Gêneros literários

Description

Enem Literatura Slide Set on Gêneros literários, created by Loxie Zemog on 03/02/2018.
Loxie Zemog
Slide Set by Loxie Zemog, updated more than 1 year ago
Loxie Zemog
Created by Loxie Zemog about 6 years ago
209
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Características da poesia épica: longo poema narrativo      linguagem grandiosa assunto histórico       influência mitológica criação de heróis  

Slide 3

    O resgaste do gênero épico começou na Itália, sob a influência do Humanismo, no Renascimento. Os Lusíadas, de Luís de Camões, são a grande epopeia da língua, narrando a história da descoberta do caminho marítimo para as Índias, na viagem de Vasco de Gama, empreendida entre 1497 e 1499. Crise das epopeias depois do Renascimento → surgimento do gênero narrativo.

Slide 4

    As epopeias perderam força no mundo burguês a partir do final do século XVIII. Como foi exatamente nesse período que a prosa de ficção moderna ganhou força, sobretudo com a popularização dos romances, defende-se que as narrativas modernas encontram sua origem nas epopeias antigas. Ou seja, conforme as epopeias deixaram de ser escritas quando a prosa de ficção começou a surgir, acredita-se que o romance pode ser visto como uma versão moderna da antiga epopeia.

Slide 5

    Lira, lírica, lirismo   O segundo gênero literário é o lírico. Dos três gêneros clássicos, ele é o que mais se expandiu, permanecendo vivo até hoje, embora com características diferentes daquelas que eram dominantes na Grécia e na Roma antigas. Diferentemente da poesia épica, que mantém distanciamento dos fatos narrados, o que define a poesia lírica é exatamente a proximidade entre o poeta e a matéria do poema. Para nós, interessa estudar sobretudo o lirismo moderno, dando destaque à produção poética nos séculos XIX e XX. É o que faremos agora.

Slide 6

    O teatro para além dos palcos O terceiro gênero literário é o dramático. Muito importante para os gregos antigos, cujas tragédias permanecem vivas até hoje, esse gênero corresponde ao que hoje chamamos popularmente de “teatro”. Como as peças de teatro gregas eram em versos (diferentemente do que acontece atualmente, em que as peças costumam ser em prosa), podemos empregar também a expressão “poesia dramática”. A grande particularidade desses textos é que eles são concebidos para serem encenados, e não exatamente para serem lidos. A narrativa é conduzida pelas falas das personagens, e não pela voz do narrador, como acontece nas epopeias ou nos romances modernos.

Slide 7

    Gênero dramático Gênero dramático = drama = teatro Origem → Grécia: teatro em versos / poesia dramática. Tradição aristotélica:         – Tragédia → busca produzir no espectador a piedade e o terror, por meio do destino angustiante das personagens, que                          representam os homens melhores do que eles são de fato.            – Comédia → visa ao riso, tem uma intenção moralizadora e, para isso, representa os homens piores do que eles comumente   são. Características do gênero dramático: ausência de um narrador explícito      narrativa conduzida pelas personagens   falas em discurso direto   prosa ou verso

Slide 8

    Gênero lírico   Diferentemente do gênero épico, em que o narrador mantém distanciamento dos fatos e valoriza a terceira pessoa, no gênero lírico existe proximidade dos fatos, com destaque para a primeira e para a segunda pessoa gramatical. Origem da poesia lírica → Grécia antiga (versos com acompanhamento musical da lira).   Assuntos líricos são menos grandiosos do que os das epopeias.   Na Grécia antiga, a poesia lírica tratava de temas ligados aos amores, à natureza e ao trabalho.   A partir do século XIX, em meio ao individualismo romântico, o gênero lírico ganhou a feição atual: expressão poética de algum tipo de sentimento.   Como todo poema não épico é a expressão de uma subjetividade, é comum que palavras como "lírica" e "lirismo" sejam atualmente consideradas sinônimos de poesia. É como se, modernamente, todo poema pudesse ser tomado como lírico.   Eu lírico → voz que fala na poesia.  
Show full summary Hide full summary

Similar

Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
TROVADORISMO
Denise Teófilo
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
Quinhentismo
Isadora Borges
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
De quem é a frase?
Liciane Brun