Prova de Comunicação e Redação Técnica

Description

Quiz on Prova de Comunicação e Redação Técnica, created by Alanna Landim on 29/06/2017.
Alanna Landim
Quiz by Alanna Landim, updated more than 1 year ago
Alanna Landim
Created by Alanna Landim almost 7 years ago
316
3

Resource summary

Question 1

Question
Descritor: Entender o conceito de comunicação e sua aplicação. Muitas pessoas acreditam que os verbos comunicar e informar são sinônimos, porém o que elas não sabem é que estão erradas. Esta ideia, muitas vezes é difundida na área de comunicação, nas mídias de massa e até mesmo nas escolas. Com base na informação acima, o que é informação?
Answer
  • É a transmissão de estímulos e respostas provocadas através de um sistema completo ou parcialmente compartilhado de elementos.
  • É algo frio e pré-formatado, transmitido em forma de monólogo não permitindo trocas simbólicas.
  • É tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões.
  • É um conjunto de signos e regras de combinação destes signos.

Question 2

Question
Descritor: Empregar os princípios normativos básicos da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita. Sabe-se que a linguagem é um sistema de sinais para codificação e decodificação de informações. Além disso, possui vários usos sociais e culturais, como a expressão da identidade, da estratificação social, na manutenção da unidade em uma comunidade para o entretenimento. A frase “Não se preocupe. Em relação à dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio” poderá ser classificada de acordo com o exemplo de linguagem, como:
Answer
  • Jargão.
  • Coloquialismo.
  • Vulgarismo.
  • Regionalismo.

Question 3

Question
Descritor: Empregar os princípios normativos básicos da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita. Analise as imagens. Tendo como base os conceitos de denotativo e conotativo, assinale a alternativa que explica a diferença do sentido de “limpo” nas imagens.
Answer
  • A primeira imagem apresenta a palavra limpo no sentido conotativo, ou seja, no sentido real, que corresponde a limpeza. A segunda imagem apresenta a palavra limpo no sentido denotativo, ou seja, no sentido figurado, referindo-se a resolver pendências de crédito com instituições financeiras.
  • A primeira imagem apresenta a palavra limpo no sentido conotativo, ou seja, no sentido real, que corresponde a limpeza. A segunda imagem apresenta a palavra limpo no sentido conotativo, ou seja, no sentido figurado, referindo-se a resolver pendências de crédito com instituições financeiras.
  • A primeira imagem apresenta a palavra limpo no sentido denotativo, ou seja, no sentido real, que corresponde a limpeza. A segunda imagem apresenta a palavra limpo no sentido denotativo, ou seja, no sentido figurado, referindo-se a resolver pendências de crédito com instituições financeiras.
  • A primeira imagem apresenta a palavra limpo no sentido denotativo, ou seja, no sentido real, que corresponde a limpeza. A segunda imagem apresenta a palavra limpo no sentido conotativo, ou seja, no sentido figurado, referindo-se a resolver pendências de crédito com instituições financeiras.

Question 4

Question
Descritor: Adequar a linguagem verbal e não verbal ao contexto sócio-comunicativo do mundo do trabalho. O feedback é uma prática bastante comum nas empresas. Compreender a importância do feedback constante e bem-feito para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários é um dos pontos essenciais de uma boa liderança. Parte das tarefas de um líder, para que a ação tenha o efeito desejado é preciso cuidado para não causar um resultado inverso Assinale a alternativa correta sobre Feedback, no contexto empresarial.
Answer
  • Feedback é a comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando as pessoas, possuindo caráter destrutivo.
  • O Feedback é uma resposta que o empregado poderá ter sobre como desempenha seu trabalho e sobre os resultados alcançados.
  • Ser um bom ouvinte e ter capacidade de receber feedback não são habilidades essenciais para um bom emissor.
  • Feedback e críticas negativas são sinônimos.

Question 5

Question
Descritor: Adequar a linguagem verbal e não verbal ao contexto sócio-comunicativo do mundo do trabalho. Sabemos que o ato de comunicar é inerente a qualquer ser vivo. Desde a Pré-História, entre 500.000 A.C. e 18.000 A.C, quando os homens passaram a viver em sociedade, eles perceberam o poder e a importância da comunicação, então desenvolveram a linguagem fazendo isso por meio de infinitas formas – sons, gestos, cores, desenhos, mas o motivo sempre foi o mesmo: transmitir uma mensagem e ser entendido. Hoje, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de mensagens, ela é mais do que isso, é a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles. Com tantas mudanças na sociedade, saber comunicar tornou-se algo essencial para todos os indivíduos. E não somente para eles, as empresas também devem se preocupar com a comunicação, em especial com as informações que são transmitidas por elas mesmas. Fonte: Adaptado de< http://www.racecomunicacao.com.br/blog/a-importancia-da-comunicacaopara-as-empresas/>. Acesso em: junho de 2016. Assinale a alternativa correta sobre Comunicação Empresarial:
Answer
  • Comunicação vertical do tipo descendente é aquele que parte de uma classe hierárquica superior para uma inferior.
  • Comunicação horizontal é aquela realizada entre elementos de diferentes níveis hierárquicos.
  • O texto profissional não exige o padrão culto da língua.
  • O uso de terminologia técnica (jargão) não se justifica quando a comunicação ocorrer entre pessoas que partilham dos mesmos códigos.

Question 6

Question
Descritor: Empregar os princípios normativos básicos da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita. Conforme estudado, para uma comunicação escrita eficaz, torna-se necessário a compreensão do Tripé da Comunicação, que aborda três objetivos da comunicação escrita e aponta os ruídos que podem interferir em cada uma.
Answer
  • A interferência física ou ruído físico, deve-se a deve-se a agressividade, aspereza, antipatia ao comunicar-se.
  • A interferência cultural, deve-se ao uso de palavras ou frases complicadas ou ambíguas e diferenças de nível social.
  • A interferência psicológica, dificuldade visual, má grafia de palavras, cansaço, falta de iluminação, por exemplo.
  • A interferência cultural, deve-se apenas a diferenças de nível social.

Question 7

Question
Descritor: Empregar os princípios normativos básicos da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita. Analise o texto a seguir. Em pleno século XXI é salutar refletir sobre a importância de preservação do meio ambiente bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa. Já ficou mais que claro que a maioria dos problemas os quais enfrentamos atualmente nas grandes cidades, foram gerados pela ação humana. De tal modo, podemos pensar nas grandes construções, alicerçadas na urbanização desenfreada, ou no simples ato de jogar lixo nas ruas. A poluição gerada e impregnada nas grandes cidades foi em grande parte fruto da urbanização desenfreada ou da atuação de indústrias; porém, deveres não cumpridos pelos homens também proporcionaram toda essa "sujidade". Nesse sentido, vale lembrar que pequenos atos podem produzir grandes mudanças se realizados por todos os cidadãos. Portanto, um conselho deveras importante: ao invés de jogar o lixo (seja um papelzinho de bala, ou uma anotação de um telefone) nas ruas, guarde-o no bolso e atire somente quando encontrar uma lixeira. Seja um cidadão consciente! Não Jogue lixo nas ruas! Fonte: < https://www.todamateria.com.br>. Acesso em: agosto de 2016. Qual o gênero textual apresentado?
Answer
  • Narração: aquele que apresenta uma sequência de fatos que se desenvolvem em determinado tempo e lugar.
  • Dissertação: composição na qual expomos ideias gerais, seguidas de argumentos que as comprovem.
  • Descrição: tipo de redação na qual se aponta as características que compõem determinado objeto, ambiente.
  • Verbete: texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência.

