Aula 4: Gestão da Educação e Gestão Escolar: Os Desafios Contemporâneos

Description

Slides sobre a Gestão da Educação
Verônica Burmann da Silva
Slide Set by Verônica Burmann da Silva, updated more than 1 year ago
Verônica Burmann da Silva
Created by Verônica Burmann da Silva over 6 years ago
627
0

Resource summary

Slide 1

    Universidade Católica de Brasília
    Aluna: Verônica Burmann da Silva Klein UC 17201598 Políticas e Gestão da Educação Básica Professora: Jussara Seidel Aula 4: Gestão da Educação e Gestão Escolar: Os Desafios Contemporâneos

Slide 2

      Ato de Administrar, Gerenciar e Cuidar.
    Conceito de Gestão:

Slide 4

Slide 5

    Projeto Político Pedagógico (PPP)
    - Construído pela comunidade escolar, pela gestão, pelos professores e demais trabalhadores em educação, pelos alunos e familiares. - Estabelece os objetivos, as metas, as diretrizes, a concepção de educação e os projetos de natureza pedagógica, além da destinação dos recursos financeiros nas prioridades da escola. - O PPP é construído democraticamente e espelha o que escola pretende e como ela se relaciona com as demais instâncias que regulam e avaliam a educação brasileira.

Slide 7

    Gestão Escolar
    Duas grandes áreas principais: ORGANIZAÇÃO -  fundamentação conceitual e legal da educação e da própria gestão educacional e escolar. IMPLEMENTAÇÃO - dimensões voltadas para a promoção das mudanças e melhoria do desempenho da escola como um todo, tais como: gestão democrática e participativa; gestão de pessoas; gestão pedagógica; gestão administrativa; gestão do clima e cultura escolar; gestão de serviços e recursos; gestão do cotidiano escola; etc.   ***Com ênfase no sucesso da aprendizagem e formação de alunos.

Slide 8

    Gestão Democrática
    É tratada, em primeiro lugar, pela Constituição Federal de 88, que define os princípios nos quais deve ser ministrado o ensino no país, destacando, em seu artigo 206, Inciso VI, a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. Por sua vez, a LDB 9.394/96 reitera esse princípio, em seu Art. 3º, Inciso VIII: “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino”. - é aplicada aos sistemas de ensino e às escolas. - deve focalizar, dentre outros, aspectos como organização dos espaços físicos e dos tempos pedagógicos, integração escola-comunidade e avaliação da aprendizagem dos alunos.

Slide 9

    Artigo 12: Os estabelecimentos de ensino,  terão a incumbência de:  I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;  VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; Artigo 13: Os docentes incumbir-se-ão de:  I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;  II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;  VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Artigo 14: Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:  I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
    PPP na LDB

Slide 10

    Os 3 Movimentos de Construção do PPP:
    Diagnóstico da Realidade Escolar ( Amplo e Específico); Levantamente das Concepções de Coletivo; e   Definição de Estratégias, Pessoas/Grupos visando a efetivação das ações definidas pelo coletivo.     O PPP é o  “cartão de identidade da escola” e deve apontar os caminhos diversos que podem levar a escola a desenvolver suas práticas cotidianas de forma articulada às políticas educacionais, definidas em um plano mais abrangente.    

Slide 11

    Escola com Gestão Democrática
    Garante o seu acesso a todas as pessoas, construindo. Constrói uma educação democrática que trabalhe em função da igualdade. Condena e combate a qualquer tipo de preconceito. Propicia a abertura aos saberes produzidos pelos vários atores que a compõem. Articula os conteúdos de ensino com os conhecimentos de vida dos alunos. Respeita as manifestações culturais diversificadas dos grupos. Assegura a participação dos sujeitos em suas práticas organizativo-pedagógicas. Estimula em todos a liberdade de expressão e de intervenção em seu interior. Propicia um clima institucional baseado no diálogo. Propicia convivência democrática, por meio da troca de experiências dos vários grupos. Percebe-se como uma instituição integrada à comunidade Estimula a ideia que na democracia ninguém possui certezas ou única certeza (SOUSA, 2008b,p.110).

Slide 12

    Referências:
    Material da sala de aula Unidade II aula 4: SOUSA, José Vieira de. Projeto político-pedagógico e cultura escolar. In: AMARAL, Ana Lúcia et al. Formação de gestores. Módulo de Formação Básica. Unidade 2 – Cultura. Brasília: MEC/FAPEDE/CAED, 2008b, p. 95-118. LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2008. Links: https://pt.slideshare.net/profuncionarioparanaiba/gesto-da-educao-escolar http://filoartesgeminiano.blogspot.com.br/2016/01/resenha-gestao-escolar-maria-cristina.html http://aversou.blogspot.com.br/2013/06/charge-muito-legal.html  
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão Educacional
Rafael Balbi
A gestão da educação e a gestão escolar
Carolina P. Fedatto
Gestão Escolar
Adriana Rocha
A Gestão da Educação e a Gestão Escolar
Wesley Silva
Projeto Político Pedagógico
DOGLAS WENDLL SORGATTO
Resumo Aula 4 - Profa. Jussara - Políticas Educação
Anny Cassimira do Nascimento Rodrigues
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (Ilma P. A. Veiga)
Angela Leite
* Gestão Escolar *
Rosi Cardoso
Concepções de Organização e Gestão Escolar
Bruna Santos2679
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O COTIDIANO DE SALA DE AULA
Weliton Gonçalve
Gestão - Aula 4, Unid 2 - Política e gestão da educação básica
Alexia Carpediem