Hisg 22- Revolução Russa

Description

História Geral Slide Set on Hisg 22- Revolução Russa, created by maria livia mariani on 27/08/2017.
maria livia mariani
Slide Set by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 6 years ago
15
0

Resource summary

Slide 1

    Rússia
    A Rússia foi o primeiro país a implantar o socialismo. Era agrária, recém-saída da ordem feudal e absolutista. Czarismo = absolutismo russo.

Slide 2

    Antecedentes
    Até o início do século XX, a maior parte da população russa vivia no campo, sendo que mais de 70% da população eram camponeses, não proprietários de terras. A nobreza russa, composta dos boiardos, era detentora das terras e, usando seu prestígio social, explorava o trabalho dos camponeses em regime de servidão. Até o início do século XX, a maior parte da população russa vivia no campo, sendo que mais de 70% da população eram camponeses, não proprietários de terras. A nobreza russa, composta dos boiardos, era detentora das terras e, usando seu prestígio social, explorava o trabalho dos camponeses em regime de servidão. Em 1861, lançando mão de ideias liberais e tentando forçar o desenvolvimento da Rússia, o governo aboliu a servidão, o que fez com que parte dos camponeses que estavam presos à terra, agora livres desse vínculo,  se deslocassem para as cidades, constituindo mão de obra para a indústria nascente. Grande parte desse contingente acabou por se transformar no proletariado urbano, que, submetido a condições deploráveis de trabalho, mais tarde seria responsável pelo processo revolucionário. É possível afirmar, portanto, que, apesar de a maior parte da população viver no campo, ainda assim, o processo revolucionário russo foi basicamente urbano, diferentemente de outras revoluções socialistas, como a chinesa e a cubana, que se iniciaram a partir de mobilizações dos camponeses.

Slide 3

    Antecedentes
    A Rússia passou pelo processo da Revolução Industrial de uma forma peculiar. Como o Estado czarista e  a burguesia local não tinham recursos suficientes para financiar a industrialização, esta foi realizada com capital estrangeiro, principalmente inglês e francês. Dessa forma, o processo de industrialização não significou a consolidação do capitalismo no país, nem da burguesia como classe dominante politicamente, mas sim o aumento da dependência russa. Portanto, se na Inglaterra, como já foi dito, a burguesia era forte o bastante para fazer concessões aos trabalhadores como forma de se evitar uma revolução socialista, na Rússia, onde a burguesia era predominantemente estrangeira, não houve a preocupação em fazer concessões aos trabalhadores, favorecendo, dessa forma, apesar de todas as expectativas contrárias, o processo revolucionário. No plano político, também estavam presentes no país estruturas arcaicas, pois o regime político existente na Rússia, o czarismo, se assemelhava ao absolutismo da Europa Ocidental. Os principais partidos políticos do país eram o Kadete, formado pela burguesia liberal russa, o Menchevique e o Bolchevique, que, apesar de socialistas, divergiam entre si.

Slide 4

    Antecedentes
    Os Mencheviques, que tinham Martov como líder, eram defensores de uma transição lenta para o socialismo, de forma que a Rússia passasse por uma etapa capitalista desenvolvida, criando, assim, as condições para o posterior desenvolvimento do socialismo. Os Bolcheviques, por sua vez, eram defensores da imediata implantação do socialismo. Seu principal líder, Lênin, alegava que não era necessário esperar pelo desenvolvimento capitalista para saber suas consequências. Para ele,  a exploração do proletariado era evidente e inevitável na ordem capitalista e, por isso, a necessidade da implantação de um Estado proletário era imediata.

Slide 5

    O processo revolucionário
    Sovietes = operários, camponeses e soldados na luta pelo socialismo. Os Bolcheviques, apoiados pela população através da luta armada, derrubaram o governo provisório e implantaram o socialismo na Rússia. O comando do país foi entregue a Lênin. Retirada da Rússia da Guerra. A Revolução Russa pode ser considerada um marco divisor na história da humanidade. Rompendo com o liberalismo vigente até então, esse episódio inovou ao implantar uma sociedade baseada em valores como o coletivismo econômico e político no plano ideológico, uma vez que não houve sua efetivação de fato no campo político. 

Slide 6

    Guerra Civil
    De um lado, o Exército Vermelho, formado pelos Bolcheviques revolucionários, e, do outro, o Exército Branco, formado pelos contrarrevolucionários – compostos de Mencheviques, da burguesia e da nobreza russas –  e apoiado pelas grandes potências capitalistas.  Ao final da Guerra Civil, com a vitória dos Vermelhos, o país estava arrasado economicamente e, para recuperar a economia russa, Lênin implantou um misto de socialismo e capitalismo que ficou conhecido como NEP – Nova Política Econômica. Com  a adoção de tais medidas, houve a recuperação da economia russa. Com a morte de Lênin, Stálin assumiu o poder.

Slide 7

    Stalinismo
    Stálin exerceu um dos governos mais violentos da História Contemporânea.  O novo líder promoveu ainda a consolidação do socialismo na Rússia, já que, quando assumiu o poder, existia um misto de socialismo e capitalismo. Expansão do socialismo mundo afora. Guerra Fria.

Slide 8

    Reflexos no Brasil
    A maior influência socialista no Brasil se deu durante  a década de 1930, quando muitos dos tenentes do Exército se deslocaram ideologicamente para o socialismo. Em 1935, ocorreu a chamada Intentona Comunista, quando alguns tenentes, liderados por Luiz Carlos Prestes, tentaram tomar o poder e implantar um regime socialista no Brasil. O movimento foi duramente reprimido pelo governo de Getúlio Vargas, que se aproveitou dessa situação para aplicar um golpe de Estado e implantar o Estado Novo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Primeira Guerra Mundial 1914-1918
Alessandra S.
Cronologia da história do Mundo
Alessandra S.
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Feudalismo
Malu Miralha
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.
Simulado de história
Alessandra S.
Revolução Francesa
cm lopes
Resumo - Historia Geral
Ramom Lobato
Segunda Guerra Mundial 1939-1945
Alessandra S.
Guerras de indepêndencia do Brasil
Alessandra S.