Simulado INSS 2016

Description

Simulado de preparação para o concurso do INSS 2016 com questões do CESPE
r.zimmermann
Quiz by r.zimmermann, updated more than 1 year ago
r.zimmermann
Created by r.zimmermann about 8 years ago
160
3

Resource summary

Question 1

Question
Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir. O texto que se segue, produzido por um detetive durante uma investigação criminal, ilustra um raciocínio por indução. Ontem uma senhora rica foi assassinada em sua casa. No momento do crime, havia uma festa na casa da vítima e nela estavam presentes umas cinquenta pessoas. Dessas cinquenta, é sabido que nove tinham algum tipo de problema com a senhora assassinada. Assim, é plausível supor que o assassino esteja entre essas nove pessoas.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
Acerca dos argumentos racionais, julgue o item a seguir. A afirmação O ouro conduz eletricidade porque é um metal constitui exemplo de raciocínio dedutivo.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item a seguir. O raciocínio Nenhum peixe é ave. Logo, nenhuma ave é peixe é válido.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Para fiscalizar determinada entidade, um órgão de controle escolherá 12 de seus servidores: 5 da secretaria de controle interno, 3 da secretaria de prevenção da corrupção, 3 da corregedoria e 1 da ouvidoria. Os 12 servidores serão distribuídos, por sorteio, nas equipes A, B e C; e cada equipe será composta por 4 servidores. A equipe A será a primeira a ser formada, depois a equipe B e, por último, a C. A respeito dessa situação, julgue o item subsequente. A chance de a equipe A ser composta por um servidor de cada unidade é superior a 10%.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Em campanha de incentivo à regularização da documentação de imóveis, um cartório estampou um cartaz com os seguintes dizeres: “O comprador que não escritura e não registra o imóvel não se torna dono desse imóvel”. A partir dessa situação hipotética e considerando que a proposição P: “Se o comprador não escritura o imóvel, então ele não o registra" seja verdadeira, julgue o item seguinte. A proposição P é logicamente equivalente à proposição “O comprador escritura o imóvel, ou não o registra".
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
Determinada faculdade oferta, em todo semestre, três disciplinas optativas para alunos do quinto semestre: Inovação e Tecnologia (INT); Matemática Aplicada (MAP); Economia do Mercado Empresarial (EME). Neste semestre, dos 150 alunos que possuíam os requisitos necessários para cursar essas disciplinas, foram registradas matrículas de alunos nas seguintes quantidades: 70 em INT; 45 em MAP; 60 em EME; 25 em INT e MAP; 35 em INT e EME; 30 em MAP e EME; 15 nas três disciplinas. Com base nessas informações, julgue o item que se segue. Ao se escolher um aluno ao acaso, a probabilidade de ele estar matriculado em apenas duas das três disciplinas será maior que a probabilidade de ele estar matriculado apenas em INT.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre, Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nessa disciplina. A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca das estruturas lógicas. Considerando-se as seguintes proposições: p: “Se Mariana aprende o conteúdo de Cálculo 1, então ela aprende o conteúdo de Química Geral"; q: “Se Mariana aprende o conteúdo de Química Geral, então ela é aprovada em Química Geral"; c: “Mariana foi aprovada em Química Geral", é correto afirmar que o argumento formado pelas premissas p e q e pela conclusão c é um argumento válido.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

1º Simulado INSS 2016
Andressa Mattos
Parcelas Integrantes e Não integrantes do Salário de Contribuição
FLÁVIA FÉLIX
Questões - Direito Constitucional
Bruno Santos
TJDF - 2019
Beatriz Almeida
Direito Administrativo-Bloco 01-Quiz
Jack Learner
Língua Portuguesa...
Flávio Lugan
Prova Raciocínio Lógico e Matemático PCDF 2021
BOTE FÉ NA MATEMÁTICA
Penal - 11.343/2006 - Lei de Drogas
Felipe Reinaldo
Conhecimentos Específicos - 2008
marcelofr
Teste de redação CESPE
Thiago Ferreira
Gestão de TI da CESPE 03
Diego Souza