Teoria dos Conjuntos

Description

Conceitos Introdutórios
Priscila Nascimento de Medeiros
Slide Set by Priscila Nascimento de Medeiros, updated more than 1 year ago
Priscila Nascimento de Medeiros
Created by Priscila Nascimento de Medeiros over 5 years ago
610
0

Resource summary

Slide 1

    INTRODUÇÃO: A Teoria  dos Conjuntos foi criada pelo matemático russo George Cantor (1845-1918); Esse estudo trabalha as propriedades dos conjuntos, as relações entre conjuntos e as relações entre os elementos e o próprio conjunto; Por meio de simbologias matemáticas, foi buscada a facilidade em tratar e também como melhor demonstrar situações entre conjuntos e elementos; É considerada a área da matemática responsável por agrupar, organizar, relacionar e/ou distinguir conjuntos, considerando grupos, coleções, classes e/ou categorias dos elementos; Ao enfrentar um problema, as formas como são expressas determinadas situações através da Teoria dos Conjuntos garantem uma maior visualização do que está sendo tratado; De maneira simplificada, conjunto é um meio de agrupar nenhum, um ou infinitos elementos.
    Teoria dos Conjuntos

Slide 2

    Teoria dos Conjuntos
    REPRESENTAÇÕES: O clássico Diagrama de Venn, em homenagem ao matemático inglês John Venn, será abordado mais adiante. É a melhor forma e também a mais comum de demonstrar a Teoria dos Conjuntos, inclusive ao tratar os Conjuntos Numéricos (campo do estudo de Conjuntos) que são facilmente interpretados diante deste modelo; A representação escrita geralmente é com o conjunto em letra maiúscula e o (s) elemento (s) dentro de chaves em letra minúscula, separados por vírgula ou ponto e vírgula. exemplo 1:   A= {a, b, c, d, e}      conjunto finito No exemplo 2, a reticências representa o infinito. exemplo 2:   B= {f, g, h, i, j, ...}      conjunto infinito No exemplo 3, um problema pode ser expresso em forma de conjunto. exemplo 3:   C= {x E R/ 5x - 10=0}      C= {2}

Slide 3

    Teoria dos Conjuntos
    RELAÇÕES BÁSICAS: Conjunto vazio ( { } ou Ø ): é o conjunto em que não há nenhum elemento, mas que está contido em todos os demais conjuntos; Pertinência ( ∈ ou ∉ ): é uma relação entre conjunto e elementos (s), dito que um elemento pode ou não pertencer a um conjunto; Inclusão ( ⊂, ⊄, ⊃ ou ⊅ ): esta relação é entre conjuntos, podendo um conjunto estar contido ou não no outro, sendo que um pode ou não conter o outro; União ( ∪ ): é a formação de um novo conjunto a partir de dois conjuntos dados ou mais, devem ser colocados todos os elementos num único conjunto (sem necessidade de repetição se o elemento aparece mais de uma vez), tendo assim a união ou conjunto união; Intersecção ( ∩ ): também se forma um novo conjunto, sendo que o conjunto intersecção compreende os elementos que aparecem em dois conjuntos ou mais ao mesmo tempo, e caso não haja, o conjunto intersecção será também um conjunto vazio (chamado nesse caso disjunção);

Slide 4

    Diferença ( − ): é a operação de subtração entre conjuntos, basicamente é tirar de um conjunto tudo o que está no outro; Igualdade ( = ): é a avaliação dos conjuntos, que independente de sua organização, passam a ser iguais se possuem os mesmos elementos; Conjunto unitário: é o conjunto cuja quantidade de elementos é igual a um; Subconjuntos: dividir subconjuntos de um conjunto é agrupá-los de todas as formas possíveis, desde o conjunto vazio até o conjunto em que todos os elementos fiquem juntos. De modo simples, basta fazer 2 elevado a quantidade de elementos; Conjunto das partes: o conjunto das partes é aquele formado por todos os subconjuntos de um determinado conjunto; Complementar: para haver o conjunto complementar, precisa haver um conjunto contido em outro, então faz-se a diferença do conjunto que contém ao conjunto que está contido.
    Teoria dos Conjuntos

Slide 5

Slide 7

    Teoria dos Conjuntos
    CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números Naturais (N): {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...} N*: {1, 2, 3, 4, 5, ...} Np: {0, 2, 4, 6, 8, ...} Ni: {1, 3, 5, 7, 9, ...} P: {2, 3, 5, 7, 11, ...} Todo número Natural tem sucessor; Tanto a soma como o produto entre números Naturais resulta em um outro número Natural.

Slide 8

    Teoria dos Conjuntos
    Números Inteiros (Z): {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...} Z*: {..., -3, -2, -1, 1, 2, 3, ...} Z+: {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...} Z-: {..., -5, -4, -3, -2, -1, 0} Z*+: {1, 2, 3, 4, 5, ...} Z*-: {..., -5, -4, -3, -2, -1} Todo número Inteiro tem antecessor e sucessor; Tanto a soma, a diferença ou o produto entre dois números Inteiros quaisquer resulta em outro número Inteiro.

Slide 9

    Teoria dos Conjuntos
    Números Racionais (Q): {numerador E Z e o denominador E Z*} Q*: {Racionais não nulos} Q+: {Racionais positivos com zero} Q-: {Racionais negativos com zero} Q*+: {Racionais positivos sem zero} Q*-: {Racionais negativos sem zero} Tanto a soma, a diferença ou o produto entre dois números Racionais quaisquer resulta em outro número Racional; O quociente entre dois números Racionais quaisquer, sendo o divisor diferente de zero, é um número Racional.

Slide 10

    Teoria dos Conjuntos
    Números Irracionais (I): {x/x é dízima não periódica} Uma raiz não exata ou um decimal infinito é um número Irracional; Tanto a soma como a diferença entre um número Racional com um número Irracional resulta em um outro número Irracional; O produto e o quociente de um número Racional não nulo por um número Irracional é um número Irracional.

Slide 11

    Teoria dos Conjuntos
    Números Reais (R): {x/x é um número Racional ou Irracional} R*: {x E R / x ≠ 0} R+: {x E R / x ≥ 0} R*+: {x E R / x > 0} R-: {x E R / x ≤​​​​​​​ 0} R*-: {x E R / x < 0} Tanto a soma, a diferença ou o produto entre dois números Reais quaisquer resulta em outro número Real; O quociente entre dois números Reais quaisquer, sendo o divisor diferente de zero, é um número Real; Se a raiz de um número der negativa então esse número não é Real.

Slide 12

Slide 13

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: "O que são conjuntos numéricos?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-conjuntos-numericos.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2018.   "Conjuntos Numéricos"; Toda Matéria. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/conjuntos-numericos/>. Acesso em 28 de agosto de 2018.   "Teoria dos Conjuntos"; Kuadro. Disponível em <https://www.kuadro.com.br/posts/teoria-dos-conjuntos/>. Acesso em 29 de agosto de 2018.
    Teoria dos Conjuntos

Slide 14

    "Teoria dos Conjuntos"; Mundo Educação. Disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/teoria-dos-conjuntos.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2018.   "Teoria dos Conjuntos"; Só Matemática. Disponível em <https://www.somatematica.com.br/emedio/conjuntos.php>. Acesso em 29 de agosto de 2018.
    Teoria dos Conjuntos
Show full summary Hide full summary

Similar

Conjuntos Numéricos
carllosrochab
Conjuntos Numéricos
Laura Louis
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes