Tema: Cultura

Description

conceitos-chave: cultura, relativismo, etnocentrismo, indústria cultural, identidade e tribos urbanas
Cezar Augusto
Quiz by Cezar Augusto, updated more than 1 year ago
Cezar Augusto
Created by Cezar Augusto over 6 years ago
1668
2

Resource summary

Question 1

Question
(UNIOESTE 2012) A cultura de um povo não é estática, desligada do tempo; ela é dinâmica, transforma-se por necessidades internas ou por influências externas, é influenciada por fatores, como: aculturação, difusão, assimilação, socialização, entre outros. Assim, a cultura conhecida por gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida pela geração atual, características estas que serão diferentes das que serão conhecidas pelas gerações futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que:
Answer
  • a capacidade de aprendizado faz com que a cultura tenha a característica de ser acumulativa; a cada geração selecionamos, descartamos ou aperfeiçoamos a herança cultural recebida.
  • existe um processo de condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.
  • o contato com outras culturas agiliza as mudanças; muitas vezes esse contato pode influenciar algumas características, transformando-as.
  • as transformações podem ser o resultado do impacto de alguns fatos históricos como guerras e revoluções, por isso culturas semelhantes em um momento histórico podem ser diferentes um pouco depois.
  • transformações culturais é o resultado da capacidade que cada cultura tem para se adaptar a uma nova situação histórica.

Question 2

Question
(UPE 2015) Leia o texto a seguir: A cultura reflete a alma de uma nação e o Brasil, a par de uma natureza das mais belas e ricas do planeta, tem motivo para se orgulhar das suas manifestações culturais, representativas das diversificações regionais que formam esse continente tropical. As influências afro-europeias, que marcaram o nosso processo de colonização, foram sendo absorvidas pelo jeito de ser do povo, o imaginário coletivo, base de um folclore dos mais expressivos do mundo e que confirma e projeta valores e tipos de cada região. E Olinda, reduto de resistência e criatividade, com suas danças, ritmos e espetáculos populares, tem no carnaval a festa maior, síntese do espírito de irreverência e espontaneidade da sua gente. TEIXEIRA, Manoel Neto. Olinda: das colinas à planície. Olinda: Polys Editora, 2004, p. 227. Nas sociedades, encontram-se vários sistemas complexos, que apresentam um conjunto de aspectos interdependentes e inter-relacionados, formando a cultura. Sobre isso, o texto apresenta um elemento cultural caracterizado como:
Answer
  • comparação cultural
  • complexo cultural
  • traço cultural
  • contracultura
  • subcultura

Question 3

Question
(Stoodi) A cultura Nacirema caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que evolui em um rico habitat. Apesar do povo dedicar muito do seu tempo às atividades econômicas, uma grande parte dos frutos deste trabalho e uma considerável porção do dia são dispensados em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde surgem como o interesse dominante no ethos deste povo. (...) Os Nacirema têm um horror quase que patológico, e ao mesmo tempo fascinação, pela cavidade bucal, cujo estado acreditam ter uma influência sobre todas as relações sociais. Acreditam que, se não fosse pelos rituais bucais seus dentes cairiam, seus amigos os abandonariam e seus namorados os rejeitariam. (...) Esperemos que quando for realizado um estudo completo dos Nacirema haja um inquérito cuidadoso sobre a estrutura da personalidade destas pessoas. Basta observar o fulgor nos olhos de um sacerdote-da-boca, quando ele enfia um furador num nervo exposto, para se suspeitar que este rito envolve certa dose de sadismo. Se isto puder ser provado, teremos um modelo muito interessante, pois a maioria da população demonstra tendências masoquistas bem definidas. Horace Miner In: A.K. Rooney e P.L. de Vore (orgs) YOU AND THE OTHERS - Readings in . Acesso Introductory Anthropology (Cambridge, Erlich) 1976. Tradução livre disponível em "Nacirema” é um anagrama de “American”. Com essa ironia, o autor faz o ensaio de olhar nossa própria cultura:
Answer
  • a partir de preconceitos pessoais
  • com neutralidade
  • de fora dela
  • internamente
  • sem interesse cientifico

Question 4

Question
(UEL – 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
Answer
  • A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
  • Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
  • Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
  • As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
  • O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.

Question 5

Question
(UFG 2014) Leia a receita apresentada a seguir. TACACÁ 2 litros de tucupi temperado 4 dentes de alho 4 pimentas de cheiro 4 maços de jambu 1/2 kg de camarão 1/2 xícara de goma de mandioca Sal a gosto Modo de servir: muito quente, em cuias, temperado com pimenta. Disponível em: www.receitastipicas.com/receita/tacata.html . Acesso em: 9 set. 2013. Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. Essa receita, “Tacacá”, comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
Answer
  • Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições e culinárias distintas.
  • Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
  • um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
  • um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extravismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
  • uma imposição de identidade cultural, pelo uso de produtos cultivados em áreas sertanejas.

Question 6

Question
(UNIOESTE 2013) O antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, em sua obra O Povo Brasileiro, afirma: “Nós, brasileiros, somos um povo sem ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela, fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiçagem viveu por séculos sem consciência de si, afundada na ninguendade. Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros.” RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro. 1995, p.453. Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Answer
  • A identidade nacional brasileira nasceu do encontro e mestiçagem entre diversos grupos étnicos.
  • A miscigenação do povo brasileiro se deu fisicamente e principalmente no seu modo de ser e agir.
  • A mestiçagem no Brasil foi um erro histórico e um obstáculo para a construção de uma identidade nacional.
  • As identidades não são coisas cm as quais nascemos, são formadas e transformadas no interior das representações coletivas.
  • O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado, é herdeiro de um longo processo acumulativo, reflete o conhecimento e as experiências adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam.

Question 7

Question
(elaboração do autor) Figura 1: "COMPRE SUA IDENTIDADE" Esta charge faz pensar na relação entre:
Answer
  • identidade e aculturação
  • diferença e consumo
  • identidade e identificação
  • poder e consumo
  • identidade e consumo

Question 8

Question
(Uenp 2011) Sobre a cultura de massa, a indústria cultural e a pop art, julgue as afirmativas. I. A Pop Art socializou a arte mantendo o engajamento político; em suas obras, o sonho americano se dividiu entre promessa e maldição - já que os avanços tecnológicos capazes de preencher o mercado com uma série de diferentes produtos também contribuíam para a criação de armas e outros objetos que limitavam a liberdade individual. II. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração baseadas na cultura, visando o lucro e produzindo cultura de massa. III. O grande fato cultural que cerca a televisão é que, a partir dos anos 50, ela passou a centralizar os debates sobre a cultura de massa da mesma forma que esses debates eram centralizados no cinema nas décadas de 40 e 50, pois quem fala nessas décadas tem como referência os anos dourados de Hollywood. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Answer
  • nenhuma
  • apenas II
  • todas
  • apenas III
  • Apenas I e III

Question 9

Question
(Enem PPL 2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado). O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)
Answer
  • aumento do poder aquisitivo.
  • estímulo à livre concorrência
  • criação de novas necessidades.
  • formação de grandes estoques.
  • implantação de linhas de montagem.

Question 10

Question
(ENEM 2014) No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país. DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005. A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de:
Answer
  • lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
  • entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
  • subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
  • afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
  • reprodução da cultura musical norte-americana.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2