As condições da Terra que permitem a existência de vida

Description

As condições da Terra que permitem a existência de vida
Dragos Burlui
Slide Set by Dragos Burlui, updated more than 1 year ago
Dragos Burlui
Created by Dragos Burlui over 6 years ago
61
0

Resource summary

Slide 1

    5 Teorias sobre a origem da Vida na Terra
      Há algumas teorias que tentam explicar a origem da vida na Terra.  Aqui estão 5 destas:    -As Faíscas    -A Argila;    -O Gelo;    -O Fundo do Mar;    -Panspermia Cósmica.   
    Caption: : 5 Teorias sobre a Origem da Vida na Terra

Slide 2

    As Faíscas
       Há uma teoria que tenta explicar a origem da vida na Terra através dos Raios. Os responsáveis por esta teoria são os biólogos Aleksandr Oparin e Jonh B. S. Haldane. Devido a eles esta teoria ganhou o nome da Teoria de Oparin e Haldane.    Os dois cientistas, em 1953, fizeram vários experimentos em busca de provarem a sua Teoria. Os experimentos deram certo, já que conseguiram provar que as Faíscas Eletricás podem produzir aminoácidos e açúcares em contacto com a água, hidrogênio e me- tano. Assim demonstrando que os Raios poderiam ter tido um papel muito importante para a criação da vida na Terra.     
    Caption: : Relâmpagos

Slide 3

    A Argila
      A Argila, ao contrário do que a Argila significa na criação da vida na religião crisã, pensa-se que funcionou como catalisador. segun- do o químico Alexander Grahan Cairns-Smith, este material supor- tou moléculas à base da vida.  Também sugerindo que os cristais minerais ajudaram na organização das moléculas orgânicas.         
    Caption: : Argila

Slide 4

    O Gelo
       Há cerca de 3 biliões de anos atrás, o sol iluminava muito menos a Terra, assim formando-se uma espessa camada de gelo nela.    Muitos estudiosos acreditam que a vida apareceu primeiro nos  mares glaciares. Na verdade, essa camada de gelo servia como pro- teção para as primeiras moléculas orgânicas, dos raios UV que o sol radiava na Terra.        
    Caption: : Glaciares

Slide 5

    O Fundo do Mar
       A teoria que tenta explicar que a vida veio do fundo do mar, tem  como base os respiradouros hidrotermais submarinos. Em algum momento dado, as moléculas ricas em hidogêneo, formaram estruturas rochosas, essencias para a base da vida.
    Caption: : Fundo do Mar

Slide 6

    Efeito de Estufa
       O Efeito de Estufa é um fenômeno natural e muito importante  para a vida na Terra. Podendo definí-lo como um processo de retenção de calor da Terra.    Este efeito ajuda na manutenção da temperatura adequada para a vida na Terra.     O seu nome vem do mesmo efeito que acontece numa estufa de  plantas. Essa estufa retêm calor para a boa proteção de certas plan- tas que precisam de uma temperatura mais alta para sobreviver.          
    Caption: : Efeito de Estufa

Slide 7

Slide 8

    Panspermia Cósmica
       A Teoria da Panspermia Cósmica sugere que, há biliões de anos  átras, a vida poderia ter vindo do espaço.    As bactérias que foram podeiram ter sido responsáveis para a ba- se da vida na Terra poderia ter vindo dos metoritos que colidiram  na Terra.     Esta teoria é defendida pelo facto de que encontraram-se bactérias nos meteoritos que se encontram na Terra.    O responsével por esta teoria foi o Anaxâgoras de Clazômenas.
    Caption: : Panspermia Cósmica

Slide 9

    Big-Bang
       A teoria aceita na atualidade de como surgiu TUDO, é a famosa  teoria do Big-Bang. Sgundo o padre e Georges Lamaítre, tudo começou depois de uma explosão de um grão, que até então era o Universo. Essa explosão deu origem à matéria, ao espaço e à ener- gia que existe. Só depois à milhares de anos é que os elementos  químicos surgiram por causa da elevadíssima temperatura.
    Caption: : A Expansão do Universo-O Porquê

Slide 10

    Teorias da Evolução
       O grande Charles Darwin, com Lamarck, foram uns dos principais autores da Teoria da Evolução.    Eles foram os responsáveis por estdar a evolução das espécies de vida na Terra ao longo do tempo e de acordo com os vários  ambi- entes em que estes se encontrevam.       

Slide 11

    Lamarckismo
         O Lamarckismo (derivado do nome do seu autor, Lamarck) propunha a Lei do Uso e do Desuso. De acordo com esta Lei, havia o desenvolvimento ou o antrofiamento dos membros usados ou não usados.     Dessa forma essas características eram passadas ao longo do  tempo pela espécie. Sendo esta a Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos.

Slide 12

    Darwinismo
       O Darwinimo (tendo este nome por causa do seu autor, Charles Darwin) afirma que os seres vivos que conhecemos na atualidade derivaram de outros seres mais antigos; os seus antepassados.     Darwin utilizou o principio da Seleção Natural para defender a sua teoria.      Este principio explica que só as espécies que se poderam adaptar  às pressões do ambiente conseguem sobreviver e se reproduzir.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Beatriz Vieira
A Terra como sistema
Beatriz Vieira
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Marta Costa
Fenômenos Atmosféricos
Brenda Ellen Diehl
Macetes para Fórmulas de Física
Marina Faria
Características do seres vivos
Paulo Henrique M2895
Atmosfera
Ana Clara Fausti
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
FILOSOFIA
raquelgc