BARROCO

Description

29/04/2016 História - 8a Série - 1o BIMESTRE Quiz on BARROCO, created by Catiana de Oliveira on 23/04/2016.
Catiana de Oliveira
Quiz by Catiana de Oliveira, updated more than 1 year ago
Catiana de Oliveira
Created by Catiana de Oliveira about 8 years ago
171
3

Resource summary

Question 1

Question
A alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:
Answer
  • d) Subjetivismo e individualismo, eurocentrismo, patriarcalismo e nacionalismo exacerbado.
  • e) Apelo religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do pecado, fugacidade da vida e instabilidade das coisas.

Question 2

Question
A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do
Answer
  • c) Romantismo.
  • d) Barroco.

Question 3

Question
Assinale a questão cujo trecho apresenta características próprias do Barroco no Brasil:
Answer
  • a) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado.”
  • b) “Alma minha gentil, que te partiste/Tão cedo desta vida, descontente,/Repousa lá no Céu eternamente,/E viva eu cá na terra sempre triste./Se lá no assento etéreo, onde subiste,/Memória desta sida se consente,/Não te esqueças daquele amor ardente/Que já nos ollhos meus tão puro viste.”

Question 4

Question
Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos lingüísticos presentes na poesia ________.
Answer
  • a) simples; a antítese; parnasiana.
  • b) rebuscada; a antítese; barroca.

Question 5

Question
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
Answer
  • a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
  • b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

Question 6

Question
À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria, sinta-se triste. Começa o Mundo enfim pela ignorância A firmeza somente na inconstância. No texto predominaram as imagens:
Answer
  • d) táteis;
  • e) visuais.

Question 7

Question
À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria, sinta-se triste. Começa o Mundo enfim pela ignorância A firmeza somente na inconstância. A idéia central do texto é:
Answer
  • a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;
  • b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;

Question 8

Question
À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria, sinta-se triste. Começa o Mundo enfim pela ignorância A firmeza somente na inconstância. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?
Answer
  • a) disposição antitética da frase;
  • b) cultismo;

Question 9

Question
A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
Answer
  • d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
  • e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

Question 10

Question
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
Answer
  • a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
  • b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.

Question 11

Question
A uma crueldade formosa A minha bela ingrata Cabelo de ouro tem, fronte de prata, De bronze o coração, de aço o peito; São os olhos reluzentes Por quem choro e suspiro, Desfeito em cinza, em lágrimas desfeito; Celestial safira, Os beiços são rubins, perlas os dentes; A lustrosa garganta De mármore polido; A mão de jaspe, de alabastro a planta. Que muito, pois, Cupido, Que tenha tal rigor tanta lindeza, As feições milagrosas, - Para igualar desdéns a formosuras - De preciosos metais, pedras preciosas, E de duros metais, de pedras duras? Jerônimo Baía Ao ler o poema, é possível inclui-lo em que tendência barroca?
Answer
  • Cultismo e conceptismo
  • Conceptismo
  • Cultismo
  • Em nenhuma das tendências.

Question 12

Question
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, – recebe influências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, a expressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verificar tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas a seguir. I. Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre sua origem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro. II. O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que sua organização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira. III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de Minas, o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pela ambivalência. IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento para rumos distintos. Assinale a alternativa correta:
Answer
  • a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

Question 13

Question
Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres. Sobre o texto e a figura, é correto afirmar:
Answer
  • d) Tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico.
  • e) O texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.

Question 14

Question
Um dos grandes mestres do Barroco Mineiro, que se destacou tanto na escultura quanto em projetos arquitetônicos, foi Antônio Francisco Lisboa, conhecido também como Aleijadinho. Esse artista recebeu tal apelido em decorrência:
Answer
  • b) de ter nascido sem um dos braços.
  • c) das gangrenas que provocavam deformações em seu corpo, sobretudo nas mãos.

Question 15

Question
Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres como o mármore, a principal era:
Answer
  • b) A pedra-pomes.
  • d) A pedra-sabão.

Question 16

Question
Sobre aleijadinho é incorreto afirmar:
Answer
  • b) Seu estilo é relacionado ao barroco e especialmente ao rococó.
  • d) Chamava-se Antonio Francisco Lisboa e seu apelido vem do fato de que em suas obras, cristos e santos em geral, sempre faltava uma parte do corpo como característica em comum.

Question 17

Question
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela
Answer
  • simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
  • personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

Question 18

Question
O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antigüidade grecoromana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.
Answer
  • True
  • False

Question 19

Question
Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.
Answer
  • True
  • False

Question 20

Question
Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.
Answer
  • True
  • False

Question 21

Question
O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.
Answer
  • True
  • False

Question 22

Question
Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição bidimensional fazem parte do estilo barroco.
Answer
  • True
  • False

Question 23

Question
Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.
Answer
  • True
  • False

Question 24

Question
Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada.
Answer
  • True
  • False

Question 25

Question
Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.
Answer
  • True
  • False

Question 26

Question
O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente secundário, dando lugar as emoções dentro do estilo Barroco.
Answer
  • True
  • False

Question 27

Question
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência.
Answer
  • True
  • False

Question 28

Question
A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca remete ao observador uma sensação estática.
Answer
  • True
  • False

Question 29

Question
Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barroco acabou tornando-se, com o passar do tempo, superficial
Answer
  • True
  • False

Question 30

Question
Segundo a Arte Barroca, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
Answer
  • No Barroco existe um predomínio das emoções e não o racionalismo renascentista.
  • O Barroco foi um movimento quase sem cor e formas.

Question 31

Question
Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA
Answer
  • a) Na pintura, freqüentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela.
  • b) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.

Question 32

Question
Quanto à arte do período Barroco assinale as duas alternativaS CORRETAS:
Answer
  • Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro.
  • A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca.
  • O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais.

Question 33

Question
Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
Answer
  • a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
  • b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.

Question 34

Question
A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como
Answer
  • b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.
  • c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

Question 35

Question
O barroco no Brasil foi:
Answer
  • b) uma expressão artística de origem européia reelaborada e adaptada às condições locais.
  • c) um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.

Question 36

Question
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia. Depois da luz, se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria." Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
Answer
  • b) a utilização de rimas alternadas.
  • c) a forte presença de antíteses.

Question 37

Question
"...milhões de palavras ditas com esforço de pensamento." Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:
Answer
  • c) cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
  • d) conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
  • e) conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.

Question 38

Question
Incêndio em mares d'água disfarçado, Rio de neve em fogo convertido. Nesses versos de Gregório de Matos ocorre um procedimento comum ao estilo da poesia barroca, qual seja:
Answer
  • b) a submissão da sintaxe às regras da clareza.
  • c) a interpenetração de elementos contrastantes.
  • e) a exaltação da paisagem nativa.

Question 39

Question
Os artesãos que trabalhavam nas igrejas e demais monumentos religiosos na Colônia enquadravam-se nas atividades denominadas ofícios mecânicos, organizadas em coorporações que os habilitavam ao exercício da profissão e à abertura de sua oficina. Não havia, portanto, profissionais liberais formados e habilitados por diplomas concedidos pelas Academias de ensino. Artistas consagrados já em seu próprio tempo como Mestre Valentim e Antonio Francisco Lisboa – o Alejadinho - padeciam dessa condição de artífices, porém ainda com maiores restrições profissionais pelo fato de serem mulatos, o que limitava suas atividades e remuneração. Com relação ao estatuto social do artista na colônia, é correto afirmar que:
Answer
  • (B) o artista não havia se liberado das obrigações utilitárias e práticas, para se entregar à expressão de suas idéias artísticas e assim alcançar independência autoral;
  • (C) o artista deveria ser branco e português para ser habilitado pela coorporação de ofícios;
  • (D) o artista deveria dedicar toda sua habilidade artesanal para a glória de Deus;
Show full summary Hide full summary

Similar

História da Arte
GoConqr suporte .
O BARROCO
Luís Pita
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
Barroco
Lucas de Sales
ARTE BARROCA
suzana paula souza
RENASCIMENTO
Janaina Torres
Escolas Literárias
Lucas Souza
Identifique as Pinturas do Renascimento
Gustavo Bueno
LITERATURA BRASILEIRA
Flavia Martini S
escolas literárias (1ª parte)
Lu B
Alguns estilos arquitetónicos
Anabela Faísca