DINÂMICAS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS

Description

DINÂMICAS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS
Gabi Stefane
Slide Set by Gabi Stefane, updated more than 1 year ago More Less
paulomartins8a.a
Created by paulomartins8a.a over 8 years ago
Gabi Stefane
Copied by Gabi Stefane over 6 years ago
3
0

Resource summary

Slide 1

    INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS
     Já sabes que para além de existirem fatores abióticos que influenciam a distribuição e a abundância dos seres vivos nos ecossistemas, também existem fatores bióticos - interações que os seres vivos estabelecem entre si que, atuando em conjunto, mantêm o equilíbrio dos ecossistemas.

Slide 2

    Quais as interações que se estabelecem
    Quais as interações que se estabelecem entre os seres vivos ?  Nas  relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, os cientistas definem dois modos de interação: intraespecífica e interespecífica.

Slide 3

Slide 4

Slide 5

    Quais as interações que se estabelecem
     Os indivíduos da mesma população competem pelos mesmos recursos, mas também favorecem a sobrevivência da espécie agrupando-se, geralmente, em grupos constituídos por um número ideal de organismos.

Slide 6

    Quais as interações que se podem
    Quais as interações intraespecíficas se podem encontrar na Natureza ?   Existem interações que podem ser harmoniosas ou  agressivas. Assim, é comum entre os indivíduos da mesma espécie estabelecerem-se relações de cooperação, competição ou canibalismo.

Slide 7

    Cooperação
     A cooperação intraespecífica é uma relação harmoniosa em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo. A cooperação pode manifestar-se em associações de indivíduos, como, por exemplo, em associações familiares, em colónias e em sociedades.   Na época da reprodução,a cooperação é reforçada nas associações familiares, de modo a assegurar a segurança das crias contra predadores e, ainda, para assegurar a sua alimentação.

Slide 8

    Cooperação
    Caption: : Physalia
     Por vezes,os seres vivos da mesma espécie vivem interligados em associações designadas colónias. Em gerala separação de um indivíduo da colónia determina a sua morte.

Slide 9

    Cooperação
    Caption: : Alcateia de lobos
     Existem, ainda, associações de indivíduos que apresentam uma organização social especialmente desenvolvida designada sociedade. Nas sociedades há uma hierarquia social muito estruturada, em que cada indivíduo ocupa um lugar determinado e todos cooperam para o bem da sociedade. Os seres vivos da mesma espécie podem apresentar outras relações mais hostis, geralmente, desencadeadas pela necessidade do mesmo tipo de recurso, como, por exemplo, o alimento, o território, o abrigo, a luz e a oportunidade para procriar.

Slide 10

    Competição
    Caption: : A competição intraespecífica pode ser uma relação agressiva, mas é fundamental para a evolução da espécie porque, geralmente, sobrevivem os indivíduos mais aptos.
     A competição intraespecífica é uma interação entre indivíduos que atuam para garantir a sobrevivência individual ou para assegurar a sua reprodução e, por isoo, não contribui para o bem comum. 

Slide 11

    Canibalismo
    Caption: : Urso-polar
     O canibalismo é uma interação entre indivíduos da mesma espécie em que um mata outro de qual se alimenta. O canibalismo é considerado por alguns investigadores a manifestação suprema da competição intraespecífica.

Slide 12

    Que interações interespecíficas se podem
    Que interações interespecíficas se podem encontrar na Natureza ?  Existem interações favoráveis entre os seres vivos, geralmente, identificadas pelo sinal [+1], desfavoráveis, usualmente, reconhecíveis pelo sinal [-] e de indeferença ou neutras identificáveis pelo sinal [0]. 

Slide 13

    Predação
    Caption: : Os predadores capturam as suas presas para se alimentar e, deste modo, sobreviver.
     A predação é uma relação com benefício para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) é prejudicado interação [+/-], isto é, favorável ao predador e desfavorável à presa. O predador mata a presa para se alimentar. A predação, na dinâmica dos ecossistemas, é uma interação muito importante porque os predadores podem contribuir para a redução da influência da competição intraespecífica das suas presas.Além disso, os predadores eliminam frequentemente os indivíduos doentes ou os mais fracos das populações.

