Condições da Terra que permitem a existência de vida

Description

Condições da Terra que permitem a existência de vida
Daniel Alexandre
Slide Set by Daniel Alexandre, updated more than 1 year ago
Daniel Alexandre
Created by Daniel Alexandre over 6 years ago
12
1

Resource summary

Slide 1

    Todos sabem que a origem da vida é composta de mistérios, hipóteses e descobertas. Envolvendo crenças, religiões e ciência, esse é um dos temas mais polêmicos, sem respostas e que pautam os estudos dos grandes pesquisadores do mundo. Em meio a tantas teorias, todas elas apresentam um conceito em comum: a Terra começou a ser habitada há mais de 3 bilhões de anos por micróbios. Os biólogos estão fazendo um ótimo trabalho mostrando como os organismos vivos funcionam, mas ainda não sabem responder muitas perguntas referentes à vida e como ela pode ter evoluído através de um mundo praticamente desabitado. 
    Teorias Sobre A Origem Da Vida Na Terra

Slide 2

    Como Tudo Começou ?
    Big Bang ou Grande Expansão é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram há aproximadamente 13,3 ou 13,9 bilhões de anos.

Slide 3

    A Atmosfera primitiva da Terra
    Primeira camada gasosa que envolveu a Terra.  Diz -se que a atmosfera teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um carácter redutor ou neutro.   Entre os 4 e os 4,5 milhares de milhões de anos , os primeiros vulcões teriam atravessado a crosta terrestre e libertado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogénio e ainda, em pequena quantidade, monóxido de Carbono (CO), dióxido de Carbono (CO2) e azoto (N2).  

Slide 4

    E Se A Terra Dobra-se o Seu Tamanho ?
    Parece que nosso planeta tem o equilíbrio perfeito para manter a vida em harmonia. Mas, tudo isso é graças à distância exacta que vivemos do Sol e da Lua. Se fosse um pouquinho mais perto, o caos reinaria, pois as catástrofes da natureza aconteceriam o tempo todo e a vida na Terra seria impossível.   O planeta Terra teria provavelmente maiores cidades, maiores praias, maiores estradas, teríamos mais indústrias  .Mas também poderíamos vir a ter catástrofes enormes e provavelmente a Terra seria extinta, falamos na raça humana talvez, talvez também falamos nos animais alguns poderiam levar uma forte possibilidade de extinção.  

Slide 5

    O Efeito de estufa
    Efeito de estufa e um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, chamados gases de efeito estufa.   O efeito disso parte do calor e irradiado de volta para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de importância , pois , sem ele a vida que conhecemos hoje não poderia existir, porque isso faz com que nos mantenhamos na Terra.

Slide 6

    O Gelo
    Gelo é o estado sólido da água cristalizada no sistema hexagonal. O seu ponto de fusão é de 0 graus Celsius a uma atmosfera de pressão.
Show full summary Hide full summary

Similar

SISTEMA SOLAR
joao pereira
condiçoes favoraveis da terra que pemitem a existencia de vida
Weza Ernesto
O Universo; A Via Láctea; O Sistema Solar
Rafael Moreira Neves
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
condições da Terra que permitem a existência de vida
Sandro Lourenço
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Arnav Rana
Quiz aferir conhecimentos de Físico-Química
joao pereira
Origem da vida
Ezequias Rocha
O Universo; A Via Láctea; O Sistema Solar
José Henrique Pinheiro
O Universo; A Via Láctea; O Sistema Solar
João Henrique
O Universo; A Via Láctea; O Sistema Solar
Kaline Neves