A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: Os Desafios Contemporâneos

Description

Educação Slide Set on A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: Os Desafios Contemporâneos, created by Lívia Maria Monteiro de Albuquerque Russi on 09/11/2017.
Lívia Maria Monteiro de Albuquerque Russi
Slide Set by Lívia Maria Monteiro de Albuquerque Russi, updated more than 1 year ago
Lívia Maria Monteiro de Albuquerque Russi
Created by Lívia Maria Monteiro de Albuquerque Russi over 6 years ago
154
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O QUE É GESTÃO?
               Do latim: gestione; o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer.        Gestão é lançar mão de todas as funções e conhecimentos necessários para, através de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz..  

Slide 3

    O que é EFICAZ? EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão. O que é EFICIENTE? EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa. O que é EFETIVO? EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.  
    EFICAZ, EFICIENTE OU EFETIVA?

Slide 4

         A Gestão Educacional é uma das instâncias que compõe a Gestão Governamental. Ela compreende a gestão escolar.      A Gestão Educacional nacional é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal e das incumbências desses sistemas, das várias formas de articulação entre as instâncias que determinam as normas, executam e deliberam no setor educacional e da oferta da educação pelo setor público e privado.         
    GESTÃO EDUCACIONAL

Slide 5

          A gestão escolar é uma forma de administrar o todo da escola. Isto quer dizer que a gestão buscar atender as exigências de todos os setores que envolvem essas práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional.       Existem três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas e o funcionamento dessas três áreas ocorre de forma integrada, na qual todas se comunicam entre si. Veremos a seguir cada uma delas no âmbito da escola: 1 – Gestão Administrativa (Recursos e Processos)- Essa á a parte mais burocrática, onde o gestor terá que olhar para as questões que envolvem a estrutura, condições, organização física e legal da escola. É preciso investigar se há a necessidade de fazer algum tipo de reforma no prédio, observar o mobiliário em geral, os recursos tecnológicos, etc. No campo institucional, a gestão escolar terá presença marcada em sua atuação, porque existem as leis que regem os direitos e deveres de cada cidadão, sendo de extrema importância o gestor conhecê-las para poder colocá-las em prática. Ainda, cabe à administração da escola cuidar dos recursos financeiros e dos gastos.. Todas as estratégias de atuação das práticas escolares e demais informações administrativas devem estar presentes no Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar e descritas no Regime Escolar;  
    GESTÃO ESCOLAR

Slide 6

    2 – Gestão Pedagógica (e de sala de aula) - Considerada dentre as três, a mais fundamental e significativa, pois tem o intuito de dar atenção para a área da educação, da escola propriamente dita.. É onde os profissionais se reúnem para discutir os objetivos específicos e gerais em relação aos métodos de ensino e aprendizagem dos alunos, onde é feito o acompanhamento e a avaliação do rendimento do que foi planejado e do desempenho escolar durante o ano letivo dos alunos, dos professores e dos demais funcionários que compõe a esquipe escolar. O que se espera de cada área está descrito dentro do Regime Escolar, incluídos no Projeto Pedagógico e apresentados aos integrantes da instituição, a fim de que todos tomem conhecimento de suas atribuições nesse ambiente, durante um ano de convívio. O papel de diretor dentro da escola é essencial, principalmente quando o assunto envolve a gestão pedagógica, pois ele é considerado o responsável por levar o campo pedagógico rumo ao sucesso, ou fracasso, recebendo o apoio do Coordenador Pedagógico que irá ajudar na elaboração e aplicação dos projetos e planos. 3 – Gestão de Recursos Humanos - Vista por muitos como o campo mais sensível dentro da gestão escolar, os recursos humanos possuem o objetivo de trabalhar com os relacionamentos entre pessoas, de forma direta, dentro da instituição. É necessário buscar manter o diálogo e um bom relacionamento com alunos, professores, equipe de funcionários e pais ou responsáveis, pois grande parte dos problemas dentro de uma instituição ocorrem devido a uma má comunicação ou até mesmo por falta de informações sobre determinado assunto. A respeito dos funcionários, o gestor deve procurar fazer com que se sintam bem dentro do ambiente profissional. 
    GESTÃO ESCOLAR

Slide 7

Slide 8

         A Gestão Democrática, tratada pela primeira vez pela Constituição Federal de 1988, que define os princípios nos quais deve ser ministrado o ensino no país, destacando em seu artigo 206, Inciso VI, a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. E, a LDB 9.394/96 reitera esse princípio, em seu Art. 3º, Inciso VIII: “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino”. É uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Esse modelo de gestão representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.      A Gestão Democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar - pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
    GESTÃO DEMOCRÁTICA

Slide 9

Slide 10

         É o Projeto Político-Pedagógico (PPP), construído pela comunidade escolar, pela gestão, pelos professores e demais trabalhadores em educação, pelos alunos e familiares que estabelece os objetivos, as metas, as diretrizes, a concepção de educação e os projetos de natureza pedagógica, além da destinação dos recursos financeiros nas prioridades da escola, para que consigam transformar a própria realidade. Ele é construído democraticamente., portanto, um instrumento de gestão extremamente importante, que deve ser construído na perspectiva do coletivo e em todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.      Os conceitos que aparecem no nome do documento também podem ser úteis para esclarecer a necessidade do Projeto Político Pedagógico. Veja: » Projeto - é uma reunião de propostas que têm como objetivo a realização de uma ação. Assim, essa palavra traz a ideia de futuro, que tem como ponto de partida o presente ; » Político - esse termo está presente por considerar a função social das instituições de ensino. Assim, seu significado está relacionado à possibilidade de fazer da escola um espaço emancipatório e que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade ; » Pedagógico - Conjunto de métodos usados na educação para que cada pessoa se desenvolva de forma global. No PPP constará todos os projetos e atividades educacionais usadas nos processos de ensino e aprendizagem.
    PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Slide 11

         Na prática, o documento estipula quais são os objetivos da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como: 1 - A proposta curricular -  nela deve ficar claro o que será ensinado, qual será a metodologia adotada, as diretrizes adotadas pela instituição para avaliação da aprendizagem, bem como do próprio método de ensino ; 2 - Diretrizes sobre a formação dos professores - trata da forma com que a equipe docente vai se organizar para cumprir a proposta curricular e deve haver um plano de desenvolvimento e capacitação dessa equipe ; 3 - Diretrizes para a gestão administrativa - para que a proposta curricular e as diretrizes sobre a equipe sejam cumpridas é necessário que exista um suporte administrativo bem organizado. O documento apontará o caminho para que a gestão da escola viabilize os outros pontos.      Em resumo, o documento é como um mapa para que a instituição alcance seu potencial máximo, adequando-se ao contexto no qual está inserida e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.        
    PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Slide 12

Slide 13

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/eficaz-eficiente-ou-efetivo/29017/ ; http://appprova.com.br/saiba-o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico/ ; http://www.connectescolas.com.br/blog/principais-conceitos-de-gestao-escolar ; http://educacaointegral.org.br/glossario/gestao-democratica/ ; http://www.educacao.sp.gov.br/gestaodemocratica ; https://www.infoescola.com/educacao/gestao-democratica/ ; https://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional-e-gestao-escolar/ ; http://www.temposdegestao.com/conceito-de/conceito-de-gestao
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha