Tecidos Do Corpo Humano e suas Funções

Tainá Silva
Slide Set by , created over 1 year ago

Hhh

9
0
0
Tags
Tainá Silva
Created by Tainá Silva over 1 year ago
Cinética Química
Kevin Malanga
Recita culinaria
joaotuba01
Benchmarking
felipe85_univers
Spanish Subjunctive
MrAbels
SDP5 - Final [Part-1]
Good Guy Beket
Benchmarking
rodrigo.ceceee
Organização que aprende
rodrigo.ceceee
Carboidratos
Gabriela Mudri
Qualidade Total
rodrigo.ceceee
Desenvolvimento Organizacional
rodrigo.ceceee

Slide 1

    O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.TECIDO EPITELIAL As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas. Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
    TECIDOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES

Slide 2

    TECIDO CONJUNTIVO O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em: TECIDO  ADIPOSO: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).TECIDO CARTILAGINOSOS Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagemamortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral. TECIDO ÓSSEO: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano. TECIDO SANGUÍNEO: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
    TECIDO CONJUNTIVO

Slide 3

    O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
    TECIDO MUSCULAR

Slide 4

    TECIDO MUSCULAR LISO (NAO ESTRIADO)Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino. TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários. TECIDO MUSCULAR CARDÍACO: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.
    TECIDO MUSCULAR

Slide 5

    O tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.
    TECIDO NERVOSO