Condições da Terra que permitem a existência de vida

Description

9º ano ciencias naturais Slide Set on Condições da Terra que permitem a existência de vida, created by mohomede satar on 04/10/2017.
mohomede satar
Slide Set by mohomede satar, updated more than 1 year ago
mohomede satar
Created by mohomede satar over 6 years ago
29
1

Resource summary

Slide 1

    O Sol é a fonte de energia do Sistema Solar que se encontra a uma distância ideal para permitir que a energia solar proporcione luz a temperaturas moderadas ao planeta. Sendo que se encontra a 150 milhões de Km de distância da Terra.
    Distância a que se encontra do Sol

Slide 2

    Existência de água no estado líquido
    A distância a que o Sol se encontra da Terra é a ideal pois permite temperaturas moderadas para a existência de água no estado líquido que é a condição essencial para a existência de vida, tendo em conta que todos os seres vivos possuem água na sua constituição.  No entanto, é de salientar que, a existência da água nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) são fundamentais para a existência de vida.

Slide 3

    Massa da Terra
    A Terra apresenta um tamanho suficiente para originar uma força de atracção que permite a existência de atmosfera. Ou seja, a massa adequada que permite ter força de gravidade para reter gases e assim possuir atmosfera que protege os seres vivos, permite a respiração e ainda retém o calor do Sol. Planetas com elevada massa, retêm uma quantidade tão elevada, que a sua atmosfera é demasiado densa. Na atmosfera encontramos o Oxigénio, Efeito de Estufa e a Camada de Ozono.

Slide 4

Slide 5

    Atmosfera Primitiva
    A atmosfera primitiva é a primeira camada gasosa que envolveu a Terra. Esta, contém uma grande quantidade de CO2. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um caráter redutor ou neutro. Entre os e os 4,5 milhares de milhões de anos, os primeiros vulcões teriam atravessado a crostra terrestre e libertado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogénio e, ainda, embora em pequena quantidade, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2)  e azoto (N2)

Slide 6

    Efeito de Estufa
    Alguns gases que compõe a atmosfera (dióxido de carbono, vapor de água, entre outros), retêm o calor na Terra, produzindo, deste modo, um efeito de estufa. Este, enquanto fenómeno natural, permite a temperatura média à superfície terrestre (cerca de 15ºC), sendo fundamental para a existência de água no estado líquido. Se não houvesse efeito de estufa, a temperatura seria de, aproximadamente, -18ºC.    
    Caption: : Efeito de Estufa

Slide 7

    Oxigénio
    É o gás utilizado pelos seres vivos na respiração. A existência de uma atmosfera rica em dióxido de carbono e de oxigénio, está relacionada com a fotossíntese. Este fenómeno é realizado pelas plantas verdes. As plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio que vai ser utilizado, para a própria respiração das tais plantas e dos restantes seres.

Slide 8

    Camada de Ozono
    A camada de ozono localiza-se na estratosfera (a partir dos 25 km de altitude) e tem a capacidade de absorver o calor irradiado pelo sol, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta Terra (15º C). Para além da absorção de calor, a camada de ozono filtra cerca de 95% das radiações ultra-violetas, que são nocivas para os seres vivos. Contudo, os 5% restantes são benéficos para a vida, pois contribuem para a produção de vitamina D, indispensável ao normal desenvolvimento dos ossos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000
Placas Téctónicas
Mariana Castro