QUIZ DE SOCIOLOGIA

Description

Quiz on QUIZ DE SOCIOLOGIA, created by Fernando Flor on 27/04/2015.
Fernando Flor
Quiz by Fernando Flor, updated more than 1 year ago
Fernando Flor
Created by Fernando Flor almost 9 years ago
489
0

Resource summary

Question 1

Question
Ao tratar de compreender a especificidade do que poderia ser chamado de “social” e dada a própria natureza de seu objeto, a sociologia sofre continuamente as influencias de seu contexto. Ideias, valores, ideologias, conflitos e paixões presentes nas sociedades permeiam a produção sociológica. Antigos temas – liberdade, igualdade, direito individuais, alienação – não desaparecem, mas assumem hoje outros significados. A sociologia era, e continua a ser, um debate entre concepções que procuram dar resposta às questões cruciais de cada época. Por inspirar-se na vida social, não pode, portanto, estar ela própria livre de contradições. Nos séculos XIX e XX, a formação e o desenvolvimento das ciências Sociais expressam:
Answer
  • Explicam as mudanças religiosas ocorridas na Antiguidade europeia;
  • C) A consolidação do pensamento cientifico para explicar o novo objeto de estudo, “o social”;

Question 2

Question
A superioridade da ciência foi um postulado de Auguste Comte. O pensador pensava em evolução das ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia. A ciência da sociedade deveria atingir ordem e progresso. Progresso sobre o manto da ordem - para que não ocorressem abalos no sistema. O texto acima se refere ao qual corrente sociológica:
Answer
  • Positivismo;
  • Iluminismo;

Question 3

Question
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. A Europa estava sofrendo grandes mudanças, transformando a vida social da população, dando ênfase no processo de industrialização e urbanização da sociedade Capitalista que ali se implantava. Foram desfeitos alguns costumes e tradições, como a família patriarcal, a servidão e o trabalho manufatureiro, dando início à indústria Então a sociologia surge em qual contexto sócio histórico:
Answer
  • Feudalismo;
  • Capitalismo;

Question 4

Question
Abaixo há uma imagem que representa o processo de produção capitalista. Quais foram os fatores principais que romperam com a ordem social anterior ao Capitalismo?
Answer
  • Surgimento da máquina a vapor; feudos; compartilhamento de terras;
  • Surgimento da máquina a vapor; propriedade privada, surgimento das fábricas;

Question 5

Question
Ainda que cada sujeito tenha sua individualidade, esta se constrói no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa. Assinale a alternativa que apresenta as principais instituições que realizam a Socialização.
Answer
  • Escola; Estado; Igreja; Família;
  • Televisão; Igreja; Escola; Internet;

Question 6

Question
“[...] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresarias. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais.” O texto apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro. Sobre esse processo, é correto afirmar que
Answer
  • Promoveu a redução do comércio e dos serviços devido à absorção de mão-de-obra no setor industrial.
  • Decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração rural-urbana.

Question 7

Question
Os novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições abaixo. I. São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem. II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo. III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra. IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
Answer
  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.

Question 8

Question
A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir: I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos. II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização. III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento. IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal. Estão corretas apenas as afirmativas:
Answer
  • I, III e IV.
  • I, II e IV;

Question 9

Question
A chamada “década esportiva” no Brasil – que teve seu inicio simbólico em 2007, com os jogos Pan-Americanos, e se estenderá até 2016, com a organização dos jogos Olímpicos – coloca em evidencia as relações contemporâneas entre esporte e sociedade. Considerando as contribuições sociológicas sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Answer
  • Esse mega investimento a longo prazo encobre uma realidade trágica no brasil, a falta de moradia, de saúde publica de qualidade de um melhor investimentos na educação e demais fatores que ocorrem no Brasil.
  • A derrota na Copa do Mundo mostrou que nossos esportistas não estão com os níveis esperados;

Question 10

Question
Analise a letra da musica abaixo e responda a pergunta: “Minha vida e andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei” GONZAGA, L; cordovil, h. a vida de viajante 1953. A letra desta canção reflete elementos identitários que representam a:
Answer
  • Experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante;
  • Valorização das características naturais do Sertão nordestino;

