Roteiro de Estudos EG 3º anos 1º Trimestre

Description

Quiz on Roteiro de Estudos EG 3º anos 1º Trimestre, created by Marcos Roberto Martinez on 30/03/2017.
Marcos Roberto Martinez
Quiz by Marcos Roberto Martinez, updated more than 1 year ago
Marcos Roberto Martinez
Created by Marcos Roberto Martinez about 7 years ago
326
1

Resource summary

Question 1

Question
(Unicentro 2011) No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,
Answer
  • a) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
  • b) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
  • c) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
  • d) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
  • e) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.

Question 2

Question
Ao tratarmos os conceitos de diferença X desigualdade, pontuando o antagonismo desses dois conceitos para as Ciências Sociais; procure explicar esses conceitos, após refletir sobre a frase abaixo do professor Boaventura, se possível relacionando a explicação de sala com a frase do professor:
Answer
  • São iguais e têm o mesmo sentido
  • São diferentes e possue sentido oposto

Question 3

Question
(Upe 2012) Observe a charge ao lado: Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade
Answer
  • a) é composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
  • b) é um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
  • c) é constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
  • d) é a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
  • e) pode ser definida como heterogênea, pois as atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas.

Question 4

Question
(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
Answer
  • a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
  • b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
  • c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
  • d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
  • e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.

Question 5

Question
A cultura de um povo não é estática, desligada do tempo, ela é dinâmica, transforma-se por necessidades internas ou por influências externas, é influenciada por fatores como: aculturação, difusão, assimilação, socialização, entre outros. Assim, a cultura conhecida por gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida pela geração atual, características estas que serão diferentes das que serão conhecidas pelas gerações futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que
Answer
  • A. a capacidade de aprendizado faz com que a cultura tenha a característica de ser acumulativa; a cada geração selecionamos, descartamos ou aperfeiçoamos a herança cultural recebida.
  • B. existe um processo de condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.
  • C. o contato com outras culturas agiliza as mudanças; muitas vezes esse contato pode influenciar algumas características, transformando-as.
  • D. as transformações podem ser o resultado do impacto de alguns fatos históricos como guerras e revoluções, por isso culturas semelhantes em um momento histórico podem ser diferentes um pouco depois.
  • E. transformações culturais é o resultado da capacidade que cada cultura tem para se adaptar a uma nova situação histórica.

Question 6

Question
Analise a imagem ao lado e responda à pergunta proposta com base nas aulas de Sociofilosofia. Segundo algumas pessoas, os moradores do lado esquerdo da imagem só não vivem como os moradores do lado direito da imagem porque não se esforçaram suficientemente, e não aproveitaram bem suas oportunidades. Posicionando-se criticamente sobre esse pensamento que explica as aparentes desigualdades pela falta de merecimento do elo fraco da sociedade. Que tipo de ideologia é essa?
Answer
  • Meritocracia
  • Relativismo

Question 7

Question
Premiada por diversas organizações recentemente – como o respeitado Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, do Parlamento Europeu – e uma das mais cotadas para ser laureada com o Nobel da Paz nesta sexta-feira (11), a paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos, não conquistou sua notoriedade de maneira fácil. A jovem se tornou conhecida ao mundo há um ano, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola. Qual conceito, discutido em sala, a luta de Malala com seu senso político, colocou em questionamento?
Answer
  • Etnocentrismo
  • Relativismo Cultural

Question 8

Question
Para diversos pensadores contemporâneos existem inúmeras possibilidades de transformação social por meio da esperança e do sonho. Segundo esses autores, esta forma de pensar o mundo – que é também uma forma de pensar o tempo! – Tem se fortalecido cada vez mais na atualidade, sendo marcada fundamentalmente por dois fatores: a contração radical do presente e a expansão infinita do futuro. Com o tempo presente contraído, reduzido a um momento efêmero e fugaz, cria-se a sensação de que não há tempo suficiente para quaisquer tipos de mudanças sociais de larga escala. As utopias, neste sentido, tomam literalmente seu sentido etimológico de “não-lugar”, localizando-se num futuro abstrato que se encontra num ponto infinito do tempo, extremamente distante e independente do presente, que surgirá – sabe-se lá quando! – Pela progressão “natural” dos eventos históricos.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
“A partir de um padrão de sentimentos segundo o qual a vista e trincho de uma animal morto à mesa eram coisas realmente agradáveis, ou pelo menos não desagradáveis, o desenvolvimento levou a outro padrão pelo qual a lembrança de que o prato de carne tem algo a ver com o sacrifício animal é evitada a todo custo. [...] O ato de trinchar, conforme demonstram os exemplos, outrora constituiu parte importante da vida social da classe alta. Depois, o espetáculo passou a ser julgado crescentemente repugnante (p. 127-128)”. O processo civilizador, de Norbert Elias. Para o autor a cultura e costumes são duas coisas completamente diferente.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
Analise a charge e responda à questão proposta. A partir da reflexão proposta pela charge, Calvin percebe um paradoxo entre reagir a uma situação de injustiça ou se submeter a uma força maior. O monopólio da violência legitima exercido pelo Estado ou a submissão às leis mesmo que essas, ao seu ver, sejam injustas, são executadas indiferente da vontade do povo.
Answer
  • Força coercitiva do Estado.
  • Democracia

Question 11

Question
Segundo a Declaração Universal da Diversidade Cultural, os indivíduos e grupos devem ter garantidas as condições de criar e difundir suas expressões culturais, o direito à educação e formação de qualidade que respeite sua identidade cultural [...]. Como o respeito a eventuais diferenças entre os indivíduos e grupos humanos é condição da cidadania, devemos tratar com carinho e eficácia da promoção da convivência harmoniosa, dos diálogos e dos intercâmbios entre os brasileiros - expressos através das diversas linguagens e expressões culturais, para a superação da violência e da intolerância em nosso país. (Disponível em www. cultura.gov.br/politicas. Acesso em 03/10/2007.) A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar – um pouco mais que os outros – a diversidade e transformá-la em algo mais universal. Este é o verdadeiro perfil brasileiro.... Sabemos por experiência própria que o diálogo entre culturas supera o relativismo cultural crasso e enriquece valores universais. [...] O mundo, infelizmente, não apresenta historicamente um jogo simples, equilibrado na matéria. A globalização, neste aspecto, apresenta uma preocupante tendência à homogeneização cultural – quando não uma hegemonia pura e simples em certos setores culturais. Após refletir sobre o assunto abordado, verifica-se que o autor faz referência ao relativismo cultural
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
(Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137 Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
Answer
  • a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
  • b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
  • c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
  • d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.

Question 13

Question
Analise a figura abaixo e responda à questão proposta como se a sua decisão influenciasse no desenvolvimento da sua sociedade. Imaginemos que cada um dos integrantes da imagem acima tenha efetuado alguma atividade que exigisse esforço, e com o seu merecimento receberam uma caixa cada. Qual conclusão você chegaria se o pagador da recompensa decidisse dar duas caixas para o que mais necessitava e nenhuma para aquele que não necessitasse:
Answer
  • Igualdade
  • Equidade

Question 14

Question
(Uenp 2011) “A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo.” (Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio David Cattani, Alberto D. Cimadamore (orgs.) ; tradução: Ernani Ssó. — Porto Alegre : Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 07.) A partir da leitura do enunciado é possível entender que há reversibilidade na problemática da desigualdade social
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
) ENEM 2013 CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011. O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:
Answer
  • a) carência de recursos tecnológicos.
  • b) a opressão das minorias sociais.
  • c) falta de liberdade de expressão.
  • d) defesa da qualificação profissional.
  • e) reação controle pensamento coletivo

Question 16

Question
) (MACK) - O Brasil em 2020 Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020. David Cohen, Revista Época, 25/05/2009 Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador. ( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil. ( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais. Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é
Answer
  • a) VVV
  • b) FVV
  • c) VVF
  • d) FVF
  • e) VFV

Question 17

Question
A partir da análise da imagem e seu enunciado, reflita sobre as aulas de Sociofilosofia desse trimestre e explique, dentro do pensamento sociológico, a causa dessa distância imensurável entre a pobreza e a riqueza mundial.
Answer
  • Causa natural do mundo contemporâneo
  • Má distribuição de renda: capitalismo

Question 18

Question
) (ENEM 2006) - No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou: “Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...)”. “Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.” Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982. Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius Relativista
Answer
  • True
  • False

Question 19

Question
O conceito de cultura, ou, a cultura como conceito, então, permite uma perspectiva mais consciente de nós mesmos. Precisamente porque diz que não há homens sem cultura e permite comparar culturas e configurações culturais como entidades iguais, deixando de estabelecer hierarquias em que inevitavelmente existiriam sociedades superiores e inferiores. Mesmo diante de formas culturais aparentemente irracionais, cruéis ou pervertidas, existe o homem a entendê-las – ainda que seja para evitá-las, como fazemos com o crime - é uma tarefa inevitável que faz parte da condição de ser humano e viver num universo marcado e demarcado pela cultura. Em outras palavras, a cultura permite traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos. ” Roberto Da Matta, pesquisador e professor de Antropologia Social do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista acredita que a cultura facilita as relações sociais.
Answer
  • True
  • False

Question 20

Question
Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro: A SOCIEDADE GLOBAL As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado. Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald's. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA. Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas. Adap. Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997. Com base no texto e em seus conhecimentos de Sociofilosofia, marque a resposta correta.
Answer
  • a) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.
  • b) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.
  • c) A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural
  • d) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.
  • e) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.
Show full summary Hide full summary

Similar

Chemistry
Holly Bamford
A-level Maths: Key Differention Formulae
Andrea Leyden
Biology AS Level UNIT 1
Valentin Andrei
GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
mustafizk
GCSE REVISION TIMETABLE
TheJileyProducti
B3, C3, P3
George Moores
Geography - Case Studies
jacobhatcher97
PSBD TEST # 3_1
Suleman Shah
Meteorologia I
Adriana Forero
exothermic and endothermic reactions
janey.efen
2PR101 1.test - 7. část
Nikola Truong