Question 8

Question
Descritor: Compreender a evolução dos meios de comunicação e entender seus impactos. Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos designados para difundir a informação entre os homens, por exemplo, o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros. A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. Se pensarmos que a história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas), característico da pré-história, já aponta essa importância na vida dos homens. Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana. Note que isso é justamente o que nos difere dos animais, ou seja, a criação de uma cultura (gerada pela comunicação humana), posto que as espécies animais não possuem uma "linguagem" que os permitam criar culturas, crenças e tradições, as quais serão passadas de geração em geração. Feita essa afirmação, foram séculos de desenvolvimento até chegarmos ao ponto de comunicação que chegamos, ou seja, na era das tecnologias da informação e da cultura de massa, onde esses meios representam, em grande parte, fatores de desenvolvimento da sociedade humana, uma vez que disseminou (e continua disseminando) o conhecimento pelo mundo, em diversos tempos e espaços. Fonte: Adaptado de< http://www.significados.com.br/comunicacao/>. Acesso em: junho de 2016 Assinale a alternativa correta sobre a evolução dos meios de comunicação .
Answer
  • Que um novo meio de comunicação sempre substitui o anterior
  • Que as novas tecnologias influenciam no modo como as pessoas se comunicam, inclusive na cultura.
  • Que pouco evoluí os meios de comunicação.
  • As novas tecnologias usadas pelos meios de comunicação não nos influenciam em nenhum aspecto.

Question 9

Question
Descritor: Entender o conceito de comunicação, e os elementos constituintes do processo de comunicação. A forma como apresentamos o processo de comunicação conhecida como “Teoria matemática da comunicação” ou “Teoria da informação”, foi elaborada por dois engenheiros matemáticos, Claude Shannon e Warren Weaver, em 1949. Esses dois engenheiros matemáticos pensaram em uma sistematização do processo da Comunicação, visando explicá- lo dentro do contexto das telecomunicações, mais precisamente na telefonia. Ao passar dos anos o modelo foi adaptado, levando em consideração os elementos necessário para que haja uma comunicação efetiva, bem como os fatores que podem contribuir em falhas nesse processo. Com base nesse modelo, preencha as lacunas, tendo como base os elementos do processo de comunicação. Use as palavras: Ruídos - Destinatário - Canal - Código - Codificar - Remetente - Decodificar - Feedback - Mensagem - Contexto [blank_start]Remetente[blank_end] - quem emite a mensagem. Indivíduo ou grupo. [blank_start]Destinatário[blank_end] - quem recebe a mensagem. Indivíduo ou grupo. [blank_start]Mensagem[blank_end] - é o objeto da comunicação; ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. [blank_start]Contexto[blank_end] - é formado na mente, pela reação entre as pessoas e a situação. [blank_start]Canal[blank_end] - é a via de circulação da mensagem. Meios pelos quais o emissor tem acesso, a fim de assegurar o encaminhamento de sua mensagem para o destinatário. Podem ser naturais (5 sentidos) ou artificiais (equipamentos). [blank_start]Código[blank_end] - conjunto de signos e regras de combinação destes signos. [blank_start]Codificar[blank_end] - transformar num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos. [blank_start]Decodificar[blank_end] - decifrar a mensagem, operação que depende do repertório de cada pessoa. [blank_start]Ruídos[blank_end] - são obstáculos, falhas e distorções que danificam a compreensão da mensagem transmitida. [blank_start]Feedback[blank_end] - corresponde à informação que o remetente consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo destinatário.
Answer
  • Remetente
  • Destinatário
  • Mensagem
  • Contexto
  • Canal
  • Código
  • Codificar
  • Decodificar
  • Ruídos
  • Feedback

Question 10

Question
A palavra comunicação vem do latim “communicare” que significa confundir, atrapalhar.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

FCE Opposites Practice
miminoma
GCSE Chemistry C1.1 - Fundamental Ideas in Chemistry
chancice.branscombe
OCR AS CHEMISTRY A DEFINITIONS
awesome.lois
Forms of Business Ownership Quiz
Noah Swanson
Biology B1.3
raffia.khalid99
IGCSE Chemistry Revision
sachakoeppen
“The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
Lucia Rocha Mejia
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
Specific topic 7.6 Timber (processes)
T Andrews
NSI Course
Yuvraj Sunar