Questões de interpretação de texto IX

Description

Focado no concurso do tj/pr
Luís Felipe Mesiano
Quiz by Luís Felipe Mesiano, updated more than 1 year ago
Luís Felipe Mesiano
Created by Luís Felipe Mesiano almost 7 years ago
41
1

Resource summary

Question 1

Question
Em meio a catástrofes ambientais causadas pela ação do homem, aumento de doenças físicas e mentais nos centros urbanos e intolerância às diferenças sociais, religiosas e culturais, sobressai, das entranhas do Brasil, um modelo saudável de harmonia entre homens e natureza: o Parque Indígena do Xingu, criado há 55 anos. Essa experiência nacional, que oferece lições de respeito e de resiliência aos problemas enfrentados pelo dito mundo civilizado, é prova de que a ideia dos índios como seres primitivos está superada. Eles desenvolvem culturas riquíssimas e conhecimentos interessantíssimos de tecnologia leve – de clima, solo, espécies, plantas. (Adaptado de Planeta/abr.2016, p.19.) As informações do texto acima permitem concluir que
Answer
  • a concepção do índio como ser primitivo é equivocada e obsoleta.
  • modelos saudáveis de harmonia entre o ser humano e a natureza são incompatíveis com a urbanização.
  • a humanidade é a causadora da maioria das catástrofes ambientais.
  • os centros urbanos se caracterizam pela disseminação incessante de endemias e de doenças mentais.
  • as práticas sociais dos indígenas do Xingu fundamentam-se no respeito à natureza e no conformismo diante de desastres naturais.

Question 2

Question
Leia os trechos a seguir e ordene-os nos parênteses de modo que preservem a coerência e a coesão textual. ( ) Assim surgiu a Panair do Brasil, que possuía 100% do capital americano. O capital nacional só começou a entrar na empresa a partir de 1942. ( ) Inicialmente o coronel veio conversar com o governo brasileiro para entrar na concorrência do transporte de malas postais na América do Sul. ( ) A Panair teve origem na empresa Nyrba ─ New York Rio Buenos Aires Lines Inc ─, que chegou ao Brasil através do Coronel Ralph O' Neil, da Marinha Americana. ( ) O vôo inaugural se deu em 24 de janeiro de 1930, entre Rio de Janeiro e Fortaleza, com escalas em Campos, Vitória, Caravelas, Ilhéus, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e Natal incluindo o pernoite em Salvador. No total, a viagem durava 34h50 em cada sentido da rota. ( ) Somente em 1930 O' Neil conseguiu autorização para operar linhas aéreas no Brasil. A crise da bolsa de New York atrapalhou os negócios da Nyrba, que terminou por ser incorporada pela Pan American, um gigante da aviação americana. <http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/58Panair.htm>. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações). A sequência correta obtida é
Answer
  • 4, 2, 1, 5, 3
  • 2, 1, 3, 4, 5
  • 1, 3, 5, 2, 4
  • 5, 1, 2, 3, 4
  • 5, 4, 2, 3, 1

Question 3

Question
Em entrevista à Revista Istoé, o médico infectologista Artur Timerman, que trabalha com o combate à Aids no país e é autor de um livro sobre o assunto, fala sobre a história da prevenção e tratamento dessa doença. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 1. O acesso a medicamentos gratuitos é restrito a alguns portadores. O discurso de remédios para todos é falso? 2. Houve um abandono do cuidado com a doença pelas nações pioneiras em tratamentos, como o Brasil? 3. O livro do sr., Histórias da Aids, foi lançado no mesmo período do Relatório da Unaids, alertando sobre o aumento de novas infecções no Brasil. Por que ainda é necessário falar sobre a doença? ( ) As pessoas precisam saber que existem mais de 300 mil pessoas vivendo com o vírus do HIV no Brasil sem Saber. O aumento do número de casos tem a ver com o fato de a população ter baixado a guarda em relação à prevenção. ( ) Estamos vivendo um momento em que as autoridades inauguram placas dizendo que vão tratar todo mundo, mas o último boletim do Ministério da Saúde diz que o Brasil tem 300 mil pessoas que estão vivendo com o HIV e não sabem. ( ) O País está na contramão do mundo. O programa foi ótimo, mas está ficando para trás. Hoje o Brasil está defasado no combate à Aids. Não prevenimos, não fazemos o diagnóstico e não tratamos direito. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Answer
  • 2 – 1 – 3.
  • 1 – 3 – 2.
  • 3 – 2 – 1.
  • 3 – 1 – 2.
  • 1 – 2 – 3.

