ISOSTÁTICA

Description

estudo acerca de estruturas
Bianca Ribeiro
Slide Set by Bianca Ribeiro, updated more than 1 year ago
Bianca Ribeiro
Created by Bianca Ribeiro over 6 years ago
47
0

Resource summary

Slide 1

    ISOSTÁTICA
    Força: é uma grandeza vetorial caracterizada por módulo, direção e sentido. Momento: é uma força com capacidade de rotacionar um corpo. Contato: corresponde ao efeito de ação e reação, demonstrado pela ação igual e contrária exercida em corpos antagônicos. Convenções de sinais: Da esquerda para a direita e de baixo para cima, convencionar como positivo. No sentido anti-horário o momento, também, será positivo. Reações de apoio ou esforços solicitantes: Esforço/força normal:  é uma força exercida na mesma direção da peça, com capacidade de comprimi-la ou alargá-la, sendo calculada através da tensão normal.  Esforço cortante: caracteriza-se por ser uma força perpendicular à peça capaz de provocar um deslizamento linear entre seções próximas.  Momento fletor: apresenta-se como a somatória dos momentos executados por um dos lados da seção referencial, em relação ao eixo Z. Realizando o efeito de tração e compressão nas barras ao flexionar a peça, efeito causado pela existência de tensões normais com cargas opostas, o que lhe causará rotações em um eixo coplanar.

Slide 2

Slide 3

    Convenção de sinais:  Esforço normal: quando há tração na barra possui sinal positivo, compressão sinal negativo.  Esforço cortante: quando as projeções são coplanares ao objeto, ou seja, no sentido horário adota-se o sinal positivo. No anti-horário negativo.  Momento fletor: é positivo quando as fibras inferiores são tracionadas ou negativa, caso o contrário ocorra. Cálculo das solicitações internas: Passo 1:  Determine qual lado do corte você irá iniciar e isole-o dos demais mantendo suas solicitações externas. Em alguns casos será necessária a execução de outros cortes para realizar o cálculo.  

Slide 5

    2 PASSO: Na seção em que o corte foi realizado faz-se o desenvolvimento de todos os esforços para que o sistema entre em equilíbrio (N,Q,M). Com a convenção de sinais correta. Após essa realização, o ponto q tende a transforma-se em uma força pontual, ou seja, passa a ser qx e não ql. Esse efeito ocorre devido o afastamento do ponto de uma periferia X da barra. Ademais, leva-se em conta que a área da figura ( um quadrado) tem um carregamento proporcional, sendo assim A= B. H= Q.X.  
    Caption: : Exemplo

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Tecnologia e Administração
Erika Lots
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
José Toniazzo
Inteligencia Artificial
Alceu Bernardino
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
Ítalo Rangel
Softwares Educacionais
valdeiresmendes