O Teatro

Description

Quiz de revisão.
Rhamon Matarazzo
Quiz by Rhamon Matarazzo, updated more than 1 year ago More Less
Andressa Campos
Created by Andressa Campos over 7 years ago
Rhamon Matarazzo
Copied by Rhamon Matarazzo over 7 years ago
7
0

Resource summary

Question 1

Question
A máscara é uma peça do vestuário utilizado nas artes cênicas que pode cobrir parcial ou totalmente o rosto do ator, constituindo-se como um importante elemento da linguagem teatral. A partir dessa afirmação sobre o uso da máscara no teatro Ocidental, podemos DESCONSIDERAR que
Answer
  • a origem provável acerca do uso da máscara no teatro Ocidental está ligada aos rituais primitivos, em que se utilizavam cabeças de animais nas representações cênicas.
  • a máscara foi utilizada no teatro da Grécia Antiga tanto em comédias quanto em tragédias, cumprindo diversas funções durante as apresentações cênicas.
  • o uso da máscara no teatro Ocidental possibilitou a interpretação dos mais diversos papéis, já que o ator poderia incorporar heróis, deuses ou personagens comuns do cotidiano.
  • a máscara no teatro Ocidental demonstrava o estado emocional do personagem interpretado pelo ator durante sua atuação no palco.
  • a máscara no teatro Ocidental manteve sua forma mesmo com o passar do tempo, preservando linhas e formas suavizadas.

Question 2

Question
Assinale AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS no que diz respeito aos mitos:
Answer
  • Podemos encontrar mitos nas diversas épocas e sociedades que tentavam explicar o Universo e a humanidade, os ciclos da natureza e o próprio ser humano.
  • Os mitos estão ligados a questões como a vida e a morte, as estações do ano, como a renovação da primavera e a colheita do outono.
  • Os mitos descrevem as ações do homem comum, deixando de lado as façanhas de deuses, seres sobrenaturais ou heróis que executam proezas fantásticas.
  • O homem primitivo utilizava o mito como forma de explicar e compreender os fenômenos da natureza, atribuindo-lhes uma origem divina.
  • A origem do teatro Ocidental aconteceu num período anterior ao da manifestação dos mitos nas sociedades primitivas.

Question 3

Question
Os escritores de textos dramáticos na Grécia Antiga utilizavam muitas histórias descritas pela mitologia para elaborar peças teatrais que atualmente são consideradas clássicas. Os gregos adoravam muitos deuses que se assemelhavam com os homens fisicamente e psicologicamente, pois sentiam raiva, inveja, desejos e paixões. Desse modo, constatamos que o teatro Ocidental teve seu início na Grécia, durante as festividades em homenagem a Dioniso, um dos deuses da mitologia grega. A partir dessa premissa, analise as afirmativas a seguir: I) Dioniso simbolizava a fecundidade da terra, a natureza, o constante renascer da vegetação, o vinho, as paixões, entre outros atributos. II) Dioniso era honrado em festivais profanos durante os quais eram cantadas, em sua homenagem, poesias líricas chamadas ditirambos. III) Os ditirambos eram executados por um coro composto de homens e mulheres mascarados e fantasiados de sátiros. O sátiro tratava-se de um personagem metade ser humano e metade bode. IV) Durante as apresentações dos ditirambos, o coro também cantava, narrava, dançava e tocava instrumentos.
Answer
  • As alternativas I e II estão corretas.
  • As alternativas II e III estão corretas.
  • As alternativas III e IV estão corretas.
  • As alternativas II e IV estão corretas.
  • As alternativas I e IV estão corretas.

