Método FlashBrain

Description

Esse método é o conjunto de várias técnicas (algumas modificadas), que em conjunto lhe ajudarão a estudar em casa e na escola. By: Arthur Rocha
Arthur Rocha
Slide Set by Arthur Rocha, updated more than 1 year ago
Arthur Rocha
Created by Arthur Rocha over 6 years ago
155
1

Resource summary

Slide 1

    Preparação para a aula
    Leitura Prévia   Alguns chamam de "método preguiçoso", mas é muito útil quando não se tem muito tempo.   Consiste na leitura geral do seu livro, apostila, etc., e logo após a marcação das partes mais importantes com marca-texto. Para um melhor aproveitamento, recomento que utilize marca-textos de diferentes cores para diferentes funções. Dessa maneira você já saberá do que se trata aquele assunto.   Por exemplo: -azul: títulos. -roxo: termos.  -rosa: definições dos termos em roxo. -verde: exemplos. -laranja: o que for muito importante, como pegadinhas, dicas, etc. -amarelo: fórmulas, nomes de pessoas, datas, etc.
    Método Cornell (adaptado)   O Método Cornell é muito bom para fazer anotações durante a aula de maneira rápida e organizada. Porém, eu achei melhor adaptá-lo de acordo com minhas necessidades: http://refinandoaescrita.com/wp-content/uploads/2016/01/metodo-cornell.jpg   Primeiro você deve pegar uma folha em branco (de preferência que não seja de caderno) e dividi-la em duas partes como está no link acima mas exclua a parte do resumo.   Depois, vá à aula e faça suas anotações.   Logo após, no mesmo dia quando voltar para casa, atrás da folha faça um mapa mental (veremos no próximo slide). Isso vai fazer com que seu cérebro revise de maneira eficiente o que você viu na aula.   Qualquer dúvida que possa surgir, anote na coluna de revisão e pergunte ao professor.     

Slide 2

    Revisão do conteúdo
    Mapas mentais & Flashcards   Lembre-se do que eu disse anteriormente? "...faça um mapa mental...revise de maneira rápida...". Então, não é só o mapa mental que faz isso, você também pode utilizar os chamados flashcards, que também ajudam a revisar o conteúdo. Porém, eu recomendo que utilize flashcards mais quando se trata de um idioma, ou quando se precisa decorar nomes, datas, fórmulas, etc.    Junto com os flashcards, utilize o sistema leitner. Esse sistema visa a revisão constante deles, veja como funciona: -Separe 5 caixas (ou pastas) as nomeie da seguinte forma: BOX 01 Diário; BOX 02 Dias pares; BOX 03 Semanal ; BOX 04 Quinzenal; BOX 05 Mensal. -Coloque todos seus flashcards na BOX 01, aqueles que forem respondidos corretamente vão para a BOX 02, e assim por diante. Caso erre um flashcard, ele será transferido para a BOX 01, não importa onde estava anteriormente.   Perceba que a revisão dos mapas mentais e flashcards não precisa ser necessariamente depois da aula, pode ser antes de uma prova, exame, etc.
    Caption: : Outros mapas mentais: https://www.goconqr.com/pt-BR/p/1355692 https://www.goconqr.com/pt-BR/p/2544141

Slide 3

Slide 4

    Organize seu tempo
    Técnica Pomodoro   A técnica pomodoro é ótima para quem tem pouco tempo e quer aproveitá-lo da melhor maneira possível.   Essa técnica consiste, basicamente, em você dividir seu tempo em períodos curtos de estudo com duração de 25min. Entre um período e outro, dê uma pausa de 5min. A cada quatro ciclos completos, faça uma pausa maior, de 15min.   Com isso, seu foco será maior e seu tempo será melhor aproveitado!

Slide 5

    Resumindo o conteúdo...
    Resumos   Os resumos são fundamentais para um estudante, e eu não podia deixá-los de fora.    Nos finais de semana, ou feriados, comece a fazer seu resumos para organizar todas as informações adquiridas ao longo da semana.   Para fazer um resumo bom, recomendo que você separe o conteúdo em títulos, subtítulos, tópicos, subtópicos e exemplos. Utilizando setas, bandeiras, asteriscos, pontos, etc.   Veja o vídeo ao lado para entender melhor.

Slide 6

    Praticando!
    Quizzes,  Exercícios e Simulados   É fundamental exercitar o que você aprendeu, dessa forma é possível verificar se o aprendizado foi suficiente, podem surgir novas dúvidas e você fixa ainda mais o conteúdo na sua mente, que já estará mais preparada para uma prova, pois viu diversos exercícios.   No Goconqr mesmo existem exercícios vários quizzes sobre vários assuntos. Recomendo que não fique preso aos exercícios de seu livro, e sim, busque na internet ou então faça-os você mesmo.    Além disso, se está se preparando para uma prova (o Enem por exemplo), procure fazer simulados, desse jeito você verá os tipos de questões que são cobrados nessa prova.  
Show full summary Hide full summary

Similar

10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
Técnicas de Estudo Prof. Manoel Moraes
Luiz Fernando
7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Técnicas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem
GoConqr suporte .
Plano de estudos em três etapas
GoConqr suporte .
5 passos para organizar e monitorar o desempenho nos estudos
Alessandra S.
4 Passos para Aplicar o Método da ABP
GoConqr suporte .
ESTUDAR E RECORDAR ATRAVÉS DE ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS E PERGUNTAS BÁSICAS
Keyla Lima
Aprendendo Inteligência
Clarice Plack
TÉCNICAS DE ESTUDO
Rafael Fernando
Dicas para potencializar os estudos
Bárbara Vaz