Question 4

Question
Abaixo, segue um trecho de entrevista concedida pelo psicólogo Steve Pinker à revista Veja. Numere a coluna da direita, relacionado as respostas com as respectivas perguntas da coluna da esquerda. 1. Como o senhor vê os livros de autoajuda que prometem reprogramar a mente dos leitores? 2. A mente humana ainda está evoluindo? 3. Estaríamos próximos, assim, do limite de nosso desenvolvimento cultural e tecnológico? ( ) Uma boa aposta é dizer que não. Certamente o processo de evolução não apresenta o mesmo ímpeto de cerca de 100.000 anos atrás, quando surgiram os primeiros crânios modernos. ( ) Algumas abordagens são inofensivas, mas há muita bobagem por aí. É lixo puro tudo que tem a ver com regressão a vidas passadas, tudo que tem a ver com carma, tudo que tem a ver com aconselhamento sobre a criação de filhos. ( ) Não, ainda há muito a explorar na mente humana, e é certo que nossa cultura e tecnologia evoluirão drasticamente. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Answer
  • 3 – 1 – 2.
  • 3 – 2 – 1.
  • 1 – 3 – 2.
  • 2 – 3 – 1.
  • 2 – 1 – 3.

Question 5

Question
Considere a seguinte pergunta: “E por que, então, o comportamento humano não é igual ao comportamento de um bovino?" Determine a ordem correta do texto que responde essa pergunta. ( ) Os comandos enviados de cada um desses módulos frequentemente são bastante conflitantes, e nossas reações imediatas são determinadas por qual deles fala mais alto em certo momento. Uma mesma emoção talvez não se traduza num único comportamento se uma ou outra parte da mente evitar que isso aconteça. ( ) Isso não significa, entretanto, que sejamos marionetes indefesas nas mãos de nosso DNA. Não existe um gene para cada sentimento, um gene que me faça gostar de ópera e outro que me faça gostar de rock. Essa é a primeira parte da resposta. ( ) A mente humana atingiu sua forma atual graças à seleção natural. Ela evoluiu biologicamente no decorrer de milhares de anos e seus traços gerais são determinados por nossa carga genética. ( ) A segunda é que não devemos imaginar a mente como uma unidade – ela é um conjunto de módulos especializados, cada um deles responsável por funções como manipular objetos, raciocinar abstratamente, amar ou odiar. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.
Answer
  • 1 – 3 – 4 – 2.
  • 4 – 2 – 3 – 1.
  • 2 – 3 – 1 – 4.
  • 2 – 1 – 4 – 3.
  • 4 – 2 – 1 – 3.

Question 6

Question
Em fevereiro de 2016, a especialista em política educacional Paula Louzano falou à revista Veja sobre a proposta de currículo nacional apresentada pelo governo. Relativamente a essa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas que constam na coluna da esquerda. 1. Na terça-feira, o Ministro da Educação publicou uma revisão da proposta, ampliando, por exemplo, a parte de história mundial e incluindo pontos de gramática. O avanço foi significativo? 2. Como os outros países desenham seus currículos? 3. Por que a progressão é tão relevante para o aprendizado? 4. É preciso perseverar no propósito de criar um currículo único? ( ) Apegando-se ao conceito de progressão no ensino. Países como Canadá, Finlândia ou Austrália são bons exemplos nessa área. ( ) Todos os países com bons índices de educação têm um currículo nacional. ( ) São mudanças relevantes. Mas não teremos um currículo de padrão internacional se não houver uma mudança estrutural. ( ) Se o professor e o aluno não sabem quais são seus objetivos no fim do percurso acadêmico, e como cada “degrau” da escada do conhecimento colabora para que cheguem a esses objetivos, eles se perdem em meio aos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Answer
  • 1 – 2 – 3 – 4.
  • 2 – 4 – 1 – 3.
  • 3 – 1 – 4 – 2.
  • 2 – 1 – 4 – 3.
  • 3 – 4 – 1 – 2.

