Condições da Terra que permitem a existência de vida.

Description

Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Tiago Silva
Slide Set by Tiago Silva , updated more than 1 year ago
Tiago Silva
Created by Tiago Silva over 6 years ago
95
1

Resource summary

Slide 1

    Onde se encontra o planeta Terra? A Terra encontra-se no Sistema Solar é o terceiro planeta mais perto do Sol  A distância da terra em relação ao sol ideal (cerca de 150 milhões de km), que permite que a energia solar proporcione luz e calor ao planeta necessários á vida;  A distância que referi em cima contribui também para que a temperatura á superfície da terra seja amena, (cerca de 15ºC). .
    Distância da Terra em relação ao sol

Slide 2

    Sistema Solar
    O Sistema Solar é constituído por uma estrela (o Sol), por oito planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno), por algumas dezenas de planetas secúndários (também denominados satélites naturais ou luas), por planetas-anões, por pequenos corpos do Sistema Solar  (asteroides, cometas, meteoroides), gases e poeiras.
    Caption: : Sistema Solar

Slide 3

Slide 4

      A existência de uma crusta sólida, que resultou,essencialmente, da erupção de vulcões que expeliram para a superfície matéria do seu interior. A mobilidade da crusta mantém a estabilidade térmica necessária á  vida.    
    Crusta sólida

Slide 5

    Água no estado líquido
     A água é um bem mais precioso do mundo e nos tráz inúmeros benefícios. Porém, muitas pessoas não sabem a importância que ela tem para os seres vivos e a desperdiçam, esbanjando como se fosse infinita. Não exesteria vida sem água.    

Slide 6

    A sua massa, o período de rotação em torno do seu eixo cerca de 24 h , a inclinação do eixo de cerca de 23º45' e o período de translação em torno do Sol durante 365 dias, contribuem para a manutenção da condições climáticas e dos períodos de luminosidade favoráveis à vida;
    Massa da terra

Slide 7

    Atmosfera
    A atmosfera é uma camada de gases que envolve a terra, constituída, essencialmente, por Azoto (78%), e Oxigénio(21%).  Os restantes gases que fazem parte da sua constituição, representam uma percentagem muito pequena.

Slide 8

    Atmosfera primitiva
     Primeira camada gasosa que envolveu a Terra. Admite-se que a atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas  com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação.   

Slide 9

    Efeito de estufa
    A existência dos GEE (gases de efeito de estufa) na atmosfera, como, por exemplo, o vapor de água, o dióxido de carbono e o metano, influencia a variação da temperatura da superfície do planeta.  Apesar dos GEE (gases de efeito de estufa)  representarem apenas cerca de 0,43%, de todos os gases que constituem a atmosfera, são estes os que conseguem reter a maior parte do calor refletido pela superfície da Terra, fenómeno designado efeito de estufa 

Slide 10

    Quando a energia solar chega à Terra, as nuvens e a superfície refletem alguma da radiação incidente de novo para o espaço (cerca de 30%) e outra parte é absorvida pela superfície terrestre
    Como é produzido o efeito de estufa

Slide 11

    Oxigénio
    O Oxigénio é o gás utilizado pelos seres vivos na respiração, sem ele não havia vida no Planeta Terra. O Oxigénio é o terceiro elemento mais abundante do universo, atrás do hidrogénio e hélio.

Slide 12

    Camada de Ozono
    O Ozono acumula-se principalmente na região da atmosfera, onde é produzido, numa camada com cerca de 15 Km de espessura, designada por "camada de Ozono". A camada de Ozono desempenha um papel fundamental para a vida na Terra, ao absorver grande parte (mais de 95%) da radiação ultravioleta proveniente do Sol, que de outro modo atingia a Terra. Se não fosse uma difusa camada gasosa, chamada de CAMADA DE OZONO, a uns 14-45 Km de altitude, a vida na Terra não poderia existir. A CAMADA DE OZONO é tudo o que nos protege de uma perigosa radiação proveniente do Sol.
Show full summary Hide full summary

Similar

Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
condições da Terra que permitem a existência de vida
Sandro Lourenço
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Arnav Rana
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
iris Goncalves
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Daniel Alexandre
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Beatriz Rodrigues
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
raffinha das ciencias
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Altair Sousa Cordeiro
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Iandra Gonçalves Fernandes
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Mary Avillar