Prova Historia

Description

Slide Set on Prova Historia , created by Juliana B on 12/06/2018.
Juliana B
Slide Set by Juliana B, updated more than 1 year ago
Juliana B
Created by Juliana B almost 6 years ago
11
0

Resource summary

Slide 1

    1.Como o governo de Napoleão ficou dividido? Em dois períodos, o Consulado: O governo era exercido por três cônsules, ms o poder de fato cabia ao primeiro-cônsul (Napoleão), e com a popularidade elevada em 1802 promoveu um plebiscito e conseguiu o título de cônsul vitalício. Dois anos depois, por meio de uma nova consulta, Napoleão foi aclamado imperador dos franceses, iniciando então, em 1804, o Império, que foi marcado desde o inicio pelas guerras, que visavam à expansão do domínio francês. 2. Dê as principais características do período consulado quanto a aspectos políticos e econômico, realizações na educação, direito política: o governo era exercido por três cônsules, mas o poder de fato cabia ao primeiro-cônsul (Napoleão). A nova Constituição francesa manteve o regime republicano mas deu enormes poderes a Napoleão. Por isso Napoleão mandou prender seus adversários e instituiu uma severa censura à imprensa;                                          economia: Napoleão melhorou a economia francesa, favorecendo os camponeses, os trabalhadores urbanos e a burguesia: confirmou e legalizou a distribuição de terras feita a milhões de camponeses durante a Revolução Francesa; mandou drenar pântanos, construir estradas e pontes , facilitando o transporte e diminuindo o preço dos alimentos vendidos nas cidades; criou o Banco  da França, por meio do qual controlava a emissão de papel-moeda, evitava a inflação, emprestava dinheiro à indústria e ao comércio. e, para proteger esses setores, aumentou os impostos sobre os produtos estrangeiros e concedeu prêmios para os inventores de máquinas e processos mais racionais de fabricação;                                                                                                                                educação: o governo criou escolas em todas as cidades de maior porte e uma escola na capital para a formação de professores;                                                                                                                                                          direito: o governo criou um código civil conhecido como Código Napoleônico. Esse código abolia definitivamente os privilégios do clero e da nobreza, protegia o direito à propriedade privada e a igualdade de todos perante a lei e separava o casamento civil do religioso. Esse código favorecia a burguesia, proibindo os sindicatos e as greves e mantinha a mulher submetida ao marido. 3. X

Slide 2

    4. O império foi marcado por uma sucessão de guerras. o que representava para a Europa as vitorias obtidas nas guerras pelos franceses? a cada vitória o exército comandado por Napoleão anexava novas terras na Europa. Isso significava mais mercados para seus produtos, o que ameaçava diretamente a Inglaterra 5. O que foi o bloqueio continental? qual o seu objetivo e suas consequências? em 1805, a marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, mas foi vencida pela esquadra inglesa do almirante Nelson, na Batalha de Trafalgar.  A Inglaterra, sendo uma ilha, só podia se atacada pelo mar mas como vencer por mar a "rainha dos mares"? O plano de Napoleão foi decretar que nenhum país europeus poderia mais comerciar com a Inglaterra, esse decreto ficou conhecido como Bloqueio Continental. O objetivo era arruinar a economia da Inglaterra para em seguida conquistá-la. O plano não deu certo pois produtos ingleses continuavam entrando na Europa por diversos portos. Sua consequência foi a invasão a Portugal (ex.6)   6. Por que a historia do Brasil está profundamente relacionada ao bloqueio continental? Ao descobrir que produtos ingleses continuavam entrando na Europa, inclusive por Portugal, Napoleão ordenou que seus soldados invadissem Portugal. Os ingleses pressionaram o governo português a fugir para o Brasil e assim D. João e sua corte fizeram.    

Slide 3

    7. Qual a opinião popular ao comportamento belicoso de Napoleão? Napoleão era duramente criticado. Dizia-se que as guerras napoleônicas tinham matado milhares de franceses; que ele havia sufocado o ideal de liberdade da Revolução Francesa introduzindo a censura prévia a jornais, revistas e livros, e que fazia de tudo para se autopromover. 8. O que levou Napoleão a invadir a Russia? O que foi o conflito e suas consequências? Napoleão invadiu a Russia pois ela rompeu o bloqueio continental (pois a Russia havia tido prejuízos por não poder vender seus estoques de trigo e madeira aos ingleses). Os russos adotaram a tática da "terra arrasada", evitando o confronto direto, e sabiam que o rigoroso inverno russo forçaria os franceses a bater em retirada. Assim aconteceu e os franceses tiveram que voltar, diante do frio e fome soldados morriam, as carroças atolavam na neve, os cavalos escorregavam no quelo, quebravam as patas e eram sacrificados e os tesouros saqueados pelos franceses também iam ficando pelo caminho. Dos 600 mil homens apenas 30 mil retornaram. 9. O que aconteceu ao governo de Napoleão depois da derrota na Russia? A derrota na Rússia encorajou os tradicionais adversários da França a se unirem. Inglaterra, Áustria, Prússia e Russia formaram um gigantesco exército, que, depois de vencer os franceses, invadiu a França e ocupou a capital, Paris. Napoleão foi enviado para a Ilha de Elba com mil soldados sob suas ordens. O trono foi ocupado por Luis XVIII (irmão de Luis XVI, o rei francês guilhotinado na Revolução Francesa).

Slide 4

    10. O que foi o governo dos 100 dias?(completo) Um ano depois de ter sido enviado para a Ilha de Elba, Napoleão e 800 homens fugiram e ao desembarcarem na França Napoleão foi recebido como herói. Enquanto se dirigia a Paris com seus soldados, as tropas enviadas pelo rei para prendê-lo acabaram unindo-se a ele. Então o impopular rei Luis XVIII fugiu do país e Napoleão assumiu o seu lugar. Porém Napoleão governou apenas por pouco mais de três meses (ex. 11). 11. Como terminou o seu governo? Seu governo terminou depois de pouco depois de três meses de ter assumido o lugar de Luis XVIII. Os ingleses lideraram uma nova coligação militar com mais de 1 milhão de soldados e derrotaram definitivamente as forças de Napoleão, que foi mandado para Santa Helena, uma pequena ilha onde permaneceu até sua morte.

Slide 5

    12. O que foi o Congresso de Viena e as importantes decisões tomadas? A Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia, após derrotarem Napoleão, reuniram-se com a França monárquica no Congresso de Viena para decidir os rumos da Europa. Foram adotados dois princípios: o principio da legitimidade, que dizia ser legítima a volta ao poder das famílias que reinavam antes da Revolução Francesa, portanto Luís XVIII voltou a ocupar o trono da França, e a  política de equilíbrio europeu, que defendia o equilíbrio entre as grandes potências, dizendo ser necessário evitar a opressão de uma sobre as outras, como aconteceu na época de Napoleão.                                        13. Quais os objetivos da santa aliança e como interferiu no mundo coloquial? A Santa Aliança era uma organização militarizada de defesa mútua liderada por Prússia, Áustria e Rússia. Foi criada pois seria difícil restaurar a antiga ordem por meios pacíficos, pois as conquistas da Revolução Francesa tinham muitos defensores. Os membros da Santa Aliança julgavam ter o direito de intervir militarmente em todo e qualquer país onde estivessem ocorrendo movimentos liberais ou com objetivo de independência.

Slide 6

    1. Definir o movimento iluminista, localizar a época e a origem. O Iluminismo foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa nos séculos XVII e XVIII  2. O que os iluministas defendiam e criticava? Defendiam a razão como valor supremo, só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria aluz, o esclarecimento. Criticavam o conhecimento baseado na "autoridade" e na ''tradição'', o absolutismo, os privilégios da nobreza e do clero, à intolerância religiosa e à falta de liberdade. 3. Cite e explique o pensamento de John Locke. John Locke dizia que todos os homens, ao nascerem, tinham direitos naturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir e proteger esses direitos, os homens haviam criado os governos. Se esses governos não respeitassem os direitos naturais as pessoas teriam o direito de se revoltar contra eles. 4. Como as ideias de Montesquieu influenciaram a política de muitos países? Montesquieu dizia que ''qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele'', então era preciso evitar que o poder se concentrasse nas mãos de uma só pessoa ou grupo de notáveis. Assim foi proposta a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário e esse método é usado atualmente, inclusive no Brasil.

Slide 7

    5. Explique este pensamento "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe". Para Rousseau (autor desse pensamento) as crianças deviam viver durante o maior tempo possível em seu estado ''natural'' de inocência pois as companhias alteram o modo de pensar das outras. 6. defina os seguintes termos: liberalismo econômico; enciclopédia; fisiocratas e déspotas esclarecidos. Liberalismo econômico: Defende a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas e é contraria  à intervenção do Estado na economia. O trabalho é a única fonte de riqueza;                                                                  Enciclopédia: Uma obra qual a ideia era reunir em uma só obra todo o conhecimento até então produzido e divulgá-lo para muitas pessoas. Por fazer criticas aos reis absolutistas e á Igreja, a obra foi proibida e retirada de circulação pelo governo francês.                                                                                                                                        Fisiocratas: Para eles a principal fonte de riqueza era a terra. Afirmava que a economia era regida por leis, e a mais importante delas era a lei da oferta e da procura. Dizia que o governo não devia intervir na produção ou no comércio.                                                                                                                                                                           Déspotas esclarecidos: Reis absolutistas que usaram ideias iluministas para diminuir as críticas ao seu governo e, por meio de reformas, estimular o crescimento de suas nações.   7. Determinar influencias do movimento iluminista pelo mundo. X

Slide 8

    8. Indicar os fatores que levaram a independência dos estados unidos. A Inglaterra estava financeiramente abalada então para recuperar-se aumentou os impostos pagos pelos habitantes das Treze Colônias. Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra baixou uma série de leis opressivas que afetavam duramente os colonos norte-americanos, como: Lei do Açúcar: aumentava os impostos sobre o melaço, vinho, café, seda e linho, e obrigava os colonos a comprar melaço das Antilhas inglesas, antes os colonos compravam de quem vendesse mais barato, Lei do Selo: contratos, jornais, cartazes, cartas e certidões que circulavam nas colonias deveriam receber um selo, comprado do governo inglês, os colonos invadiram agências postais e queimaram maços de selos, iniciaram a campanha "sem representação não pode haver tributação", isto é, se não tinham sido consultados não podiam ser taxados, Lei do Chá: a Inglaterra entregou à Companhia das Índias Orientais o controle sobre a venda de chá para as treze colonias, disfarçados de índios, colonos invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram o chá ao mar, e as Leis Intoleráveis: Feitas em resposta ao episódio do chá, conjunto de leis, sendo elas as seguintes: - o fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem os prejuízos do derramamento do chá no mar   - a ocupação de Massachusetts pelo exército inglês  - o julgamento dos colonos rebelados por tribunais ingleses. 9. Oque são as leis intoleráveis e por que elas foram criadas? (consequências) Foram feitas em resposta ao episódio do chá, eram um conjunto de leis consideradas intoleráveis pelos colonos norte-americanos. São elas as seguintes: - o fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem os prejuízo causado com o derramamento do chá no mar - a ocupação de Massachusetts pelo exército inglês - o julgamento dos colonos rebelados por tribunais ingleses. No mesmo ano, os representantes das colônias criaram o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia e o governo inglês respondeu ordenando a destruição de um depósito de armas dos colonos; estes reagiram e teve início a Batalha de Lexingtan e  a de Concord. Foi organizado então o Segundo Congresso Continental da Filadélfia que optou pela separação: em 4 de Julho de  1776 ficou pronta a Declaração de Independência. 10. Quais as principais determinações da constituição americana? A Constituição definia os Estados Unidos como uma república federalista e presidencialista. Os poderes seguiam inspiração iluminista. Os negros,escravizados continuaram na mesma condição e as mulheres foram excluídas do direito de voto, portanto a expressão utilizada logo no início da constituição, "Nós, o povo dos Estados Unidos", referia-se apenas aos homens adultos brancos que possuíssem certa renda (de terra ou de investimento)
    8.

Slide 9

    11. Quais as causas da Revolução Francesa? No Antigo Regime o clero e a nobreza tinham privilégios e o rei se apresentava como representante de Deus na Terra (absolutismo direito e divino). Naquela época a sociedade francesa estava dividida em três estados: o Primeiro estado (clero), o Segundo estado (nobreza) e o Terceiro estado (camponeses, trabalhadores,das cidades e os burgueses). O primeiro e segundo estado não pagavam impostos então o terceiro estado pagava a maioria dos impostos e sustentava o primeiro e o segundo estado e em casos de má colheita pagavam os impostos e passavam fome, o que gerava frequentes protestos. Como na década de 1780 as inundações e as secas foram frequentes, os preços dos alimentos dispararam e a fome atingiu duramente os mais pobres, gerando grande insatisfação social entre eles. A burguesia também estava insatisfeita com a monarquia absolutista, para sustentar seus gastos, a monarquia aumentava os impostos encarecendo os preços das mercadorias, e com o poder de compra da população vinha diminuindo, muitas empresas faliram, deixando muitos desempregados. Gastando mais do que arrecadava, Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais, assembleia já não consultada há 175 anos. Nessa assembleia cada estado tinha direito a um voto, portanto, o clero e a nobreza tinham 2 votos contra 1 voto do terceiro estado. por isso, o clero e nobreza achavam que teriam o controle da situação mas os membros do terceiro estado lançaram a campanha em favor do voto por cabeça, já que eles eram a maioria. INCOMPLETO 12. Quais os períodos em que esta dividida a Revolução?   13. Determinar as características do período do terror e suas realizações.

Slide 10

    14. Quais os partidos que compunham a convenção e o que defendiam? aaaaaaaaa 15. Golpe do 18 do Brumário 
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
Food Technology - Functions of ingredients
evie.daines
A-level Maths: Key Differention Formulae
Andrea Leyden
Of Mice & Men Themes - Key essay points
Lilac Potato
AQA AS Biology Unit 2 DNA and Meiosis
elliedee
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
Marriage and Family Life - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
GCSE Revision Tips
miminoma
Acids and Bases
Sarah Egan
GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 1
Sarah Egan
2PR101 1.test - 7. část
Nikola Truong