Tecidos Do Corpo Humano e suas Funções

Description

Hhh
Tainá Silva
Slide Set by Tainá Silva, updated more than 1 year ago
Tainá Silva
Created by Tainá Silva almost 6 years ago
35
0

Resource summary

Slide 1

    O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.TECIDO EPITELIAL As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas. Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
    TECIDOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES

Slide 2

    TECIDO CONJUNTIVO O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em: TECIDO  ADIPOSO: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).TECIDO CARTILAGINOSOS Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagemamortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral. TECIDO ÓSSEO: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano. TECIDO SANGUÍNEO: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
    TECIDO CONJUNTIVO

Slide 3

    O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
    TECIDO MUSCULAR

Slide 4

    TECIDO MUSCULAR LISO (NAO ESTRIADO)Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino. TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários. TECIDO MUSCULAR CARDÍACO: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.
    TECIDO MUSCULAR

Slide 5

    O tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.
    TECIDO NERVOSO
Show full summary Hide full summary

Similar

Benchmarking
rodrigo.ceceee
Qualidade Total
rodrigo.ceceee
Organização que aprende
rodrigo.ceceee
Carboidratos
Gabriela Mudri
Desenvolvimento Organizacional
rodrigo.ceceee
Cinética Química
Kevin Malanga
Recita culinaria
joaotuba01
Benchmarking
felipe85_univers
1_Benchmarking
felipe85_univers