Caso Clínico | Associação de Dislipidemia, HAS e DM2

Description

Quiz on Caso Clínico | Associação de Dislipidemia, HAS e DM2, created by Portal da Farmacologia on 21/08/2017.
Portal da Farmacologia
Quiz by Portal da Farmacologia, updated more than 1 year ago
Portal da Farmacologia
Created by Portal da Farmacologia over 6 years ago
884
0

Resource summary

Question 1

Question
Carlos, 55 anos, chega ao ambulatório com queixa de controle da pressão alta, da diabetes e do colesterol. Na anamnese, nega antecedentes mórbidos até a idade de 42 anos, época em que, durante exame médico de rotina no trabalho, foram detectados valores de pressão arterial de 140/96 mmHg. Nessa ocasião, o paciente era completamente assintomático do ponto de vista cardiovascular. Exames laboratoriais normais, exceto por uma glicemia de 136 mg/dL e triglicérides de 180 mg/dL. Tais exames foram repetidos e confirmaram-se valores de glicemia e triglicérides anormais, tendo sido, na ocasião, feito diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes melito e dislipidemia. Desde o diagnóstico inicial, o paciente vem tomando regularmente 50 mg de hidroclorotiazida e 100 mg de atenolol. Foi orientada, na época, dieta com pouco sal e hipocalórica, sem adição de açúcar. Ao exame físico, apresenta peso de 106 kg, altura de 1,70 m, pressão arterial na posição supina de 170/112 mmHg, com frequência cardíaca de 72 batimentos por minuto. Ausculta cardiopulmonar normal. Abdome flácido, indolor, com fígado e baço não-palpáveis. Ausência de sopros abdominais. Pulsos rítmicos e simétricos, ausência de edemas. Os exames laboratoriais mostraram glicemia de jejum de 172 mg/dL, potássio plasmático de 3,7 mEq/L, ácido úrico de 8 mg/dL, colesterol total de 230 mg/dL, HDL-colesterol de 28 mg/dL, LDL-colesterol não calculado devido aos valores elevados de triglicérides (450 mg/dL). Creatinina sérica de 1,8 mg/dL e ureia de 96 mg/dL. Exame de Urina Rotina demonstrando a presença de proteínas. Proteinúria de 24 horas de 1,2 g/24 horas. Os exames complementares solicitados foram o eletrocardiograma e radiografia de tórax, ambos dentro da normalidade para o biotipo do paciente. De acordo com os dados disponíveis nessa consulta, qual das formas abaixo é a melhor para definir o atual diagnóstico de Carlos?
Answer
  • Hipertensão arterial secundária à obesidade, associada a diabetes melito e dislipidemia
  • Hipertensão arterial primária, associada a diabetes melito e dislipidemia, com lesão de órgãos-alvo demonstrada pela presença de insuficiência renal com proteinúria
  • Hipertensão arterial secundária à dislipidemia, associada a obesidade e intolerância à glicose
  • Hipertensão arterial primária, associada a diabetes melito, dislipidemia e obesidade, com lesão de órgãos-alvo demonstrada pela presença de insuficiência renal com proteinúria

Question 2

Question
Tendo em vista os exames laboratoriais referentes ao perfil lipídico de Carlos, qual seria o melhor fármaco para iniciar o tratamento da dislipidemia, além das alterações na dieta e prática de atividades físicas?
Answer
  • Ezetimiba
  • Fibrato
  • Estatina
  • Colestiramina

Question 3

Question
Após 6 meses, Carlos volta ao ambulatório para consulta de retorno. Conta que não está conseguindo tempo para inserir atividades físicas em sua rotina, mas que diminuiu o consumo de carne vermelha. Traz consigo os resultados do último exame de seu perfil lipídico que mostraram triglicérides de 380 mg/dL, LDL-colesterol de 170 mg/dL e HDL-colesterol de 40 mg/dL. O exame físico não apresentou alterações em relação à última consulta. Diante desse cenário, qual fármaco você considera associar ao uso do Fibrato?
Answer
  • Estatina
  • Ácido Nicotínico
  • Ezetimiba
  • Colestiramina

Question 4

Question
Após explicar a Carlos a nova conduta e certificar-se de que ele concorda com a prescrição de um novo fármaco para tratar sua dislipidemia, você o orienta a retornar em breve, dentro de um mês. Você quer certificar-se de que não haverá efeitos adversos graves provocados pelos fármacos prescritos. Qual é sua maior preocupação nesse caso?
Answer
  • Desconforto gastrointestinal
  • Mialgia
  • Hepatotoxicidade
  • Rabdomiólise
Show full summary Hide full summary

Similar

DISLIPIDEMIA INTERPRETAÇÃO E CUIDADOS
Josenildo Segundo Sites
Lipídios
Sofia Yaki Novaes
Bioquímica Celular
hbiancaa
Anti-hipertensivos
Drive Med
Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS
Katye dos Passos Rodrigues
Composição química dos seres vivos: Água e Sais Minerais
Fanatiks Spn
prova biologia
luisa Rouxinol
LÍPIDEOS
victor_assis01
Fisiopatologia da HAS
camillancb_
Farmacologia da HAS
Kathya Suênia Santos