Quiz - Mídias Digitais 01

Description

Quiz on Quiz - Mídias Digitais 01, created by thiagonunes on 02/06/2014.
thiagonunes
Quiz by thiagonunes, updated more than 1 year ago
thiagonunes
Created by thiagonunes almost 10 years ago
1514
1

Resource summary

Question 1

Question
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a Forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. (CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.) Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais. PORQUE II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede” redefine os processos de comunicação. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E - As asserções I e II são proposições falsas.

Question 2

Question
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. (CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.) Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais. PORQUE II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede” redefine os processos de comunicação. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • .B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E - As asserções I e II são proposições falsas.

Question 3

Question
Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural e o controle social. (McQUAIL, D. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 (adaptado). Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo. I. Os efeitos culturais e ideológicos dos mass media analisados por meio da dinâmica econômica mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria. II. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência indiferenciável e passiva e consideram o destinatário um sujeito ativo nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos de interpretação com relativa autonomia. III. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mass media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas. É correto o que se afirma em
Answer
  • A - I, apenas.
  • B - II, apenas.
  • C - I e III, apenas.
  • D - II e III, apenas.
  • E - I, II e III.

Question 4

Question
Quando as capacidades de memória e de transmissão aumentam, quando são inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o conteúdo das antigas mídias para o ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem ser reavaliadas sempre. (LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.) Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de conteúdos e a construção de informações no ciberespaço. PORQUE II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informações, nota-se crescente centralização da produção e do consumo de conteúdos na Internet. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Answer
  • A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • .B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E - As asserções I e II são proposições falsas.

Question 5

Question
O WikiLeaks, site criado para tornar públicas informações privadas ou secretas, divulgou, nos últimos anos, milhares de documentos militares sobre o Iraque e o Afeganistão, além de telegramas diplomáticos norte-americanos e brasileiros. A esse respeito, infere-se que a questão ética que subjaz à difusão de documentos secretos governamentais vincula-se:
Answer
  • A - à falta de credibilidade da Internet.
  • B - à ilegalidade do processo de obtenção das informações.
  • C - à mudança oficiosa da classificação das informações.
  • D - à desestabilização que o fato mencionado gerou no cenário político internacional.
  • E - ao ocorrido com o site WikiLeaks, que pode inspirar outras ações do mesmo tipo.

Question 6

Question
Um recente estudo sobre jornalismo em mídias digitais concluiu que o uso de mídias sociais na obtenção de novas notícias é uma realidade da maioria dos jornalistas entrevistados, mas somente quando a fonte é conhecida. No Brasil, 52% dos jornalistas consultam redes sociais de fontes que conhecem. (Disponível em: <www.oriellaprnetwork.com>. Acesso em: 19 jul. 2012.) Nesse contexto, conclui-se que as mídias sociais:
Answer
  • A - são mais eficientes para destacar os assuntos de maior repercussão do noticiário.
  • .B - promovem maior interação por meio de compartilhamentos e debates nos comentários.
  • C - constituem um canal pouco confiável para descobrir novas pautas.
  • D - oferecem mais credibilidade, por manterem equipes dedicadas à produção de conteúdo.
  • E - atraem consumidores de notícias porque disponibilizam aplicativos específicos que oferecem o conteúdo em tempo real
Show full summary Hide full summary

Similar

Blood Brothers (Characters)
nuhaheza
The Geography Of Earthquakes
eimearkelly3
MCAT Study Plan
Alice McClean
HISTOGRAMS
Elliot O'Leary
GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
Joseph Tedds
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
5 Steps to Learning Success
Andrea Leyden
Biology B2.1
Jade Allatt
Electrolysis
lisawinkler10
PSBD TEST # 3
yog thapa
GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 3
Sarah Egan