Question 11

Question
A idéia de “fome” vem há algum tempo sendo re-significada, politicamente, sob a luz do conceito de “segurança alimentar”. No Fórum Mundial Social de Mumbai (Índia), em 2004, as discussões foram focadas na necessidade de emancipação dos povos dependentes das políticas internacionais que regulam a produção, estocagem, distribuição e comercialização alimentar no mundo. Sobre o conceito de “segurança alimentar”, pode-se afirmar que: I – ele representa uma mudança de concepção que poderá transformar a qualidade de vida de inúmeras sociedades historicamente dependentes dos padrões de consumo alimentar de países e regiões possuidores de índices de desenvolvimento humano (IDH) bastante elevados. II – ele é o caminho para a construção de outro conceito, ainda mais expressivo, voltado para a erradicação da miséria no mundo: o da “sustentabilidade alimentar”. Este conceito, que incorpora programas ligados à preservação do meio ambiente e à não utilização de agrotóxicos nas monoculturas extensivas, concebe o enfrentamento da pobreza a partir de programas locais voltados para o mercado de trabalho. III – se as populações em estado de “pobreza absoluta” forem os principais atores de sua própria emancipação social – isto é, se o controle da “fome” apoiar-se sobre suas atividades econômicas e não fundamentalmente na ajuda alimentar dos outros – então há chances de que espaços diversos onde há “insegurança alimentar” sejam menos afetados por processos de marginalização socioespacial. IV – a sustentabilidade das atividades agrícolas nos países mais pobres deve ser delegada às suas tecnologias e tradições produtivas, para que seja possível a erradicação da fome. O conceito relaciona a autonomia alimentar dos países com a geração de novos empregos e a menor dependência das importações e flutuações dos preços no mercado internacional.
Answer
  • TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS
  • SOMENTE AS TRES PRIMEIRAS

Question 12

Question
Existe esperança. Não havia como deixar de relatar fato inusitado ocorrido conosco neste início de segunda-feira. Não eram nem 7h, as ruas estavam tomadas basicamente por jovens estudantes. Minha esposa estava a levar nossa filha para a escola. Bem à frente dela, seguia um sonolento ônibus. Até aqui, nada de diferente. Eis que o inusitado acontece: na movimentada Avenida Coronel Martiniano, o imenso ônibus parou em uma faixa de pedestres para que as crianças pudessem atravessar a avenida. Repito: o motorista parou por vontade própria, não havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de pedestres pintada no asfalto. O motorista simplesmente parou o coletivo. Estaríamos nós em algum país europeu? Na Suíça talvez, Luxemburgo, talvez na Bélgica? Num país, numa cidade onde os motoristas respeitam a vida humana, respeitam literalmente o próximo? Nada disso: foi bem aqui em Caicó. A vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e recomendá-lo para as autoridades constituídas para receber uma medalha de honra ao mérito. Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser merecedora de prêmio em uma cidade com um trânsito desumanizado, agressivo e mal-humorado. Se 50%, pelo menos isso, a metade dos motoristas de nossa Caicó, agissem como este anônimo motorista de ônibus, juro, me daria por satisfeito. Parabéns, desconhecido motorista, minha filha recebeu encantada esta bela aula de cidadania, de amor ao próximo. Se a grande maioria dos motoristas daqui pudesse aprender e se espelhar em você, já seria uma grande vitória da vida, da civilidade.
Answer
  • O fato inusitado relatado no texto diz respeito a um condutor de ônibus que...
  • se viu obrigado a respeitar a sinalização em uma faixa para a travessia de pedestres.
  • atravessou uma faixa de pedestres em obediência à orientação de um guarda de trânsito.
Show full summary Hide full summary

Similar

How to Create A Mindmap
PatrickNoonan
2014 GCSE History Exam Paper Setup
James McConnell
IMPERFECT TENSE - French
T W
Lord of the Flies Quotes
sstead98
Symbols in Lord of the Flies
lowri_luxton
Atomic Structure
Jenni
Biology B2.2
Jade Allatt
GCSE Chemistry C3 (OCR)
Usman Rauf
GCSE AQA Biology 3 Kidneys & Homeostasis
Lilac Potato
Biology B1
Kelsey Phillips
Health and Safety at Work Act 1974 (HASWA)
Carina Storm