Slide 14

    Herbivorismo
    Caption: : Os herbívoros terrestres alimentam-se de plantas, enquanto que os seres vivos aquáticos como a iguana-marinha ou a lesma-do-mar se alimentam de algas.
     Os ecologistas classificam o herbivorismo como uma interação [+/-] em que um ser vivo (herbívoro) come, parte ou totalmente, um vegetal que é prejudicado nesta relação biótica.

Slide 15

    Competição
    Caption: : A competição pelo alimento ou pela oportunidade de beber pode provocar comportamentos agressivos.
     É uma interação entre indivíduos desencadeada pela necessidade de um recurso, que leva à redução da sobrevivência, crescimento e , mesmo, reprodução de alguns dos indivíduos envolvidos na competição. A competição pelo mesmo recurso (luz, território ou outro), que se encontra em quantidade insuficiente, proporciona uma interação desfavorável para ambos [-/-] os indivíduos das espécies envolvidas.

Slide 16

    Competição
     A predação e a competição interespecíficas são, talvez, as interações bióticas mais importantes como fatores reguladores da densidade populacional de uma comunidade. Em conjunto, contribuem para evitar a formação de superpopulações. É um facto que as relações bióticas que os seres vivos estabelecem entre si exercem um enorme controlo na estrutura e no dinamismo das comunidades dos ecossistemas.

Slide 17

    Parasitismo
    Caption: : Um fungo parasita alimenta-se dos tecidos vivos desta formiga.
     O parasitismo é uma relação na qual um dos seres vivos é beneficiado (parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado (interação +/-). O parasita, de menor dimensão, alimenta-se à custa do hospedeiro. No entanto, da relação do parasitismo não resulta a morte imediata do hospedeiro.

Slide 18

    Cooperação
    Caption: : O pássaro-palito remove os restos de comida dos dentes do crocodilo
     A cooperação é uma relação facultativa em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam (interação +/+).

Slide 19

    Mutualismo
    Caption: : Muitas espécies de plantas têm insetos, como o louva-a-deus, que são os únicos amimais capazes de lhes proporcionar a polinização assegurando-lhes a possibilidade de se reproduzirem. Em troca, os insetos obtêm da planta o seu alimento
     O mutualismo é uma relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente (interação +/+)

Slide 20

    Simbiose
    Caption: : Os corais necessitam de calcário para construírem o seu exoesqueleto. Para isso, vivem em íntima associação com algas que o extraem do mar. Os corais fornecem às algas proteção e crescem em locais onde a luz solar chega facilmente, fator fundamental para que as algas realizem a fotossíntese e sobrevivam.
     Quando a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência de ambas as espécies só é garantida se permanecem intimamente ligadas, diz-se que vivem em simbiose (interação +/+).

Slide 21

    Caption: : Certas espécies de peixes alimentam-se dos excrementos que o hipopótamo deixa no rio
     o comensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia (comensal) e o outro não é afetado (interação  +/0).
    Comensalismo

Slide 22

    Amensalismo
    Caption: : Enquanto os elefantes africanos se deslocam, destroem e pisam muitas plantas. Nesta relação, as plantas são prejudicadas e os elefantes não são beneficiados nem prejudicados (só lhes interessa caminhar)
     O amensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes é prejudicado e o outro não é afetado (interação -/0)

Slide 23

    Amensalismo
     Em suma, o equilíbrio dos ecossitemas é assegurado pela complexa interação de fatores bióticos e abióticos que determinam o curso de evolução de uma espécie. Isto é, as espécies melhor adaptadas sobreviem e reproduzem-se, mantendo-se e evoluindo e as menos aptas podem extinguir-se, dando,  muitas vezes, a oportunidade para o aparecimento de outras formas de vida. A vida na Terra é, sem dúvida, uma sucessão de acontecimentos diários onde ocorrem, constantemente, trocas de matéria e de energia entre todos os seres vivos de biosfera
Show full summary Hide full summary

Similar

DINÂMICAS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS
Fatima Maria
DINÂMICAS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS
Fatima Maria
Dinâmica de interações entre os seres vivos
Mimi & Nana
Dinâmicas de interação entre os seres vivos
jose costa
Dinâmicas de interação entre os seres vivos
Diana Mendes
Dinâmicas de interação entre os seres vivos
Arnav Rana
Dinâmica de interações entre os seres vivos
Daniel Alexandre
DINÂMICAS DE INTERAÇÃO
sammy camara
Revolução francesa - Império Napoleônico
Robson Bueno
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves