GEOPOLITICA3

Description

QOAA GEOPOLITICA Quiz on GEOPOLITICA3, created by ALCY OLIVEIRA on 30/05/2016.
ALCY OLIVEIRA
Quiz by ALCY OLIVEIRA, updated more than 1 year ago
ALCY OLIVEIRA
Created by ALCY OLIVEIRA almost 8 years ago
20
3

Resource summary

Question 1

Question
Sobre o o processo de urbanização mundial e a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana, assinale a alternativa verdadeira:
Answer
  • A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se urbanizar (em 1850, mais de 5O% de sua população era urbana). No entanto, a urbanização acelerada da maior parte dos países desenvolvidos industrializados só ocorreu a partir da segunda metade do século XX, na fase da Segunda Revolução Industrial.
  • No ano 1900 praticamente metade da população mundial vivia nas cidades.
  • Pelos critérios da ONU, para ser considerada cidade, uma aglomeração urbana deve contar com mais de 20 mil habitantes. Contudo, esse critério quantitativo varia de um país para outro e é muito relativo. Na Islândia, uma aglomeração com apenas 300 habitantes já é classificada como cidade; na Grécia, seriam ne-cessários 10 mil habitantes para atingir o mesmo status. No Brasil, toda sede de município onde exista uma prefeitura, uma Câmara de Vereadores e a Comar-ca do Poder Judiciário é considerada cidade, mesmo que tenha poucos habitantes.
  • A maior parte deles - os países da Europa Oriental, da América Anglo-Saxônica e o Japão - já atingiu índices bastante elevados, praticamente máximos, de urbanização. Alguns ultrapassam os 90% de urbanização, como a Bélgica (97,3%) e outros chegam a 100% (caso de Mônaco).
  • Muitas cidades concentram mais de 50% da população urbana do país, fenômeno conhecido como inchaço urbano ou macrocefalia urbana. É o caso de Montevidéu, no Uruguai; Buenos Aires, na Argentina; Seul, na Coréia do Sul e no Brasil Rio de Janeiro.

Question 2

Question
O crescimento rápido de algumas cidades impõe a necessidade de ocupação de novas áreas contíguas, com sua consequente expansão territorial. As áreas urbanas dessas cidades acabam então se juntando, fenô-meno conhecido como conurbação. Sobre esse fenômeno aponte a alternativa incorreta
Answer
  • A região do ABCD de São Paulo é um exemplo típico dessa situação, pois une fisicamente as áreas urbanas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. No Nordeste brasileiro, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) também são exemplos de áreas urbanas que se encontram conurbadas. Na Alemanha a urbanização se estendeu ao longo do Rio Reno, abrangendo cidades próximas como Colônia, Dusseldorf, Essen e Bonn.
  • As maiores cidades de um país ou a cidade principal de uma rede urbana conurbada recebem o nome de Megalopole (junção de duas palavras gregas: meter, mãe, e pólis, cidade). As metrópoles, em geral, contam com os melhores equipamentos urbanos. A influência da metrópole se estende de forma acentuada às cidades vizinhas, estabelecendo entre elas uma malha com trocas intensas e grande fluxo de pessoas e de serviços. Muitos habitantes moram num local e trabalham ou fazem compras em outro, por exemplo.
  • As metrópoles nacionais exercem influência em todo o território de um país. É o caso, por exemplo, de Nova York (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Sidnei (Austrália) e São Paulo (Brasil).
  • Já as metrópoles regi-onais, como Lion (sudeste da França), Vancouver (litoral do Pacífico canadense), Seattle (noroeste dos EU-A) e Belém (Região Norte do Brasil), influenciam uma parte do território do país.
  • As megalópoles são as maiores aglomerações urbanas da atualidade. Elas se formam pela expansão ou pela conurbação de duas ou mais metrópoles, originando uma extensa área urbanizada. Em geral, uma ou mais metrópoles polarizam, ou seja, exercem influência em toda a região conurbada.

Question 3

Question
Algumas cidades tornaram-se centros de poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias (bancos, publicidade, consultorias etc.) e são promotoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Conhecidas como cidades globais, elas constituem espaços essenciais de administração, coordenação e planejamento da economia capitalista nesta época de globalização. Qual opção não representa uma característica dessas cidades.
Answer
  •  Integram-se às redes mundiais por um conjunto de atividades que caracterizam a fase econômica atual, como serviços especializados e alta tecnologia para a indústria e para o comércio: escritórios, consultorias, publicidade, financiamentos, telecomunicações
  •  Têm profunda integração com a economia global, irradiam progressos tecnológicos e polarizam os fluxos das redes mundiais.
  • São polos financeiros, comerciais e de serviços. Por elas transita a maior parte do dinheiro que alimenta os mercados financeiros internacionais. No entanto não contam com investimentos em tecnologia de ponta.
  • Dotadas de boa infra-estrutura, comandam as atividades produtivas
  • Sediam grandes empresas transnacionais.

Question 4

Question
A formação de novos consumidores expandiu e diversificou o setor terciário (transporte, educação, saúde, serviços financeiros, imobiliários, seguros etc.), criando um mercado interno dinâmico. Atualmente, as atividades terciárias predominam, em porcentagens do PNB, na maioria das grandes cidades dos países desenvolvidos e grande parte de sua população ativa está no setor terciário. É o que chamamos de terciarização das cidades.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
As cidades podem ser classificadas sob diferentes aspectos, por exemplo, quanto ao sítio, à situação, à função e à origem. Assinale a opção incorreta sobre esse aspeto
Answer
  • cidades que são classificadas em comerciais (Londres, São Paulo e Campina Grande),
  • industriais (Detroit, Volta Redon-da, São Bernardo do Campo),
  • administrativas (Washington e Brasília),
  • religiosas (Vaticano, Aparecida do Norte, Las Vegas e Olinda)
  • militares (Pearl Harbor e Resende),

Question 6

Question
A ONU tem promovido ao longo dos últimos vinte anos vários eventos, inclusive reforçando a avaliação de que o pós Guerra Fria tem representado o momento de maior ação desta instituição símbolo do multilateralismo e que não teve espaço político suficiente para atuar durante aquele período. Entre os dias 22 3 26 de março de 2010 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro o Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5), promovido pelo Programa das Nações Unidas sobre Assentamento Humanos, onde foi aprovada a Carta do Rio, que é uma carta de intenções que define parâmetros a serem seguidos no desenvolvimento municipal. Assinale a opção que esta em desacordo com essa carta
Answer
  • o direito à cidade – entendida como local de moradia e desenvolvimento sustentáveis, sem discriminação de gênero, idade, raça, condição de saúde, origem, nacionalidade, etnia, status de imigração, orientação política, religião ou orientação sexual, ao mesmo tempo preservando a identidade cultural;
  • a função social da propriedade deve assegurar a distribuição igual, universal, justa e democrática dos recur-sos da cidade a todos;
  • espaços institucionais devem ser criados e fortalecidos para representar diferentes segmentos da sociedade, permitindo que estes participem de decisões estratégicas, como orçamentos, planos diretores, projetos de larga escala, megaeventos, melhorias de áreas degradadas, preservação do meio ambiente, da cultura e da história;
  • para garantir o direito à cidade, somente as instituições responsáveis em níveis local devem assegurar acesso à moradia, infraestrutura e mecanismos de financiamento para projetos inclusivos e sustentáveis.
  • a cidade deve ser reconhecida como espaço privilegiado da prática da cidadania e da democracia;

Question 7

Question
Sobre os desequilíbrios sociais causados pela urbanização aponte a afirmativa incorreta:
Answer
  • Embora as maiores taxas de urbanização (porcentagem da população que vive na zona urbana) sejam encontradas nos países centrais, os subdesenvolvidos industrializados contam com um maior número absoluto de população urbana, ou seja, maior quantidade de pessoas vivendo nas áreas urbanas.
  • O desenvolvimento dos setores secundário e terciário não acompanhou o ritmo da urbaniza-ção. As consequências foram drásticas: formação de favelas, aumento do subemprego, da criminalidade, da mendicância
  • Nos Estados Unidos, até a década de 1990, as pessoas pobres se concentravam em bairros do centro das cidades. Com a implantação de projetos e empreendimentos imobiliários nesses centros, denominados projetos de revitalização, moradores de baixa renda mudaram de localização, passando a ocupar os subúrbios mais afastados. É o caso de cidades como Detroit, Chicago e Nova York.
  • A ONU define os bairros pobres como assentamentos precários e lista suas principais características: status residencial inseguro, acesso inadequado à água potável, a saneamento e a infraestrutura em geral, baixa qualidade estrutural dos domicílios e adensamento excessivo. No Brasil, cerca de 40,5% do total de domicílios urbanos apresentam ao menos uma das condições de precariedade, segundo os critérios da ONU.
  • No Brasil, segundo o IBGE, a economia informal gerou, em 2003, R$ 17,6 bilhões de receita e ocupou um quarto dos trabalhadores agrícolas do país.
Show full summary Hide full summary

Similar

Blocos econômicos
Ighor Ferreira
GEOGRAFIA - GEOPOLITICA
neusamiotto
BRIC
na_tye21
Blocos Economicos
Malu Miralha
Geopolitica - 3o bimestre - SINOPSES
neusamiotto
GLOBALIZAÇÃO, SOCIEDADE E MUNDO CONTEMPORÂNEO
eder.israel
Geopolítica, Regionalização e Integração
Marcos Augusto
O Governo de Donald Trump
Diego Araújo
Geopolítica
Millena Koslowski
África
Alessandra S.