REVISÃO TGD- AULA 22

Description

AP2 EDUCAÇÃO ESPECIAL Quiz on REVISÃO TGD- AULA 22, created by VALQUÍRIA TEIXEIRA on 25/05/2017.
VALQUÍRIA TEIXEIRA
Quiz by VALQUÍRIA TEIXEIRA, updated more than 1 year ago
VALQUÍRIA TEIXEIRA
Created by VALQUÍRIA TEIXEIRA almost 7 years ago
153
0

Resource summary

Question 1

Question
Transtornos Globais do Desenvolvimento: Comprometimento grave e global em diferentes áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
Transtornos Globais do Desenvolvimento. Estes transtornos abordam: – Transtorno autista. – Transtorno de Asperger. – Transtorno de Rett. – Transtorno Desintegrativo da Infância. – Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
Autismo infantil... Definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido que se manifesta antes dos três anos por um tipo característico de funcionamento anormal em todas as três áreas: interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Ao observar o comportamento de uma criança autista, antes dos 3 anos, você vai encontrar comprometimentos qualitativos na interação social recíproca. Selecione a(s) características inerentes a esse quadro.
Answer
  • Apreciação inadequada de indicadores socioemocionais. Ausência de respostas para emoções de outras pessoas e/ou falta de modulação de comportamento, de acordo com o contexto social.
  • Uso insatisfatório de sinais sociais. Não apresenta comportamento de apontar. Ao invés disso pegam a mão da pessoa como um instrumento levando até o local que desejam.
  • Fraca integração dos comportamentos sociais, emocional e de comunicação e, especialmente falta de reciprocidade socioemocional.
  • A criança autista apresenta algumas características peculiares no uso da linguagem. Falta de uso social de quaisquer habilidades de linguagem que estejam presentes. Comprometimento em brincadeiras de faz de conta e jogos sociais de imitação.
  • A linguagem, quando presente, possui também modulação diferenciada em ritmo, volume, altura, entonação
  • Padrões de comportamento e interesses de atividades restritos, repetitivos e estereotipados (observar partes do corpo que se movem como as mãos em movimento de abanar; olhar objetos de um ângulo incomum, observar ventiladores, girar pedaços de barbante, fixar-se por luzes brilhantes, cores fluorescentes).
  • Há ausência de comportamento de antecipação, como não assumir postura de aconchego ao receberem colo
  • Não procuram ser acariciadas e também não esperam conforto quando choram.Às vezes, se fixam numa parte ou detalhe do vestuário da pessoa
  • Podem surgir comportamentos atípicos como vinculação a objetos não macios, com rituais de caráter não funcional e em rituais estereotipados com interesses em datas, itinerários ou horários.
  • Frequentemente há estereotipias motoras, interesse específico em elementos não funcionais de objetos (cheiro, tato). É comum e pode haver resistência a mudanças na rotina ou em detalhes do meio ambiente pessoal (como os movimentos de ornamentos e móveis da casa).

Question 5

Question
CARACTERÍSTICA (AUTISMO) Há, também, dificuldade para se envolver em situações de dramatização, brincadeira de faz de conta, imaginação. Medo, fobias, perturbações do sono e da alimentação, ataques de birra, agressão, autolesões (morder o punho). O autista não possui espontaneidade, iniciativa, criatividade e organização de seu tempo de lazer. Possui hipersensibilidade nas experiências sensoriais: vibração, olfato, tato, textura, sons, dor. Esta sensibilidade pode causar pânico em situações banais para outras crianças, como, por exemplo, uma criança autista pode entrar em pânico com o som de uma sirene na escola.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
CARACTERÍSTICAS INERENTES A TEORIA DA MENTE. (Selecione as características inerentes a essa Teoria) .
Answer
  • A Teoria da Mente foi descrita, pela primeira vez, por Alan Leslie em 1970, que afirmou que o autista possuiria dificuldade em metarrepresentações, o que o levaria a uma condição de incompreensão das interações, ocasionando dificuldade de dar sentido aos objetos, às reações das pessoas, à imaginação lúdica, aos jogos de imitação, enfim, nos processos de interação social. Faz parte das competências inatas (que nascem) com o ser humano desde o momento do nascimento, da reação a um rosto humano e do aprendizado nos primeiros dias de vida, a reconhecer emoções e imitar os padrões do rosto para representar emoções.
  • Happé (1998) define Teoria da Mente como nossa capacidade mental de julgar que outros possuem estados mentais. O autista é incapaz de ter esta percepção devido ao mesmo núcleo da socialização, comunicação e imaginação. A criança autista parece ter uma "cegueira mental".
  • Ligado a este núcleo, o autista possui dificuldade de cognição e meta representação. Ele não consegue entender brincadeiras simbólicas, não conhece intenções.
  • A Teoria da Mente é a capacidade de atribuir estados mentais a si mesmo e às outras pessoas e dessa forma poder predizer o comportamento dos outros a partir das suas crenças, desejos e intenções representadas no estado mental. Assim, devido à inexistência desta capacidade, as pessoas com autismo não conseguem realizar acções simbólicas ou imaginativas, pois para isso são necessárias meta-representações, ou seja, representações de segunda ordem.

Question 7

Question
Crianças com [blank_start]Transtornos Globais do Desenvolvimento[blank_end] são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. (Estereotipia: Repetição automática, inconsciente de gestos palavras ou movimentos.) [blank_start]Autismo[blank_end] - É uma alteração neurológica que compromete a interação social, a comunicação verbal e não-verbal e está associada a comportamentos restritivos e repetitivos. A [blank_start]Teoria da Mente[blank_end] é a capacidade de atribuir estados mentais a si mesmo e às outras pessoas e dessa forma poder predizer o comportamento dos outros a partir das suas crenças, desejos e intenções representadas no estado mental. Assim, devido à inexistência desta capacidade, as pessoas com autismo não conseguem realizar acções simbólicas ou imaginativas, pois para isso são necessárias meta-representações, ou seja, representações de segunda ordem. [blank_start]Asperger[blank_end] - Condição neurológica caracterizada  por uma alteração qualitativa das interações sociais semelhantes ao autismo, mas não é acompanhada de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. [blank_start]Síndrome ou Transtorno de Rett[blank_end] - (..) “desenvolvimento de múltiplos déficits específicos, após um período de funcionamento normal durante os primeiros meses de vida” da criança. Afeta primordialmente meninas, que possuem um desenvolvimento inicial normal e, entre 7 a 24 meses, começam a apresentar perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala e um processo de desaceleração do crescimento do crânio. [blank_start]Transtorno Desintegrativo da Infância[blank_end]-foi por muito tempo conhecido “como síndrome de Heller, demência infantil ou psicose desintegrativa” ( FACION e SILVA, 2005p. 136). Nesse transtorno, a criança nos dois primeiros anos de vida, após o nascimento, apresenta um desenvolvimento aparentemente normal podendo apresentar uma comunicação verbal e não-verbal, bons relacionamentos sociais, interações em jogos e ainda comportamento adequados para a idade.   A regressão começa depois desta fase (Dos 2 anos ) indo até os dez anos de idade, porém, de forma bem mais branda. As habilidades que começam a ser perdidas são a de comunicação verbal e não-verbal, relacionamento interpessoal, linguagem, controle esfincteriano e outras habilidades motoras. Os padrões, estereotipias e movimentos repetitivos também são outras características comuns.  [blank_start]TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO SEM[blank_end] [blank_start]OUTRA ESPECIFICAÇÃO[blank_end]- Essa é uma categoria diagnóstica de exclusão. Alguém pode ser assim diagnosticado se preencher critérios no domínio social e apenas mais um dos dois outros domínios (Linguagem e comportamento). 
Answer
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Teoria da Mente
  • Autismo
  • Asperger
  • Síndrome ou Transtorno de Rett
  • Transtorno Desintegrativo da Infância
  • TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO SEM
  • OUTRA ESPECIFICAÇÃO

