Condições da Terra que permitem a existência

Description

Slide Set on Condições da Terra que permitem a existência, created by Arnav Rana on 07/10/2017.
Arnav  Rana
Slide Set by Arnav Rana, updated more than 1 year ago
Arnav  Rana
Created by Arnav Rana over 6 years ago
24
0

Resource summary

Slide 1

    Terra-Um planeta com Vida
    -A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este longo período, aconteceram fenómenos interessantes: formou-se o mar, formaram-se e desapareceram montanhas, apareceu a vida e a atmosfera sofreu alterações ao nível da sua composição. A Terra tem-se revelado um planeta com vida.
    Caption: :

Slide 2

    O Sol
    -A existência de uma estrela, o Sol apresenta a dimensão e a composição ideais para que produza calor e luz que são fundamentais à vida. -O Sol também relaciona uma distância entre ele e a Terra ( cerca de 150 milhões de km), permitindo que sejam proporcionam a sua luz e calor necessários para a existência de vida.
    Caption: :

Slide 3

    Massa
    -Movimento de rotação- consiste na movimentação da Terra em torno do seu próprio eixo. O tempo que a Terra demora a completar um volta sobre si, designada por período de rotação, dura cerca de 24h, provocando a sucessão dos dias e das noites. -Movimento de translação- consiste na movimentação da Terra em torno do Sol. O tempo que a Terra demora a completar uma volta ao Sol, designada por período de translação, dura cerca de 365 dias e 6h, provocando a sucessão dos meses e das estações do ano. -Estes movimentos contribuem para a manutenção das condições climáticas e dos períodos de luminosidade favoráveis à vida.
    Caption: :

Slide 4

    Crusta sólida
    -A crusta sólida, designada por crusta terrestre, resultou, essencialmente, da erupção de vulcões que expeliram para a superfície matéria do seu interior. A mobilidade da crusta mantém a estabilidade térmica necessária à vida.
    Caption: :

Slide 5

    Atmosfera
    -A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.

Slide 6

    Água
    -A água é uma substância fundamental à vida, pois por que há água em todos os seres vivos, e é a responsável pelo funcionamento de todos os ecossistemas existentes na Terra. A agua é constituída por moléculas de água: dois átomos de hidrogénio (H2) e um átomo de oxigénio (O) juntos (H2O).

Slide 7

    Efeito de estufa
    -A existência dos GEE (Gases de efeito de estufa) na atmosfera, como, por exemplo, o vapor de água, o dióxido de carbono e o metano, influenciam a variação da temperatura da superfície do planeta. Apesar dos GEE representarem apenas cerca de 0,43%, de todos os gases constituem a atmosfera, são estes os que conseguem reter a maior parte do calor refletido pela superfície da Terra, fenómeno designado efeito de estufa.

Slide 8

    Como é produzido o Efeito de estufa?
    -Quando a energia solar chega à Terra, as nuvens e a superfície refletem alguma da radiação incidente de novo para o espaço (cerca de 30%) e outra parte é absorvida pela superfície terrestre.

Slide 9

    Teorias sobre a vida na Terra
    -Todos os dias a ciência tenta desvendar mistérios da natureza com os nossos métodos de estudo limitados, mas um dos mistérios ainda não desvendado é sobre a origem da vida na Terra. Aqui estão algumas teorias sobre a origem vida terrestre:

Slide 10

    Evolução da atmosfera terrestre
    -Quando surgiram as condições ideais para as primeiras bactérias fotossintéticas proliferarem nos oceanos primitivos (há cerca de 3500 M.a.), o oxigénio libertado durante este processo ter-se-á acumulado, provavelmente, primeiro nos oceanos e depois na atmosfera. A atmosfera primitiva redutora, isto é, sem oxigénio, passou a oxidante, o que resultou do aumento significativo do teor de oxigénio na atmosfera, há cerca de 2400 M.a. Desde então, a seguir ao nitrogénio, o oxidante é o gás mais abundante da atual atmosfera.

Slide 11

    Atmosfera primitiva
    -No início da Terra ela era formada por vulcões que expeliram gases durante milhões de anos. Esses gases libertados pelos vulcões foram subindo lentamente criando a atmosfera. Inicialmente a atmosfera era constituída apenas por vapor, dióxido de carbono e metano, mais tarde surgindo o oxigénio.

Slide 12

    Camada do Ozono
    -A camada do ozono é uma região da estratosfera terrestre que concentra altas quantidades de ozônio (gás formado a partir da combinação de três átomos de oxigênio). Localizada entre 15 e 35 quilômetros de altitude e com cerca de 10 km de espessura, contém aproximadamente 90% do ozônio atmosférico.
Show full summary Hide full summary

Similar

AP Chemistry
Cathal Darby
GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
Andrea Leyden
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
Flashcards de Inglês - Vocabulário Intermédio
miminoma
Statistics Key Words
Culan O'Meara
A2 Organic Chemistry - Reactions
yannycollins
Of Mice & Men Themes - Key essay points
Lilac Potato
The Cold War: An Overview_2
Andrea Leyden
Biology -B2
Sian Griffiths
Using GoConqr to study Economics
Sarah Egan
1PR101 2.test - Část 17.
Nikola Truong