01 Português: Caderno de erros

Description

Caderno de Erros de aula de Português estudada, aula 01. Emprego das conjunções. O caderno de erros será revisado sempre.
Viviana Veloso
Slide Set by Viviana Veloso, updated more than 1 year ago
Viviana Veloso
Created by Viviana Veloso about 6 years ago
29
1

Resource summary

Slide 1

    5 - CESPE / SEE-DF / 2017
    A muitos desses pregoeiros do progresso seria difícil convencer de que a alfabetização em massa não é condição obrigatória nem sequer para o tipo de cultura técnica e capitalista que admiram. A supressão do vocábulo “nem” preservaria o sentido e a correção gramatical do texto.  

Slide 2

    11 - FCC/SEGEG-MA/Téc Receita Est/2016
    Ainda assim, atravessou aquele 27 de julho em relativa normalidade.Porém, não houve resultado. Sem prejuízo da correção e do sentido, os elementos sublinhados acima podem ser substituídos, respectivamente, por: Não obstante - Contudo  

Slide 3

    14 - IBFC / EBSERH / 2017
    Para relacionar as orações, em “Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais”, o autor faz uso de uma conjunção que deve ter seu sentido inferido pelo contexto. Trata-se do valor semântico de:Oposição

Slide 4

    No trecho “Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama.”, as expressões “às vezes” e “ou” conferem ao período ideia de, respectivamente: Tempo e alternância.
    23 - IDECAN / UFPB / 2016

Slide 5

    Seria mantida a correção gramatical do texto se o vocábulo “Portanto” fosse substituído por “Por conseguinte”.
    29 - CESPE / TCE-SC / 2016

Slide 6

    Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o próximo item. Teria prejuízo do sentido do texto, se o termo “destarte” (R.27) fosse substituído por contudo ou todavia.  
    30 - CESPE / TCU / 2015

Slide 7

    É a primeira vez, desde a regulamentação da medida, em 2011, que o mecanismo é adotado no país. No último período do texto Situação de emergência, o vocábulo “que” foi empregado como conjunção integrante.   Oração Substantiva Subjetiva
    36 - CESPE / TRE-PI / Taquigrafia / 2016

Slide 8

    Indique o conector que corretamente pode ocupar a posição inicial do período abaixo, assinalada por [...]. [...]como as principais investidas contra a identidade dos índios e a integridade do Parque Indígena do Xingu surgem na forma de projetos de hidrelétricas e de leis que preveem mineração nas reservas e demarcação de terras indígenas, os xinguanos mantêm intensa mobilização política para defender seus direitos e fazer a sociedade atual reconhecer as contribuições que eles podem oferecer-lhe.
    40 - ESAF / FUNAI / 2016
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza