutos.
  • Manter o índice de massa corpórea entre 18,5 a 24,9 kg/m2; reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; assegurar ingestão dietética de cálcio e magnésio; realizar exercício físico diariamente com duração de 30 minutos.
  • Manter o índice de massa corpórea entre 18,5 a 24,9 kg/m2; reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas; suplementar cálcio e potássio, realizar exercício físico três a cinco vezes/semana, com duração de 15 minutos.

Question 10

Question
Complicações metabólicas da nutrição parenteral: I. Acidose metabólica II. Distúrbios do sódio III. Mucosite IV. Alcalose metabólica V. Vômitos Assinale a alternativa correta:
Answer
  • I, II e III estão corretas
  • I, III e V estão corretas
  • I, II e IV estão corretas
  • II, III e IV estão incorretas
  • III, IV e V estão incorretas
Show full summary Hide full summary

Similar

Dietoterapia
catarine matos
Fígado - Dietoterapia geral
Gabrielle Santos
Encefalopatia hepática - dietoterapia
Gabrielle Santos
Alimentação e Nutrição na recuperação da saúde
Gabryelle Gomes
Doenças da cavidade oral (quadros infecciosos)
CESAR DE ANDRADE
Alimentação e nutrição na recuperação da saúde.
Gabryelle Gomes
Alimentação e nutrição na recuperação da saúde.
Gabryelle Gomes
Alimentação e nutrição na recuperação da saúde.
Gabryelle Gomes
Alimentação e nutrição na recuperação da saúde.
Gabryelle Gomes
Alimentação e nutrição na recuperação da saúde.
Gabryelle Gomes
GCSE AQA Biology 2 Plants & Photosynthesis
Lilac Potato