Números Primos

Description

6º ano Matemática Slide Set on Números Primos, created by Fabiana Garcia on 26/04/2018.
Fabiana  Garcia
Slide Set by Fabiana Garcia, updated more than 1 year ago
Fabiana  Garcia
Created by Fabiana Garcia almost 6 years ago
190
0

Resource summary

Slide 2

    Múltiplos e Divisores Múltiplos e divisores são números que resultam da multiplicação por um número natural e que dividem um número deixando resto zero, respectivamente. Múltiplos de um número natural Denominamos múltiplo de um número o produto desse número por um número natural qualquer. Um bom exemplo de números múltiplos é encontrado na tradicional tabuada.​​​​​​​ Divisores de um número natural​​​​​​​ Um número é divisor de outro quando o resto da divisão for igual a 0.

Slide 3

    Os múltiplos e divisores de um número estão relacionados entre si da seguinte forma: Se 15 é divisível por 3, então 3 é divisor de 15, assim, 15 é múltiplo de 3. Se 8 é divisível por 2, então 2 é divisor de 8, assim, 8 é múltiplo de 2. Se 20 é divisível por 5, então 5 é divisor de 20, assim, 20 é múltiplo de 5. Acesse o link para mais informações: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/multiplos-divisores.htm

Slide 4

    Um número é divisor de outro quando o resto da divisão for igual a 0. Portanto, 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12. 36 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36. 48 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24 e 48.
    Observações importantes: O menor divisor natural de um número é sempre o número 1. O maior divisor de um número é o próprio número. O zero não é divisor de nenhum número. Os divisores de um número formam um conjunto finito.  Alguns números têm apenas dois divisores: o 1 e ele mesmo. Esses números são chamados de primos.

Slide 5

            Observe os números primos de 1 a 100 destacados no crivo de Eratóstenes:
    Caption: : Os números primos estão destacados em azul.

Slide 6

Slide 7

    Dizemos que um número é múltiplo de outro quando o primeiro é resultado da multiplicação entre o segundo e algum número natural. Nesse mesmo caso, também é possível dizer que o segundo é divisor do primeiro. Em outras palavras, dados os números x e y, dizemos que x é múltiplo de y se existir algum número natural n tal que: x = y·n Se esse número existir, podemos dizer que y é um divisor de x e podemos escrever: x = n y     
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Equações estatísticas
Luiz Fernando
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru