Administração Básica - Revisão Prova Final

Description

Administração de Empresas Quiz on Administração Básica - Revisão Prova Final, created by Oliveiros Mauricio Cabral on 17/06/2017.
Oliveiros Mauricio Cabral
Quiz by Oliveiros Mauricio Cabral, updated more than 1 year ago
Oliveiros Mauricio Cabral
Created by Oliveiros Mauricio Cabral almost 7 years ago
139
1

Resource summary

Question 1

Question
Sabe-se que a pirâmide organizacional se divide em três níveis, chamados níveis organizacionais. Esses níveis estão divididos em Institucional, Intermediário e Operacional e possuem posições administrativas em todos. Cada nível tem um tipo de atuação, como estratégico, tático e operacional e, também possuem sua amplitude de tempo. Entende-se por amplitude de tempo como os prazos que cada nível possui para suas ações, como longo prazo, médio prazo e curto prazo. Além da atuação e da amplitude de tempo, os níveis organizacionais também possuem sua abrangência. Relacione abaixo, cada nível organizacional com sua abrangência e indique a alternativa correta. (1) Nível Institucional (2) Nível Intermediário (3) Nível Operacional ( ) Específico, envolvendo determinada função ou tarefa. ( ) Global, envolvendo toda a organização. ( ) Parcial, envolvendo uma unidade da organização.
Answer
  • 1,2,3.
  • 2,1,3.
  • 3,1,2.

Question 2

Question
A Avengers S.A. entrou em um processo de organização interno, fundamental para seu pleno funcionamento e para o alcance de seus objetivos. Dentro desse processo, seus sócios dividiram as funções entre eles, se baseando nas funções básicas da empresa apresentadas por Henry Fayol em sua teoria clássica. Dentro dessa divisão, Natasha Romanoff assumiu as funções relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa; enquanto Steve Rogers assumiu às funções relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. Segundo Fayol, que nome se dá à essas funções assumidas pelos sócios?
Answer
  • Funções Técnicas e Funções Administrativas
  • Funções de Diretoria e Funções de Contabilidade
  • Funções de Institucional e Funções de Intermediário

Question 3

Question
Para o dono da Cacau Show, Alexandre da Costa, por exemplo, o segredo do sucesso é nunca se acomodar com o que já foi alcançado. "Não existe essa coisa de toque de Midas. São um monte de pequenas coisas que constroem uma história de sucesso", disse. Costa cria novas metas constantemente para evitar a zona de conforto. "A gente nunca chega lá. Se eu achar isso, será o começo do fim", analisou. Dentro da idéia de Processos Administrativos, sabemos que existem vários pontos a serem considerados, entre eles a Organização, o Controle, a Direção, os Recursos, o Desempenho, o Resultado e finalmente o Planejamento. Qual alternativa está CORRETA quando tratamos do conceito de Planejamento dentro da Administração?
Answer
  • Definir metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos.
  • Monitorar as atividades e fazer correções.
  • Designar responsabilidades para cumprir as tarefas.
  • Usar a influência para motivar as pessoas.
  • Coordenar as atividades do operacional a fim de certificar-se que tudo sairá bem.

Question 4

Question
A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 50 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker. Surgiu da necessidade de utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica. Eliminou os exageros e distorções típicos do pioneirismo. Sintetizou outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mais recentes. A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: planejamento, organização, direção e controle. No conjunto, elas formam o processo administrativo. Uma das funções da Administração segundo a teoria neoclássica, traz a seguinte afirmação: “Quanto à sua abrangência pode ocorrer em três níveis: nível global (desenho organizacional), nível departamental (desenho departamental) e nível das tarefas e operações (desenho de cargos e tarefas).” A qual processo administrativo essa afirmação se refere?
Answer
  • Direção
  • Controle
  • Organização
  • Planejamento

Question 5

Question
Os sócios Tony Stark, Steve Rogers, Bruce Banner, Natasha Romanoff e Clint Barton; são os sócios fundadores da organização Avengers S.A.. Em reunião, esses sócios definiram os papéis de cada um deles, conforme suas preferências quando administradores. Como é de conhecimento dos mesmos, o administrador pode exercer vários papéis diferentes dentro da organização. Papéis informacionais, papéis decisórios e papéis interpessoais. Um desses papéis, escolhido por Tony Stark, pertence a categoria interpessoal e tem como atividade: envia informações para os membros de outras organizações, e-mails, memorandos e relatórios, telefonemas e contatos. A esse papel se dá que nome?
Answer
  • Papel de Informacional
  • Papel de Disseminação
  • Papel de Porta Voz
  • Papel de Negociação

