Perguntas e Respostas

Description

Somente C. E.
Graça Fernandes
Quiz by Graça Fernandes, updated more than 1 year ago
Graça Fernandes
Created by Graça Fernandes over 10 years ago
388
0

Resource summary

Question 1

Question
Segundo Mintzberg, a organização possui cinco parte estruturadas para apreender e dirigir sistemas de fluxos e determinar os inter-relacionamentos das partes diferentes. Assim podem ser encontradas nas Organizações o 1. Núcleo Operacional; 2. Cúpula Estratégica; 3. Linha Intermediária; 4 Tecnoestrutura e 5. Assessoria e apoio. Para Mintzberg, são exemplos de atividades integrantes da Tecnoestrutura.
Answer
  • Apoio técnico, a pesquisa e Desenvolvimento e o Planejamento Estratégico
  • Pesquisa Operacional, o Treinamento e o Estudo do Trabalho
  • Vendas, as Compras e a Produção

Question 2

Question
O Gerenciamento pelas Diretrizes é um mecanismo que concentra a força intelectual de todos os funcionários, focalizando-a para as metas de sobrevivência da organização e permitindo o planejamento, seu alinhamento e o desenvolvimento de um sistema de medição do desempenho da Empresa. Considerando a utilização do Gerenciamento pelas Diretrizes por uma Organização Pública, analise as afirmações abaixo.
Answer
  • O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema voltado para atingir metas que não podem ser atingidas pelo Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia. + O Gerenciamento pelas Diretrizes possui um Plano Anual composto de metas anuais concretas, seus respectivos planos de ação (5w1h) e um orçamento para dar suporte às ações e aos projetos prioritários e suficientes para atingir essas metas.
  • O Gerenciamento pelas Diretrizes é voltado para solucionar problemas relativos aos temas gerais da organização.
  • O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema de Gestão que conduz o estabelecimento e a execução do Plano Anual e Planos Semestrais da Organização.

Question 3

Question
Considerando as estratégias genéricas propostas por Porter. Corresponde: 1. para a estratégia de diferenciação onde os atributos dos produtos ou serviços são utilizados para conquista de vantagem competitiva através da diferenciação = Complexidade do produto, Desenvolvimento de Marketing de consumo, Atendimento e suporte. E para a estratégia de liderança em custo onde fontes importantes de vantagens de custo devem ser utilizadas para áreas de atuação que melhor se ajustam a cada uma das estratégias = Criação de diferenciação de experiências e economia de curva de aprendizado, Economia de escala, Vantagens tecnológicas independentes da escala.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Cada entrega gerada por um projeto exige tratamento especial, dependendo de sua natureza. Nesse sentido, a Gestão do Escopo exerce fundamental importância cuidando para que não haja desvio durante o ciclo de vida do projeto, executando aquilo, e somente aquilo, incluído no escopo. Assim, pode-se afirmar que a Gestão do Escopo:
Answer
  • Volta-se exclusivamente para o produto (sua descrição e seus requisitos, as partes componentes, os processos a entrega e as atividades gerenciais que serão levadas a efeito).
  • Preocupa-se com o produto, para assegurar a satisfação do cliente e demais partes interessadas, e sobre o próprio projeto, em todas as atividades gerenciais, incluindo processos ligados à participação dos interessados, visando a eficiência e eficácia.
  • Volta-se para o produto (sua descrição e seus requisitos, as partes componentes, os processos a entregar etc.) e em parte para o projeto (as atividades gerenciais que serão levadas a efeito).

