Quiz de conhecimentos gerais sobre o IBGE

Description

Quiz contendo as perguntas de processos seletivos anteriores.
susiconceituou ig
Quiz by susiconceituou ig, updated more than 1 year ago
susiconceituou ig
Created by susiconceituou ig about 8 years ago
284
1

Resource summary

Question 1

Question
“Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania através das estatísticas oficiais e das bases de dados geocientíficos.” A frase acima expressa a missão do IBGE. A respeito das informações produzidas pelo IBGE, tem-se que:
Answer
  • essas estatísticas são ditas oficiais porque são produzidas por um órgão de Estado, o que coloca em risco sua credibilidade, dado o interesse do governo em seus resultados.
  • não existe cidadania em um país que não conta com informações estatísticas e geocientíficas de boa qualidade
  • essas informações estatísticas e geocientíficas constituem a melhor forma de retratar o Brasil.
  • conhecimentos e interpretações sobre a realidade brasileira não podem ser verdadeiros ou pertinentes se não forem baseados nessas informações estatísticas e geocientíficas.
  • essas informações devem orientar-se pelas necessidades do planejamento nacional e pela preocupação social com o fortalecimento da cidadania.

Question 2

Question
Criada em 1871 e abolida em consequência da revolução de 1930, a Diretoria Geral de Estatística (DGE) é considerada a precursora do IBGE, do ponto de vista da produção de estatísticas em nível nacional. Dentre as realizações principais da DGE encontra-se a:
Answer
  • coordenação do sistema estatístico nacional
  • inauguração da regularidade censitária no Brasil, que seria continuada pelo IBGE, como indicam a realização de recenseamentos em 1872, 1880, 1890, 1900, 1910 e 1920.
  • implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
  • organização do sistema de contas nacionais.
  • determinação das chamadas macrorregiões homogêneas do Brasil, assim como as conhecemos hoje: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Question 3

Question
O IBGE é um órgão federal responsável pela produção de informações estatísticas e geocientíficas e cuja estrutura
Answer
  • é vinculada diretamente à Presidência da República
  • integra a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
  • integra o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • tem como principal atribuição oferecer suporte técnico às ações do governo para a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento.
  • produz estatísticas e estudos sobre a educação brasileira, ajudando a implementar políticas públicas para este setor.

Question 4

Question
Para colher informações que auxiliem na decisão de abrir uma microempresa e calcular melhor os riscos envolvidos na escolha de sua localização e ramo de atividade, é aconselhável que o investidor recorra a que modalidades de pesquisa produzida pelo IBGE?
Answer
  • Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário; Pesquisa de Inovação Tecnológica
  • Estatísticas do Cadastro Central de Empresas; Pesquisa Anual do Comércio; Pesquisa Anual de Serviços
  • Pesquisa Mensal de Empregos; Pesquisa de Orçamentos Familiares
  • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola; Censo Agropecuário
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor; Censo Demográfico

Question 5

Question
Leia o texto: Ao empossar o então ministro das relações exteriores, José Carlos de Macedo Soares, na presidência do Instituto Nacional de Estatística, em 29 de maio de 1936, e fazer do Palácio do Catete sua sede provisória, exclamou Getúlio Vargas: “Tenho tal interesse pelo Instituto Nacional de Estatística que lhes dei a minha casa e o meu ministro”. Simbolicamente, esta fala instalava o INE (futuro IBGE) na antessala do poder, enquanto materializava o pensamento de seu idealizador e primeiro secretário-geral, Mario Augusto Teixeira de Freitas: “Faça o Brasil a estatística que deve ter, e a estatística fará o Brasil como deve ser”. Nos anos seguintes, surgiria a expressiva representação do IBGE como a “casa do Brasil”, a casa em que o país seria, ontem e hoje, revelado em suas dimensões estatística e geográfica, em crescente qualidade. SENRA, N. Uma breve história das estatísticas brasileiras (1822-2002). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 193. A passagem acima assinala a importância que o IBGE assumiu na construção do Estado brasileiro, para o que foi fundamental a integração entre a estatística e as geociências nos diferentes momentos de sua trajetória. No que diz respeito aos nossos dias, as relações entre esses dois grandes ramos da instituição consistem em
Answer
  • elaborar a primeira carta do Brasil ao milionésimo, que tornará possível a revisão do traçado dos limites internacionais, interestaduais e litorâneos do Brasil
  • colaborar com as forças armadas na definição da geopolítica nacional, no que diz respeito ao mapeamento de recursos naturais (hídricos e minerais) e à proteção das áreas de fronteira, com o fim de garantir a soberania nacional
  • produzir novos conhecimentos que permitam aprimorar e atualizar o currículo dos cursos de estatística e geografia, no ensino básico e no nível superior.
  • estabelecer os setores censitários a partir dos mapas elaborados pelas geociências, que, ao determinarem com exatidão os limites estaduais, municipais e distritais, permitem evitar problemas de subcontagem e dupla contagem da população.
  • atender à convenção internacional que recomenda a conveniência de se acumular, em um mesmo órgão da administração, a coordenação do sistema estatístico nacional e do sistema cartográfico nacional, de modo a evitar conflito de competências institucionais.
Show full summary Hide full summary

Similar

SIMULADO IBGE 2016 - Matemática - Probabilidade
Alex Farias
Avaliação das Necessidades de Treinamento
miriampgoliveira
Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
O que você pode fazer com GoConqr
GoConqr suporte .
SIMULADO IBGE 2016 - GEOGRAFIA - CARTOGRAFIA
Alex Farias
SIMULADO IBGE 2016 - Matemática - CONJUNTOS NUMÉRICOS
Alex Farias
SIMULADO IBGE 2016 - GEOGRAFIA - Organização Politico Administrativa I
Alex Farias
METODO PAE DE VIRALIZAÇÃO
Diego Silva da Cunha
Principais regionalizações do Brasil
Leandro Ribeiro