Desiquilíbrios ambientais

Description

Meio Ambiente Slide Set on Desiquilíbrios ambientais, created by Righel Cardoso on 23/03/2018.
Righel Cardoso
Slide Set by Righel Cardoso, updated more than 1 year ago
Righel Cardoso
Created by Righel Cardoso about 6 years ago
6
0

Resource summary

Slide 1

    Monóxido de Carbono
    Gás inodoro e incolor Principal poluente na atmosfera das zonas urbanas Gerado pela queima de algum combustível fóssil Uma vez inspirado, passa pelos alvéolos e em seguida nas hemácias, onde estabelece uma ligação estável com a hemoglobina, tornando esta molécula inutilizável para o transporte de oxigênio.  

Slide 2

    Dióxido de Carbono
    Representa 0,04% da atmosfera Aumento desse gás provocado pela queima excessiva de combustível fóssil O que pode acarretar no aumento do EFEITO ESTUFA

Slide 3

    Dióxido de enxofre
    Um dos poluentes mais comuns Resultado da atividade vulcânica, da decomposição natural de matéria orgânica e da combustão do petróleo Musgos e liquens são muito a presença de dióxido de enxofre, por isso, são considerados indicadores ambientais Nos seres humanos: irritação dos olhos, da pele, do nariz, garganta, bronquite. Pode acarretar a ocorrências de chuva ácida, quando o dióxido de enxofre combina com a água.

Slide 4

    Outros poluentes
    Óxido de Nitrogênio - Como CFC, contribui para a destruição da camada de ozônio; Eutrofização - resulta ou da lixiviação de fertilizantes utilizados na agricultura ou da adição excessiva, na água, de lixo e de esgotos domésticos e de resíduos industriais diversos; Pesticidas - A intoxicação por inseticidas fosforados pode provocar tremores, paralisia muscular temporária e dificuldades respiratórias. Inseticidas clorados, menos tóxicos; Radioatividade; Metais pesados -  exemplos: mercúrio, afeta especialmente o sistema nervoso das pessoas. chumbo - causa o saturnismo, perturbações nervosas, nefrites crônicas, cólicas, paralisia cerebral e confusão mental etc.. Petróleo - 1 cm de espessura é suficiente para reduzir a capacidade de penetração da luz na água de cerca de 200 metros para 20 metros; Poluição térmica - resfriamento de usinas nucleares com água natural. Altas temperaturas reduz a solubilidade do oxigênio na água Detergentes - os "cisnes de detergentes" reduzem a penetração de luz e de oxigênio na água. Queimadas - solo destituído de uma cobertura vegetal não consegue reter adequadamente a água da chuva, e também destroem o humus e população microbiana do solo.  

Slide 5

    fonte: Biologia - volume único, de Wilson Roberto Paulino, editora Ática.
Show full summary Hide full summary

Similar

Indústria e o Meio Ambiente
Gaby Borges
Não há ocorrências de contaminação de moluscos bivalves no município de Penha (SC)
Fabrizio Silva Campos
Variáveis de qualidades das Àguas
RAISA RAFAELA REIS DE JESUS
Temas mais cobrados em Química
Marina Faria
Direito ambiental
GoConqr suporte .
Ecologia I
kyungsos
protocolo de quioto
Laura Maria Brito de Medeiros
Meio Ambiente
Shinji Carvalho
Mecânica Basica
Dalmo Lacerda da Filho
Tente traduzir as frases; depois, vire os cards para ver se respondeu corretamente:
Regina Celia Ferreira Marques
Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas organizações
Guilherme Albuquerque