Question 8

Question
Abordagem Pedagógica no geral ... **Currículo Funcional : Educar conhecimento e aptidões, que possam ser utilizadas pelo estudante, serem vantajosos em vários espaços e conseqüentemente úteis em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes. A palavra Funcional expressa eleger objetivos educacionais com ênfase no que é útil para o estudante na ocasião, num futuro não muito longínquo e que possa continuar sendo útil em sua vida. 
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
Principais sintomas da Síndrome de Rett:
Answer
  •  Pequena capacidade para gatinhar..
  • Perda das capacidades manuais, anteriormente adquiridas.
  • Ranger os dentes..
  • Diminuição do ritmo de crescimento da cabeça à medida que a idade aumenta.

Question 10

Question
Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola: As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito. Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas antecipadamente.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
Como lidar com Crianças com Rett na escola: É preciso criar estratégias para que as meninas com Síndrome de Rett possam aprender. O principal é estabelecer sistemas de comunicação que ajudem a criança - como placas com desenhos e palavras, para que ela possa indicar o que deseja. A escola deve ser um espaço acessível, já que muitas crianças com essa síndrome necessitam de equipamentos para caminhar. Respeite o tempo de aprendizagem de cada criança e conte com a ajuda do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e procure apresentar os conteúdos de maneira bem visual, para facilitar a compreensão.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
Um bom currículo para ser trabalhado com os alunos com autismo é aquele que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais e a participação em ambientes e com objetos do seu mundo social. Essa definição refere-se a qual dos currículos abaixo? (Aula 22. pg.139)
Answer
  • Currículo Funcional
  • Currículo oculto
  • Currículo prescrito
  • Currículo Explicito

Question 13

Question
ABORDAGENS EDUCATIVAS PARA AUTISMO (Acesse pag: 140-141= aula 22) Você verá, a seguir, alguns exercícios que podem ser aplicados a essas crianças: a) Exercícios para desenvolver a capacidade e a possibilidade de interpretar situações afetivas. reconhecer retratos e faces de alegria e tristeza, raiva e medo; reconhecer desenhos em preto e branco; reconhecer as emoções que um personagem irá sentir (medo, alegria, tristeza e raiva); interpretar emoções em quadros; interpretar histórias, o que pensam os personagens. b) Exercícios para interpretação ou entendimento de estados informacionais (percepção, conhecimento crença ou opinião). tomada simples de perspectiva visual – o que posso ver e o que não posso ver em uma cena; tomada complexa de perspectiva visual; entendendo o princípio de ver e levar a conhecer; prever ações com base no que a pessoa sabe; Dentre outras.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS POR PESSOAS COM ASPERGER:(Acesse página 136-137=Aula22) Podem apresentar memória para fatos acima da média (números, datas, horas, caminhos, locais , acontecimentos). Podem apresentar hiperlexia (ler antes da idade). Podem apresentar dislexia, disgrafia (problema na escrita) ou discalculia (problema para organizar cálculo). Dificuldade para compreensão de metáforas (comparações como pé da cadeira, bico da chaleira). Interpreta o discurso literalmente. Dificuldade para compreender intenções sociais, apresentando certa ingenuidade social. São dedicados e leais em suas interações. Apresentam áreas de interesses específicas e obsessivas como dinossauros, comboios, carros, mapas, jogos, jogos de videogame. Gostam de rotinas, aceitam a mudança com relutância e são muitas vezes inflexíveis, dificuldades em ambientes menos estruturados. Tendência para fazer comentários irrelevantes e interromper conversas.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

EDUCAÇÃO ESPECIAL
vanessasenez
Mapa Conceitual
Leo Ribeiro
Método das 28 palavras - menina, menino, uva e dedo
Sofia Gaspar
EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO,AEE E SRM
Gabriela Pimentel
APRENDER AS 6 PALAVRAS
Sofia Gaspar
Educação Especial no Brasil
Milenny Lauren
Hiperatividade
miguelagp
Educação Especial
Denipsousa Pinheiro
Educação Especial
Denipsousa Pinheiro
Educação Especial e Inclusiva
Rachel Mariano
SISTEMA NERVOSO
LUZIETE SILVA