Simulado Comunicação

Description

Quiz on Simulado Comunicação, created by Marcos Carvalho3905 on 07/03/2016.
Marcos Carvalho3905
Quiz by Marcos Carvalho3905, updated more than 1 year ago
Marcos Carvalho3905
Created by Marcos Carvalho3905 about 8 years ago
55
2

Resource summary

Question 1

Question
(CESPE/2012 - PR) O código de ética dos jornalistas foi votado pelo Congresso Nacional dos Jornalistas em 1987. Desde então, ele tem sido, para os jornalistas, guia e norteador das suas ações profissionais, de suas relações com a comunidade e com os próprios colegas e fonte de informação. A respeito do código de ética dos jornalistas, julgue os itens abaixo. - O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não-comprovadas, feitas por terceiros e insuficientemente demonstradas ou verificadas
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
(CESPE/2012 - PR) O código de ética dos jornalistas foi votado pelo Congresso Nacional dos Jornalistas em 1987. Desde então, ele tem sido, para os jornalistas, guia e norteador das suas ações profissionais, de suas relações com a comunidade e com os próprios colegas e fonte de informação. A respeito do código de ética dos jornalistas, julgue os itens abaixo. - O jornalista não pode exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalhe, em instituições públicas e privadas onde seja funcionário, assessor ou empregado.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
(CESPE/2012 - PR) O código de ética dos jornalistas foi votado pelo Congresso Nacional dos Jornalistas em 1987. Desde então, ele tem sido, para os jornalistas, guia e norteador das suas ações profissionais, de suas relações com a comunidade e com os próprios colegas e fonte de informação. A respeito do código de ética dos jornalistas, julgue os itens abaixo. - A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura constituem delito contra a sociedade
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
(CESPE/2012 - PR) O código de ética dos jornalistas foi votado pelo Congresso Nacional dos Jornalistas em 1987. Desde então, ele tem sido, para os jornalistas, guia e norteador das suas ações profissionais, de suas relações com a comunidade e com os próprios colegas e fonte de informação. A respeito do código de ética dos jornalistas, julgue os itens abaixo. O código de ética é uma norma de auto-regulação e por isso sua desobediência não implica nenhuma forma de repreensão ou penalidade. A adoção de suas recomendações é uma questão de consciência de cada profissional.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
(CESPE/2012 - PR) O código de ética dos jornalistas foi votado pelo Congresso Nacional dos Jornalistas em 1987. Desde então, ele tem sido, para os jornalistas, guia e norteador das suas ações profissionais, de suas relações com a comunidade e com os próprios colegas e fonte de informação. A respeito do código de ética dos jornalistas, julgue os itens abaixo. - Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade das suas fontes de informação, à exceção do cumprimento dos mandados judiciais.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
(CESPE/2012 - PR) O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens. - A simplicidade do modelo E --> R (estímulo --> resposta) da teoria hipodérmica decorre da crença de que os efeitos da comunicação são proporcionais aos estímulos emitidos devido ao isolamento físico e normativo dos indivíduos na massa.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
(CESPE/2012 - PR) O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens. - Muito difundida na área sociológica, a teoria funcionalista foi descartada para o campo da comunicação por se entender que os meios de comunicação de massa, embora tivessem alguma influência sobre as pessoas, não poderiam ser caracterizados como um subsistema pertencente ao sistema social.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
(CESPE/2012 - PR) O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens. - A teoria crítica, originária da Escola de Frankfurt, firmou-se internacionalmente por criticar a falta de suporte econômico dos meios de comunicação de massa, defendendo a difusão da indústria cultural
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
(CESPE/2012 - PR) O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens. - Mais recentemente, os estudos sobre os meios de comunicação debruçaram-se sobre as teorias dos efeitos de longo prazo, como a hipótese da agenda-setting, que pressupõe o grande poder de persuasão e manipulação imediata da mídia sobre a opinião pública
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
(CESPE/2012 - PR) O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens. - A hipótese da espiral do silêncio, como alternativa teórica para a compreensão dos fenômenos do campo da comunicação, afirma que, além de impor temas sobre os quais a sociedade deve discutir, a mídia tem, em certas condições, a capacidade de impor o que se deve falar sobre esses temas.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
A partir da Emenda Constitucional (EC) n.º 36/2002, o setor da comunicação social no Brasil passou a contar com a participação de capital estrangeiro. A respeito das alterações provocadas no setor por essa EC, julgue os itens seguintes. Fruto de muita discussão, a EC n.º 36 estabelece que estrangeiros podem ser proprietários de TV ou rádio em território nacional, desde que tenham dupla cidadania: a do país de origem e a brasileira.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
A partir da Emenda Constitucional (EC) n.º 36/2002, o setor da comunicação social no Brasil passou a contar com a participação de capital estrangeiro. A respeito das alterações provocadas no setor por essa EC, julgue os itens seguintes. As empresas de jornalismo impresso, como já acontecia na Constituição da República, não foram contempladas pela citada EC, já que não dependem de concessão pública para atuar no mercado brasileiro.
Answer
  • True
  • False

Question 13

Question
A partir da Emenda Constitucional (EC) n.º 36/2002, o setor da comunicação social no Brasil passou a contar com a participação de capital estrangeiro. A respeito das alterações provocadas no setor por essa EC, julgue os itens seguintes. O ingresso de capital estrangeiro no setor de comunicação desobriga as novas empresas de seguirem a determinação constitucional de que a programação do setor estimule a promoção da cultura nacional e regional.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
A partir da Emenda Constitucional (EC) n.º 36/2002, o setor da comunicação social no Brasil passou a contar com a participação de capital estrangeiro. A respeito das alterações provocadas no setor por essa EC, julgue os itens seguintes. A responsabilidade editorial, em qualquer meio de comunicação, mesmo com a participação de capital estrangeiro, é exclusiva de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
A partir da Emenda Constitucional (EC) n.º 36/2002, o setor da comunicação social no Brasil passou a contar com a participação de capital estrangeiro. A respeito das alterações provocadas no setor por essa EC, julgue os itens seguintes. O capital estrangeiro poderá participar com até 70% no capital de empresa de radiodifusão nacional. Nesse caso, a empresa deverá apresentar, regularmente, ao Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional relatório contendo o conteúdo da programação oferecida à sociedade brasileira.
Answer
  • True
  • False

Question 16

Question
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir. As pesquisas ou sondagens de opinião devem ser utilizadas com muito critério pelas organizações, pois elas apenas refletem a opinião daquelas pessoas entrevistadas, enquanto as decisões de uma instituição são aplicadas a todas as pessoas e não somente a um seleto grupo de respondentes.
Answer
  • True
  • False

Question 17

Question
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir. Para que os resultados da pesquisa não sejam incorretos, é preciso que o questionário não contenha vícios ou induza respostas esperadas; por isso é importante que ele seja pré-testado antes da sua aplicação.
Answer
  • True
  • False

Question 18

Question
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir. A pesquisa de opinião realizada pela PARANAPREVIDÊNCIA poderá ter diversas aplicações, mas não poderá ser usada como instrumento de planejamento da área de comunicação da empresa, pois, como se diz entre os especialistas, a pesquisa é uma fotografia instantânea de um determinado momento. Essa característica — mostrar a opinião que já passou — faz que as pesquisas de opinião não sirvam de base para se planejar o futuro da empresa.
Answer
  • True
  • False

Question 19

Question
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir. O maior interesse da PARANAPREVIDÊNCIA ao realizar uma pesquisa de opinião é a busca de uma informação com qualidade e credibilidade, obtida por pesquisas qualitativas, devido ao grande número de pessoas que respondem aos questionários.
Answer
  • True
  • False

Question 20

Question
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir. As pesquisas de opinião podem utilizar de forma complementar os métodos quantitativo e qualitativo.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
DISPOSITIVOS MÓVEIS E JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO /Daniela Osvald / USP
Mariana Viegas
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Comunicação e Colaboração
sresende
Comunicação
karol_franz
CROMÁTICA COMUNICAÇÃO
José Guilherme Fidélis
COMUNICAÇÃO
dcviana25
Estratégias de comunicação nas mídias sociais
Elisa Rosá