CONDIÇÕES DA TERRA QUE PERMITE VIDA NA TERRA

Description

condições da terra que permite vida na terra
sharun macombo
Slide Set by sharun macombo, updated more than 1 year ago
sharun macombo
Created by sharun macombo over 6 years ago
181
1

Resource summary

Slide 1

    Como evoluiu a vida na Terra?
      O planeta Terra, nos seus primeiros tempos de existência, não tinha quaisquer condições de vida.   A energia solar proporcionava luz e calor à Terra, devido a intensidade vulcânica ativa os oceanos de magma envolviam a superfície terrestre.    A existência continua de chuvas sobre o planeta agora arrefecido permitiu a formação dos oceanos primitivos, posteriormente formando matéria orgânica nos oceanos.     Aparecem as primeiras formas de vida nos oceanos.
    Caption: : a formação da terra em 3 minutos

Slide 2

    Como evoluiram as condições climáticas
    Ao surgir as condições ideais pra as primeiras bactérias fotossintéticas se multiplicarem nos oceanos primitivos (há cerca de 3500 M.a.), o oxigénio libertado durante o processo acumulou-se, provavelmente, nos oceanos e depois na atmosfera. A atmosfera primitiva redutora (isto é, sem oxigénio), passou a oxidante (substância responsável pela oxidação) o que resultou de um aumento significativo do teor de oxigénio na atmosfera, há cerca de 2400 M.a. 

Slide 3

    Qual a importância dos GEE na atmosfera
    A existência dos G.E.E. (gases de efeito de estufa), na atmosfera, como, por exemplo, o vapor de água, o dióxido de carbono e o metano (gás incolor), influência na alteração da temperatura da Terra. Apesar dos G.E.E.(gases de efeito de estufa) representarem apenas cerca de 0,43%, de todos os gases que existem na atmosfera, são estes que conseguem conservar a maior parte do calor refletido pela superfície da Terra, fenómeno denominado efeito estufa.       Devido à sua capacidade de absorver o calor, sem os G.E.E.(gases de efeito de estufa) a temperatura média à superfície da Terra seria de - 18ºC, em vez de + 17ºC. Assim, nestas condições, o planeta seria um globo gelado, provavelmente sem água no estado líquido, condição essencial à formação da vida no nosso planeta.

Slide 4

    A História da Terra são os registros do nosso planeta desde 4,57 bilhões de anos atrás até os dias de hoje.[1] De acordo com as teorias geralmente aceitas, a Terrateria tido o início da sua formação há aproximadamente 4,6 bilhões de anos através de várias nuvens de gás e poeira (disco protoplanetário) em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar. A vida começou na terra há pouco mais de 3,6 bilhões de anos,[2] no período Arqueano, pois se são encontrados vestígios de vida nesse período, sua formação deve ser, necessariamente, anterior.
    A vida na terra

Slide 5

    primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, conta que todos os seres vivos da Terra foram aniquilados por uma enchente monstruosa, no início dos tempos. Escaparam da morte apenas Noé e sua família, que construíram uma arca e nela abrigaram um par ou casal de cada espécie viva existente no planeta.
    a diversidade da vida na terra

Slide 6

Slide 7

Slide 8

Slide 9

Slide 10

Slide 11

Slide 12

Show full summary Hide full summary

Similar

Atmosfera
Ana Clara Fausti
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
SUBSISTEMA TERRESTRE
Gutinha Gutinha
condiçoes favoraveis da terra que pemitem a existencia de vida
Weza Ernesto
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
Condições do Planeta Terra que Permitem a Existência de Vida
Tomás Andrade
condições da Terra que permitem a existência de vida
Sandro Lourenço
Biosfera terrestre
Giedrer Barros de Moraes