Question 5

Question
A Gestão por Processos pode ser definida como a aplicação de diferentes conceitos e teorias voltadas a melhor organizar e gerir os processos das organizações, sejam elas com ou sem fim lucrativos, porque, esses conceitos e teorias envolvem perceber direcionamentos estratégicos para processos, projetá-los, controlar sua execução, bem como identificar e implantar tecnologias de apoio e, de forma geral, trazer para as organizações a cultura de prever avanços ou ganhos de desempenho através de seus processos, sejam as melhorias realizadas de forma radical ou incremental.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
As decisões acerca do desenho estrutural mais adequado devem levar em consideração os fatores que a influenciam. Segundo a teoria contingencial, para cada conjunto de fatores internos e externos haverá um modelo estrutural que permitirá maximizar o desempenho da organização. Assim, um dos papéis fundamentais do Administrador é assegurar o alinhamento dos parâmetros estruturais com os fatores de contexto, desenhando estruturas organizacionais adequadas. Considerando que compete ao Administrador o desenvolvimento de análises na organização buscando seu melhor desempenho e que uma delas é a análise organizacional, examine os elementos que se traduzem em condicionantes da estrutura organizacional de uma empresa. (Estratégia, Ambiente, Tecnologia, Tamanho, Localização e Natureza do Negócio).
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
De acordo com as tendências na Qualidade e no Controle Financeiro, muitas Empresas estão respondendo às realidades econômicas em mudanças e à concorrência global mediante a reavaliação da Administração organizacional e do processo incluindo mecanismos de controle.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
Algumas das principais tendências no controle de qualidade e financeiro incluem o valor adicionado econômico, os sistemas de valor adicionado pelo mercado e o value added chain.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
A partir da Constituição de 1988 mudanças significativas foram incorporadas, assegurando direitos sociais importantes, entre os quais citamos: Estabeleceu que o Distrito Federal deveria ser regido por lei orgânica e não por constituição estadual; Possibilitou maior descentralização das políticas públicas em direção a estados e municípios; Ampliou as competências do Poder Legislativo e Os direitos trabalhistas foram ampliados.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
A partir da Constituição de 1988 mudanças significativas foram incorporadas, assegurando direitos sociais importantes, entre os quais citamos: Estabeleceu que o Distrito Federal deveria ser regido por lei orgânica e não por constituição estadual; Possibilitou maior descentralização das políticas públicas em direção a estados e municípios; Ampliou as competências do Poder Legislativo e Os direitos trabalhistas foram ampliados.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
Pode-se dividir em três as formas de administrar o Estado: 1. Administração patrimonialista, 2. Administração Pública burocrática e 3. Administração Pública Gerencial. Nas duas últimas formas, o modelo de administração pública que se encontra no funcionamento do Estado é a administração burocrática. A administração burocrática está associada ao tipo ideal de dominação racional-legal de Max Weber que adota princípios para funcionamento. Um dos princípios pertencente a esse modelo é a Impessoalidade nas relações.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
A transformação de processos implementa o resultado da análise iterativa e o ciclo de desenho do processo. É a evolução planejada de um processo de negócio utilizando uma metodologia claramente definida e abordagem disciplinada para garantir que o processo de negócio utilizando uma e metodologia claramente definida e abordagem disciplinada para garantir que o processo de negócio continue a atingir os objetivos do negócio. Dentre as metodologias utilizadas na busca da melhoria da organização encontra-se uma que significa, simplesmente, uma medição de qualidade que se esforça para se aproximar da perfeição. A metodologia aplicada à melhoria de processos possui um enfoque disciplinado e orientado a dados para eliminar defeitos baseados em dados estatísticos em qualquer processo: SIX Sigma.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Testa o teu conhecimento Geral
Beluxa
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2016
Alcione Braz
Breve Histórico - Conhecimentos Especificos IBGE (Edital 2013), Nível médio Part. 01
ae.antunes
IBGE 2016 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Cronologia IBGE
Alex Farias
CONH. ESPECÍFICOS IBGE (História)
Josiane Dias
Cesgranrio
Aldo Schmitz ISCOM
Senai-Bruna
brunnahrodrigues
FOLCLOREANDO
Margot Marie
Conhecimentos Especifícos
alanrodrigojnc
Pontos principais necessários para utilizar a motivação como um fator crítico de sucesso
Jorge Edson Saiss Junior