Question 4

Question
As tragédias sempre eram escritas em versos e contavam histórias de heróis, semideuses, reis e pessoas que se sobressaíam por sua coragem, iniciativa e muitas outras qualidades. O personagem central das tragédias geralmente sucumbia às suas emoções e paixões, encontrando a infelicidade, o desastre e até a morte. Uma sucessão de erros e enganos o levava à miséria e à tristeza. Após a leitura do trecho acima com relação à tragédia grega, assinale a alternativa INCORRETA:
Answer
  • As tragédias pretendiam mostrar, por meio de seu protagonista, que os seres humanos nunca chegariam a ser deuses, por melhores que fossem.
  • No final da tragédia, o protagonista sempre caía perante forças maiores do destino e dos deuses, que mostravam seu poder sobre o indivíduo, limitado por sua condição humana.
  • As Grandes Dionisíacas passaram a incluir um concurso de tragédias em que cada poeta inscrevia um conjunto de três tragédias, finalizando-as com outra tragédia.
  • O poeta geralmente ria das histórias que ele próprio contava nas tragédias e o resultado disso foi uma grande produção de tragédias e sátiras, com a revelação de grandes dramaturgos.
  • A arte da tragédia sofisticou-se e tomou uma forma específica a partir dos anos 70, ao mesmo tempo em que se desenvolveram as sátiras, que zombavam de sentimentos sublimes e com um estilo grotesco.

Question 5

Question
Enquanto a tragédia apresentava como personagens deuses e heróis e o coro ensinava o público, a comédia ria das pessoas e, inicialmente, criticava a política e os costumes. Assim, para representar não somente o teatro grego, mas o teatro de modo geral, são colocadas lado a lado duas máscaras: uma que representa a tragédia, e outra, a comédia.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
Leia o texto abaixo sobre a Commedia dell’arte e ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
Answer
  • No Renascimento, em inícios dos anos 1500, surgiu uma nova maneira de fazer teatro: a commedia dell’arte. Era um teatro popular e cômico, embasado na vida do povo e, em geral, não seguia um roteiro prévio, pois se articulavam ações do cotidiano, juntando-se elementos da vida à peça, sendo em grande parte improvisado.
  • Acontecia nas ruas, em palcos improvisados ou nas carroças dos atores e apresentava sempre os mesmos personagens, envolvidos, cada vez, em novas tramas, realizando uma crítica social por meio do humor.
  • A commedia dell’arte está intimamente relacionada com o carnaval italiano e suas máscaras, as quais, na commedia, tinham a função apenas de caracterizar o personagem. O espetáculo incluía, ainda, música e números de acrobacia e de mímica.
  • Os nobres não aprovavam a commedia dell’arte, pois seus personagens ridicularizavam os ricos e os pretensamente cultos. Fazia-se uma crítica social e política acerca das relações entre os servos e seus patrões. Esse gênero teatral surgiu do povo e para o povo, na época, muito oprimido pelas classes dominantes.
  • Os personagens pertenciam a duas categorias básicas: criados e patrões. Cada um era facilmente reconhecido por suas máscaras e contava, também, com figurinos e adereços específicos. Também sua maneira de falar revelava sua classe social e região de procedência. Cada personagem representava um segmento social e sua forma de ver o mundo.

Question 7

Question
O mamulengo é um teatro de bonecos de origem popular que nasceu no estado de Pernambuco espalhando-se mais tarde para outras regiões do Norte e Nordeste. Conforme afirma Valdeck de Garanhuns: “A ação dramática do mamulengo é feita através de pequenas peças ou passagens não escritas, acompanhadas e entremeadas de muita música, dança e improvisações feitas por um apresentador. Essa ação se dá por meio de passagens, e as passagens são motivos ou até pretextos para a atuação de determinados personagens. É uma brincadeira arbitrária e improvisada, adaptando-se com rápida facilidade ao ambiente onde está sendo brincada. As passagens são totalmente independentes entre si sem qualquer preocupação lógica.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Filosofia
Kamila Vieira
Senso Comum e Ciência
Thaís Pontes
Introdução à Filosofia
Edivaldo Abreu
Mito x Filosofia
Sr Zero
Mito, rito, religião
Leonardo Abe
filosofia
daniel_111089
4 MITOS SOBRE FILHOS DE HOMOSSEXUAIS
lis alves
Introdução à Filosofia
Edivaldo Abreu
Artigo - "No princípio era o mythos: articulações entre Mito, Psicanálise e Linguagem"
Leonardo Henrique de Souza Silva
Mito
asbasophia