Sistemas de Arquivos (Windows e Linux)

Description

Concursos Públicos Informática Slide Set on Sistemas de Arquivos (Windows e Linux), created by Érick Miranda on 27/07/2018.
Érick Miranda
Slide Set by Érick Miranda, updated more than 1 year ago
Érick Miranda
Created by Érick Miranda over 5 years ago
63
0

Resource summary

Slide 1

    Sistemas de Arquivos
    Tipos de arquivos do windows: FAT 16  Trabalha com setores de alocação (clusters), com tamanho específico, dependendo da capacidade total do HD. Capacidade de nomear os arquivos somente com 8 caracteres + extensão. Caso seja excedido o valor de caracteres, os caracteres excedidos (do nome do ficheiro) desaparecerão e no lugar deles aparecerá ~1 ou ~2 (se já existir um outro arquivo com os 8 primeiros caracteres iguais).  
    Não reconhece mais que 2GB por ser de 16 bits, utilizando clusters com no máximo 32 KB. Caso haja um disco com mais de 2GB, serão necessário particioná-lo em pedaços máximos de 2GB. Utilizados nas versões Windows 95 e Windows 98.

Slide 2

    Tipos de arquivos do windows: FAT 32  Suporta partições de até 2 TB, tamanho de arquivos de 4 GB e o nome dos arquivos passou de 8 para 256 caracteres e superou o antigo limite de 3 caracteres para a extensão. Com o FAT32, o desperdício em disco foi sensivelmente reduzido. O FAT16, seu antecessor, utilizava clusters de até 64 KB enquanto o FAT32 pode utilizar clusters de 4 KB. Se um arquivo ocupa 4 KB de espaço, tanto no FAT16 como no FAT32 a ocupação será de 1 cluster, porém, no caso do FAT16 os 60 KB restantes serão alocados, apesar de ficarem fisicamente vazios.
    Sistemas de Arquivos
    Tem a desvantagem de ser 6% mais lenta que FAT16 e a incompatibilidade com SO antigos. Utilizados nas versões Windows 98, Milleniun e XP.

Slide 3

    Sistemas de Arquivos
    Tipos de arquivos do windows: NTFS  NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT e trouxe estabilidade para o Windows. Recuperação de Falhas; Possibilidade de comunicação em RAIS; Tamanho limite do arquivo de acordo com o tamanho do volume; Os nomes dos arquivos podem ter 255 caracteres; Tem suporte a criptografia, indexação e compactação;
    Seus clusters podem chegar a 512 bytes; É mais seguro que o FAT; Permite política de segurança e gerenciamento; Menos fragmentação; Melhor desempenho; Recuperação de erros mais fácil; Utiliza a tabela MFT (Master File Table) para registrar a utilização de cada cluster de um disco. Utilizados nas versões Windows NT, XP, Server, Seven e demais.

Slide 4

    Sistemas de Arquivos
    O sistema FAT é suportado em diversos sistemas operacionais, como: Windows, Linux, Mac, outros.

Slide 5

    Sistemas de Arquivos
    Tipos de arquivos do Linux     Ext (EXTended file system)  Foi criado em 1992 especificamente para Linux. Tem quatro revisões principais. “Ext” é a primeira versão do sistema de arquivos, sendo uma grande atualização do sistema de arquivos Minix (Unix) usado na época, mas não tem recursos importantes.  O MinixFS possuía pesadas limitações, onde os endereços dos blocos de dados tinham apenas 16 bits, o que permitia criar partições de no máximo 64 MB.    
    O sistema não permitia nomes de arquivos com mais de 14 caracteres. O EXT permitia a criação de partições de até 2 GB e suportava nomes de arquivos com até 255 caracteres. Desempenho era baixo e ele era tão sujeito à fragmentação de arquivos quanto o sistema FAT.

Slide 6

    Tipos de arquivos do Linux   Ext2  Em 93 com o surgimento de HDs com mais de 2 GB, surgiu a primeira grande atualização, na forma do EXT2. EXT2 trouxe suporte a partições de até 32 TB, manteve o suporte a nomes de arquivos com até 255 caracteres, além de diversos outros recursos.  
    Sistemas de Arquivos
    O maior problema do EXT2 é que ele não inclui nenhum sistema de tolerância a falhas. Sempre que o sistema é desligado incorretamente, é necessário utilizar o fsck, um utilitário similar ao scandisk do Windows, que verifica todos os blocos do sistema de arquivos, procurando por inconsistências entre as estruturas e descrições e os dados efetivamente armazenados.

Slide 7

    Tipos de arquivos do Linux   Ext3  Ext3 foi o sistema de arquivos mais usado, por padrão, nos últimos anos nas distribuições Linux. Basicamente, ele é um Ext2 com suporte journaling.
    Sistemas de Arquivos

Slide 8

    Tipos de arquivos do Linux       Ext4 Ext 4 é uma versão melhorada e robusta em relação aos outros Ext. Foi criado em 2010 e tornou-se o substituto “padrão” na maioria das distribuições Linux, no momento da instalação. É compatível com as versões anteriores (Ext 2/3).
    Sistema de Arquivos
    Possuí recursos (recentes) que reduzem a fragmentação de arquivos (desfragmentação online); Permite maiores volumes de arquivos (16 TiB para um sistema com blocos de 4k). Possuí Delayed allocation (“alocação com atraso”) para melhorar a vida útil da memória flash e outros. Esta é a versão mais moderna do sistema de arquivos Ext e é o padrão na maioria das distribuições Linux.

Slide 9

    Sistemas de Arquivos
    Tipos de arquivos do Linux   BtrFS BtrFS é um sistema de arquivos para Linux desenvolvido pela Oracle. É um novo sistema de arquivos e permanece em desenvolvimento pesado. A comunidade Linux a considera instável para alguns casos. Foco central do BtrFS baseia-se no princípio do copy-on-write (CoW) – implementação onde o sistema mantém uma única cópia de um bit de dados antes que os dados tenham sido escritos; 
    quando os dados forem escritos, uma cópia dele será feita. Essa estratégia é utilizada para reduzir a duplicação desnecessária de objetos de memória. Suporta snaphots instantâneos (somente leitura) do sistema. Clonagem de arquivos, subvolumes, compactação transparente, Verificação de sistema de arquivos off-line. Desfragmentação online. Suporte para RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos