Condições da Terra que permitem a existência de vida.

Description

Slide Set on Condições da Terra que permitem a existência de vida., created by Beatriz Pinheiro on 25/09/2017.
Beatriz Pinheiro
Slide Set by Beatriz Pinheiro, updated more than 1 year ago
Beatriz Pinheiro
Created by Beatriz Pinheiro over 6 years ago
159
4

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

    Água Liquida
    A água liquida depende das condições de temperatura e pressão atmosférica, permite a presença da vida e intervém nos fenómenos geológicos que transformam a superfície terrestre.

Slide 4

    Crusta Sólida
     A crusta sólida resultou, essencialmente, da erupção de vulcões que expeliram para a superfície matéria do seu interior. A mobilidade da crusta mantêm a estabilidade térmica necessária à vida.

Slide 5

    Atmosfera
    A atmosfera é muito importante para a existência da vida. Deixa passar parte da radiação solar, tem uma quantidade considerável de oxigénio, retém calor e regula a temperatura da superfície.

Slide 6

    Circulação da Atmosfera
    A circulação da Atmosfera ocorre devido ás diferenças térmicas quando a convecção se torna um transportador de calor mais eficiente do que a irradiação térmica.

Slide 7

    Efeito de Estufa
    O efeito de estufa é um fenómeno natural muito importante para a manutenção da vida no nosso planeta. A principal utilidade deste fenómeno é promover a manutenção da temperatura média da Terra , característica essencial para a sobrevivência dos seres vivos.  

Slide 8

    Como é produzido o efeito de estufa ?
    Quando a energia solar chega à Terra, as nuvens e a superfície refletem alguma da radiação incidente de novo para o espaço (cerca de 30%) e a outra parte é absorvida pela superfície terrestre.

Slide 9

    Atmosfera primitiva
    Devido aos movimentos das diferentes camadas a superfície da Terra de certo parecia um grande lago de lava ardente. À medida que a Terra foi arrefecendo e os gases se libertando, formou-se a atmosfera primitiva.

Slide 10

    Evolução da Atmosfera Terrestre
    A atmosfera primitiva resultou de gases libertados por erupções vulcânicas. A vida terá surgido no nosso planeta à cerca de 3500 milhões de anos. O surgimento dos seres vivos fotossinteticos veio alterar a composição atmosférica, tendo-se acumulado grandes quantidades de oxigénio e assim permitiu a formação da camada de ozono.

Slide 11

    Camada de Ozono
    A camada de ozono é uma região da estratosfera terrestre que concentra grandes quantidades de ozônio. Localiza-se entre 15 e 35 km de altitude e cerca de 10 km de espessura, contém aproximadamente 90% de ozônio atmosférico.

Slide 12

    Lua e Planetas gigantes
    Devido à sua atração gravitica, protegem a Terra de impactos de grandes dimensões que poderiam destruir toda a vida existente no planeta.
Show full summary Hide full summary

Similar

*******Ciclos biogeoquímicos
Beatriz nonato
Bioquímica Celular
hbiancaa
Características do seres vivos
Paulo Henrique M2895
Termologia: Termometria X Calorimetria
Alessandra Maria
FILOSOFIA
raquelgc
Água, fonte da vida.
Rosa Maria Garcia Monaco Paiva
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Isadora Rodrigues
condições da Terra que permitem a existência de vida
ioana alina
Utilização e gestão da água
carlos.braga
Sinais Vitais
Carol costa2840