Question 6

Question
“Selecionar as pessoas certas para o trabalho e treiná-los para desempenhar suas tarefas da ‘melhor forma’”. Este é um princípio de qual das teorias estudadas?
Answer
  • Teoria das Relações Humanas
  • Administração clássica
  • Administração científica

Question 7

Question
A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. Como todo processo pioneiro e inovador, a Administração Científica teve seus críticos ferrenhos. E muitas destas críticas perduram até hoje, em virtude da abordagem criada por Taylor. Mas apesar das críticas, a Administração Científica tem um papel importantíssimo na formação do que conhecemos hoje como Administração. Em seu livro “Introdução à teoria Geral da Administração”, Chiavenato afirma que a administração foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. Um passo pioneiro e irreversível. Destaque abaixo, a alternativa que corresponde à uma das críticas à administração cientifica.
Answer
  • Organicidade
  • Visão Atomizada do Homem
  • Pouca especialização
  • Abordagem Macro da Organização
  • Empresa como um sistema aberto.

Question 8

Question
A Cibernética marca o início da era da eletrônica nas organizações. Até então, o aparato tecnológico se resumia em máquinas elétricas ou manuais, sempre associadas aos conceitos de automação. Com a mecanização que se iniciou com a Revolução Industrial, o esforço muscular do homem foi transferido para a máquina. No mundo dos negócios, a informática pode aparecer sob a forma de CPDs (Centros de Processamento de Dados) ou redes de computadores. Uma das principais consequências da informática na administração foi a automação. A necessidade de desenvolver vantagens comparativas que tornassem a cadeia produtiva e o produto em si diferenciado dos demais levou a criação de diversas tecnologias que tem como objetivo melhorar a produtividade e qualidade na linha de produção, a automação industrial é atualmente um dos destaques na reconfiguração das indústrias. O que é INCORRETO afirmar sobre a automação?
Answer
  • O uso dos robôs nas linhas de produção é um dos exemplos mais comuns da automação.
  • A automação abrange três setores bem distintos.
  • O cadastro de contribuintes é um dos exemplos da utilização dos computadores para acumular volumes de dados em banco de dados e analisa-los depois.
  • A indústria petroquímica utiliza dispositivos de retroação e regulagem automática para que as próprias máquinas corrijam seus erros.
  • A automação prejudicou o comércio, quando integrou as diversas operações das organizações que antes eram realizadas separadamente.

Question 9

Question
Louis é a diretora executiva da empresa Global Heroes, uma empresa criada para prestar consultoria na área de gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Quando contratada por uma empresa de nossa região, Louis se deparou com uma situação muito interessante dentro da contratante. A contratante possui em seu organograma dois diretores que se diferem muito em seus comportamentos e na maneira de gerir suas áreas. Peter, o diretor financeiro, afirma que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder, por isso ele acredita que a intervenção e o controle gerencial são fundamentais para garantir a produtividade e a eficiência. Já Natasha, diretora de recursos humanos, acredita que criar condições para que as pessoas possam atingir melhor seus objetivos pessoais, orientando seus esforços em direção aos objetivos da organização é tarefa essencial da administração. Para Natasha, o gerente é mais um coordenador de processo de trabalho do que alguém que comanda ou centraliza o poder. Por sua vez, para Peter, os administradores devem estabelecer padrões explícitos de comportamentos e monitorá-los, deve ser centralizador e autoritário para garantir que a organização alcance seus objetivos. Louis, se deparou nessa organização com a teoria X e Y de Mcgregor encarnada em Peter e Natasha. Para auxiliar Louis em sua consultoria, você deverá ajudá-la classificando as frases abaixo nas teorias X e Y e, depois, indicar a alternativa que corresponde à correta classificação: 1) Os trabalhadores evitam assumir responsabilidades e buscam orientação formal. ( ) 2) Os trabalhadores não gostam do trabalho e tentam evita-lo. ( ) 3) A maioria dos empregados não é ambiciosa. ( ) 4) Os trabalhadores são capazes de autocontrole quando estão comprometidos com a organização. ( ) 5) Os trabalhadores têm iniciativa e são criativos. ( )
Answer
  • Teoria Y, Teoria X, Teoria Y, Teoria X, Teoria Y.
  • Teoria X, Teoria X, Teoria Y, Teoria Y, Teoria Y.
  • Teoria X, Teoria X, Teoria X, Teoria Y, Teoria Y.
  • Teoria Y, Teoria Y, Teoria Y, Teoria X, Teoria Y.
  • Teoria Y, Teoria Y, Teoria Y, Teoria X, Teoria X.

Question 10

Question
Herbert Simon, (SIMON, 1970), ainda nos anos 60, é um dos primeiros autores a inovar a Teoria Clássica da Organização, que considera os empregados como instrumentos. Simon (1970), propõe contemplar a existência de novos elementos no processo decisório, onde a escolha de alternativas é permeada por um conjunto de ações e comportamentos que irão conduzir à opção mais satisfatória correspondente aos interesses do decisor, e não aquela que seja ótima para a organização. O autor aponta que a seleção dos dados e informações que vão subsidiar a decisão sofrem uma série de influências, tanto do ambiente interno quanto externo da organização. De uma maneira geral, a definição de processo decisório pode ser apresentada como uma sucessão de etapas que levam à tomada de decisão e garantem sua implementação. (CAMPOS, 1988). Esta sucessão de etapas não se dá de maneira linear e formalizada. Ao contrário, há em seu bojo, diversos fatores que precisam ser considerados quando se pretende estudar a decisão. Simon então definiu dois modelos, o modelo do homem economista e o modelo do administrador. Entre as alternativas abaixo, indique a alternativa INCORRETA quando tratamos desses dois modelos de Simon.
Answer
  • O Administrador trabalha com um modelo muito confuso e complexo da realidade.
  • O homem economista trabalha com o mundo real com toda sua confusão e complexidade.
  • O administrador percebe que a maior parte dos fatos desse mundo real não tem grande relevância à situação particular que ele enfrenta e que o elo de ligação entre a causa e o efeito deve ser simples.
  • O homem economista adota um padrão ótimo da realidade, selecionando a melhor alternativa existente.

Question 11

Question
“De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis”. O parágrafo cita a teoria estruturalista.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
A Teoria Geral de Sistema surgiu com os trabalhos do cientista (biólogo) alemão Ludwig von Bertalanffy no final dos anos 30, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60. Sua difusão se deu a uma necessidade de síntese e integração das teorias precedentes. De forma concomitante, possibilitou a operacionalização e a aplicação de conceitos da Teoria dos Sistemas à administração. A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. O sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. Sobre a Teoria dos Sistemas, é correto afirmar que:
Answer
  • Sistema aberto – são as partes que formam o sistema como um todo, porém, um sistema pode ser um subsistema de um todo organizacional.
  • Sistema Fechado – É a fronteira que separa cada sistema de seu ambiente, ela pode ser rígida em sistemas fechados e flexível nos sistemas abertos.
  • Sinergia – É uma situação onde o todo é maior do que a soma das partes, ou seja, na organização a interação de várias áreas de forma cooperativa produz resultados melhores do que se atuassem isoladas.
  • Fronteira do sistema – são caracterizados pela pouca ou nenhuma influência do ambiente e pela inexistência de interação com o mesmo.

Question 13

Question
Administração por Objetivos (APO) ou Management by objectives (MBO) é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam. É um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
A Teoria Estruturalista foi defendida por Amitai Etzioni (sociólogo). Etzioni, sabendo que a Administração é muito mais ampla, em vários aspectos, propôs aproveitar o melhor da Escola Científica e o melhor das Relações Humanas. Assim a Teoria Estruturalista cria uma base para o pensamento Administrativo. Diferentemente das escolas clássicas, que tinham uma visão sempre única e simplista das organizações (Escola Cientifica – Produtividade, Administração das Relações Humanas – Pessoas). A Teoria Estruturalista da Administração é uma vertente teórica que: Postula a formalização das atividades organizacionais, defendendo que as mesmas devem ser organizadas de acordo com normas e regras racionais e impessoais.
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
“Organizações perseguem inteligência. Nessa perseguição, elas processam informação, formulam planos e aspirações, interpretam ambientes, geram estratégias e decisões, monitoram experiências e recebem aprendizado dessas experiências e imitam as outras organizações, na medida em que elas fazem o mesmo” - James March. Considerando o processo decisório então podemos afirmar que:
Answer
  • É um processo unicamente racional.
  • É um processo prescritivo.
  • Não é um processo contingencial.
  • É um processo racional, mas também emocional.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional I - Cartões para memorização
Silvio R. Urbano da Silva
Balance Scorecard
Flavia Nobre
Lipídios
FLÁVIA THEODORO
Revisão de Inglês
Hugo Ponce de Leon
Fluxograma Mil e Uma Coisas ( ServiçoDrive Thru)
Mônica Oliveira
Texto, Gêneros textuais, e tipos textuais
{Clara Manoella}
Entrevista
Duda Malta
Estatuto dos funcionário SJM 258 de 14\05\1982
Aghata Vieira
Prova 1 - Administração de empresas
Ramon Cristian
História do Direito, 1
Laura Gomes
massa, volume, densidade, MU
Bruna Ponce