Question 7

Question
Paul McCartney concedeu entrevista a Michael Bonner, jornalista do El País. Relativamente a essa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas que constam na coluna da esquerda. 1. Quando assassinaram John, você estava trabalhando no que seria Tug of War. Quando foi a última vez que o viu? 2. Acredita que as pessoas esperavam que escrevesse uma canção sobre John? 3. A canção se refere ao começo de sua relação com John. Era assim que costumava pensar nele após sua morte? 4. Acredita que Harrison se sentia intimidado quando apresentava canções a você e John? ( ) Pensei que queria fazer a canção mais maravilhosa, mas nem sempre se é capaz de responder a esse estímulo. Não sei por quê. Provavelmente fiquei esperando para ver se vinha algo, mas não podia me sentar e escrever uma canção como reação. ( ) Eu o vi com May Pang [sua namorada nos anos 70, quando esteve separado de Yoko Ono] em seu apartamento quando estavam juntos. Estava bem mais tranquilo. Era mais ele mesmo. [...] Acho que a última vez foi em Nova York, em seu apartamento no edifício Dakota. ( ) No início, compúnhamos canções para ele porque ele não compunha. Escrevemos Do You Want to Know a Secret para George, mas então nos mostrou pela primeira vez uma canção que se chamava Don't Bother Me e achamos boa. Fomos um pouco condescendentes. Estava boa, mas não tão boa como as que escrevíamos para ele. ( ) Os anos anteriores à sua morte foram dolorosos, sobretudo com relação à separação dos Beatles. Mas, como todo mundo, bloqueio as coisas ruins. Eu não gosto de ficar nelas. Por isso, mesmo agora, quando penso em John, penso em nós escrevendo juntos A Day in a Life. Coisas assim. Prefiro ficar com as coisas boas. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Answer
  • 1 – 3 – 2 – 4.
  • 4 – 1 – 2 – 3.
  • 1 – 2 – 4 – 3.
  • 2 – 3 – 1 – 4.
  • 2 – 1 – 4 – 3.

Question 8

Question
Considere o seguinte conjunto de informações: ? Pesquisadores da Universidade de Harvard acompanharam 16.638 adultos durante seis anos. ? Pesquisadores concluíram que amigos estimulam a mente. ? Pesquisadores concluíram que amigos favorecem aspectos cognitivos. ? Pesquisadores concluíram que amigos ajudam a preservar lembranças. ? O estudo saiu no American Journal of Public Health. Assinale a alternativa em que essas informações foram agrupadas corretamente.
Answer
  • Pesquisadores da Universidade de Harvard acompanharam 16.638 adultos durante seis anos e concluíram que amigos estimulam a mente e favorecem aspectos cognitivos , mas não ajudam a preservar lembranças. O estudo saiu no American Journal of Public Health.
  • Pesquisadores da Universidade de Harvard e do American Journal of Public Health acompanharam 16.638 adultos durante seis anos e concluíram que amigos estimulam a mente, favorecem aspectos cognitivos e ajudam a preservar lembranças.
  • O estudo elaborado pelo American Journal of Public Health, ao contrário de pesquisa da Universidade de Harvard, que acompanhou 16.638 adultos durante seis anos, concluiu que amigos estimulam a mente, favorecem aspectos cognitivos e ajudam a preservar lembranças
  • Pesquisadores da Universidade de Harvard acompanharam 16.638 adultos durante seis anos e concluíram que amigos estimulam a mente, favorecem aspectos cognitivos e ajudam a preservar lembranças. O estudo saiu no American Journal of Public Health.
  • Apesar de amigos estimularem a mente, favorecerem aspectos cognitivos e ajudarem a preservar lembranças, os pesquisadores da Universidade de Harvard, que acompanharam 16.638 adultos durante seis anos, concluíram o estudo publicado no American Journal of Public Health.

Question 9

Question
O site Hypeness entrevistou Robin Rice, escritora que tem se dedicado a denunciar os padrões de beleza inalcançáveis veiculados pela mídia e mostrar, através de campanhas, que o que é considerado não padrão também pode ser bonito. Quanto a um trecho dessa entrevista, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 1. Como é que a forma como uma mulher vê o próprio corpo influencia todas as esferas da sua vida? 2. Alguns cartazes da campanha se dirigem também a quem critica a magreza. Estamos fechados em tantos padrões que já não é possível existir sem julgamento? Como nos livramos disso? 3. Mesmo sabendo que as pessoas estão mais conscientes do problema, o conceito de beleza continua a determinar o sucesso e o insucesso das mulheres? ( ) Se elas se permitirem ser derrotadas pelos padrões impossíveis – coisa que a maioria faz –, então sim. Mulheres preocupadas com a sua beleza não aproveitam toda a beleza que as rodeia. Elas não estão arriscando ser vistas e ouvidas, coisa que é muito necessária para um mundo bonito. ( ) Em uma cultura em que o corpo e a beleza são saudados como o “sucesso” mais importante para uma mulher, não há nada que não toque a sua autoimagem e imagem corporal. Está lá quando ela acorda e sai pela porta para ir trabalhar, e lá quando ela volta para casa para se despir e descontrair. Afeta seu orçamento e posição social. Está em toda a parte. ( ) Existe preconceito contra qualquer coisa que não seja perfeita. Quando estamos inseguros, nós julgamos. Essa é a forma de descobrir se estamos realmente em perigo ou não. É natural. Para travar isso, temos de permitir mais segurança, aceitando a beleza em todas as idades, tamanhos e cores de pele. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Answer
  • 2 – 1 – 3.
  • 1 – 3 – 2.
  • 3 – 2 – 1.
  • 3 – 1 – 2.
  • 1 – 2 – 3.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza